A nova estratégia da Nokia

Acaba de  ser publicada oficialmente a nova estratégia da Nokia. Como era o nosso palpite muitos meses atrás (deu polêmica no dia, mas os editores concordaram que era uma saída), a parceria é com a Microsoft. Você pode ler o pronunciamento inteiro aqui.

Em linhas gerais:

• a Nokia irá adotar o Windows Phone como estratégia primária para seus smartphones, adicionando o seu know how em áreas que é líder.
• fazendo o que sabe bem, irá trabalhar num leque maior de hardware,  canais de distribuição, usar seus contatos com operadoras, influência em vários mercados, etc, para colocar o Windows phone em todo lugar.
• vão desenvolver juntas, alinhando estratégias na área de mobilidade.
• as ferramentas de desenvolvimento serão da Microsoft. O serviço de busca, bing. Mapas virão do Nokia maps, anúncios da Microsoft via adCenter.  Serviços de nuvem da Microsoft, além de office e email. Xbox?  Certamente.

Enfim, vão pegar o que as duas tem de melhor para fazer frente ao Google e Apple. E, pelo visto, o fim da Nokia livre que conhecemos hoje, com Linux, Symbian e Qt.

Nada foi citado dos telefones mais simples. Nada se falou de Qt. Nem uma menção ao Meego. Devemos ter mais informações no decorrer do dia.

Óbvio, compreensível e … decepcionante.

UPDATE:

Mais detalhes aqui. Pelo comunicado, o Meego continua, será a plataforma de exploração de novas experiências para a próxima geração. O Symbian irá virar uma franchise. A empresa se dividirá em duas unidades de negócio: Smart Devices e Mobile Phones.

Comments on this entry are closed.

  • Olá Marcelo,

    Saiu algo relacionado ao MeeGo em http://www.nokia.com/press/press-releases/showpressrelease?newsid=1488004.

    Segundo o material: “Under the new strategy, MeeGo becomes an open-source, mobile operating system project. MeeGo will place increased emphasis on longer-term market exploration of next-generation devices, platforms and user experiences. Nokia still plans to ship a MeeGo-related product later this year.”

    Bom, parece que o sistema continuará a ser produzido, o que indica que o QT também deve continuar. A questão é se ele não será deixado um pouco de lado ou se não irá demorar muito (mais) para ser lançado.

  • Mark

    A Nokia acaba de perder um cliente com mais de 10 anos de Nokia… WP7? Pelo amir de Deus, a M$ nunca emplacou smarths …

    Hoje mesmo ia comprar mais um n8 para minha cunhada, agora esquece, tão parecendo a Palm no final de vida, resolvendo adotar Wm nos smarths… e vejam no que deu..

    Isso com o lançamento do e7… prá mim, já nasceu morto… adeus NOkia, foi bom te conhecer… vou comprar mais um iPhone ou Android prá minha cunhada que ganho mais

    Pior noticia do dia..

  • Rafael Kuba

    Vocês previram isto há meses

    Show de bola! WP7 rulez

  • Rafael Kuba

    Vocês previram isto há meses

    Show de bola! WP7 é muito bom

  • Um sistema novo e totalmente reescrito. Com um potencial enorme para amadurecer e seguir caminhos melhores que outros. Ótimo!
    Um hardware que chega perto do perfeito. Incrível!!!
    Vou adorar ver isto. Principalmente o comportamento dos citados Google (Android) e Apple (iOS).
    Agora… “vão desenvolver juntas” ? Será que a Microsoft vai dar liberdade de desenvolvimento, argumentação durante construção de requisitos, para a Nokia ou apenas poder de apontar problemas, sugerir novas features?
    Aposto num início bastante próximo. Evolução do sistema junto ao hardware. Posteriormente, a Nokia se torna um parceiro com nível de “pitaco”.
    A MS não tem um histórico de amizade eterna, ou tem?

    [ ]’s

  • Aknaton

    Bom dia !
    Espero que essa união não seja o inicio do fim para a Nokia !
    E o symbiam^3,meego e os demais como vão ficar ?

  • marcelobarros

    Concordo, @Franz. A diferença cultural das duas empresas é grande, será o maior desafio deles. O jeito de mudar é … demitindo boa parte da cúpula. Já começaram.

    Mas é preciso apresentar algo rápido. Talvez o “vazado” N9 tenha o hardware mínimo pra isso.

  • O problema é que o MeeGo será o novo Maemo. Já não irão usá-lo como produto final para um smartphone. Agora será um produto para experiência e molde de futuros dispositivos.

    Como já disseram que não será um smartphone, deve ser um Tablet. Algo semelhante aos NITs. O problema é que agora já há Tablets com sistemas mais maduros e com diversidade para atender a vários públicos. O MeeGo terá que ter algo para chamar a atenção e fazer alguém investir na compra de um produto com ele.

    E se o Windows Phone 7 for o principal sistema adotado pela Nokia, o foco será fazer a integração dos serviços Ovi para ele. Com isso, pode ser que a capacidade do MeeGo de usar recursos da Nokia/Ovi seja tão precária quanto a do N900, o que levará a uma nova frustração dos usuários.

  • Elop

    Vejam um vídeo de funcionamento do WP7 e um do Symbian^3
    O Qt não será usado no WP7
    A Nokia vai abandonar o investimento em Symbian. Os únicos aparelhos atuais dela e os a serem lanaçados são num futuro próximo são os com Symbian^3.
    O Symbian^4 já estava sendo concluído
    O Meego não ‘existe’ ainda. O único vídeo que mostrava algo bom era o de uma versão ‘tablet’
    Quanto tempo para sair um aparelho com WP7?
    Qual a relevância do WP7 no EUA/mundo
    Como fica quem comprou ou quem vai comprar aparelhos com Maemo 4, 5, Symbian^3, S60^v5 agora que não tem mais suporte. Quem vai desenvolver programas para estes sistemas ‘mortos’.

  • Vinicius SS

    Nem vou entrar no mérito de “cliente fiel”, traição etc. É mercado. Se você ficou era por que voce era feliz.
    O que fica pra mim dessa decisão é apenas uma pergunta: Se você tivesse que comprar um telefone hoje, você compraria Nokia com um Symbian ^3? Eu não!
    O fato é que se tratando de Nokia, você tem que decidir isso baseado no que o smartphone é e não o que ele pode ser, pois os smarts da Nokia não vão mais pra lugar algum até que saiam os W7.
    O Maemo é sensacional, assim como o hardware do N900 e os dois (ou uma evolução deles) fariam frente a qualquer iPhone ou Android. Portanto, eu não confio na Nokia a longo prazo. Se eles tiveram coragem de matar um OS e um hardware excelentes, vou embarcar no Meego pra que?
    Vinicius

  • Muitos comentários no twitter sobre desenvolvimento e desenvolvedores.
    Como alguns dizem, muitas viúvas surgiram hoje! Desculpa, mas achei engraçado… Muito!
    A Nokia está arriscando? Está. São muitos fãs, entusiastas, que tem como um de seus orgulhos dizer: “a Nokia faz um ótimo hardware e um SO (kernel) ótimo”. Alguns mais técnicos, complementavam sem perder as esperanças: “A interface é boa, realmente antiga, mas vai melhorar”. Só que o maior risco, é perder grande parte dos seus desenvolvedores ativos no forum Nokia. O pessoal que realmente faz a diferença.
    Agora, se a gente parar e analisar friamente… Conseguem? A Microsoft não é só a empresa do Windows, Office, Xbox, … Ela tem vários e vários parceiros pelo mundo, que podem e irão treinar pessoas. Sem contar que já treinaram vários no mundo Visual Studio.
    Os desenvolvedores .Net e seu garbage collection, são muitos e a Microsoft, alguns vão lembrar, iniciou uma campanha, no dia da demonstração do WP7, tentando trazer estes artistas do Windows para o WP7, inclusive incentivando alguns MVP com verdinhas. Outra coisa, que alguns também vão lembrar, é que a Microsoft utilizou deste mesmo recurso, verdinhas, para incentivar desenvolvedores, a portar seus aplicativos de relativo sucesso para o WP7. Não acompanhei o resultado… Alguém sabe?
    Há uma outra comunidade se formando. Como já comentei com o @marcelobarros, podemos viver um período parecido com o início da Apple App Store. Onde pequenos, independentes e grandes desenvolvedores andavam no mesmo patamar. Hoje é menor, sim, mas está aí o @javsmo e cia que não deixam de provar que espaço para criatividade e inovação, sempre existe. Mas para isto, é necessário uma loja com um modelo melhor. Não gosto da Ovi Store.
    Quem sabe não é a hora de você, desenvolvedor Nokia mudar. Romper barreiras. Virar um Nokia Windows Phone developer!

    Comece por aqui: Microsoft Press ebook: Programming Windows Phone 7. É gratuito!

    []’s

  • McDowell

    Prevejo Symbian se tornando o novo S40, e o atual S40 desaparecendo… desaparecendo…

    Não parece tão ruim assim

  • marcelobarros

    Viúva foi cruel 🙂
    Estou pensando numa separação com divisão de bens, não me considerado viúvo de nada. Vamos ver o que vai acontecer com o forum nokia antes. Vi um cara que respeito muito por lá perder as estribeiras. Efeito água gelada do Elop.

  • Confesso que tive um choque, no início, quando recebi o press-release no mail, via LBVA. E na hora eu pensei na opinião sua Marcelo, e ainda estou curioso pra saber qual é.