A nova estratégia da Nokia

Acaba de  ser publicada oficialmente a nova estratégia da Nokia. Como era o nosso palpite muitos meses atrás (deu polêmica no dia, mas os editores concordaram que era uma saída), a parceria é com a Microsoft. Você pode ler o pronunciamento inteiro aqui.

Em linhas gerais:

• a Nokia irá adotar o Windows Phone como estratégia primária para seus smartphones, adicionando o seu know how em áreas que é líder.
• fazendo o que sabe bem, irá trabalhar num leque maior de hardware,  canais de distribuição, usar seus contatos com operadoras, influência em vários mercados, etc, para colocar o Windows phone em todo lugar.
• vão desenvolver juntas, alinhando estratégias na área de mobilidade.
• as ferramentas de desenvolvimento serão da Microsoft. O serviço de busca, bing. Mapas virão do Nokia maps, anúncios da Microsoft via adCenter.  Serviços de nuvem da Microsoft, além de office e email. Xbox?  Certamente.

Enfim, vão pegar o que as duas tem de melhor para fazer frente ao Google e Apple. E, pelo visto, o fim da Nokia livre que conhecemos hoje, com Linux, Symbian e Qt.

Nada foi citado dos telefones mais simples. Nada se falou de Qt. Nem uma menção ao Meego. Devemos ter mais informações no decorrer do dia.

Óbvio, compreensível e … decepcionante.

UPDATE:

Mais detalhes aqui. Pelo comunicado, o Meego continua, será a plataforma de exploração de novas experiências para a próxima geração. O Symbian irá virar uma franchise. A empresa se dividirá em duas unidades de negócio: Smart Devices e Mobile Phones.

18 comentários em “A nova estratégia da Nokia”