As ações da Apple vão despencar

É verdade que quem investiu em ações da Apple não tem muito do que reclamar. Ano passado a valorização foi monstruosa. No entanto, hoje um Tsunami se aproxima destes investidores, gerando pânico, o que pode potencializar o efeito.

Ontem Steve Jobs anunciou que irá tirar uma licença médica de duração não específicada, não disse qual problema de saúde irá tratar, mas o mercado especula que é algo grave e que talvez ele possa embarcar desta vez.

Nas negociações que ocorrem antes da abertura do mercado, as ações da Apple já tinham perdido 5% e se houver pânico a tendência é piorar.

Jobs é um cara único e não formou um sucessor, não teve esta habilidade. Portanto há uma enorme dúvida de como seria a Apple se Steve Jobs fosse prestar contas ao Criador. Continuaria a inovar? Teria capacidade de gerar um novo executivo capaz de convencer o público a formar filas para ser o primeiro a adquirir um lançamento da Apple?

Atualmente a Apple é a maior empresa de Tecnologia em valor de mercado, mas há alguns que ouvi ontem que especulam que a Microsoft pode retomar este posto em pouco tempo, pelo menos até ficar claro qual doença Steve Jobs tem.

Notem, que neste ponto a Microsoft foi muito mais competente. A saída de Bill Gates, que passou a se dedicar a filantropia foi sem traumas, Steve Balmer não tem a mesma visão de Gates mas é tido como um modelo dentro da Microsoft e é capaz de entusiasmar e motivar seus funcionários.

Aguardemos o NASDAQ hoje e as cenas dos próximos capítulos

Comments on this entry are closed.

  • Guilherme

    Incrível como a Apple é dependente ao extremo de uma só pessoa: Steve Jobs.

  • Esses valores especulativos que as empresas alcançam na bolsa de valores são o conto da carochinha. Há pouca diferença entre investir em ações e jogar na roleta.

    Como pode uma empresa feito o facebook, que não tem um modelo comercial sólido, valer mais que uma GE, por exemplo?

  • Aknaton

    Boa Noite !
    A meu ver não nenhum mistério em a Apple não ter um substituto !
    Isso é simplesmente a forma gestora de Jobs, extremamente egoísta,egocêntrica e estupida ! Qualquer administrador de botequim sabe que um negócio não pode depender de uma pessoa só ! Caso a Apple despenque Jobs colhera o que plantou só isso!

  • Ciro Espítama

    Como diria o Zack em “The Big Bang Theory”: Concordo em discordar! Quem tem lido acerca de empresas de tecnologia recentemente sabe que o Jobs do início da Apple se transformou em Little Jobs “Paz e Amor”. A maioria das ações do dia a dia são tocadas pelo Tim Cook, que não é o Jobs, como o Ballmer não é o Gates, mas tem personalidade e tem feito um bom trabalho como COO (legal como soa em inglês). Diferentemente do passado recente, a Apple está numa situação muito melhor agora que no passado para viver sem o tio Jobs. Talvez não tenhamos mais produtos criativos como a geração “i” (Pod, Phone e Pad), mas com certeza será uma empresa com um forte foco na qualidade. a GE não desapareceu depois do Jack Welch, nem a Ford depois do Henry.