Boliche Medieval – Novo jogo iOS

Depois de alguns meses de desenvolvimento, ontem foi aprovado na Loja da Apple nosso novo jogo: Boliche Medievel, ou Castle Strike na loja da Apple Americana.

O jogo na versão 1.0.0 sai com 48 fases sendo as 9 primeiras grátis e a partir da 10 você pode comprar direto na Aplicação por US$ 1,99.

Há integração com o Game Center da Apple, você pode comparar seu score com o resto do mundo e com seus amigos.

O jogo tem como objetivo demolir castelos e construções que protegem pinos de Boliche. Em alguns casos não é preciso destruir o castelo para derrubar os pinos, no entanto, quanto mais demolição você fizer com menos bolas, você acumula mais pontos.

Foi o primeiro jogo que fizemos um beta test mais longo, mesmo assim, agradeço sugestões e dicas de como melhorar o programa.

Os gráficos foram feitos pela empresa MinimoDesign e a música é de autoria do mestre @javsmo.

Game Center – Uma funcionalidade do iOS muito legal

Este post não trata de nada novo, mas acho que vale a pena falar sobre o Game Center da Apple.

Ao lançar o iOS 4.1 foi introduzido (na verdade seria no iOS4 mas não houve tempo) o Game Center como uma plataforma unificada para que os desenvolvedores iOS tivessem acesso aos seguintes serviços:

  • leaderboard
  • achievements
  • multiplayer
  • rede social de jogos
  • jogos com amigos
  • jogos via Bluetooth
  • voz via IP para jogos

Nos últimos meses vários aplicativos tem feito uso do Game Center com sucesso, nós mesmos no Manobrista Maluco e no Pesca Palavras estamos fazendo uso do leaderboard e achievements.

Ontem resolvi fazer este post depois de uma experiência curiosa: o dono deste blog está em Madrid (ele diz que é a trabalho….) e eu estou num “resort” na megalópole de Jarinú-SP. Aproveitando que estávamos falando pelo equivalente ao MSN do IPhone falei: vamos jogar uma rodada de Poquer pelo Game Center?

O Poquer em questão é o famoso WSOP (World Series Of Poker) que usa a versão Texas Hold’em do Poker. Foi uma experiência legal, jogar poquer com uma pessoa a milhares de quilometros de distância.

Abaixo um screenshot da minha derrota.

As ações da Apple vão despencar

É verdade que quem investiu em ações da Apple não tem muito do que reclamar. Ano passado a valorização foi monstruosa. No entanto, hoje um Tsunami se aproxima destes investidores, gerando pânico, o que pode potencializar o efeito.

Ontem Steve Jobs anunciou que irá tirar uma licença médica de duração não específicada, não disse qual problema de saúde irá tratar, mas o mercado especula que é algo grave e que talvez ele possa embarcar desta vez.

Nas negociações que ocorrem antes da abertura do mercado, as ações da Apple já tinham perdido 5% e se houver pânico a tendência é piorar.

Jobs é um cara único e não formou um sucessor, não teve esta habilidade. Portanto há uma enorme dúvida de como seria a Apple se Steve Jobs fosse prestar contas ao Criador. Continuaria a inovar? Teria capacidade de gerar um novo executivo capaz de convencer o público a formar filas para ser o primeiro a adquirir um lançamento da Apple?

Atualmente a Apple é a maior empresa de Tecnologia em valor de mercado, mas há alguns que ouvi ontem que especulam que a Microsoft pode retomar este posto em pouco tempo, pelo menos até ficar claro qual doença Steve Jobs tem.

Notem, que neste ponto a Microsoft foi muito mais competente. A saída de Bill Gates, que passou a se dedicar a filantropia foi sem traumas, Steve Balmer não tem a mesma visão de Gates mas é tido como um modelo dentro da Microsoft e é capaz de entusiasmar e motivar seus funcionários.

Aguardemos o NASDAQ hoje e as cenas dos próximos capítulos

Apple App Store se prepara para atingir 10 bilhões de downloads e dá prêmios

Você quer ganhar um gift card de US$ 10.000,00? A Apple App Store se prepara para atingir 10 bilhões de downloads e vai distribuir este prêmio para o felizardo.

http://www.apple.com/itunes/10-billion-app-countdown/

Mesmo ignorando o prêmio, os números são um dado muito animador para os desenvolvedores.

Brasil um país de tolos

Minha mãe quis me dar um presente de Natal Geek, mais precisamente a camiseta XKCD que se encontra na Thinkgeek.com

Comprou, pagou frete DHL, declarou o valor exato, pagou seus impostos. Dia 6 de Dezembro as 23:00 a camiseta saiu de Columbus, Ohio e dia 8 de madrugada estava em solo Brasileiro. Aí, já que resolveu fazer tudo direitinho, declarar valor, pagar impostos, a receita federal segurou (e ainda está segurando o produto) por mais de 30 dias…

Confira o tracking DHL abaixo:

http://www.dhl.com/en/express/tracking.shtml?pageToInclude=RESULTS&type=fasttrack&AWB=4999193091

Estamos num país em que quem é honesto é tolo.

O mal a ser combatido chama-se GPL

GPL, Richard Stallman e parece que o carente de melancia no pescoço agora é um francesinho chamado Rémi Denis-Courmont, a quem já tive o desprazer de conhecer nos fóruns do VLC.

Qual é a palhaçada do momento: o VLC é distribuido sobre a licença GPL, tem ports dele para quase tudo, até que uma empresa doou tempo de programação para fazer um port totalmente gratuito do VLC para o IPhone e IPad e publicar gratuitamente, sem nenhum custo e com apoio da fundação VideoLan que mantém o VLC na App Store.

Com isto, a GPL mostra todo o poder do Open Source. Você contribui para um projeto Open Source e depois vem um dos membros da equipe de desenvolvimento do projeto, dá uma …… (complete aqui como quiser) para você e fica sem o projeto.

Por isso a regra que procuro seguir é: nunca usar se possível qualquer porcaria que use GPL. Use BSD, MIT, PHP, Apache, qualquer outro licenciamento, mas deixe o Stallman e o Remi ficarem com seus GPL enquanto navegam na internet usando browser em modo texto (pelo menos o Stallman).

Detalhe: O aprendiz de Bozo queria que a Apple mudasse os termos da App Store para que o VLC pudesse continuar lá, a Apple chutou o VLC da App Store e o cara se faz de coitadinho no blog dele. Se você quiser trollar ele, seja bem vindo: remi@remlab.net

Agora adivinha onde o rapaz trabalha? O país é a Finlândia ….

O terceiro setor chega aos smartphones

Enquanto os donos de smartphones se digladiam, cada um achando a sua plataforma com mais aplicativos ou com a interface mais intuitiva, boa parte deles esquece a próxima briga no campo da mobilidade: os serviços !

Quem já acessou o seu email em um aparelho com Android entende bem o que eu estou dizendo. A experiência é muito boa, ainda mais em telas generosas como a do Milestone. Outros serviços do Google estão disponíveis, como Google Earth, Agenda, Documentos e Mapas, de forma totalmente integrada com o que você já está acostumado no seu computador. Viciante, uma verdadeira extensão da sua conta no Google.

A Nokia já sinalizava há um bom tempo a sua caminhada nesta direção. Hoje é possível acessar o Ovi Maps e programar uma viagem inteira, criando rotas e pontos de interesse. Depois, basta sincronizar o seu aparelho usando a sua conta Ovi e se beneficiar com os mapas e navegação offline. Se quiser registrar o percusso, o Sports Tracker pode salvar o caminho feito e, de quebra, fazer fotos e vídeos. Como esperado, tudo pode subir depois para a sua conta no Sports Tracker e ser compartilhado. Contatos, agenda, email, notas, fotos e vídeos podem todos parar no portal Ovi. Finalmente, os usuários de N8 tiveram o primeiro contato com o aplicativo “Social” para acesso a redes sociais. Bem modesto, ainda mais quando comparado com clientes sofisticados do iPhone ou Android, mas consistente com a tendência de serviços.

Vale lembrar que a RIM, com seus Blackberries, foi pioneira nesta área, agregando serviços corporativos de email, contatos, mensagem instantâneas, documentos e agenda. Fico também pensando no sucesso que Windows Phone 7 pode fazer nesta área se integrar adequadamente não somente o Exchange mas outros serviços corporativos como o SharePoint, por exemplo.

Mas você deve estar se perguntado: e a Apple ? Mesmo que os usuários de iPhone continuem achando que ele é a plataforma com mais aplicativos, mais “sexy” e mais intuitiva, não parece existir uma grande iniciativa em prover serviços por parte da Apple. O foco ainda continua no incentivo à criação de aplicações que integrem o iPhone a serviços de terceiros. Uma estratégia diferente, sem dúvida. Difícil é dizer qual delas é melhor, apesar de a primeira ser, provavelmente, mais barata e integrada para o consumidor.

Samsung Galaxy 5 – Android 2.1 review

Num projeto recente que realizamos precisavamos de um Android para testar o sistema que estava sendo produzido, fui buscar algumas opções de Android com preço baixo e deparei-me com o Samsung Galaxy 5.

Após utilizá-lo, apenas para desenvolvimento, por três meses, posso dizer que pelo preço do aparelho (600,00 sem subsídios) pode ser uma excelente opção para quem quer ter um Smartphone e não pode pagar os tubos de dinheiro.

Vamos as especificações:

  • Quadriband GSM / Triband UMTS
  • Android 2.1 Eclair (Aqui a diferença para os caras da Motorola que se bobear vendem android 1.5)
  • Apesar de o site da Samsung dizer que o aparelho pesa 102kg, não se assuste, ele pesa isto em gramas…
  • Display: 320×240 256k cores – Aqui o ponto fraco do aparelho, o Android funciona em 320×240 mas algumas coisas podem ficar meio esquisitas nesta resolução.
  • Teclado Virtual QWERTY com tecnologia SWIPE, eu não usei muito, mas a primeira vista não gostei muito deste SWIPE.
  • Câmera, sem flash 2MP.
  • Bluetooth, Wifi 802.11b/g e AGPS, Rádio FM
  • 100MB de memória interna e Slot MicroSD para até 16GB
  • Acesso ao Android Market (Que aliás, aos poucos, está melhorando)

Se você quer um smartphone barato, prático e com um sistema operacional moderno, o Samsung Galaxy 5 é uma boa pedida (full disclosure: a Samsung nunca me deu nada, nem tchau)

Mac App Store tenta pegar carona no sucesso da App Store

Que a ITunes App Store é um sucesso, e vende muito, isto ninguém duvida.

Pensando nisso a Apple lançou hoje, juntamente com a versão 10.6.6 do Snow Leopard, a Mac App Store. Já de cara tem mil programas, alguns já existiam fora da loja.

O grande atrativo desta loja na opinião deste analista é a capacidade de vender software de forma barata, os preços em geral são menos salgados que a venda avulsa e de forma integrada com sua conta da ITunes Store e App Store.

Desta forma, se você recebeu um Gift Card da ITunes Store, você pode comprar programas para Mac através do canal de vendas que vem no computador. Imagine se a Microsoft fizer algo similar para o Windows e começar a vender Office a preços mais em conta para uso doméstico?

Primeiro sorteio de 2011

Amanhã completamos um ano sem o blog NokiaBR.

Já me desfiz de todos os celulares da Nokia e me sobraram alguns acessórios que já não me servem para nada. Para me desfazer de todos, vou sorteá-los conforme os for encontrando em casa.

O primeiro da lista é o carregador USB (comprado no Deal Extreme) CA-100. Ele serve em qualquer celular que tenha o pino do carregador fininho (a maioria dos aparelhos da Nokia). Com ele você pode carregar o seu Nokia na porta USB do computador.

Para concorrer a esse carregador, que será sorteado amanhã à noite, siga-me no twitter e “retuíte” a mensagem do sorteio. Para facilitar a vida dos mais preguiçosos ocupados, mais tarde eu colocarei aqui um link para fazer o RT.

O carregador será enviado ao felizardo, por encomenda normal, sem custo algum, em qualquer lugar do Brasil.

Atualização: Clique aqui para fazer o RT sem esforço.

Resultado do Sorteio: E o vencedor do sorteio é @ricardo_tozati Parabéns! – http://sorteie.me/1Bjk (Mande seu e-mail por DM depois, já estou te seguindo)

Profecias tecnológicas para 2011

Bom, vou utilizar meus dons de profecia para adiantar para vocês o que acontecerá em termos de tecnologia em 2011.

Nokia: A Nokia atualmente passa por um momento difícil, não é preciso ser profeta para saber disto, e suas ações valem hoje um quarto do que valiam no começo de 2008. Um pechincha de 38B de dólares. A Nokia será comprada pela Microsoft que terminará com o velho e bom Symbian e acabará com a festa dos Maemo, Meego, Inimeegos da vida.

Microsoft: A gigante de Redmond, com o inicial sucesso do Windows Phone 7 deve trazer surpresas para 2011. Uma possível é a acima mencionada compra da Nokia. Outra, não tão surpresa, é a aquisição do Yahoo, desta vez para valer. Além disso o profeta assegura que um sucessor do XBox 360 será lançado com Kinetics nativo e uma GPU monstruosa. O Service Pack do Windows 7 será lançado e trará consigo um suporte nativo a virtualização.

Google: 2011 será o ano do Google enterrar seus mortos, Buzz, Orkut, Google TV. O foco será no Android, Buscador, Mapas e uma outra inovação que ainda não consigo profetizar. O Google pode em 2011 fazer mudanças drásticas na sua direção, quem sabe um CEO mais agressivo? Em termos de aquisições, visualizo o Google adquirindo o Twitter.

Apple: Steve Jobs é um cara difícil de profetizar, mas pelo menos uma coisa consegui ver, além do IPad 2 que já é dado como certo. A Apple irá comprar a Rovio e integrar o Angry Birds nos IPod Touch e IPhones! Será o iAngryBirds.

Oracle: Vai continuar trollando com processos seus inimigos, vai continuar comprando empresas a torto e a direito. Quem será a bola da vez? Adobe!

Adobe: Depois de lançar o Creative Suite CS6 será comprada pela Oracle. Motivo? Patentes!

HP: Será comprada pela Dell.

IBM: Lançará o chip Power8 com 10Ghz de Clock!

Acabo aqui minha brincadeira de começo de ano, você tem alguma previsão para 2011?

UPDATE: Devido aos acontecimentos de hoje (11/02/2010), marco em bold o que já acertei. A da Nokia ainda não acabou o ano, mas já dou como certo o bold.