Romário e o Facetime

Simplicidade e Beleza são a perfeição

Quando a Apple lançou o Facetime, no IPhone 4, muita gente comentou: puxa, vídeo chamada já existe há muito tempo. Ou então: os celulares da Nokia tem isto mesmo nos modelos mais baratos como o 6120.

Para explicar o que quero dizer vou recorrer a uma metáfora. Se o Bebeto cruzasse aquela mesma bola do vídeo acima e o centroavante que estivesse com a camisa 11 da seleção fosse:

  • Obina: Teríamos uma pancada que talvez estufasse as redes, talvez saísse do estádio.
  • Robinho: Ia tentar bater de letra, talvez um golaço, talvez nas mãos do goleiro.
  • Ronaldo: Daria um chute certeiro. Gol, mas nada de especial.
  • Denilson: mataria a bola e tentaria driblar o zagueiro e o goleiro.

Já o Romário fez talvez o gol mais bonito e plástico que a situação permitia com um toque de infinita simplicidade. Ali não havia nenhum movimento sobrando ou faltando, mas a medida exata e aquilo fez a beleza do Gol. Se chutasse mil bolas como aquela as mil entrariam.

E o que o Facetime tem a ver com isso? De certa forma o Facetime é o mesmo que já existia antes: video chamada. No entanto é diferente: neste produto, mas que em outros a Apple conseguiu unir a beleza e a simplicidade e fez funcionar algo que era usado mas sentíamos que estava faltando algo.

Antes que os leitores chutem o balde dizendo que estou bajulando a Apple, pediria que em primeiro lugar testassem o Facetime, além disso que considerassem que não creio que a Apple seja em tudo melhor que a Nokia, Google, Microsoft ou RIM, mas que ao unir a beleza e a simplicidade ela consegue inovar fazendo mais do mesmo.

Comments on this entry are closed.

  • Leo

    Isso é mais uma curiosidade do que um comentário. Tenho ouvido/lido muitas avaliações positivas sobre o Facetime mas tem uma coisa que não consigo confirmar se é verdade ou não (não tenho iPhone ou iPod Touch com câmera para testar): O Facetime realmente exige o uso de uma rede wi-fi? Não dá para usar só com 3G?

  • Braz

    Pessoalmente a única vantagem do Facetime é a qualidade do vídeo que é muito superior a videochamada!
    Acredito que uma liberação de API do Facetime seria bem interessante, por exemplo: unifica-lo ao facebook ou google talk, msn, quem esta online em um desses serviços podem fazer ligação para meu iPod, permitindo que mais usuários usem o serviço!

  • Bucabala

    Ah, fala serio, ja usei video chamada e achei uma bosta. Porque? Porque tenho que pagar a mais pra usa-la. Só por isto. A unica coisa que poderia melhorar num sistema deste tipo seria nao cobrar uma chamada de internet do usuario, e sim, uma ligacao com tarifacao padrao. Ue’, nao foi isso o que Apple fez? Entao pra mim continua uma bosta. Nao usava no n95, nao usei no n97, nao uso no e72 e nem no n96. Nem cogito usar no n8. Nao enquanto nao diminuir o custo da tarifacao. Pra mim esta historia de ser melhor, que a imagem e’ mais limpa e’ tudo papo furado. Primeiro, se eu quisesse falar por video chamada, eu usaria o msn, que alem de nao me cobra nada por isto, faco-o sentado numa posicao confortavel no pc, e nao preciso ficar segurando um gadget nas maos. Fala serio, esse post foi muito fan-boy. Nao tenho nada contra os apples, so nao compro um porque ainda acho o investimento muito alto, mas babo de vontade de ter um so’ pra mim, mas por causa deste face time, ai ja e’ muito, hehehe…. fala serio, hoje vc acordou de pe’ esquerdo e pensou, vou trollar uns leitores do blog hoje! kkkkk… admite, vai, a gente nao vai ficar bravo nao…. (perai, comparar com o nosso querido romario ja e’ heresia, to bravo sim, hehehe)

  • Maurício

    “No entanto é diferente: neste produto, mas que em outros a Apple conseguiu unir a beleza e a simplicidade e fez funcionar algo que era usado mas sentíamos que estava faltando algo.”

    Realmente o Feissitaime simplificou bastante o processo. Antes num Symbian por exemplo você tinha que escolher um contato da agenda ou discar um número e escolher a opção “chamada por vídeo”. Agora com o Iphone é muito mais simples: inclusive com o privilégio de só usar quando tiver wi-fi.
    Vou testar o ‘Facetime’ agora peraí…

    Ah … ah. … ahhhhh GOZEI!!!!!!!!!!!! Que beleza e a simplicidade e fez funcionar algo que era usado mas sentíamos que estava faltando algo.

    Desculpe.

  • Braz

    Bucabala
    A qualidade do Facetime é melhor que a videochamada do meu n85, tenho os 2, uso os dois e sei do que estou falando! Não seu é cuba da câmera ou da rede!
    Você disse que pode usar o msn pra fazer vídeo chamada, ok, boa sorte em levar seu pc pela rua pra poder fazer vídeo chamada!

    Facetime é legal, mas ainda é muito limitado no quesito plataforma e conexão ( se bem que existe um aplicativo que faz burlar a restrição, permitindo conectar por 3g).

  • Dario

    O Facetime é genial. A Apple não é perfeita, mas capricha MUITO nos produtos dela! Fiquei um tempão tentando fazer vídeo chamadas no Nokia E71. Consegui depois de bastante esforço. No iPhone é ridículo de fácil! Eles pegaram algo que outros celulares já tinham e melhoraram mil vezes!

  • snake

    FaceTimer pra q?..ninguem usa isso como tbm ninguem usa video chamada..fala serio…jobs sabe como nunca usar o market q tem..e os tolos babam encima…

  • Bucabala

    @ Braz

    Sim, realmente, acredito que seja mais facil o servico oferecido pela apple. Mas fala serio: quem vai andar na rua falando no celular por video chamada? Não apela, ne? Acho que voce me trollou nesta, mas deixa pra la. Eu particularmente acho que ja corro risco suficiente de ser atropelado somente por estar com os ouvidos ocupados numa chamada andando na rua, quanto mais aumentar este risco por estar com os olhos e ouvidos grudados num iphone.
    Ah, mas perai, se voce queria dizer que posso usar na mesa dum barzinho, que nem akeles mauricinhos e patricinhas idiotas que ficam tentando aparecer nas baladas, ai eu tenho um motivo muito maior pra dispensar este aplicativo, kkk (e sinto te informar, mas acho que até os mais ávidos por iPhone vao concordar comigo neste quesito, hehe).

    Disse e repito: eu babo de vontade de ter um iphone. So nao o tive ate hoje, pq na epoca que podia comprar um 3gs, optei por comprar a bosta do n97 (se arrependimento matasse…). Ainda vou ter a oportunidade de ter um. Mas com certeza, nao será por causa do facetime, hehe

    Como disse o snake, isso é puro marketing…

  • Braz

    Bucabala

    Desculpa, não quis te trollar!
    É claro que você vai utilizar esse serviço em um lugar que não te ofereça perigo (principalmente de roubo). O usuário tem ser consciente e usa esse como qualquer serviço com toda segurança!
    Acredito que em uma mesa de bar ele possa ser muito mais útil do que ser mostrar, como por exemplo mostrar para um amigo que não quer ir ao local que ali é muito legal e assim convence-lo de ir até lá!
    “Mais do que a tecnologia, é o que você faz com ela.”

  • Celso

    hehehe, é fogo! o rapaz dá uma opinião equilibrada, escreve um parágrafo final superhipercuidadoso para não pisar no calo de nenhum dos fanboys de qualquer marca, mas mesmo assim é trollado (carinhosamente por alguns, mas trollado… rs…)

    Olha, ninguém é dono da verdade, muito menos eu, mas “a verdade é que” (rs…) todos nós adoraríamos ter um iPhone 4, um Galaxy S, um Nexus S e um N8 todos ao mesmo tempo, porque cada um desses aparelhos tem características próprias e fantásticas que os outros não têm. Mas ia ser um saco andar com tudo isso nos bolsos, né? Ou desenterrar aquelas “pochetes” na cintura. rs…