Outra pedra no caminho da Nokia – Os N8 mortos

Depois de todos os problemas que o N97 trouxe para a Nokia em 2009, parecia que, finalmente, eles tinham acertado a mão no lançamento de um aparelho topo de linha impecável, o N8.

Um aparelho sólido, com sistema novo (Symbian^3), câmera de 12MPx com flash de Xenon, tela capacitiva com alta resolução, hardware decente e uma experiência de uso excelente. Isso tem tudo para dar certo, correto? Correto. Mas… Apareceu outra pedra no caminho da Nokia.

No meio do mês passado, começaram a aparecer usuários reclamando que seus aparelhos haviam “morrido” sem motivo. Simplesmente não ligavam mais. Alguns reclamavam que o aparelho já havia chegado “morto” da loja. Outros ainda começaram a reclamar que o celular reiniciava muito e que depois morria. Outros reclamavam que o aparelho estava sendo usado e desligava sozinho e nunca mais ligava.

A Nokia informou oficialmente que um “número limitado” (mais vago impossível) de aparelhos estava apresentando defeitos e que a garantia cobriria esse defeito, bastando enviar o aparelho a um assistência da Nokia ou na loja onde ele foi comprado. Menos mal.

Ainda não se sabe quanto é esse “número limitado” (imagina se fosse infinito!) de aparelhos.

Só sei que há um tópico de 11 páginas no Forum de suporte da Nokia Europa e lá pude ver consumidores dos quatro cantos do mundo. Para citar alguns: Malásia, Tailândia, Inglaterra, Canadá, Paquistão, Índia, Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Austrália, Holanda, Suíça, Egito… E por aí vai. Parei de ler na sexta página.

No Orkut encontrei diversos relatos de aparelhos nacionais, fabricados aqui no nosso país. Um exemplo de aparelho brasileiro com o defeito é o do meu amigo Ricardo “Belinex”, que já recebeu o aparelho dele mortinho da silva. Vejam aqui o post dele com o vídeo de unboxing.

O que parecia um probleminha está começando a virar um problemão, tal como o defeito das câmeras do N97 e muitos outros. O aparelho que tinha tudo para ser um campeão de vendas está agora começando a se mostrar não tão perfeito assim. Não acho que isso deva ser motivo para pânico, mas é bom alertar que isso não é um fato isolado e, muito menos, está restrito a uma série de aparelhos.

E você? Comprou um N8 e ele morreu? Conte-nos o que houve com seu aparelho.

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  • Aknaton

    Boa noite!
    Recentemente comprei a pedido do meu mano caçula um N8 direto da Nokia na pré-venda! Até o presente momento o aparelho dele esta sem nenhum problema!
    E pasmem o prazo de entrega era de 35 dd úteis !
    Mas recebemos em uma semana!

  • Dario

    Receber o aparelho já morto de fábrica é o cúmulo da frustração!!!

  • Pedro Paulo Jr

    A sorte da Nokia é que ela não está no foco das atenções como a Apple. Seria importante eles informarem a causa raiz do problema

  • @Dario
    E como foi frustante!
    Fiquei muito chateado mesmo.

    Bom, pelo menos fui bem atendido pelo atendimento da Nokia e recebi um aparelho funcional dentro do prazo passado por eles.

  • Marcelo Barros

    O meu tem funcionado bem, apesar de ter acontecido um reset ou outro, mas bem menos que o Android 2.1 do Milestone, que resetava pelo menos duas vezes por semana na minha mão.
    Mas é muito frustante, certamente. Admitir o erro é legal e tentar diminuir o problema também. Então, se comprou pela Internet, devolva em 7 dias e pegue outro. Se foi na loja, em 4 vá lá e troque por outro. Passado este prazo, somente assistência técnica poderá te ajudar e tome espera.
    Agora, se veio via “caminhos estranhos”, um bom prejuízo começará a se revelar para você…

  • Eu QUASE compro um. Cheguei a passar o cartão, mas deu limite excedido! Então pensei mais um pouco com calma e não por impulso, pois também passei poucas e boas com meu antigo velho de guerra N97. Acabei comprando um Sony Ericsson Vivaz, pois queria uma câmera boa para filmagem, sem falar do design impecável e tamanho do aparelho. Chega semana que vem do Submarino. Espero não me arrepender…

  • José Antônio, eu venho criticando abertamente a Nokia no Twitter depois do que aconteceu com o Belinex. E meu argumento é o seguinte, aparelho top que custa mais de 1.500,00 paus não pode dar este tipo de problema.
    Um conhecido meu comprou o Samsung Galaxy S e a tela tinha um defeito. Outro absurdo.
    Eu até considerava o N8, depois dessa cortei da minha lista e parti para um Ipod Touch e vou manter o meu N95 8GB que tem uma ótima câmera.
    Ei, não é à toa que a Apple é diferenciada, ô loco!

  • APF

    A Nokia não só RECONHECEU o problema, como está SUBSTITUINDO os aparelhos com esse defeito. Aliado a isso, afirmou que identificou o problema nas linhas de montagem e o solucionou, para que os novos aparelhos não saim com o mesmo problema. Onde está o erro de postura da empresa?
    @ Jorge P. Concordo com você que a postura da companhia da fruta mordida é diferenciada… A tática é negar o problema até o fim e apontar o dedo sujo para as outras. Dizer que o jeito de segurar o telefone está errado também vale. E distrubuir capinhas “in selected markets” para resolver um problema que não existe também…

  • Joaquim Melo

    @APF reconheceu o problema é um whishful thinking. Quando o cara reclama ela troca. A Nokia depois do N97 poderia fazer com que seus aparelhos topo de linha não viessem com este tipo de problemas.

    Agora: onde está o press release que ela reconhece a lambança? O Steve Jobs teve balls de ir a público falar. Cade os executivos da Nokia?

    A Nokia nos últimos anos é uma sombra daquilo que já foi, vai acabar sendo uma empresa insignificante de celulares se não se modernizar.

  • APF

    @ Joaquim Melo
    Ter reconhecido o problema não é “wishinfull thinking”, é FATO, com registro no BLOG OFICIAL da empresa: http://conversations.nokia.com/2010/11/18/evp-niklas-savander-discusses-nokia-n8-quality/ E quem deu essa declaração foi o vice-presidente executivo da empresa, Niklas Savander.

    Se há algo aqui que pode ser classificado como “wishinfull thinking” é o último parágrafo de seu comentário. E, se gosta tanto dessa expressão inglesa, talvez por achar que ela vai fazer você parecer mais inteligente do que realmente é, pelo menos deveria aprender a usá-la com mais propriedade.

    E já que parece ser grande fã de anglicismos, please, enlighten me with your wisdom: teria”balls” adquirido um novo sentido, passando a significar “cara-de-pau”, “descaramento”, “desfaçatez”, “impudência”, “cinismo”?

  • APF

    Só corrigindo, “wishful”, não “wishfull”

  • @APF Deixa eu corrigir então, o que quis dizer da maçã é que se o seu aparelho der defeito, eles não ficam dificultando. Você vai a uma loja, eles trocam e pronto. Já o Ricardo teve que ficar mais de 1 mês sem celular, um absurdo pelo que ele pagou.
    E estou longe de dizer que a Apple é perfeita, descobri ontem que o itunes não faz backup bilateral, coisa simplesmente ridícula! tenho que puxar os vídeos do Touch na munheca. Veja que todos erram em alguma coisa, mas defeito em celular recém lançado é inaceitável.

  • Mobile Analyst

    O @APF resolveu trollar o rapaz ao invés de assumir que a Nokia fez lambança e das grandes.

    Na minha modesta opinião a Apple tem muita gordura para queimar, a Nokia está já nas últimas: gastou todo seu capital de credibilidade no N97, N900, Ovi Store, Ovi Files e nos tiros no pé que deu em blogs amigos e agora o gran finale foi o N8.

    Tem empresa que se esforça para quebrar e a Nokia tem feito sua parte. Continuar assim a vaca vai para o brejo rapidinho. E não adianta vir me trollar que eu não alimento trolls :0

  • Ricardo Anacleto Pires

    A pá de cal na teoria do @AFP é a nota de rodapé na página da declaração oficial do VP da Nokia:

    Editor’s note: Apologies for the poor quality in the audio. Our wireless mics appeared to fail on us, so we had to use the camera’s mic.

    Puxa, nem um video de explicação os caras conseguem fazer! E ainda querem falar de celular multimídia kkkkkkkk

  • APF

    @ Jorge P. – DF
    Concordo com você que SERIA inaceitável que lançamentos viessem sem defeitos, mas isso é a coisa mais comum no mundo da eletrônica… tanto que tem gente que nem compra a primeira “fornada” de aparelhos já prevendo a ocorrência de problemas. E NENHUMA empresa está imune a isto. Nem a Apple, nem a Nokia, nem a Samsung, nem qualquer outra. Se procuramos na internet, vamos ver inúmeros relatos de problemas com cada um desses fabricantes (sugestão: pesquise no Google “galaxy S” + “GPS” + “problemas” para ver o que acontece…). E isso é só um exemplo… Também não acho que a Nokia esteja dificultando. Veio a público, assumiu o problema e está realizando as trocas. A diferença é apenas de logística, não de disposição para resolver, concorda?
    E dizer que é só levar o iphone numa loja que a Apple troca, parece-me uma simplificação muito grande e que pode levar o leitor mais desavisado a erro. Afinal, assistência técnica para iPhone é uma das maiores dores de cabeça dos usuários, depois de expirada a garantia. A troca imediata acontece com qualquer tipo de problema? Será que os aprelhos não passam por avaliação para saber se o defeito é de fabriação ou foi causado por mau uso? Pode ir a praia e mergulhar com o iPhone que a Apple troca numa boa?

  • Pedro Paulo

    Nenhuma empresa está imune. O ponto aqui é que a Nokia abusou, abusou muito, do seu direito de errar. Pergunte a quem tem um IPhone4 se está satisfeito? Eu tenho um 3GS e se tivesse dinheiro compraria um IPhone4. Agora, depois de uns 4 anos com aparelhos Nokia: E62, E61, 6120 Fritador de Orelha, E71 posso dizer que o único ai que tenho saudades foi o E71.

    Quem desenvolve para Apple sabe que além de ótima qualidade do hardware e das APIs o negócio dá dinheiro. Já na Ovi Mico Store tenta vender algo …

  • Pedro Paulo

    @ricardoAnacletoPires – Esta nota do Editor é uma piada de mau gosto. Podiam comprar uma câmera na 25 de março!

  • APF

    O problema foi com os microfones sem fio, não com a câmera.

  • snake

    iphone é piada d mau gosto..fala serio

  • Isso aqui está animado, hein? Só porque hoje estou super mega ocupado para entrar na discussão. 🙂

  • Pedro Paulo

    Se tiver uma piada de mau gosto sobrando aí me manda 🙂

  • APF

    @ Mobile “Analist”
    “Trollar” significa “expor falhas argumentativas de forma jocosa”?
    Quanto a “negar a lambança”, em algum momento eu disse que o problema NÃO EXISTIA? Ou, ao contrário, que uma SOLUÇÃO foi apresentada?

    @ Ricardo Anacleto Pires
    E por falar em “trollar”… Esta é sua melhor tentativa de desviar o foco do ponto central da discussão? Parafraseando uma passagem bíblica: não coe o mosquito e engula o camelo.

    @ Pedro Paulo
    “Eu tenho um 3GS e se tivesse dinheiro compraria um IPhone4…” Pelo jeito vc deve ser desenvolvedor da Ovi Mico Store…

    @ Jorge P. – DF
    Só complementando: não foi mais de um mês que ele ficou sem o aparelho. Foram 10 dias. Antes, inclusive, do prazo final informado.

  • Pedro Paulo

    Eu sei que não se deve alimentar Troll. Eu não tenho dinheiro para comprar o IPhone 4 logo desenvolvo para a Ovi Mico Store. Lógica de Troll

    Aguardem ele voltará faminto para defender a Nokia!

  • No tempo que o Ricardo ficou sem o smart, contei desde o dia que ele vendeu o anterior para comprar o novo, que se chegasse bom não teria ficado ainda mais.

    No caso da Apple, é lógico que eles fazem uma análise antes. No mais, já me disseram que a Nokia já está corrigindo o lote que apresentou o defeito. menos mal.

  • Erasmo T.

    Sempre comprei nokia e continuo comprando apesar de meu n8 ter vindo com o citado problema da bateria. Pedi a troca e em uma semana ja estava com o novo 100%.
    E digo o seguinte, não troco ele por iphone4, galaxy s e outro….pelo novo nexus talvez( hehehe). Gostaria que me informassem qual é o problema do N900…

  • Erasmo T.

    Esqueci de dizer,o n8 tem um defeito sim (pelo menos ao meu ver). Ele é extremamente escorregadio.Tenho que tomar muito cuidado ao acessar o botão menu. Comprei uma capa de silicone para melhorar a empunhadura.

  • Bucabala

    @ Erasmo
    Tambem achei que o botao de menu ficou mal posicionado. Prefiro usar as duas mãos ao iniciar o uso. Incomoda um pouco, mas nem tanto a ponto de desmerecer o aparelho. Poderia ser na lateral (vi isso num LG, nao sei que modelo). Mas, enfim, resumo o aparelho como muito bom. Poderia ser ótimo, mas não é. POREM, estou MUITO satisfeito com o que ele me proporciona, e isso é o que me interessa. Melhor que um colega que comprou um Milestone e agora vive propagandeando o aparelho, e no final pergunta: “quer comprar? to vendendo, faço parcelado pra vc.” kkkkk. Cada marca peca em algo. Eu optei por comprar o n8, e o motivo foi somente a camera (ja imaginava que o symbian nao evoluiria tanto assim, afinal, nem o iOS evoluiu tanto assim, pra exigirem o mesmo do symbian). Quando saiu o n97, comprei no impulso e me arrependi amargamente. Ainda bem que comprei barato (700 com nota) e acabei vendendo-o 3 meses depois pelo mesmo valor.
    Entao cogitei comprar um iPhone, mas assim que vi rumores do n8, preferi espera-lo. Ainda nao achei muita novidade pra ele, a maioria das coisas aqui, eu ja usava no n95 e no n97. O iPhone sim, tem novidades. Mas a camera? O jeito é junta-los e ter o melhor de dois, hehehe. Alguem quer vender um 3gs baratinho ai?

  • Alex Nabil

    O meu morreu ao fazer a reinstalarão do sw segundo orientação da Nokia, já que ele reiniciava quando era utilizado o recurso de discagem rápida! Mandei para a assistência e aguardo o retorno! é muito chato isso e o pior que não posso reclamar do aparelho em detrimento ao problema, porque ele é muito bom mesmo! Espero que seja resolvido, mas preferia receber um novo ao invés deste que está na assistência. Acho que vou procurar onde comprei para saber se isso é possível ainda…

  • Alex Nabil

    Agora quanto as calorosas discussões! Achei bastante didáticas… Cada um defendendo o seu, mas acho que quem não é usuário do aparelho em questão não deveriam nem entrar no mérito… Acho perda de tempo entrar numa discussão só pra algumas vezes “zoar”… Por que, no meu caso, busco compartilhar um problema e mostrar o que está sendo feito para resolver, ou seja, troca de experiência e só! Saudações amigos!

  • gabriel ramos

    O meu foi comprado dia 30/10/10 e chegou dia 08/11 vindo a morrer dia 16/11 e voltando da AT dia 23/11, voltou a morrer dia 03/12 e eu o enviei para outra AT em joão Pessoa (eu moro em Recife)a mando da Nokia e o recebi dia 12, dia 16/11 o mesmo volta a morrer pela terceira vez, eu o mando pra AT e me falam que vão mandar pra SP e previsão dia 10/01/11;
    Agora veja que respeito da Nokia, em vez de trocar logo essa bosta, ficam reparando o irreparável.
    Falta de respeito Total, estou a 2 meses sem aparelho por causa da Nokia e meu preconceito com IP4.
    Eu já vi inúmeros relatos de pessoas no Reclame Aqui, são muitas e muitas e essa historia que é um número reduzido é balela.
    Por isso eu não recomendo a Ninguem o N8 porque o pós venda da Nokia é péssimo.

  • guilherme

    comprei o meu na alemanha e neu N8 vem agonizando pra ligar
    num to gostando nadinha e no telefone da nokya ning atende

  • Claudio

    MEU N8 VEIO COM PROBLEMA NA CAMÊRA .QUANDO ACESSO A CAMÊRA ELA RARAMENTE FUNCIONA E O CELULAR TRAVA,JÁ ENTREI EM CONTATO COM A NOKIA , FIZ O RESET DO APARELHO, PERDI O GPS E OVI MUSIC E NADA MELHOROU.PURA DECEPÇÃO .

  • Rodrigo

    Comprei o meu N8 no PontoFrio.com, Recebi no prazo estipulado, 2 dias depois veio a morrer, levei ate a AT recomendada, já faz mais de 30 dias que esta na assistência e até agora nada, ligo na AT e tenho a resposta que está na assistência avançada da Nokia em São Paulo (sou de Curitiba), e que vou ter resposta somente 18/02/2011, VEJAM BEM, VAI LEVAR 2 MESES PRA DECIDIREM O QUE FAZER???, como diz o amigo aí de cima Claudio, PURA DECEPÇÃO.

  • Leo

    O meu N8 morreu pela segunda vez. Como foi comprado no exterior, tô no maior desânimo para refazer toda a “peregrinação” (http://n8morreu.blogspot.com/2011/03/nokia-n8-que-decepcao.html).

  • José Antonio

    Leo, já divulguei seu blog no Twitter. Boa sorte aí rapaz!

  • Bárbara

    O meu tem menos de 3 meses e já pifou. Pior é que eu sabia que o aparelho era problemático, mas mesmo assim comprei… Sou consumidora assídua da Nokia há 10 anos, louca pela marca, precisava de um aparelho que substituísse meu idoso N95 e achei que o N8 seria uma excelente ideia e que as reclamações fossem infundadas. Ah, como fui boba. Se decepção matasse… Vou mostrar aqui o e-mail que enviei para a Nokia:

    É com pesar que admito um erro. Meu erro foi confiar na Nokia e indicá-la a amigos. Sou consumidora assídua de aparelhos de celular Nokia há 10 anos, sendo 6 deles com a Nokia N Series. Há menos de 3 meses comprei um Nokia N8, mesmo sabendo que há inúmeras reclamaçõe do referido celular na internet. Pensei que as reclamações fossem infundadas, devido à boa fama que a companhia tinha perante mim (explicável, haja vista que meu celular anterior era um Nokia N95, o melhor smartphone já criado, um verdadeiro touro). Comprei o N8 no dia 31/03/2011, pois acreditei na Nokia. No mesmo dia, o celular apresentou defeito no fone de ouvido, que simplesmente não funcionava. Levei na loja e a vendedora se propôs a trocar, porém, eu não quis, pensando “é um defeito muito pequeno para o ônus que a troca me causará”. Eu arquei com as consequências da minha decisão. Eis que agora o celular quebrou de vez. A tela desliga sozinha após a inicialização. Tornou-se um peso de papel, não um smartphone. Justo para a pessoa que mais indicou Nokia a todos, sempre elogiando a marca, garantindo a qualidade e reputação ilibada. Agora, eu, consumidora fiel, terei que enviar meu celular para reparos, para a temida assistência técnica, com menos de 3 meses de uso, arcando com as despesas de locomoção para a localidade (acredito eu ser na Capital de SP, eu sou do Litoral). Sinto-me lesada. Sinto-me, acima de tudo, enganada. Se a Nokia foi, para mim, a melhor fabricante de celulares e smartphones, hoje em dia não o é. Mostraram-se verdadeiras as reclamações de que tanto fui avisada e ignorei. O aparelho é ruim, tem uma série de problemas. Agora fico sem aparelho celular, sem o dinheiro gasto, e terei um aparelho de menos de 3 meses com passagem na assistência técnica, REPARADO, não mais novo. É uma decepção sem tamanho. Nokia, nunca mais. Eu, amigos e família iremos para companhias de melhor reputação, que não deixem o consumidor na mão. É com um misto de indignação e pesar que escrevo essa mensagem, a Nokia esmagou toda a simpatia e confiança que eu tinha pela empresa, após 10 anos de convivência. Perdeu apenas um cliente? Perdeu um cliente que levará consigo todos os amigos e familiares; e a Nokia pode ter certeza que farei de tudo para espalhar minha triste história por todos os meios de comunicação que tenho acesso, a começar pela internet. Um celular com menos de 3 meses de uso indo para o REPARO? Isso é absurdo, inadmissível. Nokia, nunca mais.

  • Pablo

    Pessoal, todas as marcas dão defeito, já tive Samsung i8000 que empena no bolso e o touch levanta a beirada entrando poeira por debaixo do touch, Milestone A853 que frita a orelha e tem vários bugs de software, Sony Ericsson K850i que em algumas situações as fotos com o flash xenon as fotos ficavam horriveis e reiniciava às vezes, o meu penúltimo Xperia X10a que num lugar barulhento (como uma rodoviária lotada ou no trânsito) não dá prá ouvir a campainha e o vibra é muito fraco, e agora um N8 que por enquanto está funcionando bem. Temos que lembrar que os aparelhos são feitos por máquinas que são controladas por pessoas e finalizados por pessoas, e pessoas às vezes falham, é nossa natureza.

  • Ramon

    Comprei o Nokia N8 a semana passada. De cara eu vi que o fone de ouvido do kit estava com defeito. Um dia após a compra o problema se agravou. Descobri que o botão da câmera não está funcionando. Quando aperto só acende uma luz vermelha, mas não bate a foto. Só bate a foto no botão digital na tela. Já entrei em contato com a Nokia e eles pediram pra mandar o aparelho pra a assistência técnica. Agora não sei se o problema do meu n8 é defeito de fabrica ou problema de configuração. Alguém pode me dizer se isso é defeito de fabrica ou problema de configuração?