QtCreator: do desktop ao smartphone

Aproveitei o tempo livre aqui em Boston para colocar no ar um pequeno vídeo do QtCreator. O QtCreator é a ferramenta de desenvolvimento da Nokia que deve ser utilizada daqui pra frente para quem faz desenvolvimento para Smartphones Nokia em C++ ou  QML  (scripts), por exemplo.

Originalmente desenvolvido por uma empresa chamada Trolltech e com o objetivo de ser multiplataforma, hoje o Qt pode fazer com que um código seja recompilado facilmente para Windows, Mac, Linux/X11, Windows CE, Embedded Linux, Symbian e Maemo.

Nesta pequena demostração, crio um programa para o desktop e depois recompilo para rodar no Nokia E72. Melhor assistir em HD.

Comments on this entry are closed.

  • Pedro Paulo

    Uma ferramenta muito boa. Gostei da IDE.

  • José Antonio

    Muito legal isso! Ainda mais porque a linguagem é o bom e velho C++!

    Só acho que é um pouco cedo para fazer uma interface única para PC e celular. Acho melhor fazer interfaces diferentes, para otimizar o uso em telas pequenas.

    Fora isso, é espetacular poder compilar um código único para Symbian e Maemo de uma vez só. O mesmo para PC, Mac e Linux.

  • Qt torna o C++ mais divertido.

    Tive a oportunidade de assistir uma aula, das três, de Qt com o @marcelobarros e me surpreendi muito com o que vi.

    Ainda não parei para “brincar” com ele, por causa de outra prioridade na mesma linha.

    Como o @javsmo disse: “é espetacular poder compilar um código único para Symbian e Maemo de uma vez só. O mesmo para PC, Mac e Linux.” Muito bom mesmo!

    A IDE integrada é trivial.

    [ ]’s

  • Marcelo Barros

    @javsmo certamente teremos adaptações, mas um programa bem planejado pode ter uma imensa parte em comum. O custo de desenvolvimento cai bastante, nada de um programa para meego e outro para symbian.

    Pelo feedback do twitter, acho que preciso fazer um vídeo mostrando como instalar isso agora 🙂

    Ah, e em breve estaremos com um evento como o que estou participando aqui em Boston, mas provavelmente em SP e apresentado por mim. Deve ter um no Rio também.

  • “Ah, e em breve estaremos com um evento como o que estou participando aqui em Boston, mas provavelmente em SP e apresentado por mim. Deve ter um no Rio também.”

    Eu vou ficar para apagar a luz…

    :-S

  • snake

    mt interessante essa ferramenta..

  • Guilherme

    me pareceu muito divertido