Nokia N8: impressões da bateria após uma semana de uso

Após uma semana deu para ter uma ideia melhor do aparelho. Em especial, a bateria era algo que me incomodava por seguir a linha das baterias que não são removíveis facilmente. No N8 você precisa retirar dois parafusos para isso. Logo, não foi feito para o usuário ficar tirando.

Durante a semana, fiz três testes diferentes.

1) No primeiro, tudo ligado sem economia e uso intenso. Foi o dia que deixei o N8 na mão de quem quisesse ver. Fizeram a festa com ele: fotos, vídeos, mapas, Internet, etc. Logo, a bateria foi embora em um dia.

2) O segundo teste foi deixar o modo de economia ligado enquanto seguia com minha rotina normal. Para isso, aperte o botão power e escolha “Ativar modo de economia de energia”. Dá para perceber que ele desliga o 3G, reduz o brilho da tela, some com o screen saver, reduz os tempos de bloqueio de tela e desliga o bluetooth. Não sei se ele faz outras coisas, como reduzir a velocidade do processador, mas acredito que sim. Segui com meu uso normal, que envolve navegações esporádicas, twitter intenso, algumas chamadas, bluetooth no carro para streaming de áudio e hands-free (ligava ao entrar e desligava ao sair, dando cerca de uma hora e meia, no total), escutas música durante o dia (deve ter somado umas 3a 4h) e muitos SMSs. Também fiz o que já era hábito com meus Nokias: desligar na hora de dormir. Isto me deu dois dias e meio de bateria. Fico pensando que poderia ser melhor se eu eliminasse o streaming via bluetooth mas isto foge do meu uso normal e do requisito “um aparelho pra tudo”.

3) Finalmente, passei pro teste “esqueça que a bateria existe”. Antes de mais nada, este é o meu modo default. Como o aparelho carrega via USB, volta e meia você acaba carregando um pouco a bateria. Além disso, se a bateria dura pelo menos um dia em uso intenso, sempre se tem tempo para carregar de noite. A demanda do dia irá decidir a recarga, não o contrário. Deixei em modo de economia ligado quase sempre mas mudava ao querer velocidade de acesso a Internet via 3G.  Não gosto de ficar pensando em bateria, prefiro ter os meios de carregar sempre a mão quando for necessário (carregador no carro, via USB e o de parede). Neste modo, vi de tudo, desde a bateria reduzir à metade após dois vídeos via HDMI para a TV, não cair nem um pontinho ao final de um dia tranquilo, o transmissor de FM sumir com um quarto dela após uma hora de uso e depois a USB recuperar um pouco disso ao carregar por alguns minutos enquanto eu descarregava mais músicas. Enfim, dá pra ser menos “certinho” com a bateria, até porque quando os pontinhos começam a cair eles não vão de uma vez. Sei que não é a forma melhor de usar uma bateria, mas não tenho paciência pra ficar regrando isso sempre.

Dúvidas, mandem que eu respondo.

Comments on this entry are closed.

  • Marcelo, as baterias hoje não têm efeito memória e teoricamente se pode carregar assim que sentir vontade. Não vi nada dizendo que isto faz ela piorar. Além disso, taí um problema que celular nenhum resolveu que é aumentar a capacidade e mantê-la pequena.

  • To tendo uma ótima impressão da bateria do N8! Parece aguentar bem o tranco!
    Ontem fiquei fuxicando ele todo, fuxicando Ovi Store, instalando apps do pen drive tb, usando internet e demorou MUITO a cair um pontinho sequer da bateria… Vamos ver como fica no dia a dia!

    bjs

  • paulo

    ta dando copiar e colar do gsmarena ?

  • José Antonio

    Paulo, pode passar o link de onde ele “copiou e colou”?

    Até onde eu sei, o gsmarena é escrito em inglês. Copiar em inglês e colar em português só pode ser coisa de troll mesmo. 🙂

    Além do mais, o Marcelo não é um sujeito de “copiar e colar”.

    Abs.

  • Marcelo Barros

    @pri_barros pelo visto você comprou o seu. Se quiser mandar suas impressões, escreva pra gente que podemos discutir e publicar. O meu email é marcelobarrosalmeida no servidor do gmail.com.

    @paulo são opiniões como a sua que me fazem pensar em desistir disso tudo. Deixar de investir o meu tempo não remunerado na ilusão de que estou ajudando alguém e trazendo informação. Não passei uma vida inteira na ciência pra aprender a “copiar e colar”, como o senhor insinua. Se o gsmarena tem uma opinião parecida, é ótimo para reforçar a minha própria, feita por mim, sem consulta externa, numa bela manhã de domingo. Aproveite para colocar o link e dar alguma possível explicação para comentário tão maldoso e ofensivo.

  • Marcelo Barros

    @Jorge sim, não tem efeito memória. O que me preocupa é o número de cargas e recargas. As baterias, com o tempo, após centenas de ciclos de carga e recarga, passam a armazenar menos energia. É fácil ver que, depois de um ano, a bateria “já não é mais a mesma”. Assim, usar com moderação pode aumentar o tempo de vida útil da bateria. O uso intenso, faz a bateria chegar mais rápido no sua vida útil, obviamente. Mas isto exige uma disciplina que eu não quero ter.

  • Jobson

    Impressionante como alguém perde o tempo, vindo até aqui pra dizer besteira….Muita falta do que fazer mesmo!!! Marcelão, muito obrigado mais uma vez por postar suas opiniões, quando comprei meu N900 foram de grande valia e acredito que agora que pretendo adquirir um N8 vai ajudar muito também!!!
    um grande abraço!!!

  • Marcelo, é dose isso viu… foi por coisas assim que acabei com minha vida de TIRANOREX inclusive o blog, não compensava…..mas admiro vc que tem espírito elevado e continua nos ajudando….
    Quanto a bateria, não lembro onde eu li isso, mas as atuais não tem o efeito memória, mas um numero “x” de recargas, atingindo esse numero ai elas realmente começam a perder sua eficiência…. então cada vez que vc pluga o cel num carregador ou na USB é um “cartucho queimado”….

  • Cícero Adriano

    Pessoal,

    Vi essa matéria há um tempo atrás e achei interessante. Como o Marcelo falou sobre o ciclo de cargas, aqui tem umas dicas interessantes:

    http://www.baixaki.com.br/info/2827-baterias-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-elas.htm

    Abração pra todos!

  • Fernando

    Caro amigo Marcelo, qual carregador veicular você está usando para o N8? Abraço.

  • marcelobarros

    Eu tenho dois: um oficial da Nokia que veio com o meu E72 e um oficial da Motorola (este com ponta USB) que veio com o Milestone.

  • Bucabala

    Marcelo, eu tenho os dois carregadores veiculares da nokia, akele redondo fininho e o microUSB. Como uso muito o aparelhos durante o dia, acabo carregando mais ele no carro do que em casa, na parede. Percebi que carregando pelo carregador redondo fininho da nokia, a bateria dura bem mais do que quando carregado pelo microUSB. Sendo assim, acabo deixando o microUSB no carro da esposa, que uso mais pra sair de noite, e durante o dia, uso só o redondo fininho no meu carro. Voce ja percebeu isso no seu n8?

  • Amigos,

    Estou entre o Galaxy S e o N8. Tenho um E71 que me atende, mas quero algo mais ‘conectado’.

    O que acham?

    Obrigado!

  • Sandro

    Tudo bem?
    Marcelo, me tira uma dúvida, eu carreguei meu N8 com o uso de economia de energia, por que ele estava para se desligar e perguntou se eu queria usar este modo. Até aí, tudo bem, deixei ele a noite toda carregando, quando fui pegar pela manhã estava na tela, 10% e a carga completa. Tive que ligar o aparelho, tirar do modo de economia para ele completar a carga, em pouco tempo, e ficar sem percentual nenhum na tela e mostrando carga completa.
    Tenho ele a dias, pode ser algum defeito da bateria?

    Abraços e obrigado pela ajuda!

  • Yara CP

    Assim que adquiri, novembro, a bateria durava bem. Agora, não dura nem um dia e nem tenho usado ele.

    Alguma dica?

  • Claúdia

    Olá eu sou a Claúdia!! tenho uma duvida simbolica, tenho o Nokia n8 e nessecito saber quanto tempo carrego a bateria dps que a carga que nele acaba.

    Será que podes responder-me isso

    Obgada

  • Maria claúdia

    tenho uma duivda. ja carreguei a bateria 2 vezes no mesmo dia e isso esta a preocupar-me pq mesmo sem explorar a carga acaba sem explicação nenhuma. e ja sei que ha uma maneira de economizar a bateria mas nao sei como faze-lo e gostaria que me dessem os passos para poder executa-lo

    por favor respondam estou esperando tenho uma certa urgencia

  • Eduardo Tavares

    Estou chateado que acabei de comprar um nokia N8 nos USA novo, nao refurbished e com uso no modo economizador sem conectar a nada sem tirar fotos nem usar nenhum recurso, só apenas algumas ligaçoes no dia a bateria dura cerca de 10 a 15 h, fora que o aparelho às vezes trava e fica impossivel de ligar e desligar ou atender e ligar ate a bateria acabar… por enquanto só decepçao !!!

  • Fábio

    A mesma questão que o Sandro colocou eu repito. Coloco para recarregar e sempre fica mostrando 10%, embora depois de umas duas horas ou mais ele pare de carregar. É normal mostrar sempre os 10% ?

  • Guilherme

    Olá a todos!

    Adquiri um N8 recentemente, e percebi que a bateria é um pouco “de lua”. Tem horas que o consumo aparenta sem pequeno (abaixa uma barra depois de horas de uso) e tem horas que ela cai “do nada” várias barras (uma vez caiu 3 barras enquanto dormia). Estou achando que o medidor de carga dele é muito impreciso, não conseguindo informar a carga dele com precisão. As vezes eu dou um reset no aparelho e o indicador do carga muda. Isso acontece com vocês?

    Estava até pensando em relatar o problema para a assistência técnica, mas se acontece com vcs, o problema é do aparelho mesmo.

    abs!

  • André

    Pessoal, tenho um N8, e não tenho problemas com a bateria, pelo contrário, adoro a bateria dele, costuma durar uns 3 a 4 dias comigo usando normal.
    Mas é claro, se ficarem jogando, mexendo no celular o dia todo, vai durar pouco mesmo, e lembrando aqui, a melhor bateria é com certeza a da Nokia.

  • Luciano Angelotti

    Aos amigos, vai uma dica..
    O consumo de bateria do Symbian é algo complicado em que vários smarts da Nokia tem esse “problema” (ou solução, pra quem sabe usar) que é bem simples.. Aplicativos abertos, quando você sai pelo botão de “voltar” ele não fecha. Por isso as vezes consome uma quantidade enorme de bateria com ele “parado” pois o aplicativo ainda está aberto e minimizado na memória do celular… No caso do N8, para isso, basta segurar o botão de menu por 3 segundos e uma tela abrirá com todos os aplicativos abertos, então basta ir fechando… Fazendo isso regularmente o consumo de bateria diminui drasticamente e você fica com muito mais tempo entre uma recarregada e outra.

  • Eduardo Morais

    eu comprei um n8 e coloquei pra carregar a 1ª vez, queia saber qual o tempo de carregamento e porque quando fui olhar uma ao lado 10%, o que significa isso.

  • souza neto

    Tenho Nokia N8, quando coloco pra carrega aparece 10% de carga disso não sai, ele carrega a torre completa, mas fica marcando 10%…isso é normal… A carga dura um a dois dias…

  • nilson

    ai valeu Marcelo pelo comentário,não liga para essas pessoas não,vc ajudou muito e espero que continue sempre a nos ajudar assim valeuuuuu.

  • Angela Pin

    Marcelo, como já faz muito tempo que vc postou esse comentário, gostaria de saber se sua impressão continua a mesma. Em cia onde trabalho, recebu um N8 pela VIVO. O mesmo foi p/ a autorizada no mesmo dia que saiu da caixa (ele simplemente não funcionava) Agora ele funciona bem e até estou gostando dele, mas a bateria tá me deixando preocupada. Dura um dia só e sem muito uso! Ele tem apenas uns 4 meses de uso! Fiquei triste! Será que aconteceu o mesmo com o seu?
    Abraços!

  • Celio

    Prezados,
    Alguém sabe se posso usar o controle remoto com fio do N95 no N8 ? ( aquele que avança/volta / pausa, etc)

    Grato

  • Ingrid

    Bom, comprei o nokia n8 na quarta feira (hj é segunda) mais minha bateria não dura muito, o primeiro dia ate fussei bastante para saber o q tinha, ate ai ate concondo de ter descarregado tão rapido! Nos outros dias coloquei para carregar nao uso tanto o celular mais para ligações e mensagens mesmo ou a camera.. mais nao mexo muito nele e ele dura no maximo dois dias a bateria isso seria normal?

  • Ingrid

    Sem contar q se entra no joguinho de carro lá q nao me lembro o nome vish, come a bateria .. queria saber se isso é normal ou o meu q veio com defeito mesmo ? kk

  • Thiago A.

    Bom galera eh o seguinte to aki so pra reclamar da bateria mesmo. meu primeiro Smarth.. N8-00 porem nao segura carga de jeito nenhum mesmo tipo 30 min de ovi maps. e umas configuraçoes .. Ahhhh isso ja basta pra ter q carregar td dia. A dica dos aplicativos eh boa mesmo pra kem nao ta acostumado com padrao nokia. No entanto ate agora foi soh decepcao com esta bateria. se vc precisar utilizar gps pra viajem de duas horas… e bom ter carregador veicular.. ahhh este tbm nao vem junto…mancada..
    Do Resto …. se nao tiver no modo de economia.. poucos delay…funcoes maneiras…processamento de textos legal…navegacao 3g (vivo), maneira…
    Bom Tipo assim vou entrar em contato com a Nokia soh pra saber mais da bateria;;;ninguem merece;;;

  • MARCOS

    BOM DIA!
    EXISTE A REAL NECESSIDADE DE DAR UMA CARGA NA BATERIA DO NOKIA N8 ANTES DE USÁ-LO PELA PRIMEIRA VEZ?

    GRATO PELA ATENÇÃO