iPhone 4 – Um Review

Anteontem pude testar com calma o iPhone 4 que meu amigo Dario ganhou de aniversário dos seus irmãos. A propósito, deixo uma dica para os meus irmãos: Podem fazer a mesma coisa no meu aniversário do ano que vem com o iPhone 5. 😉

Voltando ao assunto, mesmo ele já tendo aberto a caixa (eu não conseguiria me segurar por tanto tempo) ele trouxe tudo conforme veio de fábrica para podermos filmar um pequeno unboxing aqui para o blog. Foi realmente heróica essa atitude dele, guardar tudo direitinho para fazermos um unboxing! Segue abaixo.

Como o iOS 4 no iPhone 4 é o mesmíssimo iOS 4 do 3G S e do iPod 3ª Geração (de 32GB ou 64GB), não vou entrar no mérito do sistema. Vou me deter nos quesitos de hardware que são novidades.

O primeiro deles é a maravilhosa tela Retina com resolução de 640 x 960 pixels (a resolução do 3G S é de 320×480). Vejam abaixo a comparação de telas do iPod 3a Geração com o iPhone 4. Ele tem 4 vezes mais pontos que o iPhone 3G S.

Detalhe da Tela no iPhone 4 - Clique para Ampliar

Detalhe da Tela no iPod Touch 3a Geração - Clique para Ampliar

Além da resolução, a iluminação traseira da tela LCD TFT IPS capacitiva é feita por LEDs, com um contraste de 800:1. A tela tem visibilidade perfeita de qualquer ângulo que se observe.

A tampa traseira e a tela do iPhone 4 são feitos de um vidro chamado Gorilla. Segundo a Apple ele é muito mais resistente a riscos do que o vidro da tela dos iPhone anteriores. Segundo alguns testes vistos no Youtube, pode-se ver que a tela é bem mais resistente a riscos, mas parece que quebra bem mais fácil que as outras em caso de tombos. Obviamente não testamos isso no iPhone do Dario. 😀

No quesito tamanho, mais especificamente espessura, ele é impressionantemente fino. É quase da espessura do iPod Touch 3a Geração que é o mais fino dos “i” da Apple. Vejam as comparações de tamanho nas fotos abaixo.

Pela ordem: iPod 3a Geração, iPhone 4 e E71

Apesar do processador do iPhone 4 ser um Apple A4 de 1.0GHz, não reparei muita diferença para o do iPod 3a Geração, que possui um ARM Cortex A8 de 600 MHz, ao usar os programas corriqueiros. No entanto, os testes do Google Earth e do Epic Citadel mostraram uma enorme diferença. O iPhone 4 abriu esses programas com muito mais rapidez que o iPod.

A Câmera do iPhone finalmente pode ser chamada de câmera. Ela tem 5MPx e um flash de LED que ajudam bastante na hora de fotografar em ambientes com pouca luz. Além disso, ele filma com qualidade HD (720p) a 30 fps e o LED do flash pode ser aceso durante a filmagem para melhorar a imagem.

Deixo abaixo duas fotos feitas com a câmera do iPhone num ambiente com iluminação artificial.

Foto tirada com o iPhone 4

Foto tirada com o iPhone 4

Aliás, aquela tela faz qualquer foto ficar super-hiper-mega nítida, já que você tem chance de ver se focalizou direitinho o que queria.

Infelizmente não tive como testar a videochamada do iPhone 4, mas testei a câmera da frente do aparelho. Nada de diferente de uma câmera frontal qualquer, a não ser pelo fato de ser a única que tem menos resolução que a tela do celular, hehehehe.

Sobre o problema de segurar “errado” o celular, não conseguimos fazer as barrinhas de sinal caírem ao segurar no lugar da antena, não sei se fizemos certo, mas o fato é que o sinal se manteve constante independente de como segurávamos o celular. No início estávamos com o celular sem sinal porque o SIM card estava mal colocado. Depois que colocamos corretamente o SIM card, o sinal se manteve constante. De qualquer forma acredito que o problema exista, só não consegui reproduzi-lo.

Resumo da ópera: O iPhone 4 é realmente muito melhor que o iPhone 3G S, principalmente no quesito tela e câmera. Agora, se você não faz questão de uma câmera boa e uma tela com uma resolução maior, o iPhone 3G S pode suprir suas necessidades de smartphone facilmente. Eu usaria um, se estivesse precisando trocar de celular atualmente. (Meus celulares velhos ainda funcionam bem).

Comments on this entry are closed.

  • Esse vidro Gorilla Glass, é o mesmo usado no Milestone. E tem vários vídeos mostrando que ele é realmente resistente.

  • Francis

    Bom ver esse review!!

  • marcelobarros

    Hoje vou dar uma de troll ! Não resisti, desculpem.
    Respirem e lembrem-se: NÃO ALIMENTEM OS TROLLS !

    É Javsmo, você já foi melhor que isso 🙂
    Comparando iPhone com ….. iPhone ! No velho estilo da Apple, distorcendo a realidade. Que peninha ! A interface do iPhone está cansada e chata, não tem novidades recentes, nem mesmo o “multitask tremelique” chama a atenção nela. O acabamento é realmente legal mas nem esta tela “retina” (apelido para parecer algo novo e fantástico, típico da Apple) faz dela algo melhor do que se tem num N8, por exemplo. Anos para dar uma câmera razoável traseira e outra frontal é uma piada.
    Novo, só se comparando com o 3G S. Sou muito mais um Nokia N8, mesmo com todo mundo só falando mal do Symbian. Ou então um Milestone ou qualquer Android 2.2. Qualquer.
  • José Antonio

    Marcelo, não distorci a realidade.

    A realidade é a seguinte: O N8 tem um bom hardware, como todo Nokia, mas o Symbian^3 não convence. Além disso, a OVI Store é uma piada. O desenvolvedor gasta um tempão pra fazer o programa, a Nokia devolve pelos motivos mais bestas (já rejeitaram programas nossos pq continham um link no about) e depois que colocam no ar, algum engraçadinho vai lá, baixa e pirateia para os safados com o celular hackeado.

    No iPhone, você desenvolve, a Apple analisa, devolve se estiver ruim, você conserta se for o caso, eles publicam e todos saem ganhando: Os desenvolvedores que ganham dinheiro e os usuários que têm milhares de programas à disposição.

  • Esta tela é realmente impressionante. Estou adorando abrir sites no “modo desktop” e não precisar utilizar o zoom para ler.

    Não tenho acesso ao N8 para dizer algo sobre, mas muitos concordam comigo sobre a tela.

    Vale a pena dar uma olhada: “Disputa entre telas de smartphone” http://bit.ly/9aaITa by @gizmodobr – como eu já havia dito no Twitter.

    Ainda não consegui me adaptar 100% ao teclado. Neste ponto, sinto falta do E71.

    Tudo que o @javsmo disse sobre a loja não tem como não concordar. E o @marcelobarros sabe, bem lá no fundo do seu coração “molusco”, que é verdade 🙂

    Bom, gostei do review e estou adorando aprender a gostar deste iPhone 4.

    [ ]’s

  • Era coração “nokiano”!

    Vixe! A correção do iOS me pregou uma peça…

  • Pedro Paulo

    Dó dá para comparar um iPhone com outro iPhone 🙂

    Eu sempre dei uma desprezada nos iPhones até ter um. O iPhone 4 é o celular mais fantástico já feito pelo ser humano

    Quanto ao Android, é um sistema bem bacana, principalmente pela integração com o Google. Mas ainda precisa crescer em maturidade. O Symbian, este morreu, RIP!

  • José Antonio

    Molusco, kkkkkkkkk!

    E não é que parece? http://migre.me/1sIpv

  • Dario

    Aqui é o feliz proprietário do iPhone 4 usado no review. Eu antes usava um E71 da N**** e esse é o meu primeiro iPhone. Isso posto, vou brevemente comparar ambos:

    – a tela do iPhone 4 é maravilhosa! Consigo ler as menores letrinhas de qualquer página web que eu abra, e o uso do multitouch para ampliar/reduzir a página é fantástico! MUITO melhor que ficar indo em menu pra escolher o nível de zoom… Pena que não roda flash, mas a superioridade do browser já me fez esquecer desse detalhe.

    – pode ser meio matuto da minha parte, mas as animações e efeitos visuais do iPhone são muito maneiros! Quem tem iPhone/iPod/iPad já está acostumado, mas para um ex-usuário do Symbian, é tudo maravilhoso. Ainda mais nessa tela. Já vi rolagem cinética no 5800 Xpressmusic, mas ela não chega aos pés da do iPhone.

    – teclado: o E71 ganha no quesito digitação por causa do tecladinho. Mas não por muito. Eu, que já não costumo digitar no celular mesmo, não vou sentir muita falta, ainda mais se significa ter uma tela bem maior!

    – App Store: o Javsmo disse tudo. A Ovi Store é RIDÍCULA! Não tem nem um décimo dos aplicativos que a App Store tem, nem a facilidade para instalá-los. Neste momento, estou aguardando há horas um SMS da Ovi Store para poder instalar o Mail for Exchange no E71 (e só vou usar esse treco para poder migrar meus contatos pro iPhone, conforme a super dica neste blog).

    – o iPhone 4 dá a impressão de ser meio frágil. Tudo bem que a frente e as costas são desse tal vidro Gorilla que teoricamente é mais difícil de arranhar. Mas tento evitar arrastá-lo na mesa, por exemplo. Já comprei a capinha para ele e estou esperando chegar. Já o E71 eu manuseava sem tantos cuidados, me parecia mais robusto.

    Bem, no geral estou muito satisfeito com o novo aparelho! Quem tem E71 vai ganhar muito com a migração!

  • snake

    querem uma tela linda? veja do S Galaxy S isso é uma tela….super amoled linda d massss….na boa eles inventam uma tela amoled e bota como retina..igual ao face time como c fosse novidade..mas concordo é uma puta aparelho..mas nda d mas..

  • Paulo

    É ele é bonito, mas sou muito mais o N82 aí para usar como câmera, até aposentei minha sony t70. Mas voltando ao assunto, estou no aguardo do N8 mas se ele realmente não vingar aí eu entrego os pontos, porque quem foi a pioneira em tudo não pode ter desaprendido tão rápido.

  • Bucabala

    Putz, muito 10, parabens pela aquisicao, Dario… Acabei de arranjar um e72 num rolo com meu velho n85, mas agora fiquei babando por este iP4.

  • Bucabala

    Ah, e ja ia me esquecendo, achei muito massa cobrir os nomes da infeliz marca com…
    esparadrapo? kkk… mais desafiador, impossivel, adorei.
    (ah, ta bom, alguns idiotas podem dizer que nao adianta de nada, pois todos veem qual é o aparelho e o associam à marca. POREM, alem de valer o insulto de protesto, vc ainda vai poder dizer que era um mp15 que comprou na 25…) kkk

  • José Antonio

    Bucabala, Post-it recortado. 😀

  • marcelobarros

    Javsmo, pensei que era um review do iPhone 4 e não da loja da apple … Ou era um post sobre como lucrar com o mercado apple e eu não li direito ? Desculpe, não entendi. Sou muito burro.

  • APF

    @ Dario: Poxa, Dario! Pena que vc não comparou o iPhone4 com o NOKIA 1208. Roubou-me o argumento de que a comparação foi injusta…

  • Aknaton

    Boa noite!
    Nossa que guerra Iphone X N****!
    Gostei do review,mas gostei mais ainda da musica de fundo gostaria de saber de quem é ? e os “baloezinhos”postados no video! Muito legal !
    Eu ainda vou continuar com meu E71 por muito tempo !

  • APF

    @ Aknaton: É impressionante mesmo. Não se pode falar em iP**** que aparece alguém para falar de NOKIA; e não se pode falar em NOKIA, que aparece alguém para falar de iP**** e de Ap*** 😉

  • José Antonio

    Marcelo, você poderia se sair melhor como troll. 😀

  • José Antonio

    Aknaton, eu mandei o youtube trocar a faixa de som do vídeo e não guardei o nome da música. Infelizmente não sei como descobrir.

    APF, venha para o lado branco da Força. 😀

  • APF

    @ Só quando estiver enxergando em negativo 😀

  • Bucabala

    @ Aknaton – E71 só perde proE72. se puder trocar, faca-o sem remorso, “EU AGARANTHO”. Alias, troquei o E71 pelo N97: pior negocio da minha vida. Resultado: tive que sacrificar meu n85 na troca por um E72, e ainda morri na volta, mas to feliz. MUITO FELIZ.

    @ APF – “negativo” foi demais, kkk (viu só, gente? da pra tirar sem ofender…)

  • Bucabala

    @ Aknaton – Se puder trocar, faça-o pelo E72. Sem remorso, “EU AGARANTHO”.
    Troquei meu antigo E71 pelo N97: pior negocio da minha vida.
    Resultado: dei meu N85 + 200 réis num E72 do PY, mas to feliz.
    MUITO FELIZ.

    @ APF – “negativo” foi demais, kkk (viu só, gente? da pra tirar sem ofender…)

  • nathalia

    queria muito saber onde o seu amigo compro o dele o iphone 4 dele ?

  • nathalia

    e se por acasso vc conhece alguma loja em São Paulo que vende ?

  • Comprei na TIM e o meu amigo comprou na Vivo. Não sei de nenhuma loja que venda que não seja operadora. Deve haver, mas não sei qual.