Sistema de Avaliações da App Store

Do site: toonpool.com

Ontem havia prometido que escreveria um off-topic sobre os momentos difíceis que vivemos, no entanto escrevi o off-topic que queria num outro blog que colaboro: recomendo a leitura.

Queria falar sobre o sistema de avaliações da loja da Apple e alguns problemas que você que começa a desenvolver vai encontrar.

A AppStore tem um sistema de avaliação segmentado por países o que faz muito sentido, é natural que os gostos dos americanos, dos ingleses e dos brasileiros sejam distintos, também faz sentido proteger os desenvolvedores de outros países de avaliações imaturas que pululam na AppStore brasileira.

Dou um exemplo: Há cerca de duas semanas lançamos um app chamado Xadrez 3000 na loja da Apple, isto foi noticiado aqui no blog. O aplicativo foi subindo rapidamente e chegou ao segundo lugar geral da loja e atualmente está flutuando entre o quinto lugar geral e o sétimo.

Como não fui eu que desenvolvi o Xadrez 3000, mas sim outra pessoa que trabalha na Netfilter, sinto-me à vontade para dizer que é uma das interfaces mais polidas que já vi. O desenvolvedor que cuidou do Xadrez 3000 é extremamente cuidadoso com detalhes e não tolera o mínimo bug. Enquanto eu, programador da velha guarda acho que warning de compilador é um elogio ele trata os warnings como erros e nunca, nunca dá um commit numa linha de código que gere um warning do compilador.

Tendo feito estas observações vimos que o programa foi bastante elogiado ficando perto de 5 estrelas. Ao chegar no topo fora surgindo avaliações negativas sem comentários associados, o que se explica por avaliações de concorrentes tentando derrubar sua app ou por pessoas que naturalmente não gostaram.

No entanto dois caras deixaram comentários que chamaram a atenção e que reproduzo aqui com minha réplica:

De um usuário cujo pseudônimo é jogo excluído: O jogo não disponibiliza todas possibilidades de movimentos das suas pecas de acordo com o desempenho dele! E se você tentar ainda assim o jogo trava! Não existe nível fácil… E sim te engano fácil.

Você entendeu? Eu não. O que ele fala não tem o mínimo sentido. Talvez o sujeito não saiba as regras do Xadrez, talvez ele pense que peão se move para trás, sei lá. De qualquer maneira é um comentário nocivo e equivocado que vai ficar lá para sempre.

Outro usuário chamado juliotfn: Brincadeira, a Apple é muito mercenária. Tem que comprar níveis? puta (sic) palhaçada…

Dizer o que? O jogo é grátis e só cobra um InApp purchase de USD 1,99 para quem quiser jogar contra os ratings acima de 1200 ou fazer um banco de dados de jogos. Em todos os outros casos o jogo é 100% grátis. Comentário no mínimo curioso.

O Xadrez 3000 teve até agora mais de 20.000 downloads e recebeu 42 avaliações: 17 – 5 estrelas, 7 – 4 estrelas,  7 – 3 estrelas, 11 – 1 estrela.

Algumas lições da história:

1) Ao fazer um app, considere se vale a pena liberar para a loja brasileira. Muitos americanos não liberam por causa desta imaturidade misturada com espírito de porco de nossos compatriotas.

2) Lembre-se que para descer a lenha o pessoal vai na App Store, para elogiar é difícil. Coloque um lembrete em algum lugar do seu programa para que o usuário se lembre de avaliar.

3) Uma forma boa de lembrar o usuário de avaliar é mostrar uma tela após alguns dias de uso. A pessoa que tem a app depois de alguns dias tem a tendência de ter uma visão mais positiva.

Bom final de semana a todos. Se quiserem ler o off-topic que escrevi para este fim de semana vejam o link: http://www.negociosdefamilia.com.br/2010/09/de-tanto-ver-triunfar-as-nulidades-de.html

Comments on this entry are closed.

  • Júlio T. F. do Nascimento

    Direito de Resposta:
    Sou o juliotfn citado acima no texto, vi que minha crítica na App Store foi pega e avaliada superficialmente por isso vou explicar melhor. Não se trata de preço do programa.

    Minha crítica foi ácida porque me senti enganado. É o mesmo que ganhar um convite anunciado como gratuito para ver um clássico de algum jogo de futebol e somente lá descobrir que o convite te da direito a ver só os primeiros 10 minutos de jogo, se quiser ver o resto tem que pagar. Isso é mais que um balde de água fria e chamar de “burro”.

    Em minha crítica eu disse que a interface é adequada, porém o nível disponibilizado é para “super ultra novatos”, portanto não é possível avaliar a qualidade do jogo, já que interface “bonitinha” qualquer um faz e o quesito que irá qualificar ou desqualificar esse tipo de jogo é a “inteligência” ou “burrice” respectivamente.

    Deveria ser criada uma categoria na App Store chamado “Shareware”, ai sim estaria correto e ninguém se sentiria enganado.

    Porque ou o programa é free ou não é, não existe meio termo.

    []’s

  • Pedro Paulo

    Seu direito de resposta foi publicado. Em breve faremos um post comentando seu direito de resposta, aguarde.