Roadmap para a plataforma Symbian atualizado

Alguns dias atrás, enquanto o profético Javsmo pregrava o “Nokia WinMo”, eu defendia o Symbian como sistema operacional, tentando deixar claro que se a interface gráfica pode não agradar mais a maioria, o kernel é bastante interessante. Chamei a atenção também para o fato de que uma nova interface só iria surgir no Symbian^4.

Pois bem, na semana passada, a Symbian atualizou o roadmap do sistema. Principais pontos, traduzidos e resumidos por mim:

  • A versão Symbian^2 está completa, estável e fechada. Não devemos ver produtos com ela.
  • A versão Symbian^3 (N8, E7, C6, C7), como todos viram, está disponível e já temos aparelhos chegando ao mercado este semestre.
  • A versão Symbian^4, que promete uma nova interface de usuário, estará disponível ainda este semestre, com Qt como ferramenta nativa de desenvolvimento e aparelhos e kits de desenvolvimento chegando no próximo ano.

Alguns destaques do Symbian^4 (veja uma lista completa de requisitos neste link):

  • Novo layout de tela  e experiência de usuário mais simples e fluídica (Orbit UI).
  • Reprojeto e reorganização das principais aplicações do sistema.
  • Efeitos e transições mais refinados com o ScreenPlay (usado já no Symbian^3).
  • Integração transparente com redes sociais e serviços web importantes através da nova “Social Mobile Integration”.

Especificamente falando da plataforma de desenvolvimento, o ganho foi enorme. O Qt é muito produtivo e os custos de desenvolvimento podem cair bastante ao gerar um código que sirva tanto para Meego e Symbian (e até para o destop), com poucas mudanças. Sem falar que WRT, Java, Python, Flashlight e Silverlight estão disponíveis também. Tem para todos os gostos.

Para os curiosos, recomendo baixar o Nokia Qt SDK e avaliar o QtCreator. Tenho gostado bastante dele e fico pensando que precisamos gerar um curso de Qt, de preferência com o “selo” Forum Nokia, nhein ? Interessados ?



Comments on this entry are closed.

  • Interessante, mas vou comentar mais como um antigo usuário de E61 e N95, do que desenvolvedor. Um dos principais problemas do Symbian, principalmente quando comparado ao iOS e Android era a falta de um sistema único de conexão e um servidor mixer para audio.

    Posso esta falando besteira visto que não usei nenhum dispositivo com Symbian^3, mas aconteceu alguma melhora neste sentido? Ficar respondendo a telas de configuração de redes, e mesmo estando usando uma versão que suporte multe tarefa não pode escutar uma musica enquanto enquanto se joga, são duas coisas que me deixava muito irritado na plataforma Symbian.

  • marcelobarros

    Senti falta de um mixer de áudio em todos os smartphones que usei até hoje. Mesmo os baseados em Linux (que tem isso em geral) que usei não tinham este componente, como o N900 e milestone.
    Sobre o servidor de áudio vou dar uma pesquisada e te falo.

  • Aknaton

    Buenas! Não sei quanto aos outros leitores mas estou inclinado a este curso !
    Tenho muita curiosidade em conhecer QT !
    Ótima iniciativa!