Porque os desenvolvedores Android estão perdendo dinheiro

Faço aqui uma tradução e adaptação do texto:

http://royal.pingdom.com/2010/08/16/why-android-developers-are-losing-money/

Google tem feito grandes progressos com o Android, e muitos desenvolvedores se animaram com o crescimento da plataforma móvel. No entanto, nem tudo é cor de rosa.

Uma grande preocupação entre os desenvolvedores é que os níveis de pirataria são muito elevados na plataforma.

Google não é, obviamente, alheio a isso e, recentemente, anunciou planos para combater a pirataria com DRM, que os desenvolvedores de aplicativos podem incluir em suas aplicações. Mas há um problema que é, sem dúvida, muito mais problemático para os desenvolvedores Android: receber bufunfa pelos seus aplicativos. E  isto não está recebendo tanta atenção quanto achamos que deveria.

Google está falando sobre combate à pirataria, mas, talvez ,a primeira coisa em que deve se concentrar realmente, é fazer o possível para que os usuários comprem apps. Todos os usuários. Soa um pouco lógico, não é? Então do que estamos falando? O problema reside no Android Market.

Você só pode pagar por aplicativos em 13 dos 46 países, mais ou menos, onde os telefones Android estão disponíveis. Para aqueles de vocês que gostam de estatísticas, 13 em 46 é menos de 30%. Compare isso com a App Store da Apple, que suporta aplicativos pagos em 90 países . Esta é uma enorme vantagem que desenvolvedores de iPhone têm atualmente a mais que os desenvolvedores Android.

Isto é, em nossa opinião, uma das principais razões pelas quais a pirataria é desenfreada na plataforma Android. Se uma grande parcela de usuários do Android do mundo não pode, mesmo que queira, pagar por aplicativos, é compreensível que alguns deles apelem para a pirataria?

Em outras palavras, a pirataria não é a raiz do problema, a incapacidade de pagar é.

Esta é, naturalmente, uma péssima notícia para os desenvolvedores Android porque:

  • Há menos aplicações sendo vendidas (óbvio, não?).
  • Também habitua aos clientes a não pagar por aplicações.

Vamos expandir esse segundo ponto, porque é importante.

Nós todos gostamos de coisas grátis, certo? Mas a realidade é que isso pode ser uma má notícia para os desenvolvedores, se essa mentalidade vai longe demais.

Se o Google não fizer rapidamente o necessário para que os usuários, na maior parte dos países, possa pagar por aplicativos, a empresa vai criar um problema a longo prazo. As pessoas desses países simplesmente se acostumarão com a pirataria em seus celulares. Eles vão se acostumar com o fato de todos os aplicativos do Android serem “grátis”.

Então, o que acontece quando esses usuários finalmente tiverem acesso adequado a aplicações pagas? Alguns deles, claro, vão pagar, até porque é mais conveniente; mas há o risco de que uma parcela significativa de usuários não goste da idéia: de repente, pagar por algo que até então não tinha tido nenhum custo. O Google vai efetivamente criar “piratas” em pessoas que poderiam não ter ido por esse caminho.

Dizer que isso prejudicará gravemente aos desenvolvedores do Android de ganhar a vida é um eufemismo.

Como dizia minha avó: cachorro que come ovelha só matando… (esta frase é minha)

Comments on this entry are closed.