Idéia não tão maluca

Depois das últimas “novidades” apresentadas pela Nokia (N8, E7, C6 e C7), reparei um certo desapontamento entre os fãs da marca. Quase todos diziam ao ver a notícia que isso é “mais do mesmo” e que a empresa teria que renovar o sistema para poder fazer frente à Apple com o iOS e iPhone 4 e o Android que já está amadurecendo e virando gente grande. Pois bem, vou dizer agora uma coisa que pode fazer os Nokiamaníacos rasgarem suas vestes e me queimarem em praça pública, mas acho que a Nokia daria um enorme salto para frente se fizesse aparelhos com Windows Mobile 7. Pronto, podem gritar. Terminaram? Não? Tudo bem, eu aguardo… Acabou a gritaria? Deixem-me explicar os motivos que me levaram a pensar nessa sugestão.

  1. Há já algum tempo que a Nokia vem se aproximando da Microsoft (lembram do Nokia Booklet?)
  2. O novo CEO da Nokia, Stephen Elop, é atualmente chefe da divisão de negócios da Microsoft
  3. Um sistema operacional de outra empresa tiraria das costas da Nokia a responsabilidade de fazer um S.O. bom, restando para ela focar no que ela sempre fez bem, hardware.
  4. O Windows Mobile já tem um legado de usuários e desenvolvedores cativos bastante grande
  5. A Microsoft é a maior empresa de Software do Mundo e seu poder de fogo não é desprezível
  6. As ferramentas de desenvolvimento da Microsoft são as mais maduras do mercado e dão um show até no XCode da Apple
  7. A Microsoft não tem frescuras quanto a suportar plataforma de terceiros, assim, o QT e o Python poderiam ser bem recebidos na gigante de Redmond

A Nokia poderia até manter aparelhos com o Symbian e o MeeGo, já que agora esses sistemas andam com as próprias pernas, mas abrir o leque para o Windows Mobile poderia dar outro gás aos lançamentos e animar os consumidores. Quem sabe esse é um post profético? Só espero sobreviver às pedradas que com certeza virão quando eu apertar o botão “Publicar” do WordPress, para poder saber se este é ou não um post profético…

Atualização: Este post acaba de virar um post profético (11/02/2011). Vejam aqui nesse outro post. http://www.zeletron.com.br/2011/02/a-nova-estrategia-da-nokia.html

Comments on this entry are closed.

  • A verdade é que os desenvolvedores abandonaram o Symbian tem tempo. Eu, com meu N95 8GB não tenho acesso ao Dropbox, por exemplo. Mas tem para Windows Mobile, ora vejam! Eu não atirarei pedras, porque acho que o caminho é esse.

  • marcelobarros

    Não acho o symbian um SO ruim e não sei de onde vem informações que apoiam esta hipótese. Não confundam interface gráfica com SO, por favor. Ou então passem a meter o pau no linux porque o KDE tem bug.

    Dito isso e feita a justiça devida, confesso que sempre acompanhei com curiosidade a evolução das parcerias com a Intel e Microsoft. Mais um aparelho, com WinMobi talvez fosse um teste interessante. Share point e email via exchange dariam um bom diferencial em relação aos blackberries. A RIM que se cuide.

    Continuo querendo um E7. Symbian^3 mesmo.

  • Lvcivs

    Symbian is dead…

    Acho que isso é revanche pelo blog antigo, rs

    Mas falando sério, acho furada. O Windows Mobile atual é uma bela porcaria. Programas escassos, caros, ruins, sistema péssimo. Eu não conheço ninguém q tenha um WinMo e diga “amo esse OS”, como acontece com iPhone e Android e acontecia com o Symbian.

    Eu tive um Samsung com WinMo5 com um processador excelente e uma câmera nota 10, mas o sistema de de lascar… ruim demais. Se conseguissem colocar Android nele, dava um show em muito celular por aí.

    A Nokia só volta ao topo se adotar o Android, minha opinião.

  • Raphael

    Apoiado !

  • Seria uma experiência interessante! O Symbian já está me cansando! A interface está defasada a muito tempo! Os recursos do SO, idem. Preceisa inovar, quem não inova fica para tráz, é ultrapassado pelos concorrentes! Essa é a lei do mercado.

  • marcelobarros

    Acredito que quando se referem ao Symbian estão falando, no fundo, da interface e não do kernel Symbian, certo ?

    Em termos de especificações, o kernel symbian e a interface atual (Symbian^3), em conjunto, atendem o que existe em outras plataformas, com sobra:

    – multi touch
    – vários formatos de vídeo e música
    – gráficos avançados
    – suporte avançado a áudio (Dolbi)
    – suporte inteligente a várias redes de dados
    – suporte enorme a web
    – flash
    – multitasking
    – é seguro (ser absolutamente seguro é algo que não existe)
    – baixo consumo de memória
    – altamente otimizado para baixo consumo de bateria
    – o kernel symbian não é monolítico, como na maioria dos concorrentes. É um nanokernel quase todo preemptível.
    – real time
    – tem suporte a SMP em fase de testes (entenda: múltiplos processadores)
    http://developer.symbian.org/wiki/index.php/SMP_Working_Group
    – tem suporte a XIP (execution in place), ou seja, não precisa ser copiado para a RAM para ser executado, como fazem alguns equipamentos com Linux (apesar de existirem patches para XIP no Linux). Isto signfica economia de RAM.

    Logo, os gritos são apenas direcionados para uma “experiência de usuário” melhor. Não é preciso mudar o sistema operacional, ele já tem praticamente tudo que os concorrentes tem. E isto me faz acreditar que o kernel Symbian não irá morrer, mesmo que a interface possa mudar para atender os desejos dos usuários.

    Um artigo que vale a pena ser lido para mudar/formar a opinião sobre o kernel Symbian:
    http://www.informit.com/articles/article.aspx?p=1578523

  • Não entendi suporem uma preferência pelo windows mobile, quando, optando pelo android ela se beneficiaria de sua experiência em Linux e FOSS.

  • marcelobarros

    E, para fechar e deixar de ser o chato do post, acho que valeria a pena esperar o Symbian^4, onde realmente uma nova UI irá surgir. Não era esperado isso no Symbian^3, logo, não tem motivo para tanto choro.

    Symbian^4 (pronounced Symbian four) is expected to be functionally complete in the second half of 2010, supporting devices shipping 2011 onwards. Symbian^4 has a big focus on user experience including Direct UI – a complete makeover of the touch UI – and widespread enhancements to the application suite. ….

    http://developer.symbian.org/wiki/index.php/Symbian%5E4

  • Hum, essa é uma hipótese bem interessante – e algo inesperada!
    Mas, por mais que elogiem o Symbian (que é bom, sim), tem uma coisa que dizem por aí e que se encaixa direitinho no caso dele: “não basta ser bom; tem que parecer bom”.
    O Symbian não parece bom. Ao adotar o futuro WM7, a Nokia teria uma marca forte ao seu lado e que, sim, parece boa (pessoal que odeia a Microsoft, desculpa, mas é verdade).
    Agora, observando a situação atual, o Android não seria uma opção melhor?

  • Pessoalmente,

    Preferiria o Android

    Abraços

  • João Bernardo

    O Windows Phone 7 é a cópia do iOS com 4 anos de atraso…
    Os requisitos de hardware dele são três vezes maiores que o do Symbian ou do Meego e não me convence na usabilidade.

    O problema é que isso pode acontecer justamente por causa do novo CEO.

  • José Antonio

    Vejam bem, não disse isso por gostar do Windows Mobile, mas por ver chances desse fato acontecer.

  • Então Marcelo Barros;

    Concordo com você no ponto em que as reclamações vem da interface de usuário e da usabilidade. Como discutimos no post anterior a grande falha, a mudança que falta no Symbian é a interface gráfica – pois o OS em si é robusto e confiável.

    Vale dizer também que a Nokia parece ter acordado para o desenvolvimento do sistema: todos aparelhos com Symbian^3 tem as mesmas especificações base (resolução, processador,ram,chip gráfico, freqüências suportadas) o que vai permitir uma política de updates bem parecida com as da Apple, dando um salto em relação ao Android

  • Se o José Antônio acertar a profecia, o que vai ter de branquinho aqui pedindo sugestão de 6 números… hehehe

    Conheço 3 pessoas que possuem aparelho com Windows Mobile 6.5 e todas estão satisfeitas com o OS. Relataram que é robusto e rápido.
    Em um exercício de especulação, imaginem a Série E, que é a que mantém a qualidade da marca Nokia, rodando Windows Mobile 7?
    Numa boa, acho que agregaria mais pontos positivos que negativos.

  • A Nokia foi a líder quando a Apple não é mesmo neste segmento Nokia deve vir com algo que agrada

  • Espero que com essa nova mudança na sua direção a Nokia possa voltar a inovar, ela faz um dos melhores hardware do mercado, estou migrando para android, pois não sai quase nada de novo de ap para os Nokia.
    Mas curto muito a série E.
    Talvez ao se integrar o Winmo seja uma boa. Ou ao menos ouvir os usuários e faze as inovações que todos querem.

  • Aknaton

    Boa tarde!
    Acho que seria interessante ver outro SO nos aparelhos da Nokia ou uma remodelagem profunda na parte gráfica para o usuário final! Todos os usuários não só os heavy users! O que tem me preocupado com os aparelhos da nokia é a falta de qualidade em seus produtos,muitos problemas infantis como os do N97 a profunda falta de interesse em nosso mercado lançando o N900 com atraso e em outro idioma!
    Não sou expert em programação ou engenharia eletrônica,mas sou um dos muitos “babacas”que pagaram R$1.499,00 pelo E71(não me arrependo)e até hoje sem uma atualização de software! Tenho um BB8700(meu monstrinho)E funciona perfeitamente,um 5530 (paguei R$599,00 avista)que agora começou adizer que a bateria ta fraca quando não esta! O 5530 da minha mãe apareceu hoje com uma mancha na tela,não tem 3 meses de uso!Poderia ainda falar dos meus N800 que nunca deu problema mas o N810 creeedo,só extress! Em fim vou parar por aqui para não ficar mais chato do que já esta!
    Concluindo,o que a Nokia precisa é parar de lançar porcaria no mercado e dar as devidas atenções aos seus produtos e consumidores em especial a nós Brasileiros!

  • RMVilla

    Que o atual symbian precisa mudar, não há dúvida. Tenho um XM5800, e a usabilidade é bem ruinzinha, se compararmos com iPhone e Android, mas ainda acho melhor do que o WinMo 6.1 que eu tinha antes (samsung i617), e definitivamente tem mais oferta de programas. A interface gráfica está ultrapassada, isso é fato, e não se adapta bem às telas touch.
    Na verdade cada um tem seus pontos fortes e fracos.
    Agora, adotar WM7, ainda mais em paralelo com o Symbian^3/4 e o Meego, ai acho demais.
    Creio que o maior problema da Nokia é falta de foco. O hardware deles era imbatível, mas a qualidade caiu.. será que não seria o caso de enxugar a linha? Não se esqueçam que temos um montão de aparelhos low-end e S40, com inúmeros modelos e versões, etc. Por que não fechar um pouco o leque? Ou segmentar diferenciando por qualidade do OS? Low-end podia ficar com o S40 ou S60 atual, série E com um OS mais adequado ao trabalho (ex. Symbian^4 focado em produtividade), e os tops e multimidias com Meego (afinal, é linux, assim como a base do Android).
    Apelar pra Microsoft é piada de mau gosto…….

  • José Antonio

    Olha só… O post profético ganhando forma…

    http://venturebeat.com/2010/09/23/nokia-windows-stephen-elop/

  • Fernando

    Sempre comprei Nokia, mas cansei da interface, o último foi o n95, após esse passei para Motorola A1200, Gostei mas tinha algumas limitações, depois o Samsung Jet, que fiquei decepcionado com a dificuldade de configuração na rede wireless, e com alguns travamentos e resets do nada, agora com o Xperia 10, show de bola, a Sony Ericsson sempre arrebentou, e com o Android não tem para ninguem. Se querem sobreviver adotem o Android correndo.