Outra baixa no exército de Fãs da Nokia

Que a Nokia não está agradando muito, já não é notícia nova, mas daí a começar a perder fãs, isso é um sinal de que as coisas estão ladeira a baixo.

Vocês bem sabem que já faz algum tempo que não falo nada sobre Nokia, por culpa deles mesmos, mas hoje recebi pelo twitter a notícia de que o famoso blogueiro Symbian Guru, Rick Cadden, fechou as atividades no blog Symbian Guru, e virou fã do Android e resolvi falar sobre o assunto.

O post que ele escreveu no seu blog informando o fim do Symbian Guru é bastante forte e contundente. Deixo abaixo uns trechos em inglês com uma tradução minha. No final deixarei o link do post original.

“I can’t continue to support a manufacturer who puts out such craptastic ‘flagships’ as the N97, and who expects me to use services that even most of Nokia’s own employees don’t use. I also can’t continue to support a mobile operating system platform that continually buries itself into oblivion by focusing on ‘openness’ while keeping a blind eye towards the obvious improvements that other open platforms have had for several iterations.”

Traduzindo:

“Não posso continuar a apoiar um fabricante que lança aparelhos “topo de linha” tão ruins como o N97, e espera que eu uese serviços que nem a maioria dos funcionários da Nokia utiliza. Também não posso continuar a apoiar um sistema operacional móvel que continuamente se enterra no esquecimento ao se focar em ser aberto, enquanto se finge de cego às óbvias melhorias que as outras plataformas vêm apresentando.”

E depois de dizer tudo que acha sobre os atuais aparelhos da empresa, ele manda um recado ainda mais doloroso para a Nokia:

To Nokia, you guys are losing. Hard. Wake the hell up. Doing the same thing repeatedly while expecting different results is the definition of insanity.  I’ve been a huge Nokia fan since my 2nd cellphone, and I just can’t do it any longer. You guys aren’t competing like you once were, and everyone but you seems to see that. You used to build the world’s best smartphones, the world’s best cameras, the world’s best GPS units – you’ve lost pretty much all of that, and with nothing to show for it. You unveiled your Ovi vision over 2 years ago – I was there. Today, it’s still a complete mess. I have to log in every single time I visit the site – regardless of how many times I check the ‘remember me’ box. I spent 6 months (and about 3 hours at Nokia World 2009) trying to find someone to help me with Ovi Contacts on the web – no one knew who to point me to. You spent millions of dollars purchasing your Ovi pieces – Ovi Files, Ovi Share, and a host of other little companies – are you proud of what you ‘built’ with them? Most of your own employees (that I’ve talked to) don’t even use them, so why should I?

Que traduzo assim:

“Para a Nokia: Vocês estão perdendo. De forma dura. Acordem! Fazer a mesma coisa repetidamente, esperando resultados diferentes é a definição de insanidade. Eu fui um enorme fã da Nokia desde o meu segundo celular, mas não consigo ser mais fã. Vocês não estão mais competindo como faziam antes, e todo mundo está vendo isso, menos vocês. Vocês faziam os melhores smartphones do mundo, as melhores câmeras, os melhores GPS – vocês perderam quase isso tudo, e com nada que justifique isso. Vocês lançaram o Ovi há dois anos atrás – Eu estava lá. Hoje, ele (o Ovi) continua sendo uma completa bagunça. Eu tenho que me autenticar todas as vezes que eu visito o site, independente de quantas vezes eu marque a opção “lembre-se de mim”. Eu gastei seis meses (e três horas no Nokia World 2009) tentando encontrar alguém que me ajudasse com o Ovi Contacts na web – ninguém sabia quem indicar. Vocês gastaram milhões de dólares comprando as peças do Ovi – Ovi Files, Ovi Share, e um punhado de pequenas empresas – vocês estão orgulhosos com o que vocês ‘construíram’ com elas? Muitos funcionários de vocês (que eu conversei) nem os usam (os serviços Ovi), então, porque eu deveria usá-los?”

O post completo em inglês pode ser lido no link abaixo:

http://www.symbian-guru.com/welcome/2010/07/symbian-guru-com-is-over.html

A minha pobre opinião é que a Nokia está cada vez mais cavando a própria cova com aparelhos que não acompanham o mercado, e serviços que realmente funcionam de forma abaixo da aceitável.

Quem nunca teve que ficar reativando as licenças das músicas que baixou com o Comes With Music porque o celular esqueceu as licenças? Quem tem um N97 e nunca teve problemas com o sistema capenga que ele carrega? Quem consegue usar o Nokia Mail no E71 sem perder a paciência com a lerdeza do serviço? Quem é que nunca se irritou com a falta de atualizações de firmware do N78, E62 e dezenas de outros aparelhos?

E mais, porque os aparelhos só chegam aqui no Brasil depois que o mundo já está cheio de vê-los? Vejam o caso do N900, ontem foi a festa de lançamento do aparelho que só chegará às lojas do Brasil em AGOSTO! Isso porque ele já está à venda lá fora desde Dezembro de 2009.

Eu, que já fui fã incondicional da Nokia, devo admitir que não é mais possível ser fã dessa Nokia. Essa não é a mesma Nokia que eu conheci e que foi a melhor fabricante de celulares do mundo até pouquíssimo tempo atrás. É de se lastimar.

Comments on this entry are closed.

  • Fu

    Concordo plenamente… tanto que após defender a Nokia e apresentar defeitos do iPhone minha vida toda, estou vendendo meu N900 pra comprar o iPhone 4.

  • Nokia será a próxima Palm???? Se continuarem assim, daqui uns anos será mais uma empresa a venda… E digo isso mesmo ainda gostando dos celulares da Nokia, mas vejo que, se não acertarem com o Meego, eles irão entrar em parafuso em aguns anos.

  • Nerivan

    E eu pensava que era o único a pensar assim… A tempos que venho percebendo isso, a Nokia não estar nem aí pros seus clientes. A muito tempo que a Nokia só muda a carcaça dos seus celulares sem investir num único sistema que realmente preste. E assim mesmo quando lança uma atualização os apps do SO atual não funciona no recem lançado. Eu falava mau do IPhone e defendia o Symbian a todo custo, já perdi a conta de quantos clientes eu consegui para a Nokia, mas agora já não dar mais. Aquela covardia que ela fez com seu blog não foi só com você mas com todos os seus clientes que como eu avessada diariamente o blog para ver novidades. Para finalizar, hoje estou muito satisfeito com meu recem comprado IPhone 3GS 16GB e provavelmente só sairei dele para o iPhone 4.
    Adeus Nokia!

  • É triste, mas é a realidade

  • Flávio Bravin

    Como todos os ex-fãs da Nokia queiro deixar aqui a minha indignação com a empresa e seus produtos. Como pode produzirem um celular top de linha tão meia boca como o N97. Paguei no meu, com subsidio da claro R$ 1600,00, isso ha 10 meses atrás e sinceramente nunca mais pretendo comprar outro celular da Nokia. Perdi as contas de quantos momentos de raiva passei com aquela porcaria que se dizia um smartfone e na verdade era, no máximo, uma agenda eletrônica melhorada com sistema de telefonia integrado. Realmente perdi as contas de quantas vezes xinguei a lerdeza do sistema operacional que na minha humilde opinião não ajuda o usuário em nada. Hoje possuo um Smart da Sony Ericsson (Xperia X10) com o sistema opreacional Android que apesar de ser o 1.6 dá de dez no symbiam, e ainda vou poder atualizá-lo para o 2.1 em outubro isso sim é que é compromisso com o consumidor. O que posso dizer do Android? É o melhor sistema operacional com o qual já tive contato (nunca usei um iphone) e acho que nunca mais volto pra um symbiam. É Nokia, se vocês não melhorarem em muito seus produtos tenho certeza que em dois ou três anos perderão a liderança no mercado.

  • Flávio Bravin

    Só pra deixar registrado, paguei pelo Xperia X10 com o mesmo subsídio do meu plano que utilizava no N97, R$ 680,00.
    Abraços.

  • Concordo com todos e acredito no mesmo: a Nokia tá indo por água abaixo. Só eles não perceberam ainda. Já cansei do meu N78, que como o Javsmo já falou, não tem atualização há séculos. Estou aguardando a chegada ansiosamente, nos próximos dias, do meu Milestone. Aí, adeus Nokia.

  • Dario

    Tenho um E71. Deu muito pro gasto, mas já está antiquado frente ao iPhone e seus aplicativos da AppStore. Meu próximo aparelho TEM que ser um iPhone!

  • Leonardo

    É triste. Eu era um fanboy da Nokia tb… Achava difícil que fosse lançado algum aparelho tão bom qto meu N95 8GB. Esperei meses para poder pegar um N97, mas, felizmente a Motorola chegou primeiro. PEGUEI UM MILESTONE !!! Ai eu descobri o que quiz dizer o Andre Luiz no Tekmobile: O pior cego é o que não quer ver… Meu Deus. O Android é melhor que o IOS? Hj acho que é questão de gosto… mas antes eu achava que nunca existiria nada melhor do que a Nokia… Foi como ter tomado aquela pilulazinha do filme Matrix.. Prefiro o Android porque sou meio claustrofóbico… não gosto de lugares fechados. Mas me curei graças à Nokia que, com a sua incompetência, me obrigou a pesquisar melhores opções…

  • Thiago

    Olha, indo na contra-mão, hoje, apesar dos problemas, meu N97 funciona muito bem obrigado, salvo pela lente da câmera, que nunca me dei ao trabalho de consertar. Com gravity, profimail, skype e nimbuzz, tenho tudo que preciso, rodando a contento. Acabei de fazer a nova atualização do FW, sem problema. Há a promessa de que me livrarei, enfim, do maldito Nokia Tunes, um problema menor. Dito isso, claro que é o fim da picada uma empresa demorar 1 ano para deixar seu topo de linha usável – comprei meu N97 em 07/2009 nos EUA. Gostaria muito de continuar com a Nokia. Gosto do conforto que me dá a familiaridade com o Symbian. Devo pular os próximos lançamentos – N8, N9 etc – para ver o que vai dar. Se o tal MeeGo pode dar certo. Ainda dá para espremer umas milhas do N97. Quem viver, verá – ou migrará para o Android.

  • Olá amigos, fazendo parte da corrente, ainda estou agarrado a minha tábua da salvação chamada N900, mas tb já tenho um Ipod touch 2G o qual me surpreende muito, na verdade o N900 hj me serve principalmente como roteador Wi Fi para o Ipod… é triste mas é a realidade… a Empresa se perdeu no próprio orgulho… se acha o Império Romano dos tempos modernos… e não consegue ver seu “coliseu” desmoronando.
    Nada, nem N8 nem N9, nem Meego tem enchido meus olhos de novo para os lados da NOKIA…
    Estou com muita vontade de pegar um Iphone4 ou um top Android…

  • Aknaton

    Buenas noite!
    Será que foi por cause desses fiascos que não se houve mais nada sobre o BookLet ????

  • Marcos

    olha gente, realmente a nível de empresas do porte da nokia, é difícil entender como ela usou a própria pá, terreno e terra e construiu seu próprio jazigo: É, não é o symbian que morreu; a nokia morreu, amém. Mas, ela poderia não ser tão egoísta assim! Bastaria vender a empresa à Aplle, Google, HTC, Samsung…. enfim: Hoje qualquer empresa da área transformaria a nokia no que um dia ela própria sonhou em ser: a Gigante e Lider da tecnologia móvel. Bem, ela foi bem até as telas monocromáticas depois tornou-se daltônica; até o ABC dos smartphones, depois se analfabetizou…e com a assistência técnica, mostrando tanto respeito ao consumidor, ela foi desvanecendo-se, esvaindo-se … até o total isolamento e falta de crédito de quem já a admirou. Hoje, nem um S40 eu me arrisco. E, novamente, tudo foi plantado e colhido por essa bela empresa que poderia ter um futuro realmente promissor, no mínimo. A Nokia está morta, mas…androids, IPhones….estão nos esperando. Admirável mundo novo. Ah, sem me esquecer que a novissíma meegoo é natimorta e a Intel devia estar delirante ao cometer tal simbiose suicida: “Há algo de podre no reino da Finlândia”, mas logo o cheiro passará. Mas, não repitam mais o erro de enveredar pelo reino da Idolatria. Abs.

  • 'Lucaas.

    @Marcos

    Eu acredito que QUALQUER pessoa que conheça smartphones poderia tirar a nokia da cova, mas enquanto isso não acontece lá se vai a nokia em direção ao buraco.

    Enquanto isso continuo com o 3Gs

  • Idamme

    Aquele abraço pra Nokia. Não sei se ainda tem salvação. Estão seguindo os mesmos passos da Palm e Motorola…
    Azar o deles, gasto meu dinheiro com outro fabricante.

  • Felipe

    o fod@ é a demora pra chegar os cell pra ká !!
    aff .. demorou anos pro N900 chegar .. e enquanto isso .. cada dia vai aparecendo cell melhores ..
    sem contar tb o preço !! ¬¬’
    um absurdo o N97 custar ~2.500,00 (quando chegou aki) e ter tantos defeitos !!
    (o mesmo vale pro iPhone 4 .. que deve chegar aki em torno de ~2.000,00, porem como vai demorar muito pra chegar, os problemas já estarão amenizados !! )

    esperar o N8 ou N9 chegar aki .. é suicídio .. meu N95 nao vai durar tanto tempo !!! 😛
    to pensando em até pegar um cell com winPhone7 !! (se aparecer um né !!)

    sem contar a mania da nokia em ser mao de vaca com processador e memoria !! aff ..
    parece q ela pensa em colocar no cell somente o que o SO vai precisar .. e esquece dos apps que exigem um pokim mais !!

    futuro cell meu .. vai ter q ser um Milestone … ou entao o Sangung Galaxy S.. (alguem ai ja viu quantos triângulos por segundos ele roda ??)
    http://cache.gawkerassets.com/assets/images/17/2010/06/original.jpg

    esse é outro motivo para mudar de SO .. jogos grandes estão sendo feitos para iPhone e Android .. enquanto para Nokia .. eu nao vejo tantos jogos bons !! (posso ter falado besteira .. mas eu realmente nao vejo nenhum jogo do estilo iphone para nokia)

  • Thiago

    @Idamme a Motorola está de pé, vide os milhares de Androids que lança e os elogios da imprensa especializada. A Nokia deu mancada, mas uma empresa do tamanho dela, com acionistas que não gostam de perder dinheiro, vão exigir mudanças. Vide o que disse Anssi Vanjoki, EVP da empresa – o revide começa agora! (http://conversations.nokia.com/2010/07/02/the-fightback-starts-now/):

    “I am committed, perhaps even obsessed, with getting Nokia back to being number one in high-end devices. Achieving this will require performance and efforts over and above the norm. This is a role I’ve personally been preparing for over the last 20 years. We have all the assets — including R&D and product development – at our disposal under one roof – to produce killer smartphones and market-changing mobile computers.”

    É esperar para ver. Que venha a briga. Quem sai ganhando somos nós, consumidores.

    Abs!

  • Senhores:
    Creio que esse é o fim da Nokia, por desrespeitar seus consumidores (eu já falei disso aqui tantas vezes) e desreipeitar principalmente seus defensores. Num futuro breve, creio eu, estarei abandonando de vez essa plataforma e dedicando a quem sabe algum android ou Iphone da vida. Tchau Nokia, já vai tarde, se não respeita aqueles que te alimentam, então deves morrer!

  • Raƒael

    Eu tenho que admitir…kd as melhores câmeras? A Nokia está deixando escapar o título de Melhor fabricante de celulares, mas ainda continuo fã. Não me vejo com outro celular a não ser da marca Nokia.
    Ainda acredito que depois da junção com a Siemens a qualidade caiu, tendo em vista que a Siemens era uma m*&¨% e levou a fama pra Nokia.

  • Rafael

    A Nokia celulares não se uniu à Siemens, bando de ignorantes.

  • José Antonio

    Rafael, você tem razão. A Siemens vendeu a sua divisão de celulares para a Benq e depois juntou-se à Nokia na Nokia-Siemens Network para atuar no campo de serviços de infra-estrutura de telecomunicações.

    De qualquer forma, isso não te dá o direito de xingar o pessoal de “bando de ignorantes”.

    Poderia ter parado a sua frase antes da vírgula.

  • Irineu

    Meu ultimo nokia foi um N95 8g
    A nokia esta usando desculpas como a “oxidação” para não honrar a garantia.
    Falam que foi mau uso e dizem que o cliente/usuário perdeu a garantia .
    Veja no Site http://www.reclameaqui.com.br são mais de 7000 reclamações contra nokia.
    O modelo nokia 5530 esta batendo o recode de BUGS e defeitos e a nokia não faz RECALL.
    Aqui também
    As resposta do setor de relacionamento são todas iguias do tipo “copia e cola”
    Já fiz uma denuncia no Ministerio publico e estou aguardando resposta.
    Definitivamente nokia nunca mais
    Um abraço
    Irineu
    Irineuls@gmail.com

    Blog: http://www.nokiatofora.blogspot.com