Ainda sobre o keynote de Steve Jobs. RIM e Nokia retrucam

Disclaimer: Este assunto não é uma unanimidade dentro do Zeletron. Somos quatro que escrevemos aqui e esta opinião é minha. Creio que mais um dos quatro é parcialmente favorável a ela e outros dois são contrários.

No keynote de ontem, Steve Jobs, enfrentou o problema de frente no bom estilo Balmer e Bill Gates. Durante a sua apresentação que vale a pena assistir pelo menos para conhecer o estilo de marketing do cara ele mostrou o problema da degradação de sinal quando se encosta na antena acontecendo num Blackberry 9700, num HTC Android e num celular Windows Mobile 6.5 que não recordo agora. Muito de passagem falou que é um problema comum de todos os outro fabricantes de smartphones como Nokia e Motorola e etc.

Hoje vi que a RIM que foi usada na demonstração soltou uma nota em que diz que não há problema nos Blackberries, que eles fazem design de antenas há anos e que o problema é da Apple e que eles não tem nada a ver com isso:

“Apple’s attempt to draw RIM into Apple’s self-made debacle is unacceptable. Apple’s claims about RIM products appear to be deliberate attempts to distort the public’s understanding of an antenna design issue and to deflect attention from Apple’s difficult situation. RIM is a global leader in antenna design and has been successfully designing industry-leading wireless data products with efficient and effective radio performance for over 20 years. During that time, RIM has avoided designs like the one Apple used in the iPhone 4 and instead has used innovative designs which reduce the risk for dropped calls, especially in areas of lower coverage. One thing is for certain, RIM’s customers don’t need to use a case for their BlackBerry smartphone to maintain proper connectivity. Apple clearly made certain design decisions and it should take responsibility for these decisions rather than trying to draw RIM and others into a situation that relates specifically to Apple.”

– Mike Lazaridis and Jim Balsillie

A Nokia também soltou um comunicado longo. E isto me chamou a atenção, porque ela foi brevemente citada, en passant, nem se dignaram mostrar algum dos aparelhos dela e parece pela nota que foi massacrada…

As we’ve all seen, Apple had mentioned Nokia in their press conference today regarding the iPhone4. I wanted to take a moment and send you a statement regarding Nokia’s own antenna design and function.
Antenna design is a complex subject and has been a core competence at Nokia for decades, across hundreds of phone models. Nokia was the pioneer in internal antennas; the Nokia 8810, launched in 1998, was the first commercial phone with this feature.
Nokia has invested thousands of man hours in studying human behavior, including how people hold their phones for calls, music playing, web browsing and so on. As you would expect from a company focused on connecting people, we prioritize antenna performance over physical design if they are ever in conflict.
In general, antenna performance of a mobile device/phone may be affected with a tight grip, depending on how the device is held. That’s why Nokia designs our phones to ensure acceptable performance in all real life cases, for example when the phone is held in either hand. Nokia has invested thousands of man hours in studying how people hold their phones and allows for this in designs, for example by having antennas both at the top and bottom of the phone and by careful selection of materials and their use in the mechanical design

Agora, vamos aos fatos. Obviamente que não acreditei no Steve Jobs de cara. Fiz o teste. Com um Blackberry 8520 o sinal caiu considerávelmente se você segura com a mão esquerda apertando. Inclusive caiu uma ligação coisa que não costuma acontecer nos BB. Já no Nokia também o problema existe. No 6120c chega a ser piada. Apertou muito cai a ligação. Alem de quase fritar sua orelha em ligações em 3G. Já no E71 o problema é menos perceptível embora exista.

O fato é que o Steve Jobs deu a cara para bater. Foi corajoso. No caso da RIM eu acho que a nota teve um tom moderado diante da exposição que ela teve na apresentação. A da Nokia na minha opinião foi patética (note que patético não é o que você pensa) considerando os recentes micos que ela produziu: N97 …

Mas o debate está aberto e é interessante para a indústria como um todo.

Comments on this entry are closed.

  • Ha, ha, ha. Muito bom o Disclaimer Pedro Paulo, creio que realmente alguns que como eu ainda utilizam o symbiam mas namoram Androids e iPhones acreditam que a Finlandesa se recuperará, não é possível que alguém de bom senso lá dentro ainda não viu que eles estão indo ladeira abaixo, sem freios e com a barra de direção quebrada. Ou então, como já disse o @Tiranorex um dia nós seremos daqueles que dirão que um dia conhecemos a Nokia, e alguém dirá: “O que era nokia?”.

  • marcelobarros

    Não pedi o disclaimer, só para ficar claro. Todo mundo aqui é democrático e o comentário deixa claro o posicionamento.

    Infelizmente continuo com a opinião do post anterior. O ato é louvável e deveria ser copiado. Mas a forma como os fatos são apresentados não me agrada nem um pouco. É arrogante demais. Irritado isso. E olhe que nao faço apologia à humildade. Humildade demais é defeito, não virtude.

  • Pedro Paulo

    @marcelobarros eu sei que você e o @jbvsmo não pediram o disclaimer. Mas é para deixar bem claro que aqui no Zeletron há muitas opiniões diferentes. Só no caso de times de futebol que há uma maioria esmagadora de flamenguistas roxos. 🙂
    abraços

  • Carlos Bueno

    Eu como Palmeirense vou dar minha modesta opinião.
    Ao menos eles agiram!
    Queria que a Nokia me desse o dinheiro do meu N97 de volta. Já imaginaram o tamanho da fila???
    Eles não foram arrogantes. ELES SÃO ARROGANTES!
    Este é o nome do jogo do SJ.
    Fazer o que? Apple é Apple, Fanboy é Fanboy e a Nokia não para de fazer caca….rs

  • Carlos Hermano

    Apesar do problema, o mercado do Iphone 4 não sofreu qualquer abalo!
    Enquanto isso a Nokia tem milhares de usuários furiosos com aparelhos cheios de bugs, sem solução.
    Acho que a Nokia só recupera o mercado perdido com o mico do N97, se anunciar que todos os donos do Smatphone mais zicado da Nokia, poderão troca-lo sem despesas por um N8.
    Seria uma cara e tremendamente eficiente operação de marketing! Admitindo principalmente que o N97 foi um erro, mas que a empresa deu a volta por cima, compensando os clientes pelo erro.
    Mas claro, a Nokia jamais faria uma jogada destas.

  • Maurício

    Cara, falar bem assim da Apple e ficar assistindo “keynote” do Blow Jobs pega mal hein?

  • Companheiros, amigos, Flamenguistas ou Palmeirenses (os Vascainos tb). Democracia é isso, todos podem expor aqui suas opniões, se tu é iPhone e eu Nokia e aquele HTC? E daí, marcaremos um churrasco e todos poderemos queimar uma boa carne e nos divertir. Eles (os fabricantes) que se matem, nós só temos a ganhar, a tecnologia melhora, nós nos utilizamos dela, os preços dos dispositivos caem e juntos comentamos aqui no ZéEletron. Valeu? 😉 Ah! se esqueci algum time vcs completam ai falow?

  • Aknaton

    Boa noite!
    Eu não acho nada de louvável a postura da Apple e muito menos citando outras marcas!
    Tipo”nós fizemos merda mas não somos os únicos”! Isso não é postura de uma empresa séria! Ao meu ver é que muitos consumidores apaixonam-se por uma marca,o que eu não entendo até hoje e aceitam qualquer lixo ou desculpa esfarrapadas! Eu não admito isso de marca alguma,pois sou fiel somente ao meu dinheiro e tempo! Se todos os consumidores da Apple solicitassem a devolução do dinheiro pago,o Sr.Jobs Aprenderia a lição e não largaria mais esses lixos no mercado! Isso serve pra Nokia também !

  • augusto

    Boa noite
    Sou o feliz proprietario de um bom e velho Nokia E51 e o sinal nao cai segurando com a mao esquerda ou direita. Eh um aparelho antigo mas muito estavel e com otima autonomia de bateria mesmo com uso intenso de wifi e 3G. Meu proximo celular nao sera um Nokia pela falta de alguns recursos presentes em outros SOs.

  • Fabricio Rafael Pacheco

    Sei lá, não conheço ninguém q tenha um iphone q não tenha dado algum tipo de problema, é uma amostra pequena, contei hoje, eu conheço 12 pessoas de tem iphone, desde o primeiro até o último modelo, apenas um nesse caso, mas são os mais variados problemas, tela, som, problema no sinal, etc…..sem contar um macbook q deu problema no cabo flat com 1 mês de uso, um ipod q um dia simplesmente parou de funcionar, um ipod touch q nunca foi muito santo……coisas do gênero. Ou seja, pra mim é muito marketing e muito falatório em cima de produtos q são muito caros e relativamente ruins , mas é como eu disse, não eram aparelhos meus, não sei como foram usados..outros vieram contrabandeados pra cá, etc…..mas o “engraçado” é q são todos, sem excessão, talvez seja só coincidência, mas…..é muita coincidência…..

  • Pedro Paulo Jr

    @fabricio, em geral a experiência é outra entre os donos dos aparelhos, mas válido a sua colocação.

    @aknaton – concordo com você mas no Keynote ele dizia que apenas 1.5% devolveram. No 3GS este número foi 6%. A média entre BB, WM, Droids é 11%.

    @mauricio – trocadilho muito infeliz.

  • João Bernardo

    Eu não achei nada patético. Tampando a antena de qualquer celular com a mão deve fazer a quantidade de sinal diminuir (no manual dos aparelhos todos tem isso escrito), mas o iPhone tem o defeito muito mais visível pois o único modo de falar no celular é tampando a antena.

    Não acho que a Apple tenha direito de dizer que o erro também está nos aparelhos X, Y e Z das marcas A, B e C, mesmo que en passant. As pessoas estão reclamando que não conseguem falar no iPhone 4 e não no N97 ou no Blackberry delas.

    Outra coisa, não lembro de ninguém fazer um post dizendo “Empresa cabra macho trata o problema de frente – Nokia disse que vai trocar os N97 que estiverem com problema da lente arranhada”. Isso também aconteceu e o problema foi de fato resolvido…

    Imagina se a notícia fosse: “Nokia dá um paninho para limpar a lente do N97”.

  • Afonso

    É uma pena que tenha deixado de ser imparcial após ter seu ex-blog fechado. Suas opiniões acabam perdendo a credibilidade.

    “Mas o debate está aberto e é interessante para a indústria como um todo”.

    Debate interessante? Que debate para a industria? Os caras tinham que ser obrigados a fazer o recall de todos aparelhos.

    Ahhh… Não vale defender a Apple agredindo as outras. Esta foi a segunda maior imbecilidade do Jobs, a primeira foi a idéia da borrachinha.

  • Pedro Paulo

    @Afonso imparcialidade não é o mesmo que não ter opinião. Eu tenho opinião. Eu não tive ex-blog fechado, o Jose Antonio teve. Com relação ao recall poderia se feito e de certa forma está sendo feito dando as capas ou aceitando de volta. Ele não tem culpa se o pessoal não quer devolver porque adora o iPhone 4

  • Pedro Paulo

    @jbvsmo Patético no sentido que produz pena. Eles foram mencionados assim: ” vocês podem ver vídeos como este no youtube de Nokias, motorola, etc” Nem foi mencionado um aparelho Nokia específico.

    Com relação a sua afirmação de que não é possível falar no iPhone 4 sem tocar a antena não é correto e os números que ele apresentou são robustos.

    Com relação a fazer post sobre a lente do N97: você tem tanta permissão quanto eu para fazer post aqui. Note que o problema do n97 não é apenas a lente.

  • Eu tenho permissão para escrever, mas não o fiz pois isso era uma obrigação da empresa e não estou aqui para defender a Nokia.

    Eu tenho um 5530 que não é o melhor aparelho do mundo, mas também não dá problemas.

  • Maurício

    Isso mesmo, JB. Mas no caso da Apple não era uma obrigação da empresa e o Pedro Paulo está aqui para defender a Apple.

    PS: Chamar a Apple de empresa cabra macho é muito engraçado…

  • Carlos Bueno

    Não é o caso de defender ou não a Apple.
    Eles foram honestos (arrogantes mas honestos) ao propor a devolução do dinheiro ou envio da capa. Sou consumidor Nokia e ficaria muito feliz se a empresa finlandesa começasse a ser arrogante ao mesmo tempo que dessem suporte decente aos seus usuários.
    Se este tipo de atitude, arrogante ou não fosse mais comum no mercado, as empresas iam pensar duas vezes antes de nos fazer gastar 2.500 lulas por aparelhos mal acabados e cheios de bugs como o N97….

  • Calma pessoal:
    Isso aqui é um debate de idéias, como eu postei antes, todos nós de uma forma ou de outra tem uma preferência por marca de smartphone, time ou religião. Porém, não devemos nos exceder nas paixões. Vamos nos acalmar e ponderar:
    1 – A Apple foi arrogante? Foi, mas tomou uma atitude (eu não comprei o N97 e sim o E71);
    2 – Fiquei babando pelo N97 e N900 (agora babo pelo E73) sou admirador NOKIA e aprendi com essa rapaziada daqui a respeitar a marca, mas ela tem dado umas derrapadas mesmo;
    3 – Não achei ético essa história da Apple citar outras marcas na sua desculpa com o público, se o problema é meu, o que tem haver a história do vizinho? Cada um com o seu cada qual;
    Espero vcs num próximo tópico que seja sobre o nosso assunto preferido: tecnologia.

  • José Antonio

    Estava viajando e fiquei assistindo de longe essa discussão. Vou entrar meio que pela janela. 🙂

    1) Afonso, por favor, antes de sair falando que eu escrevi alguma coisa aqui no blog, veja o autor do post. Aqui também escrevem o Pedro Paulo (autor desse post), o Marcelo Barros e o João Bernardo (esse último é quase igual a cabeça de bacalhau, ninguém nunca viu) 🙂

    Outra coisa, depois que eu fui obrigado a fechar o NokiaBR, acho que o blog ficou ainda mais imparcial e diversificado. Agora falo da HTC, da Apple, Motorola, de iOS, de Android e tudo mais. E não defendo mais coisas estúpidas que a Nokia tem feito.

    2) O fato de a Apple citar outras empresas na defesa dela não ajuda nada no problema do iPhone 4, mas que é verdade é. A Nokia foi a primeira a lançar celulares com antena interna e, depois disso, em todos os manuais ela fala para não segurar o telefone tampando a antena para a chamada não cair. Além disso, também achei ridícula a reação deles, já que nem chegaram a citar um aparelho dela (só falaram o nome da empresa).

    3) O problema do N97 não é só na câmera (que, por sinal é muito ruim mesmo com a lente sem riscos). O sistema dele está muito longe de ser bom ou de terem consertado. Minha esposa tem um N97 que está na última versão e que trava diariamente. Detalhe, ela não tem nada de especial instalado no aparelho e eu o formatei recentemente para ver se resolvia. Não resolveu.

    4) Outro celular que foi citado aqui foi o 6120c. Ele não só esquentava muito, como tinha vários defeitos no sistema que nem chegaram a ser consertados. Como era um celular barato, não deu tanto que falar, já que muitas pessoas o recebiam sem custo da operadora.

    Bom, tentei resumir tudo que eu penso aqui nesse comentário. Um abraço a todos e vamos continuar a discussão.

  • Pedro Paulo

    Cara, falar bem assim da Apple e ficar assistindo “keynote” do Blow Jobs pega mal hein?

    Isso mesmo, JB. Mas no caso da Apple não era uma obrigação da empresa e o Pedro Paulo está aqui para defender a Apple.

    PS: Chamar a Apple de empresa cabra macho é muito engraçado…

    Maurício:

    Eu confesso que não entendi bem o que você escreveu, mas eu não estou aqui para defender a Apple. Estou aqui para defender o que eu acho certo. Aliás meu IPhone 3GS foi comprado com minha grana e a Apple não me paga nada.

    Se você quiser elaborar melhor seu pensamento a gente continua a discussão.

    PPJ

  • snake

    poo sempre tive nokias…mas realmente o n97 teve mt bug..tinha um nokia 5800 e ele era bom d mas..na comunidade dele é umas das melhores em smartphone..todos postando app e novidades..e mts firm personalizados pelos proprios usuarios e agora q conseguiram portar a home do omnia HD nossa o aparalho ta lindo d mas..agora tenho um motorola milestone..mas tenho uma saudade do meu 5800…abraços

  • Então vai ter “Fight”. Eu sei lutar “caipoeira” (isso mesmo, jogo poeira nos olhos dos outros e cubro de porrada) kkkkkk Alguém ai sabe jogar street fight? Eu serei o Coronel William F. “Guile”

  • Afonso

    rsss… ok… abraços!

  • Eita, porrada comendo solta e eu de fora??? Eu jogo mortal kombat Fernando, e vou de kung lao kkkkkkkkkk
    Gente, vamos acalmar… comecei lendo os comentários, e já estava imaginando todo mundo lá na casa do Fernando comendo aquele churrascão, com N97, N900, Iphone e Ipods, milestone, todo mundo confraternizando e falando bem e mal dos aparelhos…

    Na verdade, confronto de idéias é uma boa, mas vamos confrontar idéias apenas ok??? nada de agressão pessoal… senão o Dino aqui (que devo ser o mais velho da turma, 33 anos) vai tomar o brinquedo da mão de todo mundo e deixa sem smartphone por 1 mês inteiro (ou até eu tormar vergonha da na cara e atualizar meu blog, o que ocorrer por ultimo kkkkk)

    Grande abraço e vamos em frente…..

  • Frankmo

    Fiz o vários testes com o meu BB9700 e comigo não ouve perda de sinal.
    Abraços,
    Frank.

  • Ronaldo

    Bom que o N97 é uma m… é mesmo ! Mas no começo assim como o Iphone 4 ninguem queria devolver ! Eu pelo menos não ! No mesmo dia que peguei percebi que tinha um BUG do backlight apagar e mesmo assim sai contente da loja até porque era novidade, com o passar do tempo o entusiamo foi acabando e o arrependimento crescendo. Moral da história o N97 esta lá em casa parado a 8 meses e eu estou usando um N900 que é show. Agora vamos esperar os donos do IPhone daqui a alguns meses. Sera igual a todos os gadgets. Quem não lembra da pelicula do Palm Zire 72 que descascava, de azul passava a prateado. Do Zire 71 que fazia um sumbido com o backlight ligado. Do Palm M130 que rachava a tampa traseira ?

  • Pedro Paulo Jr

    Pelo que eu li já foram 4 milhoes de IPhones 4 vendidos em 1 mes. Marca expressiva