A Oi e a Fidelização dos clientes

Ontem almocei com um amigo e depois fomos a uma loja da Oi porque ele estava pensando em comprar um iPhone.

Na loja, fomos muito bem atendidos por uma moça que mostrou os aparelhos e explicou o desconto que a Oi dá na conta pela compra de um aparelho.

Philip Kotler
Foto: Wikipedia

Lá pelas tantas, meu amigo perguntou se ele poderia ter um desconto para cada aparelho que ele tivesse, já que na casa dele havia três aparelhos no plano Oi Conta Total. Neste momento, a moça soltou uma pérola capaz de deixar o Philip Kotler de cabelos em pé (ele já não tem muitos, coitado).

“O senhor só pode ter um desconto por conta, porque a Oi não fideliza o cliente.”

Meu amigo, que é professor de Administração e Marketing, deu um triplo mortal carpado por dentro e quase teve um enfarto ali mesmo. Depois de recobrar as forças, disse à moça:

“Como é que a Oi não fideliza o cliente? Claro que ela fideliza! O que você quis dizer é que ela não escraviza o cliente, obrigando-o a ficar com ela.”

Ao que a moça retrucou:

“Claro que não! A Oi não fideliza o cliente! O cliente pode mudar a qualquer hora. Ele só fica porque temos o melhor serviço!”

Meu amigo tentou retrucar, mas não adiantou, ela não entendeu e ainda ficou chateada. Agradecemos e saímos da loja.

Apesar da insistência da moça em negar o que ele estava dizendo, o que ela queria dizer mesmo é que a Oi não obriga o cliente a ficar N meses com um plano porque comprou um aparelho. Ela cobra o preço cheio do aparelho, como se fosse num plano pré-pago, e, se o cliente permanecer pelo menos 10 meses com aquele plano, ganhará um desconto considerável na sua conta, provavelmente quase todo o preço do aparelho, dependendo do plano.

E é essa a maneira da Oi fidelizar seus clientes, além de tentar prestar o melhor serviço, como a moça bem disse (não tenho celular da Oi há tempos, não posso concordar ou discordar).

Sugiro que a Oi reveja o treinamento dos seus funcionários nesse ponto.

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  • Francisco

    Tenho Oi há uns 8 anos e o Oi Conta Total há 5 anos.Gosto deste plano,e o que me mantém na Oi é a comodidade de ter reunido todos esses serviços (tel fixo,cel,banda larga) juntos.E recentemente minha banda larga aumentou de um pra quatro mega,podendo chegar a oito,sem custos adicionais!!Como nada é perfeito,o sinal 3G da operadora deixa a desejar.Então,até segunda ordem,continuo com a Oi…

  • Comprei no início do ano passado um N73 na loja da Oi dentro do Ponto Frio do Shopping ABC. O rapaz da Oi foi extremamente gentil comigo, mesmo eu deixando claro que iria manter minha operadora na época. Não tenho do que reclamar do atendimento e coloco a Oi como prioritária assim que a minha operadora deixar de atender o que preciso.

  • Só se for para cliente pessoa física, pois para cliente pessoa jurídica, o atendimento é uma m%*&#erda!
    Informações internas desencontradas, contratos extraviados…Eu e meu sócio estamos tentando renovar o contrato com a possibilidade de adquirir aparelhos através de um bônus oferecido pela operadora. Na aprovação do novo contrato, automaticamente os aparelhos deveriam ser liberados para entrega, com previsão de 10 dias corridos para tal. Após o envio do contrato, o mesmo foi aprovado em 4 dias corridos. Já se passam 25 dias corridos e nada dos aparelhos. Reclamamos, mas de nada adiantou. Resultado? Justiça neles!

    Já estou pesquisando planos nas outras operadoras, mesmo sabendo que não são essas maravilhas que dizem ser.