Transfira seus contatos e compromissos do Symbian para o iPhone

Você se encheu do Symbian, e resolveu abandonar de vez a Nokia, comprando seu primeiro iPhone. E agora? Como transferir seus 453456 contatos do seu celular Symbian para o iPhone?

Não sei se existem outras formas de fazer isso, mas a que eu encontrei, e que funcionou comigo, foi usar o Google Sync para fazer o trabalho de conversar com os dois aparelhos. Ele funciona tanto no Nokia quanto no iPhone.

A maior parte do que vai ser escrito neste post serve para o caso de migrar para o Android também, só que no caso do Android isso é transparente e não há necessidade de fazer um post exclusivo para ele.

  • Faça um backup do seu Nokia com o Ovi Suite ou Nokia PC Suite. Vai que alguma coisa dá errado, né? 😉
  • Instale a última versão do Mail for Exchange no seu Nokia (Baixe na Ovi Store clicando aqui)
  • Logo após instalar o programa e execute-o. Ele vai pedir para criar um perfil para sincronizar.

Crie o seu perfil inicial com os dados da sua conta do GMail, conforme a imagem abaixo, não se esqueça de colocar o @gmail.com no nome de usuário:

Pressione OK. Vai dar um erro de certificado. Aceite o certificado. Vai dar um erro de novo. Preencha com os dados a seguir:

No campo do ponto de acesso, use o seu preferido, (3G, WiFi, etc).

Continue nas abas seguintes para configurar a sincronização do calendário e contatos. Não sincronize e-mails nem tarefas. O e-mail você não precisará mais, as tarefas não sincronizam com o Google Tasks.

Depois de configurar, salve as configurações e sincronize seu celular com o Google Sync, clicando em Opções, Sincronizar. Pode ser que ele reclame de novo do certificado. Aceite o certificado e siga em frente.

Depois de sincronizar o celular Nokia com o Google Sync, você precisa configurar seu iPhone para sincronizar também com o Google Sync.

Vá em Ajustes (Settings) e depois em Mail, Contatos, Calendários.

Adicione uma conta nova e escolha o tipo Exchange.

Preencha com os dados da sua conta do GMail e pressione “Seguinte”.

Ele vai reclamar do servidor. Preencha com “m.google.com”

Escolha os serviços a sincronizar (desmarcando e-mail) e, a menos que você queira apagar os dados que já colocou no iPhone, escolha a opção “Manter no meu iPhone”.

Pronto! Feche os Ajustes e aguarde algus segundos para ver seus contatos e compromissos todos no iPhone.

Agora você já pode aposentar seu velho Nokia e passar a usar seu iPhone com todos os contatos e compromissos da agenda. Como vocês viram pelos screenshots, o mesmo processo funciona para iPod Touch.

Wolfram|Alpha lança widgets para sites e blogs

O Wolfram|Alpha para quem não conhece é uma plataforma de busca especializada em computação matemática oriunda do pacote Mathematica.

Se você ainda não conhece, vale a pena dar uma olhada em:

http://www.wolframalpha.com

Uma funcionalidade recém lançada é a capacidade de criar widgets customizados para você incluir no seu site ou blog, como podem ver no exemplo abaixo:

Se você gostou pode fazer seus próprios Widgets em:
http://developer.wolframalpha.com/widgets/

Review do HTC Touch 2

Conforme prometido, segue abaixo o review do HTC Touch 2 que eu recebi para testes.

Como sempre, começo com os pontos negativos, para terminar com os positivos.

Nos pontos negativos, vêm, quase empatados, a bateria e a câmera do celular. A primeira não durou mais de um dia comigo, o que é facilmente compensado pelo fato de se carregar o celular via USB. Com isso, quando estava do lado do computador, o deixava carregando. Já a câmera, ela não tem flash. Isso dificulta, ou até impossibilita fazer fotografias sem luz natural ou em lugares com pouca luz. Em lugares com luz natural, as fotos saem decentes. Acredito que a falta de flash seja em parte causada pela bateria mais fraca do HTC Touch 2, já que existe bastante espaço na parte traseira para um LED.

Agora vamos aos pontos fortes do aparelho.

Apesar de ter a mesma tela resistiva de 320×240 que o HTC Touch, O Touch 2 é muitíssimo mais completo que seu irmão mais velho. Ele vem equipado com A-GPS, 3G HSDPA Dual Band, 256MB de RAM, 512MB de ROM, CPU Qualcomm de 528MHz, Rádio FM com RDS e, pasmem, fone de ouvido com plug normal (3.5mm), coisa que não tinha encontrado em outro HTC antes.

Além disso tudo, o Touch 2 é animado pelo Windows Mobile 6.5, que é muito melhor que o Windows Mobile 6.1 do HTC Touch Pro que eu testei antes. O Windows Mobile 6.5 já vem com o Market Place, a loja de aplicativos da Microsoft. Lá, com seu login do Hotmail, ou MSN, você pode ter acesso aos programas que estão disponíveis para instalar no seu aparelho.

Muito parecida com a AppStore, a Market Place tem muito menos programas gratuitos e os programas pagos, em média, são bem mais caros que os que estamos acostumados a encontrar na AppStore. Mesmo assim, existem boas opções de programas gratuitos e outros baratos.

Além de ter a Market Place, o Windows Mobile 6.5 é muito mais esperto e ágil que o 6.1. Com o Touch Flo da HTC, então, ele fica ainda mais esperto. Já é possível usar o aparelho sem a canetinha boa parte do tempo. Tarefas básicas como discar e abrir e usar alguns programas não exigem mais a bendita canetinha. Isso ajuda muito.

Outros pontos positivos do aparelho são o seu tamanho e o acabamento extremamente bem cuidado, fazendo desse celular um belo aparelho e muito confortável de se carregar no bolso da camisa ou da calça.

Ainda nos pontos positivos, a clareza das chamadas me chamou a atenção. O sinal do celular não fica oscilando e o som das chamadas é claríssimo. Muito, mas muito mais nítido do que o meu E71, que eu já achava imbatível. Esse ponto me impressionou mesmo.

Esses, realmente são os pontos fortes desse aparelho, na minha opinião. Uma chamada cristalina e um acabamento primoroso.

Quanto ao preço, um usado pode sair por 500 pratas e, um novo, na operadora, com um plano pós pago, pode sair de R$949,00 até de graça, dependendo do plano (vi na loja virtual da TIM).

Deixo abaixo umas fotos do aparelho que recebi para testes e que amanhã estará a caminho da HTC novamente.

Um fato da computação gráfica que pouca gente sabe

Olhe a figura a seguir:

Tenho certeza que você já viu a imagem acima ou algo similar. É uma comparação do modelo de iluminação de Henri Gouraud de 1971, com o Modelo de Iluminação Phong de 1973-1975

Pouca gente sabe porque o modelo melhorado se chama Phong. Ele recebeu este nome porque foi desenvolvido por um aluno de doutorado vietnamita chamado Bui Tuong Phong.

Phong fazia seu doutorado em Utah quando recebeu a notícia de que devido a uma leucemia, tinha pouco tempo de vida. Segundo seus colegas isto não o fez desistir do trabalho e concluiu sua tese de doutorado deixando este modelo de iluminação que foi muito importante para a computação gráfica e morreu pouco tempo depois.

Além da homenagem a Bui Tuong Phong (Hanoi, 1942 – California, 1975) fica uma pergunta existencial para o leitor. Que motivação tem uma pessoa para seguir trabalhando em seu doutorado mesmo sabendo que vai morrer?

Ruido sonoro tem cor. E uma nova seção do Blog

http://en.wikipedia.org/wiki/Colors_of_noise

Como vocês podem ver no link acima ruído sonoro tem cor, pelo menos uma sensação de cor.

O ruído é útil para pessoas que sofrem de zumbido no ouvido e também ajuda a se concentrar mascarando sons externos.

Como precisava de uma fonte de ruído para fazer uma app para o IPhone escrevi um script em python e veio a idéia de criar uma seção com dicas de Python que agora fica no menu horizontal do Zeletron ou na página: http://www.zeletron.com.br/dicas-python

Quem tiver alguma receita de python interessante pode mandar para inserirmos lá.

Como formatar o HTC Touch 2

Na semana passada a HTC me mandou o HTC Touch 2 (ou HTC T3333) para eu testar.

Apesar de ser um celular animado por um Windows Mobile, gostei muito desse aparelho.

Vou fazer o review ainda nessa semana, mas, como é de costume, segue o procedimento de formatar (ou Hard Reset) o aparelho, para deixá-lo como veio de fábrica.

Antes de começar, faça um backup geral dos dados e dos programas que você tem instalados no aparelho.

Não se esqueça de fazer o procedimento com a bateria carregada, para evitar surpresas desagradáveis.

1) Desligue o aparelho

2) Segure simultaneamente as duas teclas de volume (na lateral do aparelho)

3) Ainda segurando as duas teclas de volume, aperte e solte a tecla de terminar a chamada (Ou de ligar o aparelho)

Nesse momento o celular vai se ligar e vai exibir a seguinte mensagem na tela:

4) Aperte a tecla de aumentar o volume para concluir o hard reset.

Esse procedimento vai demorar uns 2 minutos, e, ao final dele, o celular vai pedir para reiniciar o aparelho, apertando a tecla de aumentar o volume.

Pronto. Agora seu aparelho está como veio de fábrica.

Ainda sobre o keynote de Steve Jobs. RIM e Nokia retrucam

Disclaimer: Este assunto não é uma unanimidade dentro do Zeletron. Somos quatro que escrevemos aqui e esta opinião é minha. Creio que mais um dos quatro é parcialmente favorável a ela e outros dois são contrários.

No keynote de ontem, Steve Jobs, enfrentou o problema de frente no bom estilo Balmer e Bill Gates. Durante a sua apresentação que vale a pena assistir pelo menos para conhecer o estilo de marketing do cara ele mostrou o problema da degradação de sinal quando se encosta na antena acontecendo num Blackberry 9700, num HTC Android e num celular Windows Mobile 6.5 que não recordo agora. Muito de passagem falou que é um problema comum de todos os outro fabricantes de smartphones como Nokia e Motorola e etc.

Hoje vi que a RIM que foi usada na demonstração soltou uma nota em que diz que não há problema nos Blackberries, que eles fazem design de antenas há anos e que o problema é da Apple e que eles não tem nada a ver com isso:

“Apple’s attempt to draw RIM into Apple’s self-made debacle is unacceptable. Apple’s claims about RIM products appear to be deliberate attempts to distort the public’s understanding of an antenna design issue and to deflect attention from Apple’s difficult situation. RIM is a global leader in antenna design and has been successfully designing industry-leading wireless data products with efficient and effective radio performance for over 20 years. During that time, RIM has avoided designs like the one Apple used in the iPhone 4 and instead has used innovative designs which reduce the risk for dropped calls, especially in areas of lower coverage. One thing is for certain, RIM’s customers don’t need to use a case for their BlackBerry smartphone to maintain proper connectivity. Apple clearly made certain design decisions and it should take responsibility for these decisions rather than trying to draw RIM and others into a situation that relates specifically to Apple.”

– Mike Lazaridis and Jim Balsillie

A Nokia também soltou um comunicado longo. E isto me chamou a atenção, porque ela foi brevemente citada, en passant, nem se dignaram mostrar algum dos aparelhos dela e parece pela nota que foi massacrada…

As we’ve all seen, Apple had mentioned Nokia in their press conference today regarding the iPhone4. I wanted to take a moment and send you a statement regarding Nokia’s own antenna design and function.
Antenna design is a complex subject and has been a core competence at Nokia for decades, across hundreds of phone models. Nokia was the pioneer in internal antennas; the Nokia 8810, launched in 1998, was the first commercial phone with this feature.
Nokia has invested thousands of man hours in studying human behavior, including how people hold their phones for calls, music playing, web browsing and so on. As you would expect from a company focused on connecting people, we prioritize antenna performance over physical design if they are ever in conflict.
In general, antenna performance of a mobile device/phone may be affected with a tight grip, depending on how the device is held. That’s why Nokia designs our phones to ensure acceptable performance in all real life cases, for example when the phone is held in either hand. Nokia has invested thousands of man hours in studying how people hold their phones and allows for this in designs, for example by having antennas both at the top and bottom of the phone and by careful selection of materials and their use in the mechanical design

Agora, vamos aos fatos. Obviamente que não acreditei no Steve Jobs de cara. Fiz o teste. Com um Blackberry 8520 o sinal caiu considerávelmente se você segura com a mão esquerda apertando. Inclusive caiu uma ligação coisa que não costuma acontecer nos BB. Já no Nokia também o problema existe. No 6120c chega a ser piada. Apertou muito cai a ligação. Alem de quase fritar sua orelha em ligações em 3G. Já no E71 o problema é menos perceptível embora exista.

O fato é que o Steve Jobs deu a cara para bater. Foi corajoso. No caso da RIM eu acho que a nota teve um tom moderado diante da exposição que ela teve na apresentação. A da Nokia na minha opinião foi patética (note que patético não é o que você pensa) considerando os recentes micos que ela produziu: N97 …

Mas o debate está aberto e é interessante para a indústria como um todo.

Empresa cabra macho enfrenta o problema de frente. Iphone 4

Eles abriram a conferência de imprensa sobre o problema da Antena do IPhone com esta música. Para fazer isto tem que ser cabra macho.

Além disso anunciaram que:

– Não gostou do IPhone 4? Leva na loja que dão grana de volta

– Comprou: Ganha uma capa grátis para não cair mais o sinal

– Comprou a capa? Ganha a grana de volta.

Alguns fabricantes de celular deveriam aprender com Steve Jobs e com Steve Balmer e Bill Gates (no caso do XBox 360). Deu pau? Enfrente o problema de frente.

Para saber mais: http://events.apple.com.edgesuite.net/100716iab73asc/event/index.html

IPhone BrainView – Neuroanatomia para Dummies

Apesar de escrever sobre tecnologia, há quase dois anos me tornei doutor em medicina e a área com que trabalho (quer dizer, com que trabalho nas horas vagas) é neurociências.

Bom, toda esta introdução para falar do programa que fiz para o iPhone que considero meu melhor programa até agora. Trata-se de um atlas de neuroanatomia que tira todo potencial do pequeno smartphone da Apple. Como queria que fosse uma ferramenta de uso acadêmico ele é totalmente grátis e sem anúncios.

A idéia foi incluir junto um pequeno tutorial de um programa de medição de áreas do cérebro para que a pessoa interessada já tenha um V0.

Algumas imagens da app: http://itunes.apple.com/br/app/isurf-brainview/id381072423?mt=8

Nokia x Blogs – Outra disputa

Parece que a Nokia resolveu mesmo brigar com blogs no mundo inteiro, dessa vez o alvo foi ninguém menos do que o Eldar Murtazin do Mobile-Review. Para quem não conhece, o jornalista russo Eldar Murtazin ficou famoso por ter acesso e fazer reviews de vários aparelhos, antes mesmo do lançamento.

A disputa agora envolve o N8 que ele teve acesso, através de uma pessoa que ele não quer dizer quem foi, que o deixou testar o aparelho por algumas horas, para que ele fizesse o primeiro review do aparelho (como sempre ele é o primeiro no mundo a fazer esses reviews).

Como a Nokia não descobriu quem emprestou o aparelho para ele testar, está tentando forçá-lo a dizer quem o fez, e mais, está pedindo de volta o aparelho, que ele diz que nunca ficou com ele.

Na carta aberta para a Nokia que ele escreveu ontem (em inglês), ele explica o caso atual e se mostra surpreso com isso tudo. No fim da carta ele pergunta: “Nokia, é você mesmo?”

Enquanto isso, leio no Mobile Today que o número de pessoas que trocaria seu celular atual por um celular da Nokia caiu de 46% para 34%, de dezembro de 2009 para cá, segundo a YouGov technology.

Realmente não estou mais conhecendo a Nokia.