Celular Xing Ling não presta

Ambos são mais falsos do que nota de 3 reais.

Toda semana recebo vários e-mails e comentários de pessoas querendo saber como/aonde consertar seu celular que pifou. Quando pergunto o modelo e a marca, vem o problema, Nokla N95 Mini (esse é o campeão de problemas), Nckia N97, Scny Vaic, Hiphone, Aifone, etc.

Às vezes a pessoa ainda diz que é Nokia “Genérico”, como se isso pudesse ser possível. Ou ainda “aquele N95 que aceita dois chips”, e por aí vai. Uma chegou a ficar chateada comigo porque o N95 Genérico dela não estava aceitando a mudança de product code e atualização de firmware. 😀

Aqui no Rio de Janeiro é muitíssimo fácil comprar um celular desses “genéricos” (ou os famosos MP[5 … 20]). Você os encontra em camelôs e lojas de informática. O curioso é que esses celulares são muito baratos, mas nunca fazem o que prometem. No Mercado Livre você também encontra milhares de ofertas desses lixos. Não caiam nessa.

No início desse ano, minha tia comprou um celular desses, que dizia ter uma câmera de 10Mpx. Quando fomos ver as fotos, elas tinham 640×480 pixels interpolados várias de vezes para se obter uma foto de 10Mpx, ou seja um lixo. Além disso, esse aparelho dela não durou três meses e já pifou.

Outro problema é a qualidade dos materiais e da bateria. As telas touch são péssimas e você precisa fazer uma pressão tão grande para que elas funcionem, que às vezes parece que vai furar o LCD. As baterias não aguentam quase nada, já que, geralmente, esses aparelhos suportam 2 ou 3 chips (já vi de 4 chips também) e ainda têm TV (analógica), o que acaba rapidinho com a bateria.

Por último o pior, quando esses lixos dão problema (mais cedo ou mais tarde sempre dão), a única coisa que se pode fazer é jogá-los no lixo (ou mandar por SEDEX a cobrar para a China), já que não há nenhuma assistência que os repare. Cada porcaria dessas tem um software diferente mais bizarro que o outro. Se alguma coisa dá errado, bye bye celular.

Por isso, não insista. Não compre celular “genérico”. Não compre Xing Ling. Não compre MPqualquercoisa. E se comprar, por favor, não me venha aqui no blog perguntar como consertar. Leve no camelô que te vendeu e peça o dinheiro de volta. 🙂

42 comentários em “Celular Xing Ling não presta”