Sculptris

Ainda no tema de ferramentas grátis para modelagem 3D, hoje falaremos de um programa chamado Sculptris. Ele é o resultado do trabalho de seis meses de um sujeito chamado Tomas Pettersson, que fez o programa para uso próprio e resolveu distribuí-lo de graça na Internet (ele também aceita doações via Pay Pal).

Pelo nome já temos idéia da finalidade dele, ou seja, esculpir objetos no computador. Parece uma tarefa simples, mas com certeza não é nem para o artista nem para a máquina.

O programa faz exatamente o que se faria com uma bola de argila. Com ele você achata, puxa, alisa, afunda, espreme, como se estivesse esculpindo mesmo um pedaço massa de modelar. A diferença é que você não suja as mãos.

O que o sculptris faz é partir de uma esfera triangulada e ir subdividindo esses triângulos em faces menores de acordo com as ferramentas utilizadas. O resultado é incrível.

Vejam abaixo um vídeo de demonstração do programa.

Impressionante, não?

Você pode usar o próprio programa para pintar o seu modelo, mas também pode exportar no formato OBJ do Wavefront e importar no Blender, por exemplo, para finalizar a aplicação de texturas e fazer o render.

Para baixar o programa, deixo o link abaixo:

http://www.sculptris.com/ (Não se esqueça de dar uns trocados pro cara, ele merece!)

Comments on this entry are closed.

  • Dario

    Pelo vídeo, esse Sculptris deve ser genial!

  • Rafael

    o Sculptris é ótimo, já tinha antes de ler a reportagem.
    o único problema que encontrei nele é a dificuldade em abrir o arquivo gravado.
    Porém já encontrei o programa ootimo para isto.
    Uma dificuldade no começo também foi a compreenção das ferramentas, más após um tempo voce se acostuma e se deicha levar pela “bola de massinha” .

  • Gleison

    Esses posts sobre computação gráfica me lembra de vc e do Daaaario na biblioteca do NCE lendo aquele livro de computação gráfica que tinha o bule renderizado!!!! Pelo visto, algumas coisas não mudam! 🙂

    PS: se é sessão nostalgia, o número deste post é TRÊS!!