Santander – Uma falha horrível de segurança

Havia no Brasil um Banco, não monstruoso mas muito competente. Chamava-se Banco Real. O Banco Real tinha um sistema de Web Banking muito legal, tinha suporte a acesso via celular, funcionava redondo, era seguro. Talvez fosse o melhor sistema de internet de um banco brasileiro.

Acontece que o Banco Real foi comprado pelo Santander e as coisas começaram a ficar esquisitas. Primeiro não pediam mais o token de segurança (tudo bem que avisaram, mas isto reduz muito a segurança).

Depois o sistema passou a dar uns bugs esquisitos no Firefox (você liga lá e eles dizem que não suportam Firefox mais).

Ai veio a consagração:

Sabe aquele teclado na tela, chato, que você tem que ficar clicando nas letras? Bom, ele serve para proteger você de invasões, pois uma pessoa pode instalar um programa em seu computador que grava o que você digita no teclado e aí pegar sua senha. Para isso os bancos, empresas de cartão de crédito e outros inventaram o teclado na tela.

Pois este teclado que está presente no site novo do Real (depois de clonarem o site do Santander para cima do Real) aceita que você digite no teclado normal!!!

Tente fazer isso em qualquer banco decente (Itaú, Bradesco, HSBC) que o sistema avisará que você deve, para sua segurança, usar o teclado virtual.

Ligue para seu gerente. Reclame! Diga que você quer o sistema do Real de volta e que pode mandar todas as porcarias espanholas para a Espanha.

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  • RSeiti

    muda de banco, bem mais fácil. (já experimento o internet banking do bb?)
    🙂

  • Pedro Paulo

    Banco estatal enquanto estiver ai o Mulla eu não topo

  • Isso não é nada, quero ver mesmo quando confundirem seu telefone com alguém inadimplente e te ligarem TODO DIA, sem falar nada e desligarem.(11) 5627-8299
    Jogando o número que me ligou no google, descobri que é de cobranças do Santander.

    Muito bom esse banco, fica a dica. NOOOOOOOOOOOT!

  • O Banco do Brasil (BB) passou a usar essa “tecnologia” de digitar no teclado físico. Uma aberração, pois isso deixou de ser usado já em 2000 por diversos bancos, por razão de segurança.
    Questonei e me responderam que é seguro.
    Engoli e respondi que o banco que age dessa maneira visa se isentar da responsabilidade de ataque hacker, uma vez que “divide” a responsabilidade com a parca segurança que o correntista tem em seu computador doméstico.
    __
    Aliás, política não tem nada a ver com o assunto. Por sinal o BB é um dos que têm menores taxas e facilidades para aplicações e empréstimos.

  • Rafael Donnici

    É isso aí, PPJ. Total Fail do Real depois que virou Santander. Já fechei minha conta lá, depois que começou a cobrar tarifas muito mais caras que a concorrência e com um suporte ao cliente que caiu muito depois da compra.

  • José Antonio

    Esse problema do Internet Banking no Firefox (e outros, como transferência de arquivos) está muito chato! Não consigo abrir o Internet Banking duas vezes seguidas sem ter que reiniciar o browser.

    Será que não estão vendo a caca que fizeram com um Internet Banking que funcionava?

  • Carlos Bueno

    E não é que é verdade mesmo??? Testei e realmente aceitam o teclado!
    Isto é uma piada! Em vez de melhorar estão nivelando por baixo!!!

  • Leonardo

    GENTE !!! Sou cliente do Santander a mais de 8 anos. Sempre gostei dos serviços de lá e raramente vou a uma agência. E qdo vou, sou muito bem recebido. As taxas estão dentro dos padrões de mercado (acho até barato pelo pacote de serviços que escolhi), se desconsiderarmos as estatais que realmente são menos injustas (Experimente o Unibanco). Mas, falha de segurança é inaceitável !!!
    Antigamente o site do Santander não aceitava vc digitar a senha (eu tentei uma vez e apareceu na tela que devia usar o teclado numerico).. Algum tempo depois, o teclado mudou para padrão alfanumerico. Já tem uns anos que modificou. Depois disso, como ja tinha levado um xoque, nunca mais tentei novamente.
    Com essa novidade que vcs me contaram, tentei denovo !!! num é que é verdade? Ele está aceitando digitar a senha!!!
    Já tive conta no B.Real tb.. vcs tem razão: O serviço de lá era fantástico. Alguém se lembra do acesso via BBS ou algo parecido que tinha? Era discado e via Hyperterminal do Windows 3.11 . Era o máximo. vc fazia de tudo.

  • flep

    Recomendo o Itaú. Sou cliente há 6 anos e SEMPRE todos os serviços funcionaram no Firefox, desde a epoca que quase ninguém usava ele, e esse teclado JAVA ridiculo já foi abolido a uns 8 anos.

    Internet Banking do Itaú é fantástico, sensacional!

  • Anderson

    Concordo plenamente com o autor! Sou cliente do Bco Real e também senti uma degradação nos serviços dessa instituição…Estou providenciando mudança para o Bradesco.

  • Essa parte de teclado virtual não faz muito efeito, assim como existem programas que pegam o que você digita no teclado (key logger), também tem os que tiram screen shot (screen logger) da tela no lugar que você clica, dentre outros metodos, resultando no mesmo efeito para o caso do teclado virtual

    o video abaixo exemplifica bem isso…

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  • Donizete

    Não aguento mais essas ligações reclamem. reclamem

  • ivan otavio souto

    reamente o internet bank santander esta um lixo , nao consigo acessar mais quando era real
    nunca tive essses problemas , atrazei pagamento porque esse lixo nao funciona

  • Luciana Leal

    Nossa, tenho a mesma opinião que você a respeito do Real, que agora é Santander.
    Ninguém te importunava pra nada, os atendentes eram educados. Era maravilhoso.
    Agora tá uma bosta. Atendented semi analfabetos, que só sabem encher o saco e não resolvem nada. E se você atrasa 1 dia alguma coisa, não param de ligar pra você

  • Rodrigo

    Banco Real foi o melhor banco de todos, os gerentes amigos e atenciosos, agora com o Santander, ficou gelado as coisas, porém os gerentes ainda são parceiros, mas não conseguem fazer muito, salve o Banco Real, fora esse sistema de espanhóis.

  • fatima

    meu marido e cliente do santander quando atrasamos tres,quatro dia spara fazer o paamento começam a pertubar ligando para cobrar ate mentem quando ele nao esta e eu atendo,pedem para que ele ratorne a ligaçao fazendo suposiçoes de que ele ganhou algo um brinde.Estou ficando de saco cheio disso quatro dias de atraso e motivo para isso?

  • luis antonio

    Perdi meu cartão de crédito e não consegui cancelar até agora, plena noite de sábado. É o repugnante e infame SAC do Santander. Isto simplesmente NÃO ACONTECIA no tempo do Banco Real.
    Dizem que o tal do “sistema” está fora do ar , álibi preferido de toda instituição vigarista, e esta ainda que lucra bilhões, mais de 13 bilhões em 2010. Não querem gastar um centavo com boa manutenção e um sistema operacional decente (é inacreditável,rodam windows…)
    Benvindo ao mundo-cão com o cinismo, desrespeito total, mentiras e, claro, taxas exorbitantes do Santander. Até as atendentes do SAC ficaram imbecis e grossas…Claro, é o estilo deste banco (?).
    É triste ver instituições financeiras brasileiras virarem o mais completo LIXO na mão de europeus caça-níqueis, aliás, não é a primeira vez que europeus fazem merda por aqui. SANTANDER NÃO É UM BANCO, É UMA ARAPUCA.

  • Eduardo

    Eu adorava o Real e nunca tive problemas até virar Santander, em fevereiro tive uma fraude na minha conta, bloquearam cartão, internet e telefone, passei mais de dois meses indo na agencia pagar minhas contas pois nunca chegava um cartão novo em casa, depois de dezenas d protocolos e ligações descobri q a fraude foi pelo telefone, como isso foi possível? Nem eu sei pq, o banco nunca Me ligou p dar explicações do que e como aconteceu,,,

  • Edson

    Em 2 meses invadiram minha conta por 2 vezes e transferiram todo o saldo.
    Na 1ª vez, demoraram uma semana para me reembolsarem e nem sequer me ligaram para dizer que o problema foi solucionado, me mandaram apenas um SMS…. =S
    Na segunda vez, ficaram por analisar, tem mais de uma semana… continuo no aguardo, enquanto o espertinho tá feliz da vida.
    A segurança desse banco é RIDÍCULA…
    Na primeira vez invadiram minha conta pelo internet banking.
    Na segunda vez, por TELEFONE… que absurdo!!!