Nokia N8 – Manual e detalhes

Vi no blog do Rodrigo Toledo que já é possível baixar o manual do novo Nokia N8, um aparelho que ainda não havia sido comentado por aqui.

Como o link do fórum que o Rodrigo Toledo colocou pedia cadastro para fazer o download, então dei uma olhada do google e acabei baixando desse outro site.

O Manual tem apenas 23 páginas e algumas coisas me chamaram a atenção:

A primeira está na página 16, que mostra que você pode plugar dispositivos USB (pendrives) no celular com um adaptador microUSB-USB (incluído!!). Ele ainda avisa que o celular só fornece 200mA, então não vai dar para plugar HDs, a não ser que você use um Hub alimentado.

Colocar um host de USB em um celular eu só tinha visto num Palm com Windows Mobile do início do milênio e no Nokia N900. Quando meu tablet N800 ainda funcionava, esse função era matadora! Já pluguei até câmera digital nele (e olha que ele só fornecia 100mA de corrente).

Voltando ao manual, uma coisa engraçada é o fato de parecer que ele foi escrito por pessoas que ainda não conheciam o design do aparelho, já que alguns desenhos lembram o N97 ou são de um protótipo qualquer:

O aparelho permite ser carregado tanto com o cabo padrão da Nokia quanto com o cabo MicroUSB, o que algo bom, já que todo mundo tem centenas desses carregadores padrões e o aparelho será carregado quando usado como modem 3G:

Não sei se vocês perceberam, mas o aparelho não tem os botões verde e vermelho! Ainda não vi nenhum vídeo do N8 sendo usado como telefone, mas não vejo necessidade deles existirem num aparelho touchscreen. Inclusive eu praticamente só uso o vermelho do meu Nokia 5530 para fechar programas (como isso será feito no N8?).

Agora, falando mais sobre o aparelho em si, a Nokia quer tirar a má impressão que as pessoas tiveram do N97 e, para isso, corrigiu várias coisas e acrescentou outras mais:

– As demonstrações do aparelho não são mais animações, são vídeos mesmo. No N97, o modo que os menus fluiam e as animações do vídeo eram diferentes da vida real.

– A Nokia se rendeu ao multi-touch. Todo mundo sabe que isso é feito via software, mas algumas patentes da Apple pareciam influenciar nessa decisão.

– Câmera decente. Desde o N82, nenhum aparelho da Nokia veio com flash Xenon, algo que consome muita bateria, mas compensa na qualidade da foto. Outro detalhe importante é sensor de captura de imagens, o maior entre os celulares. Com isso foi possível colocar uma câmera de 12MPx. Aí, só faltou um zoom óptico para poder substituir totalmente a maioria das câmeras compactas (Veja aqui exemplos de fotos tiradas com o aparelho).

– Filmes em HD. Aproveitando o grande sensor, o aparelho filma em 1280×720 @ 25fps (Veja vídeo de exemplo).

– Acelerador de Gráficos 3D é algo que não aparecia desde o N95/N82, sem contar com o N900. Muito útil para jogos de corrida, entre outros.

– Saida HDMI. Vai ter gente que vai adorar isso, mas para mim não faz diferença… Talvez quando eu tiver uma TV HD…

Agora, algo que eu ainda não consigo entender, de maneira alguma, é o uso de um processador ARM11 em pleno 2010. Por mais que ele rode à 680MHz, que faz dele 56% mais rápido que o processador do N97, ele ainda tem um desempenho muito pior que um Cortex A8 de 600MHz, como o do iPhone e do N900.

As várias diferenças entre as arquiteturas dos processadores, como o uso de cache, pipeline, instruções e etc. não fazem parte do escopo deste post, mas a conta é simples:
ARM11 – 1,2 DMIPS/MHz = 816 DMIPS
Cortex A8 – 2,0 DMIPS/MHz = 1200 DMIPS

Sim, o N900 pode ser até 50% mais rápido que o N8 (sem levar em conta os sistemas operacionais), sendo que o processador tem um clock 13% menor.

O Nokia N8 tem 256MB de Ram, o que deve ser suficiente para rodar uns 10 ou 15 programas simultâneos sem surgir a famigerada mensagem de falta de memória para abrir aplicativo.

De resto, o aparelho vem com uma tela capacitiva de 3,5″ nHD, 3G (HSDPA – 10,2Mbps e HSUPA – 2Mbps), 16GB de memória interna + slot MicroSD, A-GPS, acelerômetro, suporte à Flash etc, etc, etc.

Sobre o sistema Symbian^3, deu para ver que consertaram vários problemas do Symbian 5th ed (a.k.a Symbian^1 ?), e com a vantagem de usar as bibliotecas Qt (lê-se cute), assim como o N900.

Só para acabar, a Nokia lançou um concurso para ideias de Apps. Se inscrever uma ideia lá e ela for escolhida, você viaja para Londres e ganha um N8.

Agora só falta o aparelho começar a ser vendido (em setembro) para podermos ver ele funcionando de verdade com os milhares de reviews que devem surgir.

Abaixo, veja um vídeo de demonstração do aparelho:

Comments on this entry are closed.

  • Pedro Paulo

    Interessante este aparelho. Vamos ver se não será outro mico como foi o N97 e se o preço será adequado.

    A Nokia precisa se cuidar ou acaba como a Palm.

  • Esperamos que ele venha para fazer jus e não fazer fiasco. Que tenha bons preços principalmente. Agora continua sendo lamentável a Nokia usar componentes ultrapassados em seus dispositivos. Desse jeito continuará a ser líder, mas graças aos dumblephones. Nós queremos Smartphones, realmente smarth dona Nokia!!

  • Dario

    Só a câmera me fez babar! Procuro um celular com câmera decente faz tempo… As imagens de exemplo são fantásticas! Só achei que, no vídeo de demonstração, o sistema operacional tá meio lento. Pode ser o CPU inferior ou o fato de ser um protótipo que usaram para fazer o vídeo. E não tem as animações de transição que existem no iPhone, o que pode ser besteira para alguns, mas acho muito importante para melhorar a experiência do usuário.

  • @Pedro Paulo
    Parece que o preço do N8 será de 370 euro, que dá uns 490 dólares, segundo dizem.
    Bem abaixo dos US$580 de lançamento do N97.

    O maior problema do N8 não é nem o processador. Ele é bom, só não é o melhor.
    O grande problema está na Ovi Store que ainda é muito fajuta.

  • Pedro Paulo

    @jbvsmo: porque a Ovi Store é fajuta?

    Aqui a resposta: http://www.zeletron.com.br/2010/04/ovi-store-mostra-porque-come-poeira.html

  • snake

    vi o app do zeletron na ovi store..ja botei ele no meu smart..abraços

  • Edson Santos

    Já coloquei minha idéia: usar a tela do N8 para usar 2 ou mais aplicativos ao mesmo tempo!!! Imagine consultar uma palavra no dicionário com o PDF aberto, juntamente com a conta de email, e tudo no visual!!! Como é que não pensaram nisso antes…

  • Irineu

    Infelizmente é nokia e a mesma não honra a garantia dos seus celulares usando a “oxidação” como subterfúgio.
    O modelo 5530 está batendo recorde de defeitos e reclamações e a nokia nem sinalisa com um possível recall.
    Só no site www,reclameaqui.com são mais de (7000) sete mil reclamaçôes contra nokia.
    um abraço
    Irineu