Ferramentas Gratuitas para Modelagem e animação 3D

Antes de começar: Não se preocupem em sair procurando os sites dos programas citados aqui. No final do post vou colocar o link para cada um deles. :)

Quando comecei a me interessar, por influência do meu irmão mais velho, por modelagem 3D e rendering, ainda não existia Windows 95 e as coisas rodavam sobre uma área de trabalho preta com letrinhas brancas chamada DOS. Na verdade, as coisas sérias de modelagem e animação 3D já rodavam em estações de trabalho com Unix, mas eu não tinha dinheiro para ter estações Sun, IBM ou HP. Por isso íamos nos virando com nosso bom e velho 386 SX 25MHz, com monitor colorido e mouse!

Para quem nem imagina como era a vida sem as janelas do Windows, veja abaixo um vídeo de uma pessoa usando o 3D Studo r4 para DOS (a última versão do 3D Studio que saiu para DOS).

Ultimamente tenho dedicado um pouco do meu tempo livre à tarefa de aprender a mexer com o programa de modelagem e animação 3D chamado Blender e voltei a me interessar por modeladores 3D e renderers de código aberto (opensource).

Uma curiosidade é que já é possível ter com programas opensource uma qualidade de imagem semelhante às de programas comerciais, com a grande vantagem de se economizar milhares de dólares (muitos milhares) e se ter um programa legal (no sentido de correto).

Um exemplo disso é o próprio Blender, que é uma baita ferramenta e é completamente gratuito. Além disso, é possível estender suas funcionalidades com scripts feitos em Python, o que aumenta muito a quantidade de ferramentas disponíveis para o programa. Deixo abaixo um vídeo que foi totalmente feito com o Blender.

Outra curiosidade desse filme é que além do blender, só foram usados programas opensource (inclusive o sistema operacional). Eles usaram Gimp, Inkscape, SVN, Python em máquinas com Ubuntu. Nada de Photoshop, Ilustrator ou Windows.

Além do blender, a dupla FreeCAD e Pov-Ray também não faz feio. O primeiro faz o papel de CAD (assim como o AutoCAD, só que grátis) e o segundo é um renderer gratuito muito maduro (sua primeira versão saiu em 1991). Ambos se integram na parte de modelagem e rendering.

Já que estamos falando em rendering (o processo de transformar o modelo numa imagem), na seção de renderers, temos o próprio renderer do Blender, que faz muita coisa, o Yafaray, que, apesar de ser bem incipiente, se integra quase perfeitamente com o Blender e gera imagens incríveis, o POV-Ray, já citado acima, o LuxRender (ainda não mexi muito, mas gera imagens impressionantes) e o Indigo (Não é opensource nem totalmente gratuito, mas oferece uma versão grátis). Existem vários outros, mas só falei aqui dos que eu conheço.

Algumas imagens são tão realistas, que algumas pessoas chegam a duvidar se não são fotos reais. Deixo abaixo um exemplo de imagem para cada renderer.

Renderer do Blender

Yafaray

POV-Ray

LuxRender

Indigo

Com essas imagens e o vídeo do coelho, já podemos ver que não é preciso gastar nenhum centavo para se ter acesso a programas 3D. Aqueles que acham que “precisam” piratear programas comerciais também já não têm nenhuma desculpa para fazer isso. É aquela velha história, os programas comerciais têm coisas que ainda não existem nos opensource, mas com um pouco de boa vontade, é possível contornar as coisas que faltam nos programas gratuitos.

Conforme prometi, deixo abaixo os links para todos os programas opensource que citei aqui nesse post.

Blender: http://www.blender.org
LuxRender: http://www.luxrender.net
Yafaray: http://www.yafaray.org
FeeCAD: http://free-cad.sf.net
POV-Ray: http://www.povray.org
IndigoRenderer: http://www.indigorenderer.com (Versão grátis só para imagens pequenas e projetos não comerciais)

E você, mexe com algum programa de modelagem 3D e render gratuito que não foi falado aqui?

Comments on this entry are closed.

  • rodrigo

    olá, sou um grande apaixonado por animação 3D, eu quando adolescente comecei a “brincar” com o programa OPEN FX, achava um máximo. Passou o tempo e foi crescendo a curiosidade de aprender outros programas 3D, Hoje eu “brinco” com o Autodesk Maya 3D, aprendi e estou aprendendo sozinho, e também através de algumas videos aulas . caso enteresse fiz um video simulação do aparato experimental do laboratório onde estou terminando o mestrado aqui na universidade. segue o link:
    http://www.facebook.com/home.php#!/video/?id=100000788122581
    um abraço e obrigado pela oportunidade, fiquem todos com DEUS.