Faça sua própria Stylus para telas capacitivas

Telas capacitivas estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano nos celulares e aparelhos com telas sensíveis ao toque. (iPod Touch, iPhone, iPad, Nokia X6, Samsung Omnia HD, HTC Magic, LG Arena, Motorola Milestone, etc.)

Se, por um lado, a tela é bastante sensível (mais do que as telas resistivas, que precisam de alguma pressão para funcionar), ela precisa da resistência da nossa pele para funcionar (uma salsicha também faz o mesmo trabalho de forma decente).

O grande problema é que, às vezes, não queremos ficar apertando a tela com o dedo (seja porque está frio e estamos de luvas, seja porque estamos desenhando). Às vezes precisamos mesmo usar uma “caneta”.

Neste caso, ou se compra uma caneta especial, ou se faz a sua própria stylus com essas esponjas condutoras que vêm junto com chips (muito comuns e baratas – às vezes de graça – em lojas de eletrônicos).

Vejam abaixo como fazer a sua stylus.

Analisando as Apps na ITunes Store

Eu havia prometido um post que analisasse se valia a pena desenvolver para IPhone ou não.

Acontece que à semelhança do programa AdSense, a App Store não vê com bons olhos que você divulgue suas vendas dia a dia.

Para cumprir esta promessa vou fazer três declarações:

1) Vale a pena desenvolver para a App Store do IPhone
2) Ainda não vale a pena desenvolver para a Android Market nem para a Blackberry App World
3) A Ovi Store e a Palm App Store estão fora de cogitação no momento. A primeira por ser uma plataforma confusa, não suportar Python na loja e ter uma política de suporte ao WRT nos celulares ainda não uniforme. A outra porque a Palm morreu e não sabemos o que a HP fará com ela.

Há três estudos interessantes sobre receitas na ITunes App Store que coloco a seguir.
http://joelcomm.com/app-store-ranktosales-revealed.html
http://www.iappphone.com/stats/
http://www.markj.net/sales-stats-tools-for-iphone-apps/

Lembre-se: a corrida do ouro está começando

MeeGo no N900? A Nokia diz que não.

Aqui vai uma ducha de água fria naquelas pessoas que acreditaram na Nokia e investiram 500 dólares (ou mais) no N900. Pois é, pessoal, quem foi todo contente e comprou um N900 achando que poderia ganhar uma atualização do Maemo para o MeeGo, ficou a ver navios. Na verdade não vai ganhar nem mesmo poder comprar uma atualização do sistema para o MeeGo.

A Nokia informou nessa semana que o seu primeiro (e único) celular baseado na plataforma Maemo não receberá atualizações oficiais para a plataforma MeeGo, que é fruto da parceria entre a Nokia e a Intel.

Com razão as pessoas perguntam: “Mas como? O N900 não está sendo usado como plataforma de testes do MeeGo?” Exatamente. É ele mesmo que está sendo usado como plataforma para se testar a versão 1.0 do MeeGo, mas a Nokia afirma o seguinte:

“It’s really about ensuring that you have the best possible experience designed for the features on your Nokia N900 device.”

ou, em português:

“É justamente para garantir que você tenha a melhor experiência possível, projetada para as características do seu dispositivo Nokia N900.”

O N900 tem um hardware invejável. Será que ele não é bom o suficiente para se fazer uma versão do MeeGo que rode de forma aceitável nele? Será que o N900 vai ser o sapatinho da Cinderela?

É uma pena. Só espero que o pessoal que gastou seu rico dinheirinho nesse aparelho coloque a boca no trombone e exija que eles lancem uma versão para o N900. Quem sabe com uma gritaria no ouvido deles, a coisa não mude de figura?

Google Buzz para Nokia, Blackberry e Windows Mobile

Tudo bem que o Google Buzz não é um twitter e que sua estreia teve um monte de problemas. Mas tem um grande potencial por ser um produto do Google.

Ontem foi lançada a versão do Buzz para celulares que não possuem browsers HTML5 como os Nokia S60 e S40, Windows Mobile e Blackberry.

Basta acessar buzz.google.com do seu celular.

Steve Jobs e Steve Balmer juntos. Será?

Há um boato forte no Vale do Silício que Steve Balmer apareceria no evento da Apple (o WWDC agora em Junho) para falar sobre o Visual Studio 2010 que produziria código para o IPhone em parceria com a Apple.

Se isto for verdade será o maior golpe que Google, Nokia, HPALM vão receber na história.

Imaginem Microsoft e Apple realmente unidas. Será devastador.

Qual Steve Balmer irá aparecer?

ou este:

O cara é bom, ele empolga.

ITunes App Store Top 2 Brasil – sobre o post prometido

Chegamos ao Top 2 Brasil com a aplicação de jogo da memória que havia comentado ontem.

Fase #3 do Jogo da Memória - Times RJ/SP
Fase #3 do Jogo da Memória - Times RJ/SP

Agradeço o apoio dos leitores do Zeletron e explico porque não fiz um post com a análise comercial da loja da Apple: Não tenho os números para uma projeção decente. Explico a seguir.

Quando estava em Top 12 tinham sido 880 downloads no dia anterior. Hoje começamos em Top 3 com 2800 downloads no dia anterior. Como o movimento ainda é de alta, espero que continue assim, não consigo fazer as estimativas que gostaria. Mas prometo manter vocês informados, já que este tipo de estudo é fundamental para se construir um plano de negócios ao pensar em entrar na loja de Aplicativos móveis.

Como dizia um analista estes dias, em aplicativos móveis, a corrida do ouro está apenas começando.

Sculptris

Ainda no tema de ferramentas grátis para modelagem 3D, hoje falaremos de um programa chamado Sculptris. Ele é o resultado do trabalho de seis meses de um sujeito chamado Tomas Pettersson, que fez o programa para uso próprio e resolveu distribuí-lo de graça na Internet (ele também aceita doações via Pay Pal).

Pelo nome já temos idéia da finalidade dele, ou seja, esculpir objetos no computador. Parece uma tarefa simples, mas com certeza não é nem para o artista nem para a máquina.

O programa faz exatamente o que se faria com uma bola de argila. Com ele você achata, puxa, alisa, afunda, espreme, como se estivesse esculpindo mesmo um pedaço massa de modelar. A diferença é que você não suja as mãos.

O que o sculptris faz é partir de uma esfera triangulada e ir subdividindo esses triângulos em faces menores de acordo com as ferramentas utilizadas. O resultado é incrível.

Vejam abaixo um vídeo de demonstração do programa.

Impressionante, não?

Você pode usar o próprio programa para pintar o seu modelo, mas também pode exportar no formato OBJ do Wavefront e importar no Blender, por exemplo, para finalizar a aplicação de texturas e fazer o render.

Para baixar o programa, deixo o link abaixo:

http://www.sculptris.com/ (Não se esqueça de dar uns trocados pro cara, ele merece!)

App Zeletron desenvolvida para IPhone já é Top 12 Brasil

Aqui vai uma notícia rápida. Jogo da Memória que fizemos para o IPhone já é Top 12 geral no Brasil. É a melhor colocação de uma aplicação nossa na App Store e fez com que tirássemos uma série de conclusões sobre: desenvolvimento, comercialização e se vale a pena desenvolver para IPhone.

Pretendo compartilhar estas idéias com vocês ainda hoje.

Por enquanto recomendo que baixe (é grátis) o Jogo da Memória do Zeletron

http://itunes.apple.com/br/app/memoria-total/id372271804?mt=8

Ferramentas Gratuitas para Modelagem e animação 3D

Antes de começar: Não se preocupem em sair procurando os sites dos programas citados aqui. No final do post vou colocar o link para cada um deles. 🙂

Quando comecei a me interessar, por influência do meu irmão mais velho, por modelagem 3D e rendering, ainda não existia Windows 95 e as coisas rodavam sobre uma área de trabalho preta com letrinhas brancas chamada DOS. Na verdade, as coisas sérias de modelagem e animação 3D já rodavam em estações de trabalho com Unix, mas eu não tinha dinheiro para ter estações Sun, IBM ou HP. Por isso íamos nos virando com nosso bom e velho 386 SX 25MHz, com monitor colorido e mouse!

Para quem nem imagina como era a vida sem as janelas do Windows, veja abaixo um vídeo de uma pessoa usando o 3D Studo r4 para DOS (a última versão do 3D Studio que saiu para DOS).

Ultimamente tenho dedicado um pouco do meu tempo livre à tarefa de aprender a mexer com o programa de modelagem e animação 3D chamado Blender e voltei a me interessar por modeladores 3D e renderers de código aberto (opensource).
Continuar lendo Ferramentas Gratuitas para Modelagem e animação 3D

Google lança similar da Itunes Store na “surdina”

Pouca gente percebeu, eu só notei hoje lendo o TechCrunch, que o Google lançou sem alarde um concorrente para a ITunes Store.

Vamos lá: com o lançamento do Android 2.2 a Market Store recebeu uma categoria chamada música. Além disso o Google comprou a Simplify media (portanto deve vender música DRM free).

Leia mais em: TechCrunch

[Breaking News] – Lançado Android 2.2

Hoje o Google I/O não mostrou ainda tantas novidades como ontem. Bem, o Google TV e o Android 2.2 não são pouca coisa assim…

Vamos às novidades: http://android-developers.blogspot.com/2010/05/android-22-and-developers-goodies.html

1) Velocidade: Prometem que o código compilado vai ter de 2 a 5 vezes mais performance na maquina virtual Java.
2) Funcionalidades Blackberry killer: Remote wipe, Calendar Sync, Remote lock, Gerência de Políticas
3) Browser com o Javascript V8 – 2 a 3 vezes mais performance.
4) Novas API – Backup, Restore, Gerência de cartão SD, etc.
5) Android Market melhorado com crash reports e feedback mais fácil

Suporte a Flash 10.1!!!

Enquanto isso em Cupertino ….