Teste de Navegação do Ovi Maps no Nokia 5530

Como essa quarta e essa sexta foram feriados no Rio de Janeiro e a quinta é ponto facultativo para muitos, lá fui eu viajar.

Na segunda feira eu havia recebido um email da Nokia para baixar a nova versão do Ovi Maps com suporte à navegação gratuita, então resolvi testar essa funcionalidade na viagem.

O Ovi Maps pode ser baixado neste link. Para carregar os mapas para seu aparelho e, assim, não precisar de plano de dados para usar o programa, instale o Map Loader (O link para ele aparece após aceitar baixar o Ovi Maps) e escolha os mapas dos países que você precisar.

Como o Nokia 5530 que uso não tem GPS, ele não aparece listado no site da Nokia, mas baixei a versão para o 5800XM e instalei sem problemas. Foi necessário o uso de um GPS Bluetooth e dos mapas carregados no cartão de memória para poder usar o programa, já que não tenho 3G nem plano de dados.

GPS Bluetooth que usei - Esse está com uns bugs...

É preciso ativar a funcionalidade de GPS Bluetooth nas opções do programa “Localização”, que fica no menu de Aplicativos, para conseguir usá-lo. Não sei se isso vem desativado de fábrica ou se o desabilitei acidentalmente algum dia, mas só descobri o problema um pouco antes da volta da viagem.

Por ainda não ter carteira (no Rio não se fala carta) de motorista, pude ficar mexendo no programa durante o trajeto todo e deu para tirar várias conclusões:

Em comparação com aqueles GPS dedicados, o Ovi Maps não perde em nada. A tela do aparelho é de 2,9″, o que é menor que a média dos aparelhos dedicados, que têm de 3 a 5″. Mesmo assim, a resolução de 640×360 é suficiente para garantir bastantes detalhes, sendo visível o trajeto, a velocidade, tempo e quilometragem restantes, sinal GPS, a próxima ação, botões de zoom, além dos ícones de serviços, quando existentes.


Outro fator interessante é a grande quantidade de informação sobre postos de gasolina, hotéis, restaurantes e até oficinas mecânicas, entre as diversas opções de busca, algo que normalmente está desatualizado nos aparelhos dedicados (Nas imagens acima, estava no meio da estrada onde quase não havia civilização).
Quando o sinal de GPS está ativo, ele mostra as opções mais próximas:


Clicando num dos itens, o programa inclui automaticamente como uma parada na rota atual.

Em comparação com o Google Maps e outros programas que dependem de conexão com internet, você tem a vantagem de não precisar esperar o conteúdo carregar e não precisar rezar para a sua operadora cobrir toda a área por onde você estiver passando.

A interface do Ovi Maps não é como a interface padrão da maioria dos softwares da Nokia, que é engessada com menus de rolagem seguidos de outros menus de rolagem, algo que funciona bem em aparelhos sem touchscreen, mas não é a melhor opção para o Symbian 5th Ed. Neste caso, optaram por algo mais próximo ao que vemos no iPhone e Android, onde temos menus em grid e botões estrategicamente espalhados pela tela.

Arrastando o dedo horizontalmente pela tela, o programa muda entre as diferentes visualizações da rota, sendo elas: 2D, 3D, rota completa e simplificada (sem o mapa).

Além do Ovi Maps, eu também utilizei o “Localização”, que vem instalado de fábrica. Nesse programa temos outros dados não presentes no primeiro, como a altitude, o erro máximo de medida do GPS e a relação dos satélites encontrados.

Na imagem dá para ver que o GPS Bluetooth estava conectado à 9 dos 10 satélites visíveis no momento.

Sobre a navegação em geral, não vi nenhum erro na rota ou algo fora do comum. Como o programa não tem conhecimento do trânsito nos locais por onde passa, ele somente escolhe o caminho mais rápido. A ideia não é usar o aparelho se você sabe o caminho menos engarrafado, é para quem não conhece o local poder chegar ao destino.

Utilizei o 5530 como player de música ao mesmo tempo que usava o Ovi Maps, o “Localização” e a câmera sem verificar nenhum tipo de engasgo ou falta de memória, como acontece no uso o Opera Mobile, o que mostra que o programa foi otimizado para não ser gastador.

Para os usuários de N97, 5800XM, X6 e outros, acredito que a experiência com o programa será tão boa ou melhor (por terem telas maiores) que a minha com o 5530. Vale a pena atualizar o programa e baixar os mapas.

Comments on this entry are closed.

  • Rapaz, já havia feito isso quando tinha o E63 com o módulo GPS LDW3 da referida Nokia. Agora com o E-71 eu pareei o Módulo com ele e o sinal ficou muito intenso.

  • joao paulo

    cara no meu ele fica pedindo pra conectar, e ao clicar em “não” ele encerra a navegação, no seu isso não ocorreu?

  • @joao paulo
    Atualizou para a última versão?

  • Vinicius

    Companheiro, se eu comprar um Nokia E72 direto dos Estados Unidos poderei ter acesso ao OVI Maps sem ter que contratar um plano de dados?

  • José Antonio

    não precisa de plano de dados não. Só não aconselho comprar celular com teclado QWERTY fora do Brasil por causa dos acentos e porque você não vai poder mudar o idioma dele depois.

  • Vinicius

    Obrigado pela resposta, mas agora estou com outra dúvida. Como funciona esta questão dos acentos? Eu tenho um notebook com teclado no padrão norte-americano e a diferença é que os comandos de acentuação não são tão intuitivos como no teclado padrão ABNT. Depois de um tempo, no entanto, me acostumei e costumo errar quando digito num teclado “nacional”. No caso do celular, é a mesma coisa? E em relação ao que vc disse sobre não poder mudar o idioma do celular, está ligado à questão da correção ortográfica? Não entendi direito…De qualquer forma, obrigado pela ajuda até agora.

  • José Antonio

    Nesse quesito a Nokia comeu bola… Cada firmware tem o idioma associado. No caso dos celulares com teclado QWERTY o layout do teclado muda de país para país. Você não vai conseguir acentuar, provavelmente.

  • Vinicius

    José Antônio, obrigado por esclarecer. Pesquisei mais sobre isso que me falou e encontrei, inclusive, seu post “Mudar o idioma de teclados QWERTY é uma boa?”. Pelo que vi da discussão, não há realmente um programa que possa, após a mudança de firmware e a consequente mudança do layout do teclado, remapear as teclas do aparelho. Dessa forma, eu poderia atribuir os acentos a algumas das teclas que não tem função secundária, que são muitas no teclado do aparelho norte-americano. Ao que parece, existem programas que fazem este remapeamento, como o AE Button Plus, mas não funciona no Symbiam e não sei se há possibilidade de apenas adicionar uma função secundária a algumas das teclas. De qualquer forma, olhei com atenção os dois modelos de teclado, as diferenças não são muitas (mas são importantes). Pode ser que, com o tempo, o sujeito possa se acostumar com o fato de que o ponto de exclamação seja, na verdade, o acento circunflexo. Como esta, há uma meia dúzia de referências distintas. Desculpa pelo off-topic e obrigado pela atenção.

  • fernandoreis

    pra usar o 5530 como gps tem como utilizar sem estar conectado a internet? so baxando o ovi mapas jah da? ou preecisa de mais alguma cooisa??

  • João Bernardo

    Não precisa de internet. Somente precisa instalar o Ovi Maps e baixar os mapas do Brasil o ou país que você quiser usando o Map Loader.

    Veja o Link azul que coloquei logo no início do texto.

  • Flavio

    João, tenho um nokia 5530, consegui um modulo gps para ele, ele já veio com a versão 3.01 do ovi mapas, baixei os mapas no cartão de memoria, mas quando entro nos mapas para fazer navegação ele fica uns 20 segundo e depois pede conexão com a internet, mas quando não estou na navegação ele mostra normalmente a velocidade e localização no mapa. posso excluir a versão 3.01 e instalar a versão para o 5800?

  • @Flavio:
    Se ele já faz a navegação sem internet, então não sei se precisa da versão nova (3.03). De qualquer maneira, essa foi a que eu instalei no meu 5530.
    Abraço

  • flavio

    apareçe essa frase:É necessaria uma conexão on-line para entrar na loja.Conectar agora? e ai ele cancela a navegação

    O que pode ser isso

  • Não me lembro de ter visto essa mensagem… Sempre que ele pede para conectar à internet, eu clico em “Não” e funciona.

    No Ovi Maps, clica naquele ícone de ferramentas (no canto esquerdo inferior) e, na opção Internet, escolhe Offline
    Deve resolver.

  • Diogo

    olhe la João Bernardo eu faço o download do ovi maps para o nokia 5800 até aí td bem. Mas depois começo a instalar aparece uma mensagem de erro a dizer sem acesso como é que eu faço???

  • Nunca vi essa mensagem…. Pode explicar melhor?

  • Larissa

    Olá,
    Estou procurando na internet, mas não vejo nenhum módulo gps compatível… Queria saber qual modelo e onde encontro pra comprar um módulo GPS para o nokia 5530, sem correr o risco de não funcionar…

    Obrigada

  • Qualquer módulo bluetooth funciona. 🙂

    Tem que ser um GPS bluetooth (desses que não têm tela). Não é um aparelho de GPS completo que também tenha bluetooth (que nesse caso serve pra conectar ao celular como um ‘hands free’)

  • valeria

    segue a orientação

  • Marcelo

    Olá João… aqui aconteceu o mesmo que aconteceu com o Diogo… tentei instalar o nokia maps do 5800 no meu 5530 e ele da erro dizendo “Impossivel instalar. Sem acesso”.
    Como resolver esta questão??
    Abraço!

  • Giovani

    Olá.tudo bem?
    aonde encontro esse GPS na foto pra comprar? E qual o modelo dele?
    com ele posso navegar gratis ?
    obrigrado.

  • Diego

    Pessoal, já saiu uma versão do maps específica pro 5530. Procurando em outros modelos, você acha a versão 3.01 que é um pouco anterior à do 5580, mas que está funcionando muito bem no meu 5530.

  • Conrado

    Cara, o ovi mapas no meu 5530 só fica uma tela meio marrom,não aparece o mapa.

  • danilo

    kara tenhu um 5530 xpressmusic e nao consigo usar e nem instalar nenhum tipo d gps ou ovimaps…
    no meu celular fala q nao eh compativel….
    nao sei pq!!!!!! gostaria q um d vcs me exclaressecem essa duvida!!!!!!!!
    valew… abraço…..

  • Gabriel

    Olá, eu queria saber se te como usar o OVI Maps do meu 5530 sem um GPS Bluetooth?

  • Igor Puttini

    olá
    eu traço a rota aqui e começo a dirigir e vai funcionando tudo beleza, mas depois de um pouco tempo ele aparece uma mensagem dizendo que pra eu entrar na loja eu preciso conectar, sim ou não… e tipo o negocio tava funcionando só que porcausa dessa mensagem ele sai da navegação…
    tentei fazer ele parar de perguntar isso, mas não consigo… vc sabe me ajudar?

  • Igor Puttini

    parece que o problema é que meu nokia tem o Ovi 3.01… e precisa de licença pra fazer o mesmo serviço que é feito gratuitamente no 3.03.. como que vc fez pra instalar o 3.03 no seu 5530? pq aqui no meu dis que não é possivel…. por favor me ajuda…

  • Rinaldo

    Preciso de ajuda pra ativar o gps do meu 5530…E pelos comentarios vc é o cara da historia..rss…Me ajuda ae…valew

  • Rinaldo

    …Na verdade preciso de ajuda para configurar e ativar..rss…Bigadao!

  • viktor

    mas precisa deste aparelho gps?

  • bener

    Se eu for asaltado eu tenho como achar meu celular pelo gps essa opção funciona ou é so ovi maps

  • O aparelho 5530 não tem GPS interno. Aos que quiserem usar, comprem um desses como o da foto.

    Ao cara acima: Se você for asfaltado deve doer bastante.
    A não ser que você consiga algum programa que mande suas coordenadas (não conheço nenhum), isso só serve pra mapas

  • andre

    como fasso pra localisar uma cidade no mapa do nokia 5530