Placa nVidia superaquece no meu Dell vostro 1310 (Parte II – Solução)

Depois que eu escrevi esse post sobre o superaquecimento da placa de vídeo nVidia GeForce 8400M GS do meu Dell vostro 1310, comecei a procurar por uma solução para o problema.

Alguns amigos me passaram no twitter os seguintes posts sobre uma solução que envolvia um calço de cobre no lugar da borrachinha que ficava entre o chip da nVidia e o dissipador do notebook.

http://forum.clubedohardware.com.br/placa-video-geforce/598984
http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=268081

Trocando em miúdos, o que acontece é que a GeForce 8400M GS (parece que a série 8000 toda tem o mesmo problema) tem um problema de superaquecimento. Somado a esse problema, essa borrachinha que serviria de contato térmico entre o chip e o dissipador, não faz bem o serviço e, ainda por cima, em alguns casos, o dissipador nem encosta direito na borracha.

Para que o chip troque calor corretamente com o dissipador, é necessário instalar um calço de cobre de 14mmx14mmx1.5mm. Esse calço tem que ser de um bom cobre para que a transferência de calor seja eficiente.

Depois de procurar um pouco descobri um fornecedor na Inglaterra que já tinha feito vários calços iguais a esse e que entregava aqui no Brasil. Mandei um e-mail para eles pedindo o preço e, no dia seguinte, me responderam dizendo que o calço com essas dimensões já com o frete para o Brasil, custava £6.50 (Uns R$ 18,00) e eles aceitam PayPal. Uns 20 dias depois (ontem) chegou aqui em casa um envelope com o calço. Recomendo esse fornecedor. Para falar com eles, usem os seguintes e-mails (heatsinks@designs05.co.uk e metaloffcuts@yahoo.co.uk) o segundo é o e-mail para o pagamento via Paypal.

De posse do calço comecei a operação que foi devidamente fotografada.

Primeiro desconecte e fonte e retire a bateria do notebook.

A minha bateria é maior do que a normal. Ela fica para fora do notebook.
Retire o parafuso que segura a tampa com uma chave phillips #00
O dissipador, o cooler e os dois bancos de memória expostos
O cooler é preso por dois parafusos phillips #00 retire o primeiro...
...e o segundo. Cuidado ao tirar o cooler porque ele ainda tem um pino plástico na lateral.
Retire com cuidado o conector do cooler.
Retire agora o dissipador, afrouxando os quatro parafusos que o prendem à CPU.
Agora limpe os três chips com um papel higiênico ou um cotonette seco. Se não conseguir limpar assim, use um pouco de álcool isopropílico. (Não use álcool etílico)
Faça o mesmo com o dissipador. Tirando a pasta térmica velha.
Eis o resultado. No meu caso bastou um papel higiênico seco para limpar.
Esse é o chip que vai receber o calço de cobre.
Esse é o calço. Ele vem com um plástico azul nos dois lados. Não se esqueça de retirá-los antes de instalar.
Coloque um pouco de pasta térmica em cima dos chips. Repare nas quantidades pequenas. NÃO EXAGERE NA PASTA TÉRMICA. O efeito pode ser o oposto. Dê preferência a pastas à base de prata (cinza).

Depois disso, coloque o calço em cima do chip da nVidia e monte o notebook seguindo os passos contrários acima. Repare se o calço não ficou muito alto e se o dissipador está encostando no terceiro chip.

Ah, e não se esqueça de ligar o cooler novamente. 😉

Depois de instalado o calço, a temperatura média baixou, mas não baixou tanto quanto eu esperava. A grande diferença é que ela não passou dos 80°C mesmo com o Google Earth e os jogos que eu mencionei no post anterior, que faziam a nVidia chegar a mais do que 93°C em alguns segundos. Outra vantagem é que quando fecho o jogo ou o Google Earth, a temperatura desce muito rápido e em um ou dois minutos volta ao valor normal.

Agora fico um pouco mais tranqüilo com a temperatura do meu notebook, mas vou ficar de olho para ver se não há nenhum efeito colateral nessa solução.

Termino o post com uma imagem comparativa (O antes e depois do conserto):

Antes do conserto - Quando chegou a 93°C eu tirei esse screenshot e fechei o programa.
Depois do conserto: Agora não passa de 80°C

24 comentários em “Placa nVidia superaquece no meu Dell vostro 1310 (Parte II – Solução)”