Placa nVidia superaquece no meu Dell vostro 1310 (Parte II – Solução)

Depois que eu escrevi esse post sobre o superaquecimento da placa de vídeo nVidia GeForce 8400M GS do meu Dell vostro 1310, comecei a procurar por uma solução para o problema.

Alguns amigos me passaram no twitter os seguintes posts sobre uma solução que envolvia um calço de cobre no lugar da borrachinha que ficava entre o chip da nVidia e o dissipador do notebook.

http://forum.clubedohardware.com.br/placa-video-geforce/598984
http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=268081

Trocando em miúdos, o que acontece é que a GeForce 8400M GS (parece que a série 8000 toda tem o mesmo problema) tem um problema de superaquecimento. Somado a esse problema, essa borrachinha que serviria de contato térmico entre o chip e o dissipador, não faz bem o serviço e, ainda por cima, em alguns casos, o dissipador nem encosta direito na borracha.

Para que o chip troque calor corretamente com o dissipador, é necessário instalar um calço de cobre de 14mmx14mmx1.5mm. Esse calço tem que ser de um bom cobre para que a transferência de calor seja eficiente.

Depois de procurar um pouco descobri um fornecedor na Inglaterra que já tinha feito vários calços iguais a esse e que entregava aqui no Brasil. Mandei um e-mail para eles pedindo o preço e, no dia seguinte, me responderam dizendo que o calço com essas dimensões já com o frete para o Brasil, custava £6.50 (Uns R$ 18,00) e eles aceitam PayPal. Uns 20 dias depois (ontem) chegou aqui em casa um envelope com o calço. Recomendo esse fornecedor. Para falar com eles, usem os seguintes e-mails (heatsinks@designs05.co.uk e metaloffcuts@yahoo.co.uk) o segundo é o e-mail para o pagamento via Paypal.

De posse do calço comecei a operação que foi devidamente fotografada.

Primeiro desconecte e fonte e retire a bateria do notebook.

A minha bateria é maior do que a normal. Ela fica para fora do notebook.

Retire o parafuso que segura a tampa com uma chave phillips #00

O dissipador, o cooler e os dois bancos de memória expostos

O cooler é preso por dois parafusos phillips #00 retire o primeiro...

...e o segundo. Cuidado ao tirar o cooler porque ele ainda tem um pino plástico na lateral.

Retire com cuidado o conector do cooler.

Retire agora o dissipador, afrouxando os quatro parafusos que o prendem à CPU.

Agora limpe os três chips com um papel higiênico ou um cotonette seco. Se não conseguir limpar assim, use um pouco de álcool isopropílico. (Não use álcool etílico)

Faça o mesmo com o dissipador. Tirando a pasta térmica velha.

Eis o resultado. No meu caso bastou um papel higiênico seco para limpar.

Esse é o chip que vai receber o calço de cobre.

Esse é o calço. Ele vem com um plástico azul nos dois lados. Não se esqueça de retirá-los antes de instalar.

Coloque um pouco de pasta térmica em cima dos chips. Repare nas quantidades pequenas. NÃO EXAGERE NA PASTA TÉRMICA. O efeito pode ser o oposto. Dê preferência a pastas à base de prata (cinza).

Depois disso, coloque o calço em cima do chip da nVidia e monte o notebook seguindo os passos contrários acima. Repare se o calço não ficou muito alto e se o dissipador está encostando no terceiro chip.

Ah, e não se esqueça de ligar o cooler novamente. 😉

Depois de instalado o calço, a temperatura média baixou, mas não baixou tanto quanto eu esperava. A grande diferença é que ela não passou dos 80°C mesmo com o Google Earth e os jogos que eu mencionei no post anterior, que faziam a nVidia chegar a mais do que 93°C em alguns segundos. Outra vantagem é que quando fecho o jogo ou o Google Earth, a temperatura desce muito rápido e em um ou dois minutos volta ao valor normal.

Agora fico um pouco mais tranqüilo com a temperatura do meu notebook, mas vou ficar de olho para ver se não há nenhum efeito colateral nessa solução.

Termino o post com uma imagem comparativa (O antes e depois do conserto):

Antes do conserto - Quando chegou a 93°C eu tirei esse screenshot e fechei o programa.

Depois do conserto: Agora não passa de 80°C

Comments on this entry are closed.

  • João Leite

    José, parabéns pelo post. Apesar de não ter um problema como esse (ainda bem) pois não tenho Vostro nem Notebook, ficou tudo muito bem explicado e detalhado!

    Uma unica observação:esse joguinho é sensacional mesmo! hahahahah também tenho 😉

    Abraços!!!!!!!!!

  • Dario

    Tenho um desses notebooks! Dica muito valiosa!

  • Mandou muito bem, #truehacking 🙂

  • márcio

    josé
    onde encontro esse gadgets
    que mostra toda info do comp
    e o da temp
    achei muito bom ele
    muito interessante o post

  • José Antonio

    Márcio:
    O da GPU você encontra nesse link
    http://blog.orbmu2k.de/

    O outro você pode procurar por Computer Status na galeria do Windows.

  • dpiranda

    José,
    baixei este gadget da gpu que vc falou. Tenho um vaio com ati mobility hd 4650 e não dá a temperatura. Vc saberia me dizer pq?
    abs.

  • Martuchelli - vulgo, Usario N95 8gb

    Cara, graças a esse seu post, resolvi pesquisar sobre aquecimento de laptop e fiquei abismado. Montei um cooler caseiro. Baixou a temperatura do meu laptop em 30°C. Como te mando as fotos?

    Abraço

  • José Antonio

    Martuchelli, manda para blog arroba zeletron ponto com ponto br.

    Estou curioso para ver como ficou.

  • Carlos Paulo

    Valeu! Muito esclarecedor….meu Vostro 1310, não fica mais de 3 minutos ligados e desliga pro super aquecimento. Coloquei um pequeno ventilador na lateral e aí funcionou….mas que droga! a Empresa na hora de vender é boa…mas na hora de garantir!!!! especialmente se é sabido por todos (por estudos de casos) que a placa super aquece….
    Enfim o prejuízo é nosso!!!

  • Hildo Neto

    Caro José Antonio, fiz todo o procedimento mas a temperatura permanece em 93ºC para mais… Usei pasta térmica Artic Silver 5 e nada também… Agora, no entanto, o calço que chegou pra mim é um pouco diferente desse seu… ele veio com a cor mais “prateada” que “acobreada” propriamente dita… (será que pode ser isso?… mas é o mesmo fornecedor…) e a outra possibilidade é que o “calço tenha ficado um pouco alto e o dissipador não esteja encostando no terceiro chip”… fora isso pode ser algo com o cooler mesmo ou com o próprio chip…? 🙁

  • José Antonio

    Hildo! Corre! Tira o plástico. A parte prateada é o plástico. Mais um pouco e ele vai derreter e estragar tudo.

  • bruno bonfim

    José ,
    boa noite eu fiz e deu tudo certo baixou bstante a temperatura , mas gostaria de tirar uma outra duvida com você essa placa mãe aceita um processador mais potente ? e memoria até quanto ela suporta ? abraço e obrigado.

  • José Antonio

    Bruno, se com esse processador ela já fica quente, com um mais potente, a coisa vai ficar fervendo. É melhor deixar como está.

    O meu está com 4GB de RAM, acho que é o máximo que ela aguenta.

  • diego

    jose, ir atras desse calço eh osso. como chama essa “massinha” para eu poder comprar? tenho ele faz 2 anos e ele desligou umas 2 vezes esses dias por superaquecimento. quero so deixar como ele veio. tem algum nome especial essa “massinha” olhei a minha aqui e ela ta toda amassada, destruida. que tipo usa em cada parte (que vai em cima de cada chip)?. notei q elas tem cores diferentes. uma preta, uma meio roxo claro e a maior cinza

  • diego

    e outra, libera ae a foto desse cooler caseiro ae pra gente José. hahahahah abraço

  • Diego, a massinha fica amassada com o tempo mesmo. Isso não atrapalha.

    O calço é o cooler caseiro.

  • diego

    qto fica a sua temperatura agora com o calço?

  • José Antonio

    Esse post eu fiz em abril desse ano (2010) e até hoje a temperatura fica em torno dos 70 com uso normal.

  • Carlos

    Ola Jose.
    Tenho os mesmos sintomas que o seu note (Trava qdo a placa esta ativa, superaquece, e qdo consegue funcionar, fica com listas nos vídeo), porem o meu e um vaio com uma
    nvidia 8400m gt.
    Sera que consigo aplicar a mesma solução ?

  • José Antonio

    Não sei se dá pra fazer o mesmo com o Vaio. No meu caso, o problema apenas diminuiu ele não ficou totalmente curado do superaquecimento.

  • Carlos

    Boa Tarde.
    Resolvi fazer a mesma coisa com meu vaio.
    Desmontei eles, retirei o dissipador de calor, limpei, apenas recoloquei eles, sem placa adicional, bem parafusados e o principal, limpei o cooler que estava digamos mais de 60% tampado pela poeira.
    Apos, fiquei abismado, eu tinha um medidor da Nvidia q no ultimo log que oscilava entre 89 e 91, apos limpeza esta na media entre 61 e 66 graus jogando.E a carcaca, teclado pararam de ferver.

    Att.

  • Hildo Neto

    Caro José Antonio,

    Comprei o calço (e deu tudo certo!) no entanto, o problema não cessou… ainda continua aparecer a tela preta/tracejada… será que poderia ser o cooler? Um técnico disse que seria a placa mãe… mas não sei se confio… fica fácil concertar o geral que reparar o específico para esses caras… será que a Dell troca essa mobo tbm???

    Sds!

  • José Antonio

    Hildo, se a placa mãe já estiver comprometida, o calço só vai ajudar a não piorar o problema.

    A minha já estava queimada quando eles trocaram. Depois disso eu coloquei o calço numa placa nova e está até hoje funcionando bem.

    Pode ser que tenha que trocar mesmo a placa mãe.