Kindle no iPhone/iPod Touch – 1 mês usando

by José Antonio on 23/04/2010 · 2 comments

O que me motivou a compra do iPod Touch 1ª geração, há um mês atrás no Mercado Livre, foi o fato de poder ler livros do Kindle sem precisar comprar um Kindle.

Eu sei que é possível ler livros do Kindle no PC, e já li algumas coisas assim, mas no iPod a leitura é muito mais agradável e prática do que na tela do PC. Primeiro porque você pode ler antes de dormir, no banheiro, no metrô, no ônibus, na fila do banco (ainda se fica em fila de banco?), na sala de espera do dentista, no barbeiro, em reunião chata, no avião, no aeroporto, aguardando o vulcão Eyjafjallajokull acabar sua festinha etc.

Outra coisa interessante de poder ler no iPod e no computador é que, se você estiver lendo o livro no computador e quiser passar a ler no iPod, basta fechar o livro no PC e abrir no iPod que ele vai abrir na página que você parou no PC (ele pergunta antes). Isso só funciona, é claro, se o PC e o iPod ou iPhone estiverem conectados.

Olha só o cadeado lá embaixo.

Outra coisa interessante é que você pode ler deitado sem que a tela vire sozinha. Quando o iPod gira, ele mostra um pequeno cadeado na parte de baixo da tela para que você escolha se quer ou não virar a tela. Se você não fizer nada, ele some alguns segundos depois. Ler livros tradicionais pesados deitado é uma coisa muito desagradável. Você precisa ficar toda hora se ajeitando para não ficar com dor nos braços. Com o Kindle no iPod/iPhone isso não acontece. A experiência é muito mais confortável. (A tela ao lado está reduzida para não ocupar muito espaço do post. Mais para frente eu coloco as telas no tamanho real)

Outra coisa interessante de ler no iPod é poder guardar anotações ou destacar partes do texto. Só sinto falta da multi tarefa do PC para poder selecionar uma palavra ou expressão e procurar no dicionário o significado dela. No iPod/iPhone você tem que fechar o Kindle e ir ao dicionário, depois fechar o dicionário e voltar a abrir o Kindle.

A leitura é muito confortável na tela do iPod. Você pode regular o tamanho da letra, mas o tamanho padrão já é o ideal para mim. Como a tela é iluminada, você pode ler no escuro sem incomodar sua esposa/marido com o abajur aceso.

Existem livros gratuitos para o Kindle, mas os livros mais interessantes são pagos. Você precisa ter um cartão de crédito internacional para comprar os livros. Eles não são mais baratos que os livros de papel (a Bia Kunze fez um excelente post nessa semana explicando os porquês desse fato), mas a facilidade de poder ler a qualquer hora e de não ter que esperar a entrega nem pagar o frete compensam.

A única desvantagem dos livros do Kindle para os livros em papel é o fato de não podermos emprestar livros para outras pessoas. Isso é uma coisa ruim. Eu costumo emprestar livros bons que eu li para outras pessoas poderem aproveitar também essa leitura. Afinal de contas, fora um livro ou outro, nós só os lemos uma vez e depois ele fica lá guardando poeira até nós o doarmos para uma biblioteca ou vendê-lo por uns trocados para um sebo. Isso não é possível no caso dos e-books. Parece que os livros do Nook da Barnes & Nobles permitem um empréstimo por mês do seu livro. Ainda não conferi isso, mas se for verdade, a Amazon está perdendo tempo em não oferecer o mesmo serviço.

Termino o post com mais screenshots (em tamanho real) do Kindle na tela do iPod.

Minha biblioteca ainda só tem dois livros. O segundo eu já li e recomendo muito! O primeiro estou no início ainda.

Você pode marcar o texto sem ficar com peso na consciência. Se quiser apagar a marca depois pode fazê-lo.

O número das páginas não é muito intuitivo (na verdade não é número de página, é um endereço, já que a página pode mudar de lugar de acordo com o tamanho da letra)

Todas as suas notas e destaques no texto ficam num lugar só, para que você possa consultar depois.

O livro pode ter fotografias e figuras que elas aparecem normalmente.


Poderoso Copão

{ 1 comment }

1 Glauco 24/04/2010 às 2:40

O Nook, da Barnes & Noble, permite, sim, o empréstimo de livro. A última informação que tive disso era duração de 2 semanas, no máximo, para um empréstimo. Nesse período, o livro fica indisponível para o dono.

Publiquei no meu blog um post sobre a leitura de livros Kindle em opções diversas (iPhone, Mac, Windows, BlackBerry…). Caso se interesse, aqui está: http://tothblog.com/kindle-entenda-onde-e-como-ler-ebooks-amazon/

Comments on this entry are closed.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: