Falha de segurança gigante no IPhone

Uso automático de Geotagging (inserção de coordenadas GPS nas suas fotos) é uma gravíssima falha de segurança que os iPhone apresenta.

Descobri por acaso da seguinte maneira:

– Tirei uma foto com o IPhone e mandei para mim mesmo por e-mai pelo próprio aparelho.

– Como queria saber as propriedades da câmera que tirou a foto (abertura, tempo de exposição), cliquei no arquivo com o botão da direita, selecionei propriedades e escolhi a aba detalhes.

– Qual não foi a minha surpresa ao ver ali as coordenadas GPS do local em que estava.

Tudo bem, e daí pode pensar o leitor agora. Se você não apreciou ainda a gravidade da situação vou dar um exemplo bem bobinho:

Você acabou de comprar seu IPhone novo e vai tirar a primeira foto, ele pergunta se pode usar o GPS,  você todo empolgado com seu novo brinquedinho diz que sim, note que nunca mais ele vai perguntar isto de novo para você. Ainda animado com seu novo celular você tira uma foto da sua casa e coloca no seu blog para mostrar como é legal a camera do iPhone.

A partir deste momento qualquer pessoa esperta vai conseguir saber exatamente onde é a sua casa, e que você tem um iPhone, e acho que você concorda comigo que isto não é legal.

Acho que você consegue pensar em exemplos mais trágicos do mau uso desta funcionalidade … Portanto cuidado!

8 comentários sobre “Falha de segurança gigante no IPhone”

  1. Isso não é um problema exclusivo do iPhone. Acredito que todos os aparelhos que façam geotagging possuem esse “problema”, que é inerente ao sistema de georeferenciamento. A única forma que existe do aparelho marcar a posição na foto é usando os dados EXIF, e isso fica na foto até que alguém a edite e apague essa informação. E nesses dados ficam todas as informações sobre a foto (máquina que tirou, flash, exposição, etc. etc. etc.).

    Quando eu percebi isso, imeditamente configurei o Flickr para não exibir os dados EXIF das minhas fotos.

  2. Nos aparelhos da série N que têm GPS, o padrão é Geotag desligado. Acho que deveria ser assim.

  3. Bom, com os atuais servicos convergentes existentes, acredito que a cada dia, nossa privacidade perde um pouco de espaço para um grande inflador de egos humanos: a necessidade da superexposiçao, de estar sempre em evidencia.
    E algumas empresas ja descobriram esta necessidade, e a usam para cada vez mais manipular estes “egos” a seu favor.
    Acho que hoje em dia ja nao da mais pra corrermos deste mal, afinal, fomos os responsaveis por liberta-lo.

  4. Sem falar que gasta bateria extra ficar obtendo a posição pelo GPS só para gravar na foto…

  5. besteira isso, qualquer um sabe que basta desligar o GPS do aparelho em “Settings>General>Location Services” Mude a chave para OFF. assim nenhum aplicativo ira utilizar as coordenadas, nem a camera. As fotos que foram tiradas com GPS ligado ira ficar com a GeoTag, se a foto for tirada com o GPS Desativado as fotos nao conteram coordenadas.

    http://img341.imageshack.us/i/desativargeotag.png/

  6. Victor, não são permitidas imagens aqui nos comentários. Só o link para elas já basta.

    Um abraço.

Os comentários estão fechados.