Dropbox – Seus arquivos sincronizados com a “nuvem”

Que tal ter até 8GB de graça, disponíveis para guardar seus arquivos? E que tal se esses arquivos pudessem ser sincronizados automaticamente entre vários computadores? E se esses arquivos também pudessem ser acessados na Web de qualquer computador do mundo?

Esse serviço que eu descrevi acima é o dropbox, uma caixa virtual onde você pode jogar seus arquivos e eles se sincronizam automaticamente em vários computadores.

O programa funciona em Windows, Macs e Linux (Ubuntu, Fedora ou qualquer outro com GTK, GLib e Nautilus). Além disso, há um cliente para iPhone e iPod Touch (nada de Symbian, Windows Mobile nem Android ainda).

A única coisa que você precisa fazer é registrar-se no serviço e instalar o programa no seu computador. A partir desse momento, você recebe 2GB para usar de graça. Conforme você for indicando pessoas, vai ganhando 250MB para cada amigo que instalar através de sua indicação (o amigo também ganha 250MB a mais quando instala). O limite para a conta grátis é de 8GB. Caso você precise de mais do que isso, eles têm planos pagos com mais capacidade.

Depois de instalado o programa, tudo que você colocar nas pastas do Dropbox será sincronizado com os servidores deles e, caso você tenha instalado em outros computadores, vai sincronizar com esses outros computadores também.

Outra vantagem desse serviço é que você pode ter arquivos do tamanho que quiser (e que couber no seu espaço vago, é claro). Outros serviços desse tipo limitam o tamanho do arquivo a 10, 20 ou 50MB. No Dropbox você coloca o arquivo do tamanho que quiser lá.

Outra vantagem é poder compartilhar pastas com alguns usuários. Com isso, você pode trocar arquivos facilmente com seus familiares, amigos e colegas de trabalho.

Por último falo das pastas de fotos, onde você pode fazer galerias e publicá-las na Internet. Cada pasta dentro da pasta de fotos é um álbum de fotos que você pode divulgar para seus amigos.

Para se registrar no Dropbox e instalar o programa, (clique aqui). O registro só pede nome, e-mail e uma senha. Simples, rápido e GRÁTIS.

Comments on this entry are closed.

  • Eu levantei agora às 00h33min (GMT -3 ZULU) só pra ver esse post tão prometido, realmente muito útil, amanhã eu irei testá-lo. Valeu chefe.

  • RMVilla

    Oi JAVSMO, já estou usando o dropbox há algum tempo, e realmente funciona bem, especialmente pra quem tem IPhone ou Android, pois esses sistemas tem app nativa.

    Agora, pra usar só no desktop ou Note, prefiro um serviço parecido, o Syncplicity. Ele faz basicamente a mesma coisa, mas com algumas diferenças que eu vejo como vantagens: o Dropbox te limita a um local no HD, a pasta MyDropbox; no Syncplicity, você escolhe qualquer pasta(s) no seu HD pra sincronizar com a nuvem (e com outras máquinas que você usa). E no Syncplicity, se você apaga ou altera um arquivo, ele mantém uma cópia da versão anterior por 30 dias na interface on-line, ou seja, se você apagar por acidente, recupera, e se alterou o arquivo sem querer, também recupera. No Dropbox não tem isso, e justamente outro dia perdi uma planilha importante por causa do Dropbox e pela falta dessa segurança.

    Nas minhas máquinas os dois serviços convivem em harmonia, com usos distintos. O Syncplicity pra sincronizar Desktop e Notebook, e como primeira linha de backup, e o Dropbox pra compartilhar arquivos com outras pessoas.

    Abraço, e boa páscoa!

  • Zé,

    O Android tem aplicativo para o dropbox sim, mas acho que é um parsing da versão online.

    RMVilla,

    Qual aplicativo você usa no Android?

    O Dropbox tem versionamento sim, já recuperei arquivos apagados pela interface web.

    Qual o tamanho do Syncplicity?

    Abraços