Desenvolvendo para IPhone sem Objective-C (Parte 3/3)

Terminamos hoje nosso tutorial de desenvolvimento para IPhone sem usar Objective-C. Não vou mais pedir que você compre a App de US$ 0,99. Já me convenci de que você não fa-lo-á (curtiu a mesóclise?).

Hoje vamos ver o processo com a loja da Apple e antes de começar tenho que dar uma má notícia. Para se inscrever no Programa da Apple você precisa pagar 99 Obamas. Se você vai fazer apps boas vale a pena porque isto se paga rapidamente. Para se inscrever no programa você deve entrar em http://developer.apple.com/membercenter/ e completar o cadastro. No momento de escolher como quer se inscrever no IPhone Developer Program há duas opções Pessoa Física ou Empresa, como Pessoa Física a liberação é imediata, como empresa há bastante burocracia (agradeça ao governo Lulla) e pode demorar até 10 dias.

Uma vez liberado o acesso ao portal de desenvolvimento você passa a ter ao seu alcance várias coisas úteis (os betas dos IPhone OS 4 e tudo que sai de novo é uma destas coisas)

Supondo que você já está inscrito no programa vamos ver como ter sua aplicação na Loja da Apple com o mínimo de atrito possível.

O que não fazer:

  • Criar uma aplicação grátis com uma opção que quando o cara entra diz que aquilo não está disponível na opção grátis. O que é recomendado pela Apple nestes casos é que você não mostre esta opção no programa e na página de sobre você fale das funcionalidades da versão paga. Outra opção é usar o recurso chamado In App Purchase quando você vende recursos opcionais dentro da própria aplicação.
  • Aplicações que são apenas leitores de RSS de um blog específico não tem sido aceitas. Convenhamos que não é algo útil a menos que você agrege alguma funcionalidade que um leitor comum de RSS não tenha.
  • Aplicações em que há discrepâncias no material gráfico. Por exemplo: o ícone do programa é diferente do ícone que é usado na App Store. Vamos dar ainda neste texto umas dicas de uniformização.
  • Uso de palavras com Copyright no título da Aplicação ou nas Keywords dela. Exemplo: Apple Truco. Você não pode criar um programa que se use a palavra Apple no nome.
  • Uso de material pornográfico, erótico ou afins. Não preciso explicar porque. Há tolerância zero com relação a isto na loja da Apple, e eles fazem muito bem.

Para publicar seu aplicativo na loja você precisará de:

1 Icone no formato 57×57 que deve se chamar icon.png e ser colocado no diretório raiz da aplicação (note que o diretório www não é o raiz da aplicação)

1 Icone no formato 512×512 que não seja muito diferente do anterior, este você utilizará no processo de upload da aplicação.

1 splash screen no formato 320×480 com o nome de Default.png que você colocará no diretório raiz de sua aplicação:

Um texto de até 4000 letras descrevendo a aplicação, no nosso caso foi usado o texto abaixo:

Mude todos os números para zero no menor tempo possível.

Desafio Puzzle Zeroes

– 7 níveis de dificuldade
– Contador de movimentos

Não foi um texto modelo, já que é muito curto e não motiva o cara a comprar.

Um conjunto de palavras chave. Por exemplo:

jogo raciocínio, passatempo, puzzle

Um conjuntos de Screenshots da aplicação (você pode obter os screenshots usando a técnica descrita em: http://www.zeletron.com.br/2010/04/capturando-a-tela-no-ipod-touch-e-iphone.html )

Agora que você tem o material basta compilar a versão de release do aplicativo seguindo este manual passo a passo da Apple:

https://developer.apple.com/iphone/manage/distribution/index.action – Você só tem acesso a este link quando está inscrito no programa.

A primeira vez, demora um pouco para seguir todos os passos que eles pedem. Mas logo o processo fica bem automático e você consegue publicar em 5 minutos seu aplicativo.

Pronto! Sua aplicação está submetida. Agora basta esperar a revisão que demora de 4 a 7 dias.

Amanhã vamos publicar um epílogo a este tutorial com as principais dúvidas que surgiram.

Anexos:

Parte 1: http://www.zeletron.com.br/2010/04/desenvolvendo-para-iphone-sem-objective-c-parte-13.html

Parte 2: http://www.zeletron.com.br/2010/04/desenvolvendo-para-iphone-sem-objective-c-parte-23.html

Código Fonte completo (disponibilizado como licença BSD a menos algum arquivo que tenha no cabeçalho outro tipo de licença OpenSource): http://dl.dropbox.com/u/5860252/Zeroes.zip

Manual completo da Apple para publicação: https://developer.apple.com/iphone/appstore/submission.html

E você chegou aqui e não comprou a aplicação

Comments on this entry are closed.

  • Dario

    Muito bom o tutorial, parabéns! Agora, se dólares = “obamas”, então reais = “lulas”? Ergh!

  • Só que você não pode fazer essa mesóclise… O pronome antes do verbo obriga o uso de próclise. 😛

  • Flávio

    Pedro, eu testou tentando realizar o pagamento do Apple Developer Program. Só que chega em um ponto do processo em que eu recebo a mensagem de que a “Apple Online Store is unavailable”, e me solicita que envie um fax para poder realizar a compra. Esta é a única forma ou existe alguma outra possibilidade de realizar o pagamento de forma online mesmo? Li na internet que por fax leva 4 semanas para receber a confirmação do pagamento. Isso procede? Grande abraço, e parabéns pelo blog.

  • Pedro Paulo

    Na verdade graças a incompetência do governo Lula que está detonando com muitas coisas institucionais no país, o Brasil é um dos poucos países que esta operação inicial tem que ser feita por fax mesmo.

    Mas como a Apple não é tão incompetente como o nosso governo federal a coisa demora bem menos que as tais 4 semanas.

    Depois mande link para seus programas.

    Um abraço

  • Gustavo Cardoso

    Pedro, Parabéns pelo post. Eu me inscrevi a pouco tempo no Programa da Apple e tava com muita preguiça de aprender o objective-c. Vou tentar seguir teu tutorial mais do que mastigado e depois, só depois que funcionar, compro teu App, hehehehhe!
    Abraços

  • Ricardson

    isto funciona no iOs4 com as novas regras da apple ?

    alguem com algum tutorial de como fazer o cadastro de app pagos ? aquela parada de tax alguma coisa q tem q ter nao consegui fazer…

    vlw !

  • Pedro Paulo Jr

    @ricardson

    Funciona no iOS4

    É só preencher um cadastro.

  • Parabéns pelo tutorial..
    hoje mesmo começarei a desenvolver um app

    Abraços

  • Rui

    Oi,

    Parece que o fonte da aplicação, não esta mais no link. eu estava com uma dúvida sobre a animação.

  • Pedro Paulo

    Vou procurar onde foi parar o arquivo

  • Rui

    Pedro,

    Como vc consegui se cadastrar no programa? Eu recebi uma mensagem que o programa não estava disponível no meu pais e que teria que enviar um fax para eles.

  • Pedro Paulo

    No caso do Brasil precisa mesmo mandar o FAX

  • Rui

    Pedro,

    Vc sabe se da para usar o Bluetooth com o phonegap? Tipo criar um jogo multiplayer utilizando o bluetooth?

  • Pedro Paulo

    A verdade é que o Phonegap é muito limitado. O quanto antes você se livrar dele e partir para código nativo melhor