Desenvolvendo para IPhone sem Objective-C (Parte 2/3)

Ok, eu já percebi que você não comprou meu app na loja da Apple, mas tudo bem, você sabe que não escrevo isto por dinheiro e que “você não precisa me ajudar a lhe ajudar”. Feita esta lamentação, voltemos ao frango. Quer dizer ao software.

Espero que ontem durante a noite você tenha feito já sua web app para o IPhone e esteja craque no uso da biblioteca jQTouch. Como não houve perguntas nos comentários, ou ninguém leu, ou não há duvidas. Vamos em frente.

Hoje veremos como transformar uma web app num aplicativo que possa ser vendido na loja da Apple. Há algumas bibliotecas que prometem fazer isto, algumas delas não respeitam as condições da loja da Apple e fazem as aplicações serem rejeitadas e outras custam muito caro. A biblioteca Phonegap tem a vantagem de ser aceita pela Apple e de ser 0800, ou seja, não vamos perder tempo falando de outras. Phonegap na cabeça!

A Phonegap, além de permitir compilar web apps em aplicativos nativos, tem uma outra vantagem bacana: permite que você use o mesmo código para criar apps para Android, Blackberry, Symbian e Windows Mobile. Tudo bem que a parte do IPhone é a mais desenvolvida, mas é um trabalho de portabilidade muito promissor.

Também a phonegap dá acesso aos componentes do sistema operacional como a agenda de telefones, o gps, o acelerômetro, o magnetômetro, etc.

Agora a má notícia. Você precisará de um Mac, não porque a Phonegap exija, mas porque, para compilar apps para o IPhone, só usando Mac. Puxa vida, dirá você, macacos me mordam, um Mac custa muito caro e agora, quem poderá me defender? Eu não vou recomendar para você que monte um Hackintosh, viu? Não monte um Hackintosh, nem procure no Google sobre isto. Compre um Mac. Mais uma coisa: não procure no Google sobre Hackintosh nem OSX86, que pirataria é coisa feia.

Eu uso um Mac Mini com o Leopard 10.5.8 e dá conta do recado, o SDK do IPhone você pode baixar, juntamente com o compilador, em http://developer.apple.com O download é bem grandinho, coisa de 3.4GB, portanto, deixe baixando à noite…

Para criar seu ambiente de desenvolvimento IPhone você vai precisar apenas da ferramenta GIT que pode ser instalada do seguinte endereço: http://git-scm.com/

A seguir, execute a seguinte sequência de comandos no terminal do Mac OS, num diretório que você irá usar para desenvolvimento:

git clone git://github.com/phonegap/phonegap-iphone.git
cd phonegap-iphone
git submodule init
git submodule update
make

Pronto, agora você deve ter neste diretório um arquivo: PhoneGapLibInstaller.pkg

Com o XCode fechado, execute o PhoneGapLibInstaller.pkg e instale-o.

Abra o XCode e, ao criar um projeto novo, você verá na parte de User Templates a opção: Phonegap.
Selecione esta opção e voilà! Criado seu projeto.

Agora, basta mover a Web App que você criou para o diretório www do projeto que está aberto em sua tela. E compilar para o simulador de IPhone e começar a brincar.

Algumas funcionalidades interessantes do Phonegap (uso de câmera, acelerômetro, gps, etc) você encontra em: http://docs.phonegap.com/

Um guia introdutório do Phonegap para caso tenha alguma dúvida pode ser visto em: http://phonegap.pbworks.com/Getting-Started

Caso você tenha outras dúvidas deixe um comentário neste post. Aliás, você já passou do nível anta na App que você comprou?

Parte 1: http://www.zeletron.com.br/2010/04/desenvolvendo-para-iphone-sem-objective-c-parte-13.html

App de Demo : http://itunes.apple.com/app/zeroes/id368251065?mt=8

Comments on this entry are closed.

  • Ze, primeiramente parabéns pela sequência de post sobre desenvolvimento iphone-no-objective-c. Achei fantastica sua dinamica. Parabéns!

    Eu tenho uma dúvida, com o phonegap é possível desenvolver apps também para o tamanho nativo do iPad, ou seja, apps diretamente para o iPad. Ou só permite criar aplicações para iPhone, aí rodar no iPad em modo de compatibilidade?

    Grande abraço!

  • Pedro Paulo

    Sim. Ele gera direto para o IPad.

  • José Antonio

    Carlos Eduardo, quem está escrevendo essa sequência é o Pedro Paulo. 😀

  • Obrigado Pedro Paulo pela pronta resposta.

    Acabei confundindo com o José Antonio o post. Desculpa 🙂

    Mais uma vez parabéns!

  • uma dúvida banal: gerar apps com o phonegap não seria barrado na app store?

  • Pedro Paulo

    o Phonegap é 100% aceito na loja da Apple. Na parte 3 falaremos sobre isto.

  • Marcelo

    Muito 10 esse tutorial, Testei PhoneGap e 100% aceito agora falta testar com iOS 4.

  • alan

    Parabéns pelo post..
    Testei o phone gap aqui e na hora de compilar e abrir o emulador apareceu para mim o seguinte erro.. com sua experiência tema alguma ideia do que pode ter acontecido?
    este é o erro:

    Chek dependencies
    No architectures to compile for (ARCHS=i386 ppc, VALID_ARCHS=armv6 armv7).

  • Fico triste pelo fato de ser obrigado a comprar um mac.
    Se eu tivesse um Mac eu faria em Objective C mesmo.

    Quanto em média você consegue tirar com um aplicativo desses no mês?

    Talvez irá valer a pena comprar um Mac. hehe

  • Eduardo Negri

    Pedro, o meu questionamento é o mesmo que o do Paulo Rogério. Quanto em média se lucra com um app desse publicado? Qual o custo total de um projeto? Outro ponto que me deixa muito desanimado de começar a mexer com essa “brincadeira” é o fato de ter que adquirir um MAC pra começar a “brincar”. Já li vários artigos e todos me remetem ao mesmo pensamento. #TodosContraApple