Os detalhes do hardware do E72

A pergunta frequente que recebo por Twitter e email é se vale a pena trocar o E71 pelo E72. Na minha opinião só vale se existe algo que lhe incomoda muito no E71 e que tenha sido resolvido no E72. No caso de aparelho novo e não upgrade, não tenha dúvida e fique com o E72.

A seguir, vou listar as diferenças de hardware entre os dois aparelhos, que pode ajudar na sua decisão.

1) O slot do SIM card mudou. Agora é fácil remover o cartão, bastando puxar a aleta metálica.

dsc02959.jpg

2) A trava da tampa da bateria também é nova e posicionada no meio. O mecanismo é bem fácil de ser acionado. Fica a dúvida se ele é mais seguro do que o outro já que que sai muito fácil. Ah, e você sente ela se mexer ao digitar com os polegares e com os outros dedos atrás. Disso eu não gostei.

dsc02958.jpg

3) A nova navikey, óptica, merece melhorias futuras. O conjunto funciona bem e agrada em algumas aplicações (Nokia mail, navegador nativo, menus) mas deixa a desejar em outras por ser muito lento, como uma caixa de texto, por exemplo. E, mesmo podendo escolher a sensibilidade, quando fica bom para um fica ruim para outro. No geral, eu acredito que irá agradar mas espero evoluções do mecanismo ou do firmware. Independente disso, você pode clicar nela (mais dura um pouco) e até mesmo desativá-la completamente, caso não goste.

dsc02954.jpg

4) Agora se tem mais espaço nos quatro botões de atalho, bem ressaltados, enquanto os outros (menu, sair, ligar, encerrar) estão todos no mesmo nível. Prepare-se para apertar botões errados por uns dias se migrar, principalmente o “correio” ao invés de “sair”, se você for destro.

5) Repararam que foi decretado o fim do vermelho e do verde nos botões encerrar e ligar ? Ambos são iluminados por branco. Estranho num primeiro momento, mas fica bonito.

6) Finalmente um novo botão de desligar/ligar, não mais no “vermelho plástico feioso”. E saída de áudio de 3.5mm. E a qualidade do áudio no fone de ouvido ou via bluetooth (A2DP) melhorou bem.

dsc02955.jpg

7) Temos novas teclas como lanterna, espaço e atalho para bluetooth (não é mais no asterisco).

dsc02953.jpg

8) Uma câmera bem melhor, de 5MP, com autofoco e flash via led. Ao tocar na navikey o aparelho já ajusta o foco e prepara para tirar a foto, nada de tecla “T” mais.

dsc02957.jpg

9) O alto falante foi para trás e continua somente útil para voz. Dá vontade de usar os do XM5800.

10) Não tive acesso a uma boa balança, mas todo mundo achou mais leve. No entanto, a especificação contradiz isso. No tamanho, é alguns décimos de milímetro mais largo e maior, chegando a ser pouco mais de um milímetro mais fino no meio do que o E71. Desta vez usei um paquímetro digital para confirmar.

11) O processador é mais rápido, um ARM 11 de 600MHz (o do E71 é um ARM 11 de 369MHz). E você percebe isto ao usar na hora de ligar, instalar programas e abusar do multitasking. Além disso, o E72 tem 250MB de memória interna, uma valor bem confortável para instalar tudo dentro dele e livrar o cartão para fotos, mapas e música (o E71 tem 110MB).

12) Compasso digital e acelerômetro, apesar de não serem muito usados. Use o NorthPole para ver o compasso digital em funcionamento e, para o acelerômetro, configure o E72 para ativar o recurso “soneca” e “silenciar chamadas” ao ser virado (ativos por default).

screenshot0008.jpg
screenshot0009.jpg

13) Cancelamento de ruido nas chamadas, eliminando sons que não sejam a sua voz. Isto ainda vou testar e dar um relatório completo.

screenshot0010.jpg

14) Made in China, não mais na Finlândia.

15) No mais, temos carregamento via USB, tampas do slot de cartão e do conector usb na cor do carro, quer dizer, do celular. Botões laterais de volume e comando de voz na cor prata e remodelados.

dsc02956.jpg

dsc02961.jpg

Via Wordmobi

Comments on this entry are closed.

  • Aknaton

    Buenos dia!
    Ao meu ver o que me chamou a atenção foi só a câmera,o resto “não inflói e nem contribó”! Tchê será que é tão caro assim colocar um flash como o do N82?

  • marcelobarros

    Aknaton, o meu problema era com a qualidade do áudio, inferior a outros aparelhos que tenho e que me deixava nervoso a ponto de não escutar música no E71. O fone de 2.5mm era só a cereja do bolo. A coisa piorava ao usar o A2DP no carro. Mas a maioria dos “ouvidos” que conheço nunca ligou pra isso. Hoje estou com um aparelho só para tudo, despertando-me para a caminhada, sendo o player durante ela, minha agenda de trabalho, bloco de notas, player do carro, viva voz, câmera, …

  • Orlando

    Como vai Marcelo ?
    O problema do pó dentro da tela que tem no E71 foi resolvido no E72???

  • marcelobarros

    Pó dentro da tela ? Isto é novo pra mim. Não sei te dizer. Achei que a lateral do teclado no nível do navikey tem espaço demais do lado esquerdo, o que pode ajudar a entrar pó.

  • Orlando

    Isso ai Marcelo, tem até tuto explicando como desmontar pra limpar, mas eh um saco.

  • Estou satisfeito com o meu E71 e não pretendo trocar pelo E72 antes de agosto/2010. Caso a VIVO subsidie, em caso contrário, talvez ano que vem. Quanto à câmera e audio, eu preferia o N86, mas ele jamais virá para o brasil e eu não tenho tempo pra ficar instalando recursos para simular o teclado em portugês-BR. Ora pois, afinal de contas não estou a falaire de algo assim tão absurdo.

  • Mark_SP

    Tenho um E72 e estou adorando o aparelho, já tive o e71 mas antes deste eu usava um 5800… ao contrário da maioria, ainda prefiro botões físicos ao teclado touch…

    Em minha opinião, vale a troca sim

  • George

    Caro Zé

    Minha irmã trará um E72 desbloqueado para mim da Inglaterra. Alguma recomendação especial para atualização de firmware ou outra observação?

    Um abraço!

  • José Antonio

    Provavelmente a única coisa ruim desse aparelho vindo da Inglaterra é que você não poderá usá-lo em português e vai ser meio complicado acentuar as palavras. Não recomendo colocar o firmware brasileiro nele para não desconfigurar o teclado. O layout do teclado brasileiro é diferente e não dá para mudar isso.

    Fora isso, provavelmente você estará sempre com a última versão do firmware, uma vez que ele é inglês e desbloqueado. Ótima compra.

  • Gustavo

    Tive um E71 e atualmente tenho BB Bold 9000.
    Estou querendo voltar para série E, porém não tenho a certeza de qual a melhor opção neste momento. Em design e hardware estou optando pelo E72, mas li muito sobre bugs e duração menor da bateria (comparada ao E71).
    Gostaria de saber sobre as impressões de desempenho de software e de bateria de quem tem o novo E72. Também li sobre uma construção do aparelho ser um pouco inferior a do E71, alguém concorda?

    Abraços,
    Gustavo

  • Evandro Cartaxo

    O acabamento da parte de plástico é um pouco inferior. No nokia E71, o plástico ao redor do teclado imita perfeitamente um metal. já no E72 dá para perceber que é plastico.

  • Gustavo

    Alguém sabe informar se o E72 da Vivo está vindo liberado para atualização de firmware ou só mudando product code?

    Abraços!

  • erick

    Marcelo, parabéns! ótimo post a respeito do E72. Muito bem feito e explicado com fotos, o q dá mais credibilidade a cada detalhe abordado!

  • fernando

    eu tenho um e72 e tem uma coisa estranha acontecendo. O bluetooth somente esta funcionando para as ligaçoes. as musicas nao tocam no som do meu carro! Alguma sugestao?

  • FABIANO COSTA

    POR FAVOR, ALGUÉM SABE COM FAÇO PARA SILENCIAR BARULHO DA CAMERA QUANDO TIRAMOS UMA FOTO. JÁ COLOQUEI NO PERFIL SILECIOSO MAS, O BARULHO CHATO CONTINUA.

  • Renata

    Também gostaria de silênciar a câmera do meu E 72. Alguém sabe como se faz?
    Obrigada!

  • Vanessa

    Olá! Alguém sabe como desabilitar o som da câmera? Já tentei selecionar o perfil ‘silencioso’, com todos os alarmes desativados, mas a câmera ainda faz som quando bate a foto. 🙁

  • kelvynn

    site muito bom é a primeira vez que vejo,explica direitinho o que a gente que saber,eu pretendo comprar um celular novo so ainda nao me decidir mais acho que vou comprar mesmo o E71 pois nao tem muita diferença de um para o outro apenas a camera e outras besteras.