Nokia abandona futuros aparelhos S60 para se concentrar em serviços?

O famoso Russo Eldar Murtazin, responsável por tocar o blog Mobile-Review, que é mundialmente conhecido por conseguir informações privilegiadas sobre todos os celulares novos, publicou a seguinte mensagem no Twitter dele hoje:

Tradução minha: "A Nokia cancelou na semana passada alguns produtos da série S60 e está refazendo seu planejamento. Um monte de esforços em serviços e não em aparelhos. Uma pena."

Tradução minha: "A Nokia cancelou na semana passada alguns produtos da série S60 e está refazendo seu planejamento. Um monte de esforços em serviços e não em aparelhos. Uma pena."

É realmente uma pena que eles estejam abandonando o desenvolvimento de alguns aparelhos S60 para se dedicarem mais a serviços, uma vez que o que eles realmente sabem fazer (ou sabiam) é aparelho celular. Não vão acabar fazendo bem nem uma coisa nem outra.

Em termos de serviços eles ainda estão engatinhando. Apesar de terem progredido um pouco nos últimos tempos, o Google e a Apple estão anos-luz à frente da finlandesa.

Para não dizer que não falei de flores, hoje a Nokia lançou 3 aparelhos aqui no Brasil com quase seis meses de atraso em relação ao resto do mundo. Foram eles o N900 (um enorme mico), o X6 (esse é bom) e o N97 mini (tenho cá minhas dúvidas). Também lançou outros dois, o 5235 e o 2730 Classic, dos quais não posso falar nada porque não acompanhei o lançamento mundial desses.

Como sempre, a Nokia lança aqui na Ilha de Vera Cruz o que o mundo inteiro já viu há muito tempo. Isso quando se digna a lançar aqui (vide os casos do E90, do N86 e  de tantos outros que nem vieram para cá).

Comments on this entry are closed.

  • Olha lá chefe, agora você está falando como um verdadeiro “ZÉletron”. Isso é uma grande verdade, se eles pararem de fazer uma coisa na qual eram bons e que ultimamente já haviam errado muito, então entrar na seara dos outros é fria total. Sei não, estaremos assistindo ao fim da frase “conecting people” e assistindo ao início de um “bye bye nokia”?

  • Georg Goersch

    Não entendi o N900 ser classificado como grande mico!

  • Aknaton

    Buenas!
    Ha ha,agora sim temos um blog que expressa o que pensa sem ter que cuidar o que fala por causa de uma ou outra fabricante de celulares!
    Parabéns José Antônio e se me permite, ou grande “micão”pra não dizer “lixão” é o N97! O leitor Georg não sabe por que mico diz pra ele,he he he!

  • Bruno Gama

    Também não entendi o do pq o N900 ser um enorme mico.. O celular é muito bom!

  • De fato acho que a Nokia está indo pro rumos errados. De grande fabricante e lider mundial perder mercado fazendo aparelhos péssimos, para em seguida entrar num ramo extremamente disputado, até mais que o próprio ramo de celulares, é no mínimo um movimento arriscado e o qual devemos acompanhar. Talvez o atual slogam Disconnecting people, realmente passe a Bye bye Nokia. Vamos ver o que o destino nos (lhe) reserva.

  • Oscar

    Vai acontecer o que aconteceu com a Palm, está só arquejando, dando os últimos suspiros!

  • Fernando F.

    Aposta arriscadissima da nokia. Vamos ver se dá certo….e ela sai desse barco furado que ela mergulhou, com aparelhos que… bom, a concorrencia vem esmagando.

    Dá pra acompanhar isso facilmente vendo o market share da nokia. Se vc mora no 3o. mundo tem um nokia, se mora no primeiro mundo tem um iphone. :-s

  • Andélson Marcelino

    Na verdade, vejo as coisas de outra forma. De que adianta lançar aparelhos que já chegam defasados, como tem acontecido desde 2007? Não seria mesmo mais interessante fazer os serviços amadurecerem e lançar aparelhos que aproveitem esses recursos e tragam alguma novidade, e não recursos “requentados” já existentes em outra plataforma?

  • Fernando F.

    Alias, que ótimo ter agora um blog independente de marca, e poder falar tudo, de bom ou não… :-p

  • marcelobarros

    O N900 é um “mobile computer” e daí o problema de tentar enquadrá-lo como um telefone, ele tem outras raízes e outro foco.

  • Alans71

    Uma pergunta: eu sou teimoso e vou comprar um N900, estava negociando o modelo americano, mas e agora com o lançamento aqui no BR vale a pena esperar? Quer dizer o aparelho vai ser importado mesmo certo? Ou eles fazem alguma adaptação?
    Valeu.

  • 'Lucaas,

    É uma pena mesmo, se a nokia se empenhasse teria os melhores smarts…

  • Eu concordo com o que o Marcelo Barros disse, o N900 é outra categoria, nem melhor, nem pior, só com outro foco… eu estou muito satisfeito com o meu, pois ele faz exatamente tudo que eu sinto necessidade…
    Agora, tirando esse detalhe, assino embaixo todo o resto do post…
    Grande abraço amigo

  • José Antonio

    Georg e Bruno, o grande mico do N900 é ter um hardware invejável e um leque de programas paupérrimo.

    Outra coisa, o N900 não é um telefone. É um tablet que ganhou um telefone. É bem diferente.

    Já o X6 promete ser o melhor aparelho das séries X e N (incluindo o N900) na minha opinião. O melhor aparelho da Nokia, atualmente, é o E72, sem dúvida alguma.

  • Bem por outro lado eu enxergo essa estratégia da Nokia com bons olhos. Algo que não podemos condenar a nokia é em relação hardware de seus aparelhos, na pior das hipoteses eles estão na média do mercado (na verdade a nokia samba em relação aos processadores que utiliza). Reduzindo seu portifólio em smartphones ela passa a contar com um tempo de desenvolvimento melhor utilizado para seus aparelhos além claro de poder se dedicar ao avanço da sua plataforma symbian – seu calcanhar de aquiles.

    A Apple tem um sistema redondo, uma rede de serviços bastante competente e apenas 1 produto no portifólio, assim como a Samsung e sua linha Galaxy. (PS entendam que isso é voltado ao hi-end)