Dois meses sem o blog NokiaBR

Hoje completam dois meses desde o fechamento do blog NokiaBR (para quem não sabe o que houve, clique aqui) e 52 dias desde o comunicado oficial que a Nokia fez com duas finalidades: 1 – Acalmar os ânimos da turba revoltada e 2 – prometer uma solução para o problema que eles mesmos haviam criado.

Das duas finalidades do comunicado oficial, somente a primeira foi alcançada, a de acalmar o povo (que já havia feito reclamações em enorme quantidade e em todas as mídias sociais) e fazê-lo esquecer do problema. Eu me pergunto, será que não era só isso que eles queriam?

Vejamos, no comunicado, eles diziam o seguinte no final:

“(…) Estamos em contato com o blogueiro e trabalhando arduamente em busca de uma solução amigável para o caso, conciliatória para as partes, de modo a permitir que ele continue fornecendo informações úteis aos seus seguidores por meio de seu blog o mais rápido possível. Manteremos todos atualizados.”

Dei ênfase em algumas expressões do texto deles. Vou comentá-las:

  • Estamos em contato (…) – Sim, houve contato nos primeiros dias, mas, depois do dia 18/01/2010 não recebi mais nenhum e-mail da Nokia sobre o assunto. Houve ainda dois telefonemas posteriores confusos (ora dizendo uma coisa, ora dizendo outra), mas nada mais recebi por escrito desde o dia 18/01/2010.
  • (…) trabalhando arduamente (…) – Com certeza devem estar trabalhando arduamente em outras coisas…
  • (…) permitir que ele continue fornecendo informações úteis aos seus seguidores (…) – Sinceramente, até agora não precisei do “trabalho árduo” da Nokia para continuar fornecendo informações úteis para vocês.
  • (…) Manteremos todos atualizados – 46 dias de silêncio… Nem na época do Império se ficava 46 dias sem notícias de um assunto.

Se a Nokia tinha algum interesse em se redimir pela atitude comercialmente catastrófica que tomou, deveria ter feito algumas coisas além desse comunicado singelo.

Vamos aguardar. Quem sabe não teremos uma boa surpresa depois do rigoroso inverno que a Finlândia está enfrentando?

Comments on this entry are closed.

  • Tudo que começa acaba,
    casa velha de desaba,
    e outra se ergue,
    que assim seja…..

    Não sei quem escreveu isso, meu pai repete muito…. esquece amigo, perdoar é divino… é a unica coisa a se fazer…..

    Grande abraço e vida longa ao zeletron…..

  • Mark_SP

    Sei que é horrível mesmo, mas a Nokia conseguiu 2 coisas com isso:

    Perder vários pontos no conceito de muitos admiradores da marca, já cansei de ler em fóruns citações como “a Nokia, aquela empresa que fecha blogs de fãs da marca…”

    Fazer outros blogs (não vou citar nomes, mas quem acompanha o assunto sabe bem..) enfatizarem menos a marca e dar muito mais atenção ao iPhone oS, Android,etc…

    E nós que acompanhamos desde sempre o NokiabR já migramos prá cá mesmo… vida longa ao Zeletron (2x)

  • Yara CP

    Vida longa ao Zeletron (3)

  • Telson Cavalcante

    Vida longa ao Zeletron (4)

  • Pedro Paulo

    Lamentável o comportamento da Nokia

  • Eu estava justamente pensando quando o seu blog voltaria… mas pelo jeito.
    Vida longa ao Zeletron (5)

  • Jobson

    É absurda a falta de respeito com Você!!! Ainda mais que no texto foram tão enfáticos nas palavras, como você mesmo citou aí acima…..Como diz um amigo ” é uma total falta de absurdo” . Mas o importante que ainda temos uma grande fonte de informação!! ZELETRON!!!!
    Um grande abraço!!!

  • Vojislav Mihailovic

    É o famoso esquema de parar a fritura que depois a midia esquece.

    Muitos blogueiros que te apoiaram no primeiro dia, depois olimpicamente te esqueceram.

  • Eu acho que o Zeletron terá melhor alcance. Atingirá outras marcas e aí sim, ficará bem melhor.
    “Há males que vem vem para bens”

  • Aknaton

    Bom dia!
    Acho que já te disse isso antes se não digo agora!
    Com o ZElétron podes fala sem rabo preso de fabricante alguma e não só de celulares de tudo e expressar a tua opinião sem medo de ofender ou ferir brios de ninguém! Claro sem dar um tiro no pé!
    Se me permite a sugestão procure deixar o ZElétron como o N…BR , mas sem perder sua características! Divisões claras para hardware,software,eletrônica”Adoro”,Programação”Adoro mais ainda”,Mobilidade, em fim as possibilidades são N “he he he” Um abraço !

  • VIDA LONGA E PRÓSPERA AO ZÉ ELÉTRON!!! Sei que é grosseria gritar em fóruns e blogs, mas não me contive José Antonio (Zé), rapaz o E71 foi talvez o meu último Nokia nessa década, estou em proposta com operadoras pra aquisição de um ANDROID, A Nokia tem que sentir quem somos nós, não dá mais audiências pra eles, fala de iPhone, tu até comprastes um que eu sei (SSE=Serviço Secreto do Eagle) e com certeza vais ganhar um Milestone (DROID) vamos falar disso, de tecnologia, de coisas que interessam (num Brasil que interessa). Se os filândeses querem ser frios, mostraremos o calor dos trópicos, o calor da nossa indiferença. Concordo com o @tiranorex.

  • E agora eu gostaria de gritar bem alto como no final do filme “Coração Valente” (Brave Heart Marcelão). LLLLLLIIIIIIIIIBBBBEEEEERRRRRRDDDDDDAAAAAAADDDDDDDEEEEE.

  • Carlos Bueno

    Pelo menos no meu caso (creio que outros mais) você ganhou um leitor mais assíduo.
    Desde a caca da Nokia passei a visitar seu blog diariamente. Antes passava por aqui mais espaçadamente.
    Continue mandando bala que o futuro se constoi dia-a-dia e passado é passado.
    Vida longa ao Zeletron!

  • Paulo Stahnke

    @javsmo, com certeza o povo ainda não esqueceu do ocorrido. Nos vários blogs que freqüento todos os dias, sempre existem comentários a respeito do ocorrido. Muitos estão indignados com o que aconteceu com o NokiaBR e acredito que serão poucos os que vão esquecer tão facilmente esse lamentável desfecho. Estamos todos de olho! #Nokiadisconnectingpeople

  • Vida longa ao Zeletron! (+inf)

  • betaum'

    ainda tá nessa, cara?

  • Sabe do que mais? Acho que o Zeletron tem estado muito mais interessante do que o NokiaBR, porque aqui vc tem liberdade de tratar de uma diversidade de assuntos que interessam aos nerds de plantão. Por isso, siga meu conselho: deixe a Nokia pra lá e continue fazendo um excelente trabalho aqui junto a seus colaboradores de primeira linha. Com certeza, você e seus leitores terão muito mais a ganhar!!!

  • A dupla Nokia/Symbian ainda me agrada por três programas (Nokia Sports Tracker, Style Tap e Handwriting Calculator), pois são programas que me auxiliam no meu trabalho e lazer, mas, como estão funcionando muito bem no meu antigo aparelho, nada me impede de partir para outra Marca/Sist. Oper. Não é mesmo??

    A Nokia está seguindo um caminho sem volta (ladeira a baixo) e parece que não faz questão de manter seus usuários (amantes da marca) fiéis a ela. Adroid/Iphone agradecem!!!

  • Edw

    Acho que foi julho de 2008. Pensava em comprar um smart e tive indicação de um E62. Fucei no Google e o primeiro site que marquei nos favoritos foi o seu. Comprei o smart e para quem só adquiria Motorola, aprendi a gostar da Nokia.
    Acabou o seu blog, outros não conhecerão a finlandesa, vão deixar de ganhar seguidores, decepcionou futuros e iniciados. Quem mais perdeu? Tu era comissionado? Não né?
    Manda eles a m* se quiserem consertar a eca feita. Esquece Nokia. Toca o barco. Vc. é melhor do que isto tudo.

  • Tu estás vendo José Antonio (Zé), vamos em frente amigo, vamos falar de coisas interessantes, de tecnologia, qualquer que seja ela, você e seus colaboradores são o máximo, e continuaremos aqui, mesmo depois da finlandesa ter falido e ninguém mais pronunciar seu nome na terra brasilis.

  • Isaiah

    Esquece Noquia (não é bom falar o correto, podemos ser processados).
    Tem muita coisa melhor para você falar. Vida longa ao Zeletron (+inf2)

  • Rafael Donnici

    Pois é, Zé, eu também tenho visitado com muito mais frequencia o Zeletron que o antigo N…Br. Os assuntos estão mais variados e com isso mais interessantes.

    []s