Terremotos e Celulares

Nos últimos eventos de terremotos, Haiti e Chile, uma grande ferramenta tem sido os celulares. Uma funcionalidade obvia é manter as comunicações quando há dano a rede telefônica física.

No entanto há outras aplicações curiosas:

iQuakes: Se você pensou numa aplicação provavelmente já tem para o iPhone. O iQuakes mostra a informação mais recente sobre áreas atingidas por terremotos e sua intensidade.

Já o Seismometer App usa o acelerômetro do celular para detectar vibrações e tentar dimensionar o terremoto.

No mundo Android há também uma aplicação chamada: Earthquake! que possui muitos detalhes de cada evento e também usa o acelerômetro para tentar estudar o fenômeno.

Vamos acompanhando os eventos do Chile, graças a Deus, bem menores que os do Haiti e esperamos que todos consigam voltar rapidamente a normalidade.

Comments on this entry are closed.

  • Tem esse Seismograph Touch para S60 5th:
    http://store.ovi.com/content/14197

  • Paulo Stahnke

    Já pensou se um dia teremos softwares nos nossos celulares capazes de captar pequenas variações e com isso alertar sobre um possível terremoto que está para acontecer?? Seria uma coisa fantástica para a humanidade. Viajei! Dá um desconto aí pessoal, como geólogo tenho que acreditar que isso um dia será possível.

  • Fernando F.

    Ter sensores no celular acho que é uma viagem demais, mas usando a tecnologia atual seria possivel montar um sistema que enviassem alertas para todos os celulares de uma região (via SMS, MMS, ligaçoes, etc), alertando sobre um desastre iminente. O Japão faz isso com a TV, o sistema digital pode ligar a TV e mostrar alertas, e no sinal analógico, todas emissoras mostram um sinal de alerta… http://www.youtube.com/watch?v=taFH09jyGOc