Seguindo em frente

Foto de lipjin, compartilhada via Creative Commons no Flickr

Depois do meu último post, em 10/01/2010, no qual eu explicava o que havia acontecido com o blog NokiaBR, houve um grande descontentamento entre os leitores do blog no Twitter.

Logo em seguida, vários amigos blogueiros se manifestaram escrevendo mais de 30 posts em blogs diferentes sobre o assunto e milhares de pessoas acabaram comentando nesses blogs, no Twitter, no Orkut, no Facebook e aqui no Zeletron. Além disso, até alguns veículos de comunicação tradicional publicaram a notícia.

Dois dias depois do post, a Nokia trouxe ao público uma nota de esclarecimento no seu blog institucional, a qual eu copio integralmente abaixo (também é possível lê-la diretamente no blog da Nokia clicando aqui):

“Reconhecemos e respeitamos o valor e legitimidade do trabalho de José Antônio Oliveira no blog NokiaBR. Como é de conhecimento público, a marca e o nome Nokia representam importantes patrimônios para a empresa e temos a responsabilidade de garantir que sejam devidamente utilizados. Como parte deste esforço, há um time globalmente responsável pela revisão de centenas de websites por mês, em todo o mundo, para garantir que a integridade da marca Nokia seja mantida.

No decorrer de um processo de monitoramento rotineiro, o blog NokiaBR foi identificado e, inadvertidamente, uma notificação extrajudicial foi emitida sem revisão interna apropriada do caso. Compreendemos que algumas modificações no blog são pertinentes no sentido de evitar eventuais confusões para o consumidor – no entanto, o blogueiro José Antonio de Oliveira deveria ter sido procurado pessoalmente por um representante da Nokia para discutir o tema, e não ter recebido uma notificação legal.

Lamentamos profundamente os transtornos causados a José Antônio Oliveira e seus leitores. Estamos em contato com o blogueiro e trabalhando arduamente em busca de uma solução amigável para o caso, conciliatória para as partes, de modo a permitir que ele continue fornecendo informações úteis aos seus seguidores por meio de seu blog o mais rápido possível. Manteremos todos atualizados.”

Essa nota realmente acalmou o povo e, naquele mesmo dia, foi iniciada uma série de negociações entre mim e a Nokia, durante as quais acertamos que eu voltaria a escrever o blog NokiaBR com outro endereço. A Nokia, por sua vez, registraria o nokiabr.com.br (que já havia sido cancelado) e o apontaria para o novo endereço que eu registrasse.

Cheguei a registrar um novo domínio e coloquei o blog temporariamente lá sem divulgar para os leitores, mas estou até hoje aguardando um documento do departamento jurídico da Nokia no qual eles formalmente se diriam satisfeitos com o acolhimento da notificação inicial. Essa foi a minha única exigência para voltar a escrever no NokiaBR. Entretanto, o último e-mail que eu recebi da Nokia foi enviado no dia 18/01/2010, quando me cobraram o registro do endereço novo. Depois disso, só recebi duas chamadas telefônicas sobre esse mesmo assunto, mas nada sobre sobre o documento que eu havia pedido para formalizar o que foi acordado verbalmente.

Entendo que os trâmites jurídicos em empresas do porte da Nokia costumam demorar, mas não posso ficar parado, aguardando ad aeternum por esse documento. Por isso, resolvi fazer exatamente o que eu iria fazer no dia 10/01/2010, quando escrevi o post abaixo, e migrei todo o conteúdo do NokiaBR para o Zeletron. Vou seguir em frente com um blog só.

Peço a gentileza de atualizarem seus bookmarks e links de blogs, para que o Zeletron possa, em breve, ter a mesma audiência que o NokiaBR tinha.

Gostaria de agradecer do fundo do coração a todos os amigos, leitores e pessoas que se mostraram solidárias, que me deram tanta força nesse período, escrevendo posts e comentários, reclamando e comentando no Twitter, no Orkut e no Facebook; enviando e-mails para a Nokia, telefonando para conhecidos etc. Fiquei realmente surpreso e feliz com isso!

Não tenho condições de agradecer individualmente a todos que se manifestaram a meu favor nesse período. Foram milhares de mensagens no Twitter e centenas de comentários em blogs, no Orkut e no Facebook. Muito obrigado! Não sei como agradecer a vocês! O que eu posso fazer é continuar a escrever e fazer o trabalho que eu vinha fazendo antes.

E vamos em frente, porque muita coisa aconteceu nesse período em que eu fiquei parado em férias forçadas. Tenho muito que escrever aqui no Zeletron! 🙂

P.S.: No próximo post, vou colocar no ar três queries SQL para as pessoas que têm blogs baseados no WordPress e quiserem alterar os links do NokiaBR para o Zeletron nos seus bancos de dados.

Atualização: Já fiz o post com as queries para atualizar os endereços. Quem puder executar nos seus blogs eu agradeço.

Comments on this entry are closed.

  • evoki

    Força José (se me permite te chamar assim).
    Recebo a notícia que voce continuara a nos trazer novidades com grande alegria =D
    Em breve o Zeletron tera a mesma ou melhor audiencia que o NokiaBR.
    abraços

  • Raniero C

    a Nokia pode estar assistindo a seu ocaso no Brasil. Eu garanto a você que não compro um Nokia agora. Sempre comprei. Now It’s over.

    Os que temos blogs devemos reagir. O que fizeram com o NokiaBr pode ser feito conosco!

    Vamos pintar-nos para o combate e por a faca nos dentes.

    Nokia e outras empresas que não compreendem como a banda toca na Internet: abram os olhos que não somos cordeirinhos!

  • Roberto

    Bola pra frente JAVSMO! Acho que você tá certíssimo (até acho que deveria ter feito isso antes!). E também acho que você tem mesmo que exigir da Nokia um documento escrito dizendo que a situação que levou à notificação foi satisfatoriamente encerrada.

    Não dê mole demais pra eles!!!

    Eu já seguia o Zeletron antes pelo Google Reader, e agora vou continuar seguindo com mais interesse, pois o NokiaBR (que será sempre seu!!!) tá fazendo falta!

    Abraços

  • Paulo Guarino

    Pena que seja carnaval e talvez sua notícia que é muito importante fique eclipsada entre as modelos que perderam seu tapa-sexo (vai entender o termo…)

    Nokia disconnecting people

  • JAVSMO vc é um formador de opinião! E ajudou, não só a mim, como à muitos a optarem pela Nokia com seu prazer em escrever sobre a marca com idoneidade e competência!!

    Abs,

    Liss

  • José Antônio,
    não importa o nome do blog e sim o conteúdo dele.
    Quem acompanhava o NokiaBR vai acompanhar o Zeletron, simplesmente porquê é bem escrito, é confiável e tem compromisso com a informação.
    Parabéns pela iniciativa de seguir em frente e não deixe de fazer valer o seu direito de obter a confirmação do atendimento da notificação por escrito.
    Abs

  • Jobson

    Grande José Antônio!!!!
    Felizmente está de volta!!! Sentimos muito sua falta neste período, mas agora acabaou a espera!!!
    Um grande abraço!!!!

  • Aloha,

    Um ‘pedido de desculpas’ por parte da Nokia não serve. Se fosse um blogueiro que tivesse cometido injúria contra a empresa, eles aceitariam esse tapinha nas costas? O blogueiro do NokiaBR fazia um trabalho muito superior ao trabalho realizado pelos próprios funcionários da Nokia. A empresa deveria NO MÍNIMO emprestar a ele produtos para resenhas e dar acesso privilegiado a ele a informações sobre a empresa. O cara estava fazendo de graça um serviço para empresa e ainda pretende continuar. Apenas o pedido de desculpas além de insuficiente demonstra a ignorância da Nokia na oportunidade que tem com o trabalho do blogueiro.

    Sou blogueiro de tecnologia também, tenho produtos Nokia e gosto deles. Mas pelo erro que cometeram e a reparação incipiente dos danos, como protesto me recuso a recomendar os produtos Nokia em meu blog que testei e aprovei.

  • Kiko

    Bola prá frente, Zé, pois a vida não se resume num festival e sim em vários! Quem é competente asfalta seus caminhos. Boa sorte e conte comigo pro que der e vier, pois se existe algo que a vida não conseguiu me ensinar foi conviver com a ingratidão.

    Abraço e sucesso sempre.

  • Força para você e que você continue exercendo o seu exelente trabalho como havia sendo feito no NokiaBR.

    Parabéns, cabeça erguida e dou todo o meu apoio para você.

  • Francisco

    Poxa José Antônio,legal estar de volta com o Zeletron que andava meio paradão;desde que comprei meu 5800 e descobri o seu blog,passei a acompanhá-lo.Você entende do assunto e transmite com bom humor o que circula na internet sobre Nokia.Mas como se conselho fosse bom a gente vendia por uma bagatela,vai uma sugestão:fale sobre todos as marcas,focando o que elas tem de bom e o que tá pegando.A Nokia tá meio paradona,prometendo com os Symbians 3 e 4,mas tem Android,Iphone,Bada e o Windows 7 Mobile vindo por aí,e sua opinião sempre será levada em conta.Agora que o carnaval acabou,bom 2010 pra vc e pro Zeletron!!

  • Eu também fico chateado com a coisa toda. Assim é o mundo, uma grande corporação multinacional não cultiva valores como o respeito, a solidariedade, a cooperação e o fomento a um ecossistema.

    Também nunca mais compro Nokia.

  • Parabéns por continuar no ar com suas preciosidades! Boa sorte e sucesso em seu caminho!

  • vitor prante

    Parabéns Zé (desculpe a intimidade!!) por ter tocado a bola pra frente depois de tê-la levado nas costas!!!!! continue ajudando a nós leigos entender melhor as tecnologias…..sendo sincero, parar de comprar Nokia, não te prometo, mas que vou analisar melhor as outras opções, isso vou!!!
    Sucesso e continuo te visitando diáriamente!!!!!

  • Damião Deivid (creondai)

    Estou aqui seguindo em frente também. ^^
    Muito legal este novo blog.
    vou gostar de explorar as coisas já postadas aqui.
    =D

  • marcelobarros

    Ôooo Zéeee…. Vamu tocar logo este blog pra frente, hômi !

  • Acho que você deve ficar por aqui mesmo e alimentar o prestígio de um nome seu e não da Nokia que mostrou não merecer, e mesmo que merecesse: sou muito mais vc!

  • Não desista!
    Blog’s Power!

  • Força e honra irmão, “Si vis pacem, parabellum!” esta “águia” sempre estará sobrevoando qualquer Blog que vc e o Marcelão tocarem. Somos irmãos de honra, de paixões (Nokia, DELL e printers HP), e creio que a audiência aqui não será menor que na outra casa, e se vc quiser pode até falar sobre “outras tecnologias”, Seja Bem vindo, abração de São Luis do Maranhão. Yuuuuhhhhuuuuuuuuuuuuuuu! Acorda @TIRANOREX tamos de volta meu.

  • Rapaz eu entro de férias venho pra Fortal ficar com minha amada noiva decido me desligar totalmente da internet e vc me apronta uma dessas amigo????? Assim não pode, assim não dá!!!!!
    Seja muito bem vindo de volta chefe, sentimos muito mesmo sua falta e como já foi dito aí em cima o que importa e sua opnião, o seu ponto de vista no mundo mobile a marca será o de menos… seus leitores agradecem de coração a sua volta junto com o Marcelo Barros…
    FERNANDO VALEU PELA DICA AMIGO KEEP IN TOUCH!!!!!!!!!!!!!!

  • João Leite

    Previsão do Tempo, saudades sempre existirão do nokiaBR mas era você, escritor de lá que fazia o sucesso!
    Ou seja, Zeletron na cabeça!!!!! Sucesso nessa sua nova Jornada! Feed já tá adicionadissimo! Abraços!

  • Milton Toshiba

    O que interessa é o conteúdo, não o nome do blog

    =)

  • É por essas e outras que não sou mais nokia-user.

  • Pedro Paulo

    Parece que eles tiraram outro blog brasileiro do ar ….

    Será que piraram?