Placa nVidia superaquece no meu Dell vostro 1310

Comprei meu vostro 1310 em setembro de 2008, equipado com uma nVidia 8400M GS justamente porque precisava de uma GPU decente no notebook. A necessidade principal de uma GPU era a manipulação de grandes imagens, execução de alguns programas baseados em CUDA e programas gráficos como o Inkscape e o GIMP.

Raramente jogo alguma coisa, mas existem dois jogos que gosto bastante, o Audiosurf e o Trackmania. Esses dois realmente são bem bacanas e puxam um pouco a GPU.

No final de setembro de 2009, meu notebook começou a apresentar um defeito. Travava esporadicamente e a imagem ia se dissolvendo em barras verticais. Em outubro de 2009 começou a ficar impossível de trabalhar no notebook porque ele travava umas três ou quatro vezes por dia até que não ligava mais.

Já fora da garantia, resolvi buscar na internet casos semelhantes ao meu e encontrei vários. Muitos! Em todos esses casos o vilão da história era o superaquecimento da GPU nVidia. Em foruns norte-americanos, todos os consumidores diziam ter recebido uma placa mãe nova e vários deles haviam ganhado uma extensão de garantia por mais um ano.

Um pouco mais animado telefonei para a Dell e fui infomado que não estava mais em garantia. Devolvi o problema para eles dizendo que a Dell dos EUA estava trocando as placas defeituosas sem custo nenhum para os consumidores. A atendente me pediu para aguardar enquanto ela confirmava essa informação. Demorou um século para retornar, mas retornou dizendo que iria trocar a placa mesmo fora da garantia porque esse problema da GPU era um problema de fabricação realmente. (Mais um ponto para a Dell!)

Dois dias depois eu estava com o notebook com a placa mãe trocada por uma novinha (aparentemente).

Achei que o problema estava solucionado, mas no final de dezembro (menos de 3 meses depois da troca da placa mãe) o problema do travamento começou a aparecer novamente.

Hoje instalei um widget do Windows que mede a temperatura da GPU do computador. Quando não estou com nenhum jogo ou programa de edição de imagens (GIMP, no meu caso) aberto a temperatura da GPU é de 64°C. Agora vejam a que temperatura ela chega com apenas 5 minutos de Trackmania rodando em uma janela.

Quando chegou a 93°C eu tirei esse screenshot e fechei o programa.

Quando chegou a 93°C eu tirei esse screenshot e fechei o programa.

Isso, mesmo, a GPU da nVidia estava a absurdos 93°C enquanto cada um dos dois núcleos da CPU estava a 45°C. Fechei o Trackmania assim que tirei esse printscreen e não abro esses jogos tão cedo.

Além de banir os jogos do notebook, outra coisa que eu fiz foi desativar o Aero do Windows (todas aquelas transparêcias), o que reduziu a temperatura padrão de 64°C para uns 59°C (sem ar-condicionado ligado). Parece pouco, mas 5°C de diferença podem significar mais algum tempo de vida do notebook.

Eu acredito que a Dell precise trocar também o cooler e o dissipador de calor do notebook porque eles não foram trocados junto com a placa mãe (não sei porque não trocaram) e parece que eles são os verdadeiros vilões dessa história. Já vi em alguns foruns que existe uma distância entre o dissipador e a GPU e eles acabam não se tocando para trocar calor. Vou dar uma pesquisada melhor no assunto para ver o que descubro.

E você que tem um Dell com placa nVidia, já experimentou medir a temperatura da sua GPU? Espero que não tenha as mesmas surpresas do que eu.

Comments on this entry are closed.

  • JB

    O problema não está no Vostro, mas sim na série 8 da Nvidia

  • Uma dúvida: que widgets são usados pra medir a temperatura?

  • José Antonio

    O link direto de download do widget (só para GPU nVidia) é o seguinte:
    http://download.orbmu2k.de/download.php?id=49

    Para medir as temperaturas das CPUs eu uso o PC Wizard 2010 (Gratuito).
    http://www.cpuid.com/pcwizard.php

  • Mauro

    Eu tinha essa mesma placa de video mas num VOSTRO 1510, cerca de 1 ano e meio depois de comprado e logicamente fora da garantia meu notebook começou a apresentar esses mesmos defeitos… levei num lugar que eu achei que fosse resolver mas eles so terminaram de matar meu pobre notebook … parece que a linha GF8400 foi toda atingida por esse problema, jah li relatos de pessoas que trocaram 4 ou 5 vezes a placa e o problema persistiu … como eu não tava com paciencia pra isso peguei logo um VOSTRO 1320 com uma GF9300M … mas so acho uma sacanagem a DELL vender esse notebook jah que era sabido lah fora que esse problema existia …

  • Rudolf

    Olá José,
    Só para deixar um “relato”.
    Eu possuo o Vostro 1710, com CPU Intel T9500 @ 2.60GHZ e NVidia GeForce 8600M GS a mais de um ano.
    Sim, essa série da NVidia “pode” sofrer de “problemas” de aquecimento.
    Sendo eu um proprietário desta NVidia e de uma CPU Intel da série T9500 posso dizer que tenperaturas altas nesses bixinhos são “normais”. Minha GPU fica naturalmente por volta de 69ºC em estado normal e esse processador que possuo chega fácil nos 100ºC (temperatura a qual qnd atingida causa o desligamento da máquina por segurança).
    Essa é uma máquina que tenho e utilizo diariamente para trabalhos pesados. Trabalho com simulações numéricas e isso demanda carga total da máquina (100% do processador).
    O que eu posso deixar como cuidado para tais máquinas, especialmente quando usadas para trabalhos que demandam maior carga da CPU/GPU, são duas sugestões:
    – Fiquem de olho no estado do sistema de refrigeração: a cada 6 meses retirem a tampa trazeira do note que cobre o ventilador, retire o mesmo e limpem as aletas. Você verá que elas tendem a ficarem entupidas com sugeira, impedindo a ventilação.
    – Logo que puder troque a pasta térmica da CPU e, nos casos possíveis, da GPU também pela pasta térmica “Artic Silver 5”. Esta pasta possui uma condutividade térmica muito superior às que vêm com o note (em outras palavras, são capazes de dissipar mais calor).
    Essas duas sugestões ajudarão a manter o seu note operando sem problemas. Sim, eu faço a limpeza a cada 6 meses e sim, troco a pasta térmica de toda e qualquer máquina assim que recebo o note.
    Cuidado: verifique as condições de garantia do seu fabricante/fornecedor: a Dell permite que você desmonte o seu note/desk sem perda de garantia.
    Abraço e espero ter ajudado,
    Rudolf

  • Bela dica Rudolf, vou ficar de Olho, tenho um Vostro 1510 da vida.

  • Ivson

    O meu 1310 foi comprado à mesma época do seu, mas começou a apresentar o mesmo problema em julho de 2008. Ainda estava dentro da garantia, e só na 2ª troca de placa-mãe, e após uma troca de memórias e lcd completo (inverter e tela), o problema foi resolvido, apesar de em uso normal a temperatura sempre permanecer acima dos 70ºC no ar-condicionado. O engraçado é que no laudo de serviço, na 2ª troca da placa-mãe, descreveram o problema como “nvidia issue”. Pelo sim, pelo não, estendi a garantia por mais um ano.

  • elias

    noosssa… estou com medo agora

    acabo de comprar um vostro 1320 =~ chega dia 14

    eu devia ter optado pelos netbooks da vida: metade do preço, mais leves, menores……

    eu fui pro vostro *justamente* por causa da placa de video!

    bom, alguem ai falou que o problema eh a serie 8 da nvidia. o meu vem com

    — Placa Gráfica NVIDIA® GeForce™ 9300M GS de 256MB com
    Cobertura na Cor Preta

    será que resolveram??omgomg omg

    pelo sim pelo não vou seguir seu rss moço, seu blgo parece muito interessante =) fale mais sobre o vostro ^^

  • elias

    “Supposedly, the 9300M should not have the heat problems the 8400M GS has.”, http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=271737&page=2

    “But as themyrmidon said only the 8400s and 8600s have issues, although I would worry about the 9300M GS and the 9500M GS as those are both 80nm parts that look to just be rebranded 8400M GS and 8600M GT.” http://www.tomshardware.com/forum/253516-33-nvidia-heating-problems

    “Thanks. If I go for the Vostro I’ll probably stick with the 4500MHD instead of chosing the 9300M GS, hopefully that will bring the temperature down and keep the fan running quiet. I almost wish it was possible to downgrade the hdd from 7200rpm to 5400rpm as well…” http://timfnip.wordpress.com/2009/05/25/vostro-1320-review-and-a-quick-review-on-reviews/

    estou confuso =~

  • Já tive esse problema num HP TX1000. Exatamente o mesmo problema.

    Quer saber como resolver?? Troque de notebook! Esqueça as séries 8000 e 9000 da nVidia. Essa série vai continuar dando problemas, sempre.

    Existem empresas especializadas para fazer o conserto deste problema (reballing da GPU), mas aí você perde a garantia de vez mesmo. Meu conselho? Reclame novamente com a DELL e peça OUTRO notebook pois o seu possui um defeito que não será arrumado só se trocando a placa mãe (pois o defeito é da GPU, não é da placa, ou seja, não adianta nada trocar uma placa por outra igual que tem o mesmo defeito).

  • Tenho um LG500-C/8600GS e realmente ele aquece pra caramba.

  • Olá José eu tenho um vostro 1510 e tive o mesmo problema, mas um pouco mais critico, ele chegava a 125 graus 🙂
    liguei pra dell e eles me mandaram um técnico que fez a troca e detectou um acumulo de poeira na grade da fan, que impedia a ventilação.
    verifique se seu note também não está assim 🙂

    abraços e boa sorte com o NokiaBR

  • Alexandre Pedro

    caramba, pensei que em outubro de 2008 eles ja tinham corrigido esse problema. Eu tenho um vostro 1400 com a geforce 8600GS que apresentou o mesmo problema com 1 ano e 6 meses de uso, mas o meu chegava a 100ºc com 5 minutos de uso, apenas com o windows ligado, eu liguei pra dell em novembro de 2009 eles demoraram 1 mês para tomar uma decisão, quando tomaram disseram que nao tinha a placa em estoque, a 2 dias atras a placa foi enviada de hong kong. Pelo que li a nvidia corrigiu esse erro na gpu, e não é em todas as placas que esse problema ocorre. tomara que não venha com problema, voltarei a comentar aqui com os resultados da placa nova.

  • elias

    chegou meu notebook, e minha surpresa eh que veio um dell 1520 ‘basico’ (placa intel, 3gb de ram, etc) ao inves do 1320. eu vou devolver =/ e acho que nao vou querer o 1320 não.. o.o

  • Bruno

    Pessoal, fiquem atentos com esse problema, pois mesmo fora da garantia a Dell está trocando a placa mãe de notebooks que apresentem problemas com a placa de vídeo, é só procurar no google que vocês verão vários relatos sobre, inclusive de alguns usuários que trocaram o elastômero por uma pequena placa de cobre e pasta térmica.

  • Fabio Ruffolo

    seguinte… tenho um DELL XPS M1530, com T9300, e Nvidia 8600M GT…

    depois de 1 ano de uso, ja’ ta’ dando pra fritar ovo em cima dele (ele e’ revestido em metal)… e desde de quando essa frigideira começou esquentar, venho procurando muita coisa na net sobre isso, e tenho visto o que o pessoal já falou aí acima, que a dell tem trocado a placa mãe e tal… no meu caso, tá mais difícil… meu laptop foi compra do na inglaterra, e nunca foi produzido aqui… logo, eles me falaram que não tem como trocar a placa mãe…

    nas últimas medições de temperatura não só a GPU fica aquecida (+ de 90º direto).. mas a CPU…

    resumindo… vou ter que tentar fazer gambiarras pra baixar a temperatura, e tentar fazer essa porcaria durar um pouco mais….

    abrass

  • Ze, que gadget é este do lado que mede CPU, memoria e etc… ???

  • mario

    Ola, estou passando por serios problemas com o meu tambem,
    obrigado pela dica, acabei de enviar um email pra eles relatando o que acontece..

  • NILSON

    Olá a todos.
    Quase comprei um note com esse tipo de placa, por sorte comentei com meu irmão e ele me alertou e me passou seus relatos. Alguém tem a receita ideal, pelo menos qual placa é a mais ideal às nossas características (exigir da máquina sem que aqueça)? Já me disseram que o processador intel celeron também sofria de superaquecimento, …. será verdade? Aguardo e boa sorte a todos.

  • Eliana Alves

    Ola!!!
    Tenho um hp dv9575 k teve precisamente o mesmo problema… isto é… sempre notei k aquecia bastante mas nunca lhe dei mt importancia, até que, o tentei ligar e nada… ecra branco, ou seja, o chip tinha sobreaquecido e ”derretido”…. fui a uma loja de informatica e tentaram solda-lo… agr estou a usar um cooler para tentar manter os valores mais ou menos equilibrados para evitar que volte ao mesmo…
    Agora a temperatura está a rondar os 50… claro… sem correr grandes videos e assim… vamos ver no que dá…
    É triste k nao se respondabilizem em condicoes por este erro que tanta gente está a ter…. mas pronto…

  • cleber

    Olá a todos!

    Tb tenho um Dell Vostro 1310 com a GeForce 8400M GS comprado em novembro de 2008, há mais ou menos 1 mês ele começou a mostrar a tela azul e se autodesligar, já havia notado um superaquecimento na parte inferior do note. Entretanto, nunca dei muita importância por ser um note com um espaço interno relativamente pequeno e com uma “boa” capacidade de processamento, razão pela qual eu achava esse aquecimento “meio normal”.

    Mas atualmente ficou praticamente impossível trabalhar com o note, ele não funciona mais do q 15 minutos sem travar ou se autodesligar, instalei o “Everest Ultimate Edition”, para checar a temperatura dos componentes, e a GPU, apenas com o Windows sendo executado, funciona na maioria das vezes acima dos 90 graus, o processador em torno dos 70 graus, quando abro algum vídeo do youtube, ou qualquer arquivo de vídeo a temperatura da GPU passa fácil dos 100 graus.

    Tenho pesquisado em vários fóruns sobre esse problema e vi q é um assunto recorrente, já reinstalei os drivers da nVidia, desinstalei programas da inicialização do windows, tudo em vão até agora.

    Estou pensando em colocar a pasta térmica “artic silver 5”, mas ando receoso quanto a aplicar e tornar o problema ainda maior. Meu primeiro passo será entrar em contato com o suporte técnico da Dell e ver oq me aconselham a fazer.

    Abs.

  • José Antonio

    Cleber, peça para trocar a placa mãe. Eles trocaram a minha fora da garantia. Nos EUA eles também estavam trocando mesmo fora da garantia.

    Depois que trocar, compre um calço de cobre e execute o procedimento desse outro post meu:

    http://www.zeletron.com.br/2010/04/placa-nvidia-superaquece-no-meu-dell-vostro-1310-parte-ii-solucao.html