O que aconteceu com o blog NokiaBR

Escrevo esse post para explicar aos leitores e colaboradores o que houve com o blog NokiaBR, que foi fechado em 05/01/2010.

Como muitos de vocês repararam, o blog NokiaBR saiu do ar desde o dia 05/01/2010, dia em que recebi uma notificação extrajudicial do escritório de advocacia responsável por defender as marcas da Nokia.

A notificação exigia, dentre outras coisas, que eu cancelasse imediatamente o domínio do blog. Ora, o simples fato de cancelar um domínio sem poder nem apontar para outro lugar, ainda que temporariamente, enterra qualquer site ou blog. E, infelizmente, assim foi feito no mesmo dia da notificação.

É justo que o escritório responsável pela defesa das marcas de sua cliente esteja preocupado em defendê-la e assim o faça, mas a maneira como a notificação foi feita me surpreendeu.

O blog sempre foi do conhecimento da Nokia, que desde o início se manifestou favorável e viu com bons olhos a iniciativa, enviando aparelhos para testar, promovendo viagens, eventos e fornecendo releases de imprensa para serem publicados.

Acredito que o cancelamento do domínio do blog NokiaBR tenha prejudicado mais à Nokia do que defendido sua marca. Aproximadamente 3.000 pessoas tinham, diariamente, uma visão extremamente positiva a respeito dos aparelhos e serviços da Nokia.

Lamento muito ter que terminar prematuramente esse blog, que completaria três anos no próximo mês, porque gastei milhares de horas escrevendo posts, respondendo comentários e atendendo pessoas e tinha intenção de continuar esse trabalho ainda por um bom tempo. Repito, eu sempre tive as melhores intenções ao fazer o blog NokiaBR. Nunca tive intenção de concorrer ou prejudicar a Nokia de forma alguma, muito pelo contrário.

Como eu não tenho o tamanho proporcional ao da Nokia para encarar um processo dessa magnitude e como o meu único interesse era contribuir com os usuários e fãs da Nokia, resolvi acolher às solicitações da notificação e cancelei o domínio no Nic.br. Não quero mais problemas do que os que eu já tenho, assim como não quero criar problemas para ninguém.

De qualquer forma, vou encontrar uma solução técnica para voltar a colocar no ar o conteúdo dos posts aqui no Zeletron. Além do mais, o conteúdo em si não era o problema e não foi nem mencionado na notificação.

Para não me alongar mais com o assunto, gostaria de agradecer às pessoas da Nokia que me apoiaram desde o início até hoje, de forma especial neste episódio final. O bom trabalho não parará por aqui e continuo contando com o apoio de vocês para fazer do Zeletron um sucesso.

Agradeço especialmente também aos leitores e colaboradores que tanta força me deram nesses 3 anos.

Muito Obrigado.

José Antonio Oliveira.

P.S.: Como sei que muita gente ficará contrariada com o término do blog NokiaBR, os comentários serão moderados. Comentários que eu achar ofensivos ou exaltados demais não serão aprovados.

P.S.: Não se esqueçam de atualizar o RSS para o do Zeletron e, se puderem, avisem aos amigos sobre essa mudança.

Comments on this entry are closed.

  • Marcelo Barros

    Eu acho que faltou comentar o seguinte:

    1) Quem faz estes processos são escritórios contratados pela Nokia da Finlândia, pelo mundo todo. Não tem relação com a Nokia do Brasil. Logo, ficam vasculhando por aí, talvez faltando um critério mais pessoal na análise e menos genérico no processo. Não acredito que saibam o que o nokiabr signficava no Brasil. Apenas não devem querer a palavra Nokia em url que não sejam deles, o que também faz sentido. Imagine se ficássemos delapidando a marca ?

    2) Pelo que fiquei sabendo, a Nokia do Brasil ficou realmente espantada já que a relação dela com o blog era muito boa.

    Por mais que talvez fosse interessante tentar insistir e explicar isto tudo para os advogados, os custos são altos. A menos que a Nokia Brasil possa entrar no meio a nosso favor, não vejo saída mesmo. O melhor era fazer o que o advogado pedia, evitar um processo e prejuízos maiores. Talvez valha uma pressão neste sentido, da nossa parte (estou me colocando como leitor neste momento), junto às empresas.

    Enfim, 2010 em lugar novo 😀

  • Pq vc nao tentou entrar em contato com a matriz da nokia afim de obter uma autorização? Geralmente os escritórios de advocacia fazem algumas [palavra-censurada] que não são de interesse das empresas, como esse caso que deverá danificar a imagem da nokia mais do que o fato de o domínio direcionar para um fã blog.

    Outra coisa, antes de tomar uma decisão, consulte sempre um advogado. Sério. As vezes alguns escritórios (digo pq já aconteceu comigo) mandam intimações e notificações cobrando direitos que não existem. Se for o caso, cabe até uma denúncia na OAB contra os advogados que abusam do poder.

  • akminarrah

    Posta em outro site. O problema deles foi o nome. Então cria outro =)

  • Sinto muito, mas sentir não é o mesmo que compartilhar a dor, e compartilho sua dor irmão, meu irmão de paixão por marca de celular, de sistema operacional, por marca de notebook, saiba que vc é maior que qualquer problema que se apresente, o blog dizia: “Pra quem é fã de carteirinha da Nokia” e cara, nós somos, e vc sabe disso. Força e Honra irmão. Agora, milhões de usuários Nokia estão órfãos. E eu me pergunto: A Nokia Mundial Sabe disso? Ou foi uma iniciativa local?

  • Creio que a Nokia deu um tiro no pé, se foi a inveja de alguém, talvez não saberemos, se foi algum escritório de advocacia querendo mostrar serviço e ganhar algum numerário a mais, também talvez não saibamos. O que sabemos é que com isso a marca que já estava em débito no país (Não lançou muitos dos modelos comercializados lá fora e ainda tem uma péssima rede de autorizadas) agora ficou com um rombo na relação com a comunidade Nokia no Brasil.

  • Olá queridos!
    Fala sério, hem! Não acredito que a Nokia está cometendo esse enorme equívoco.
    Sinceramente, para mim o que importa mesmo é o conteúdo que vcs do NokiaBR escrevem… O dimínio é só um detalhe. Tenho certeza de que eu juntamente com todos aqueles que admiram o trabalho de vcs continuarão acompanhando todos os seus posts não importanto em qual blog eles estarão.
    Vcs continuarão sendo um grande sucesso!!!
    Não se deixem abater. Estamos com vcs… E se for preciso, vamos fazer muuuuuito barulho.
    Abraços.

  • akminarrah, o problema de criar outro blog com outro nome é o fim da audiência… dá um trabalho danado recuperar… sem contar o destaque que os posts tem em sites de busca, ainda mais no NokiaBR, onde muita gente procura para pesquisar aparelhos, aplicativos e ajudar na tomada de decisão.

    eu assino o feed do NokiaBR, jamais saberia dessa história se o @javsmo não tivesse avisado no Twitter… mas por sorte, porque há 2 meses não acessava minha timeline 😛

    é injusto com uma pessoa que faz um trabalho de qualidade há anos, e que só reforça a divulga a marca Nokia.

  • @Guz o blog era de conhecimento da Nokia. Foi problema de desinformação do pessoal das patentes com o pessoal da Nokia.

    Eles podiam pelo menos ter algum diálogo antes de fazer algo do tipo!!!

  • Que bola fora meu amigo…
    Repito cada letra e virgula escrito pelo nosso amigo Fernando, o blog era de fã para fã da NOKIA meu melhor ponto de referencia dessa marca sem contar com a admiração pessoal por sua pessoa.
    Vamos continuar aqui no zeletron, PORQUE O IMPORTANTE É A SUA PESSOA a sua opnião, a sua colaboração em dividir seu conhecimento conosco.
    Conte sempre com seu amigo aqui, pra tudo que for necessário.

  • Lex

    Que pisada de bola da Nokia. Agora ficou surpreso da Nokia do Brasil não tido um papel mais ativo, avisando à matriz que teu blog era um blog parceiro que fazia um grande favor à Nokia, propaganda praticamente gratuita. Eu, no seu lugar, passava à fazer propaganda da Apple, só de revolta.

  • Olá José Antônio,
    Sinto muito pelo fato da Nokia estar na contramão da história, ao menos da história do marketing digital.
    Sugiro que você compre umas 5 edições do livro “Marketing in the Groundswell”, ou o mais completo “Groundswell: Winning in a World Transformed by Social Technologies” e envie para o pessoal de marketing da Nokia. Talvez eles não corrijam essa ação infeliz, mas ao menos vão saber do valor ao patrimônio que tinham e jogaram fora…
    Boa sorte!

  • Jorge P. - DF

    Você sempre foi uma referência para nós. Eu não sou fiel a marca nenhuma, sou fiel àquela marca que me atende. A concorrência chegou arrebentando e está abalando o mercado com soluções que uma determinada marca da finlândia não vem fazendo direito. E ainda fazem isso com você. Para bom entendedor…

  • Concordo que a Nokia deva se prevenir e preservar seu nome, mas ao ver que o conteúdo do site em questão estava em pt_BR não poderia ao menos consultar a Nokia do Brasil para saber se ela tinha conhecimento.

    Ainda que extrajudicial, acho que foi uma ação autoritária. Eles ganhariam muitos pontos conosco (leitores) ao propor a compra do domínio, e ainda se beneficiariam dos “assinantes” da URL. Um N900 pra você e um pra sortear entre os leitores não te deixaria mais feliz?

    BTW, um pronunciamento oficial e um pedido de desculpas pela truculência já seriam alguma coisa.

    PS: com o seu trabalho sob o seu domínio, Zeletron, você fará a sua marca crescer. A Nokia perdeu algumas oportunidades…

  • Olá José Antônio,
    Sinto muito pelo fato da Nokia estar na contramão da história, ao menos da história do marketing digital.
    Sugiro que você compre umas 5 edições do livro “Marketing in the Groundswell”, ou o mais completo “Groundswell: Winning in a World Transformed by Social Technologies” e envie para o pessoal de marketing da Nokia. Talvez eles não corrijam essa ação infeliz, mas ao menos vão saber do valor do patrimônio que tinham e jogaram fora…
    Boa sorte!
    (re-enviado por um erro de digitação na última frase)

  • E é claro que estaremos com você José Antonio, onde vc estiver baseado, aqui ou em outro blogue específico sobre o tema Nokia.

  • @JB Minha crítica foi justamente à falha na comunicação da nokia. Acho que o depto juridico precisa de um celular novo para ligar pro pessoal do depto de marketing. 😉

  • Milton Toshiba

    Lamentável José Antônio, tanto tempo de dedicação e parceria, caso contrário você não seria convidado para os eventos e não receberia celulares para sua opinião.
    Briga judicial não vale a pena, mas como a Bia disse, demora para conquistar todos os leitores novamente. Tinha saído do banho e liguei o cel. e vi o twette da Bia sobre a notificação.
    Porque não atiraram logo no início, era só trocar o nome.
    Eu já sigo o Zeletron desde e início.
    Abr

  • Paulo Stahnke

    Acho lamentável que a Nokia não tenha um sistema de comunicação eficiente com seus defensores para evitar esse tipo de stress. Sem dúvidas a Nokia acaba de dar um tiro no pé e causar um prejuízo muito maior à marca do que imagina. Acho injustiça o ocorrido e estou decepcionado com a Nokia.
    Abraço e força sempre.

  • mark

    Tiro no pé…. como se a dona Nokia já estivesse queimando seu próprio filme com as piadas chamadas n97, n900 e 5530… agora mais essa… desse jeito vão perder muitos, mas muitos admiradores no Brasil…

    Depois do n97 eu mesmo já mudei para o Iphone e esse tipo de coisa só reforça minha decisão…

  • É claro que foi uma loucura da Nokia, e o escritório do Brasil deve sim se manifestar a respeito, isso não pode passar em branco, então sugiro:
    1 – Manter a calma;
    2 – Encaminhar correspondência oficial à Nokia Brasil, notificando sobre o ocorrido e solicitando esclarecimento do porque desse posicionamento da empresa (embora tenha sido pela Nokia Finlandesa, Nokia é Nokia);
    3 – Diante do comunidado da Nokia, então e só então poderemos avaliar o estrago nessa movimentação aviltante.
    4 – Lembre-se: “Si vis pacem para bellum” (Públio Flávio Vegécio Renato).

  • Vcs não entenderam, é caso de pedido de desculpas postado no site da Nokia, de Certificado de Reconhecimento por Bons Serviços Prestados, emitido pela Nokia Finlandia, de inclusão do dominio na lista de Midia Social no dominio nokia.com.br. Ou então, creiam-me muitos de nós estarão indo pra HTC, MOTO Milestone, SonyEricsson W995 e assim por diante.

  • Bruno

    Hora de comprar um iPhone e começar a falar dele. Nokia sux.

  • Absurdo — para dizer o mínimo. Atitude triste da Nokia. Uma grande decepção. O blog é referência e BENEFICIA a marca. Nada inteligente nesta época de competitividade selvagem, com a Nokia, inclusive, perdendo fatias e vendi a ascenção de produtos como iPhone e Android. A Nokia Brasil também falha ao não interferir, explicando à matriz finlandesa o que o blog significa.

    Nota zero, Nokia! Vergonhosa a atitude!!!

  • Que vergonha! É impressionante como alguns escritórios de advocacia e algumas empresas de publicidade não sabem lidar com redes sociais e com a Internet de uma forma geral.
    O mínimo que devemos fazer é divulgar essa atitude vergonhosa.
    Eu já tive problema semelhante com uma outra empresa, mas prefiro nem comentar.

  • Bom, aqui vai a minha opinião:

    Eu entendo a posição do José Antônio, amigo garimpado na internet. E acho que sua atitude foi a mais prudente, já que briga judicial sempre é algo chato.
    Mas gostaria que a briga tivesse sido comprada, muito embora esteja eu falando de mim mesmo, se fosse comigo, porque cada um sabe onde seu calo aperta. Não se trata de uso indevido de marca – se trata de exercício de liberdade de expressão. Eu poderia muito bem fazer um blog chamado “euodeioanokia.com.br”, que não seria uso de marca. É um forum de idéias, e não o uso de uma marca para gerar concorrência desleal.

    E, como já disseram aqui, foi um tiro no próprio pé. Essas empresas costumam ter forums HORRÍVEIS para solução de problemas e troca de idéias – isso quando os forums não são censurados. Reparem que pouquíssimas vezes achamos respostas às nossas dúvidas em sites das empresas. Aliás, eu e o José nos conhecemos exatamente em um post do meu blog sobre o E61, trocando dúvidas sobre o aparelho. Lá se vão o que? 3 anos?

    Enfim, do ponto de vista jurídico, acho que a briga era boa. Aliás, se a própria Nokia do Brasil sabia do conhecimento e incentivava o site, significava que as chances de vitória judicial seriam ainda maiores. Acho que a notificação foi injusta, mal feita e arrogante. Sai perdendo a Nokia. Saem perdendo os usuários da Nokia.

    Aliás, fica a sugestão: processe a Nokia por danos materiais. A marca enriqueceu ilicitamente às suas custas, por ter enriquecido ilicitamente pelo valor agregado à marca e por sua divulgação a mais de 3.000 pessoas diárias.

    Um abraço, e parabéns pelo excelente trabalho realizado nesse tempo todo.

  • Eu acho que este incidente foi até bom, porque agora você poderá se concentrar em um blog só seu (o Zeletron) e assim terá maior liberdade para falar de outras marcas, inclusive da Apple, que vem tirando o mercado e o sono da Nokia há algum tempo. Tal decisão do escritório de advocacia, acredito eu, foi tomada sem o conhecimento da filial da Nokia no Brasil, do qual você certamente já é bem conhecido pelo seu excelente trabalho de divulgação. Não se deixe abalar por isso e não perca mais tempo com esta história: “senta o dedo” no Zeletron e verá que em breve terá tantos leitores e seguidores quanto no NokiaBR! Boa sorte!

  • Engraçado,

    Foi graças ao blog NOKIABR que comprei o meu 5800 e agora os caras vem com essa de proteger a marca. ECA!
    Daqui a pouco vão exigir que nós deixemos de comentar a marca de nossos smarts nos blogs, pelo simples fato de querem proteger a marca.
    Muito babaca isso tudo dona NOKIA.
    Mas fiquem tranquilos meninos, nós leitores do blog, vamos fazer que o Zeletron, seja um sucesso também.

    Abraços

  • Bah, não há muito o que falar, pois muito já foi dito… Acho que agora, em homenagem ao @javsmo, poderiamos divulgar em massa o Zeletron para, quem sabe, este substituir o saudoso NokiaBR. E já estou fazendo a minha parte, estou indo ao meu blog falar sobre isso.

    Abs!

  • Querido autor, considero sua atitude muito prudente e acertada.
    Infelizmente a Nokia não poderia ter feito isso contigo, mesmo que seja a da Finlândia… Sabe, quando alguém compra um “Nokia”, tá comprando a marca, o bom produto, o nome, tudo junto… Então não tem muita justificativa se foi o escritório de advocacia, ou a marca ou o gerente [ou sei lá quem. Veio da Nokia. Ponto Final. É compreensível, mas não acertado, sabe…
    Fiquei muito triste. Fui uma feliz usuária Nokia. Lia seu blog quase que diariamente e fiquei chateada com o ocorrido.
    Pelo ao menos eu sou assim: consumo o produto levando em consideração as atitudes da empresa, da marca.
    Não vou negar, estou chateada com a Nokia, mesmo porque o seu blog a promovia.
    Promoverei seu novo blog, seu post, o ocorrido. As pessoas precisam saber, te apoiar e acredito q estamos todos contigo. 🙂

  • Muito bem falado @hirota.

  • Jorge Ademir Fonseca

    Oi José,

    Eu não lhe conheço pessoalmente, mas posso dizer que gostei muito do seu texto de hoje (ontem?) foi equilibrado e pacífico.

    No entanto não posso deixar de lembrar a famosa citação de um pastor luterano alemão durante a segunda guerra mundial: “primeiro levaram os judeus, mas eu não protestei porque não era judeu, a seguir levaram os comunistas e eu não sendo comunista não protestei; depois levaram os católicos e eu por católico não ser não protestei. Por fim vieram me prender e levar e já não havia ninguém para protestar.”

    Talvez o autor do blog esteja chateado com a situação e não queira briga. Faz bem ele… Mas, nós, que líamos o NokiaBr não queremos ser amanhã vítmas daqueles que não querem permitir que a Internet seja livre. Devemos protestar.

  • Olhe o lado bom da historia José, agora você é livre para falar de qualquer aparelho, bem ou mal e de qualquer marca.

  • Roberto

    Oi JAVSMO,
    sinto muito pelo que aconteceu, mas acho que talvez você tenha se precipitado um pouco cancelando o domínio. Sou advogado, e posso afirmar que “Notificação” de escritório de advocacia não vale mais do que o papel em que foi impressa.
    Se eu fosse você, recuperava o domínio e mantinha ele fora do ar. Se a Nokia não quer que você use, ela que compre o domínio de você. E quanto a “usar indevidamente o nome”, isso em momento algum você fez, tanto é verdade que a Nokia te apoiava de maneira quase oficial. Isso é confusão típica de multinacional, em que uma mão não sabe o que a outra faz.
    Sugiro que você entre em contato com as pessoas que te atendiam na Nokia do Brasil, e peça ajuda. Se eles reconheciam o valor positivo do blog, vão te ajudar.
    Nesse meio tempo, transfira o blog para outro domínio, tenho certeza que não vai demorar tanto assim pra recuperar sua audiência. O conteúdo é mais importante do que o nome, e seus seguidores fiéis vão se encarregar de espalhar o novo endereço.
    Um abraço, e não desanime.

  • Jobson

    Caro José Antonio,
    É uma pena o que houve, mas ao menos temos o Zeletron para nos atualizar e manter contato. Sabemos de sua capacidade, então temos a certeza da qualidade que aqui será mantida!!!
    Um grande abraço!!!!

  • Jorge Vilela

    Não tenho palavras para expressar a minha indignação. [trecho removido pela moderação]

  • Celso Russo

    O senso de oportunidade do pessoal da Nokia (sejam os finlandeses, sejam os brasileiros) é sensacional, né? Vejam a linha de tempo: Nokia lança e divulga o N97 como o melhor celular de todos os tempos; Nokia demora muito para soltar o upgrade do firmware “podre” que veio originalmente com o N97; Apple dá uma melhorada federal no IPhone, com o 3GS; Google começa a investir pesado no sistema Android; Motorola se levanta do túmulo e lança seus novos celulares com o sistema Android; SonyEricsson lança um celular com tudo que o N97 tem, mais uma câmera de 8M; Nokia lança o N900, que aparentemente veio para lançar uma pá de cal sobre o N97; o N900 começa a apresentar falhas de firmware, num dèja-vú do N97; Google lança o Nexus; Nokia fecha na marra um dos blogs mais apaixonados pela marca que já existiu…
    É mole? Eu tenho um N97, que para o meu uso normal, de não-hard-user, dá bem para o gasto. Ainda tenho um N95-3, cuja câmera é beeeem melhor do que a do N97. Mas sabe qual vai ser a marca do meu próximo celular? Eu também não sei, só sei qual NÃO vai ser!
    Pena, Nokia, pena mesmo!

    Em tempo: eu tinha mesmo ficado meio perdido quando o NokiaBR não entrava mais. Vi no blog do Rodrigo Toledo a notícia. Postei lá um comentário igual a este. E, claro, já coloquei o Zeletron nos meus favoritos.

  • Achei um injustiça, o blog era muito bom, não justifica a marca de privar você de colocar o nome “nokiabr”, e como você mesmo disse o nome era pelo motivo de você ser mais um fã da marca, e continuarei a ler suas materias aqui, e recomendar você para meus seguidores do meu blog, um Abraço, e boa sorte nesta nova empreitada.

  • Sei que gatos e focinhos em geral pouco têm a ver com telefonia móvel, nem com o nível de censura que vem atingindo a blogosfera – e menos ainda com a Nokia. Mas preparei um post no GatoMia falando sobre a atitude fria e injusta da Nokia com um de seus melhores parceiros no mundo virtual. Quem quiser ler e ajudar a divulgar, acesse: http://migre.me/g6fp

  • Carlos Hermano

    Dê o troco.
    Porcesse a Nokia pela bateria solta do 5530.

  • Carlos Bueno

    A vida é assim mesmo. Uns perdem outros ganham. A Nokia perdeu e você ganhou um novo leitor. Sou leitor do Rodrigo Toledo e vim aqui te dar uma força.
    Nada ocorre por acaso. Quem sabe isto não vai te colocar mais em evidência junto a Nokia e eles não venham a fazer algo para compensar esta atitude que só prejudicou a eles mesmo?
    O tempo vai colocar as coisas em seu devido lugar!
    Grande abraço e sucesso em seu novo blog.

  • Lamentável o que aconteceu.
    Sempre acompanhei seu blog e ele foi um dos poucos blogs que verdadeiramente promovem a Nokia.
    Eu espero que isso seja considerado e que você possa usar novamente o dominio.
    Sucesso neste blog. Este também acompanharei.

  • Fui pego de surpresa com o que aconteceu. Era leitor assíduo do NokiaBR, e muitas das minhas escolhas por aparelhos Nokia foi baseada no conteúdo do site.
    Parece que para a Nokia tem a mentalidade de um general que manda matar todos que usarem camisa branca porque alguns inimigos usam camisa branca, e com isso mata metade do seu exército que também usa camisa branca.
    Quero ver qual será a atitude da Nokia do Brasil! Será que irão ignorar o poder da Internet e só vão se movimentar quando as suas vendas caírem vertiginosamente?
    Os concorrentes estão chegando rápido. Dar um tiro no pé num momento desses pode significar perder muitas “batalhas” e até mesmo a “guerra”…

  • Como disse no Free Bird, é melhor esperar que tudo isso seja apenas uma grande trapalhada da Nokia.

    No mais, toca o Zeletron com o mesmo empenho do NokiaBR que, espero, veremos mais um grande blog sucesso.

  • É… dá para ver que a Nokia deu um tiro no pé, no joelho, no corpo todo…
    Qual o valor de tantos comentários negativos, tanta gente até mesmo revoltada com sua marca? Será que eles realmente “protegeram” a marca? Ou fizeram pessoas que estavam de fato protegendo-a… se voltar contra ela? #FAIL #FAIL #FAIL.

    MAS TENHO UMA SUGESTÃO!!!
    Já que a NOKIA quer tanto PROTEGER a sua marca, eu sugiro que cada usuário que frequenta esse blog siga essa orientação, colocando um ADESIVO em seu celular, BEM EM CIMA DA MARCA NOKIA.
    Não é isso que eles querem? Que ninguém “EXPONHA” a marca “DELES”?

  • Estava pensando em comprar um Nokia N97… mas agora acho que vou comprar um iPhone mesmo. #nokia #epicfail

  • Lance um htcBR e nunca mais compre Nokia.

  • Hibiscus

    Pô cara, cria um dominio como noquiabr ou nokkiabr; como fazem os produtos chineses aqui vendidos.

  • Pedro

    Olá João,

    Sou leitor assiduo do blog do Rodrigo, e fiquei indignado o que a Nokia fez com vc, bem, acredito que agora vontade de falar bem dos aparelhos (que nem são mais lá grandes coisas em vista dos concorrentes) vc não tem muito mais né? Espero que não, que agora os 3000 leitores que liam coisas boas ao respeito da Nokia, leiam coisas ridiculas que a Nokia faz…

  • Não sei o que é pior o fim do Blogue NOkiaBR por exigência da Nokia ou a moderação prévia dos comentários do autor no texto que informa o ocorrido.

    Dois exemplos de como muita gente inteligente ainda não entendeu a web e se submete e raciocíonios da era industrial.

    Enfim, vou atualizar o feed 🙁

  • É com grande descontentamento que leio esta notícia José Antônio. Seu blog foi um dos que me inspiraram a iniciar o meu e sempre o mantive como como referência assim como o do Rodrigo Toledo. Continuarei a visitar o Zeletron e indicar o excelente trabalho que você fez até aqui. Quanto a atitude da nokia, a mim não importa de onde partiu a intimação, se da Nokia Brasil ou da matriz finlandesa. São a mesma empresa e elas tem no mínimo a obrigação de serem integradas e comunicar-se internamente bem como com as empresas que cuidam da sua marca, como é o caso deste escritório de advocacia que o intimou. Gosto da marca asim como você, mas hoje ela caiu no meu conceito devido a esta atitude vergonhosa.

  • Pedro

    Cara acredito que tenha sido exclusivamente pelo nome do dominio em si…
    Como usa um nome da empresa (Nokia) seguido de um prefixo relacionado a um país (br), pode não ter agradado, e pode nem mesmo ser a Nokia Brasil. Várias empresas entram com ações judiciais contra detentores de dominios que possam vir ser de interesse da empresa futuramente. Meu conselho é que se na ação não cita o conteúdo do site e a Nokia Brasil te dava apoio, crie um novo domínio com nome não tão proprietário. BlogNokiaBr coisas do tipo.
    Mas uma pena.. eu acompanhava o blog.

  • Jhonny

    Cara, acompanhava seu blog a muito tempo, e realmente foi uma palhaçada isto tudo. Mas estamos ai com vc, sei que virão muito mais por ai, até mais do que os que frequentavam o outro blog…

    Ps: Como sempre esteve nos meus favoritos… já está novamente… abraços e boa sorte…

  • Como escrevi no twitter, para mim a Nokia Brasil esta dando uma de Lula, de nada sei, nada faco.

    Mas tem tanto culpa quanto a matriz ou o setor juridico da empresa.

    Se quisessem poderiam ja ter enviado um comunicado a este setor juridico e resolvido o problema a seu favor, mas simplesmente nao querem, empresa do passado mesmo..

  • Olá Antônio! Acompanho seu trabalho há bastante tempo, e inclusive você já me ajudou em dezenas de situações.
    O que posso dizer é que não deixe de continuar contribuindo com seus excelentes posts. Você é uma pessoa que contribui e muito com consumidores, prospects e amantes da Nokia, e faz isso porque gosta, o que é o mais importante.
    Continue com este excelente trabalho.
    Abraços.

  • Arthur Henrique RJ

    Bom saber dessa palhaçada, ia comprar um NOKIA, nao compro mais !! nunca mais NOKIA entra na minha casa. se todos fizessem isso esses otarios iam a falencia…

  • Luiz

    Uma pena que a Nokia tenha tomado uma iniciativa tão sem sentido e ameaçadora.
    Sou fã da empresa e gosto dos produtos mas na minha próxima compra vou considerar uma empresa que tenha um respeito melhor pelo seus clientes e simpatizantes

  • E você ainda está preocupado em colocar os materiais (artigos, testes, etc) em outro local?

    Pelo amor de Deus! Delete TUDO e mande a Nokia para o INFERNO!
    Para que você ainda quer promover essa marca?

    Att,
    Renato

  • Anderson Costa

    Eu não era visitante do blog, mas não deixo de ficar chateado com a situação. Mas o fato é que talvez a Nokia Brasil nem saiba o que está acontecendo. E se souber, conforme a situação, não vai poder fazer piromba nenhuma, por mais que tenha o desejo de ajudar.

    Infelizmente é assim que muitas empresas multinacionais, com escritórios locais ou não, se comportam com o Brasil.
    .

  • Marcelo

    A INFO já foi falar com a Nokia e, de acordo com esta, está averiguando o que está acontecendo! To achando que vamos ter nosso Blog favorito de volta!

  • Lindrix

    Não conheci em tempo o seu blog, mas um blog sobre como tirar o máximo de seu equipamento sempre é muito bem vindo.
    É extremamente lamentável que uma empresa, que gasta tanto dinheiro em publicidade, decida reclamar de um espaço comunitário que a todo momento está divulgando a sua marca, de forma gratuita.
    Imagino que você queira republicar o material produzido em respeito de todas as pessoas que liam e contribuíram com o teu trabalho. É um ato de grande generosidade sua, mas acho que a nokia tinha obrigação de se retratar, e caso ela tenha realmente problemas com a marca, que mande uma equipe dela trabalhar com você, para fazer os “ajustes” necessários e não prejudicar nenhum dos lados, pelo menos em respeito ao tempo que você gastou no blog, que eles mesmos não vão te ressarcir (o que deveriam…) .
    Mas acho que sinceramente você deveria deixar de dá prioridade a essa marca, falando de outras, e até buscando o apoio de algumas delas, menos perseguidoras do que ela.
    Sugeriria que você só colocasse o modelo dos aparelhos, como forma de protesto a nokia.

    Continue o seu trabalho. Ajudar as pessoas é dignificante e ótimo para o espírito!

  • Eder Salomão

    É, tem gente doida no mundo! E no caso, parece ser uma multinacional inteira, ou uma de suas divisões!
    O blog me motivou a ser ainda mais fã dos produtos Nokiaa (vou escrever com dois a se não me processam tbm por uso indevido né :), e ainda divulguei pra muita gente.
    Compactuo com o pensamento reinante na maioria dos coments deste post, a Nokiaa errou, feio! Considero uma falha inaceitável para uma empresa deste porte. Geralmente elas começam a fazer besteira quando se sentem acuadas com a concorrência…
    De qualquer forma, minha solidariedade ao colega apaixonado por Nokiaa.
    Mas sinceramente, esta besteira custou ao menos um cliente a Nokiaa, e gostaria de registrar, me empenharei para desconquistar os que conquistei pra marca, contando essa lastimável atitude desta companhia, e mais algumas coisinhas que ela vem “deixando de fazer corretamente” nos seus smartphones…

  • Marco Andrade

    Olá. Me chamo Marco Andrade e era leitor do seu blog NokiaBR.

    Criei este tópico na minha comunidade para demonstrar minha insatisfação.

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=48152538&tid=5425546011393464966&start=1

  • elias

    roberto, quem é dono de uma marca tem direito ao .com.br dessa marca (mas não .org.br, .nom.br, etc). a idéia do .com.br é justamente essa.. se a nokia quiser mesmo, pode sim ir na truculencia e ganhar o dominio nos tribunais. sem precisar comprar..

    lembro do caso de um pilantra que registrou um dominio do banco itau e quis vender pro banco por 50 mil; o itau entrou na justiça e conseguiu o dominio sem precisar pagar os tais 50 mil.

    e cease and desist letters possuem validade legal, ao menos nos eua: http://en.wikipedia.org/wiki/Cease_and_desist aqui eu não sei

    * Patent infringement, copyright infringement or trademark infringement

  • Zé, como toda a blogosfera fiquei abismado com a besteira que fizeram com o seu blog! Como a Nokia pode fazer isto??? Talvez eles precisam trocar os N97 que seus advogados usam para falar com a empresa por antigos 3310, que funcionavam sempre e não travavam…
    Estou atualizando os links das postagens para o Zeletron, inclusive alguns posts anteriores serão direcionados a este post…
    Abraços e força nesta nova empreitada!!!
    E não me venha daqui a alguns dias que esta história foi inventada para criar audiência… 😉

  • Davis

    Cara o problema era usar o nome da nokia,
    sugiro criar um novo blog com outro nome relacionado a smartphones, com certeza é concorrente que fez a denuncia para a Nokia finlândia Nokiao qual a mesma nem consulto a Nokia do Brasil ou não aceito as resposta ou esclarecimento da Nokia do Brasil, não precisava você retirar de imediato, poderia consultar uma advogado ( grátis) com certeza muitos tinha interese no seu caso, isso é comum e solicitar para retirar de imediato, você tem total direito de defesa, poderia congelar o dominio e colocar uma mensagem.
    Procuro orientação juridicas nos forum

  • Kiko

    ” Com a moral corrigimos os erros dos nossos instintos, e com o amor os erros da nossa moral.”

    A vida continua, Zé, agora com mais força. Abraço.

  • Quando vamos começar a falar da HTC? ou Motorola? Sabe eu acho que até concordo com a @marcia. Quem sabe se esse fato não veio pra fortalecer a marca JOSÉ ANTONIO ao invés da NOKIA. Eles que fique com seus advogados.

  • Vejam, a Nokia vai se pronunciar sobre o ocorrido!

    http://www.blognokia.com.br/blognokia/2010/01/11/nota-de-esclarecimento/

  • Absolutamente LAMENTÁVEL o ocorrido. Como disseram acima, pouco importa de onde veio a notificação, porque ela veio da Nokia, que infelizmente não sabem escolher advogados com o mínimo de sensibilidade e tato para se informarem antes de saírem distribuindo notificações extra judiciais em qualquer coisa com o nome Nokia no meio.

    Acredito que sua frustração seja muito maior do que sua raiva pelo ocorrido. Enfim, só me resta dizê-lo que seu trabalho e dedicação não foram perdidos, mas apenas direcionados para a marca errada. Sinceramente pensarei 2x antes de comprar um produto vindo de uma marca que não respeita sua própria comunidade que ajuda a divulgar a marca. Desejo-lhe sorte no novo projeto.
    Abs

  • Infelizmente foi uma pena, mas a titularidade pertencente a empresa é algo precioso. Contamos com a sua volta José Antônio e apoiando-o, Com ou sem N.K.A <vai que eles abrem um processo por utilizar o nome aqui também…

  • Roberto

    Pessoal, a Nokia soltou um pedido de desculpas ao José Antonio no blog oficial http://www.blognokia.com.br/blognokia/2010/01/12/comunicado/ , reconhecendo que fizeram besteira e dizendo que vão consertar.

    Vamos ver o que vem por aí…..

  • Eder Salomão

    Postaram um nota oficial no site da toda poderosa…
    http://www.blognokia.com.br/blognokia/2010/01/12/comunicado/
    Já comentei, vamos ver se eles colocam meu comentário no ar…

  • Olá José Antônio, acho que não deveria ter tirado o blog do ar de imediato por causa de uma notificação extrajudical. Esse tipo de notificação é de praxe. Vc deveria entrar em contato com a Fapesp, onde registrou o domínio, se informar sobre seus direitos e negociar com a Nokia.

    Meu domínio antigo era era “www.enovo.com.br” e recebi uma notificação judicial acusando de infrigir a marca “LeNovo” de um escritório de advocacia. Entrei em contato com a Fapesp e me informou que estava coberto porque a empresa só pode ter um domínio oficial no Brasil, no caso, “www.lenovo.com.br”. Entrei em contato com o escritório e fizemos um acordo num valor e vendi o domínio para a LeNovo. Você deve estipular esse valor com base na quantidade de visitas, monetização e prejuízo por ter que alterar o domínio. Negocie um valor que valha a pena.

    Não se assuste, uma comunicação extrajudicial não quer dizer nada. Bote seu Blog no ar e negocie com eles. Aconselho a entrar em contato com a Fapesp, local onde registrou o domínio. Eles vão lhe dar informações precisas que tem direito. Vc não fez nada ilegal.

    Um abração.

  • É mais fácil atacar aos outros que fazer produtos melhores. É uma falta de vergonha muito grande da Nokia atacar quem sempre quiz bem a ela. Ao invés de tratar os admiradores de suas tecnologias a pão de ló, ela vem com chicote. Ao invés de ficar atacando a Apple e os Blogueiros, ela poderia investir em superar seus concorrentes. A Nokia tem um sério problema, lança uma dezena de modelos de aparelhos por ano, mas no contexto geral todos são muito parecidos, nada é um avanço consideravel. Me entristeço em ver a atitude da Nokia em tirar o NokiaBR do ar. Realmente temos que repensar o quanto de valor vamos dar a esta empresa daqui para frente…

  • Helivander

    Juntos veceremos essa!

    Comunidade Wins!!!

  • Ronaldo

    Lamentável. Um site que era informativo e não de cunho prejudicial… Muito me espanta sobre o poder que as empresas tem em tirar um blog do ar sem ao menos analisar o caso internamente. Onde estão as cobranças para que não hajam falhas dentro de um ambiente corporativo? Acho o seguinte: quem simpatiza com seus produtos acaba afastando-se deles onde numa atitude dessas faz com que procurem seus concorrentes.

  • Estranho mesmo que tenham feito isso, principalmente pelas coisas que disseste (que enviavam material para testes, promoviam eventos…). Mas vai entender né? O que importa é que continues divulgando teu conhecimento, porque nós seguidores estaremos sempre aqui lendo o que escreves! A justiça é meio esquisita, infelizmente…
    Boa sorte com o novo site! 😀
    Abraço,
    Priscila

  • Marcela

    Que absurdo, eu como cliente da Nokia since ever me sinto envergonhada com a atitude da empresa. NokiaBR de volta JÁ!!!!!!!!!!

  • Olá, aqui quem escreve é Juliano Moreira, repórter do IDG Now. Gostaria de conversar com vc José. Se possível me manda um e-mail no: juliano.moreira@nowdigital.com.br

    Aguardo contato.

    Abraços