Veja sua partição do Linux no Windows

Outra coisa que todo mundo que tem Windows e Linux no mesmo computador precisa e procura fazer é ter acesso (ler e escrever) aos dados da partição Linux no Windows e Vice versa.

Quando você está no Linux, montar uma partição FAT32 ou NTFS é muito simples e todo mundo consegue fazer sem instalar nada. O inverso não é tão simples assim.

O Windows até hoje não tem suporte nativo a partições Ext2 ou Ext3, e, por isso, é preciso instalar um programinha que dá acesso a partições do Linux no Windows e cria um drive a mais no seu computador.

A solução para isso é o Ext2IFS, um programinha hiper simples e gratuito. Depois de instalado você verá um (ou mais) drives extras no seu Windows e poderá acessá-los normalmente, conforme as figuras abaixo.

ext2-1

ext2-2

Para baixar o programa, clique aqui.

Ele funciona sem nenhuma “malandragem” nos Windows NT4.0, 2000, XP, 2003, Vista e 2008, tanto nas versões de 32 bits quanto nas de 64 bits.

Para que ele funcione com o Windows 7, é preciso fingir que o Windows é o Vista, clicando com o botão direito no arquivo de instalação e escolhendo o modo de compatibilidade do Windows Vista, conforme a figura abaixo.

compatibilidade

Boa sorte!

Comments on this entry are closed.

  • JB

    E pra Ext4? qual a solução?
    A partição em que instalei o Ubuntu e Ext4 e nenhum programa para Windows faz reconhecer…..

  • José Antonio

    Ext3 já não é trivial… Ext4 então… Porque não instalou Ext2 logo?

  • JB

    Porque Ext2 não tem journaling. Desde o Ubuntu 9.04 o Ext4 já é considerado estável, então foi esse que coloquei.

    Como você vem atualizando desde o Ubuntu 8.xx, fica sempre com o mesmo sistema de arquivos….

  • JB

    Ah, além disso, o Ext3 pode ser transformado em Ext2 mesmo com o sistema executando(e vice-versa), sem dar nenhum problema… Ou seja a única coisa que difere um do outro é guardar as mudanças no journal ou não… Por isso esse programa pode acessar os dois tipos de partição

  • Bom isso é uma verdade JB.

  • Dario

    Agradeço ao José Antonio pela iniciativa de colocar essas informações. Deve facilitar a vida de muita gente! Eu por enquanto não estou precisando, até porque não uso nem o Ubuntu nem o Windows 7…

  • Clayton Dias

    Não Sabia! Obrigado por ensinar a quem ainda não sabia! ehhe

    Obrigado!

  • everaldo

    com o windows seven este programa nem se quer é instalado, dá errors.

  • José Antonio

    Eu instalei e uso no meu Windows 7 Professional 64 bits. Tem que fazer o que eu disse lá em cima e dizer para o Windows que o programa roda como XP.