Veja sua partição do Linux no Windows

Outra coisa que todo mundo que tem Windows e Linux no mesmo computador precisa e procura fazer é ter acesso (ler e escrever) aos dados da partição Linux no Windows e Vice versa.

Quando você está no Linux, montar uma partição FAT32 ou NTFS é muito simples e todo mundo consegue fazer sem instalar nada. O inverso não é tão simples assim.

O Windows até hoje não tem suporte nativo a partições Ext2 ou Ext3, e, por isso, é preciso instalar um programinha que dá acesso a partições do Linux no Windows e cria um drive a mais no seu computador.

A solução para isso é o Ext2IFS, um programinha hiper simples e gratuito. Depois de instalado você verá um (ou mais) drives extras no seu Windows e poderá acessá-los normalmente, conforme as figuras abaixo.

ext2-1

ext2-2

Para baixar o programa, clique aqui.

Ele funciona sem nenhuma “malandragem” nos Windows NT4.0, 2000, XP, 2003, Vista e 2008, tanto nas versões de 32 bits quanto nas de 64 bits.

Para que ele funcione com o Windows 7, é preciso fingir que o Windows é o Vista, clicando com o botão direito no arquivo de instalação e escolhendo o modo de compatibilidade do Windows Vista, conforme a figura abaixo.

compatibilidade

Boa sorte!

9 comentários sobre “Veja sua partição do Linux no Windows”

  1. E pra Ext4? qual a solução?
    A partição em que instalei o Ubuntu e Ext4 e nenhum programa para Windows faz reconhecer…..

  2. Ext3 já não é trivial… Ext4 então… Porque não instalou Ext2 logo?

  3. Porque Ext2 não tem journaling. Desde o Ubuntu 9.04 o Ext4 já é considerado estável, então foi esse que coloquei.

    Como você vem atualizando desde o Ubuntu 8.xx, fica sempre com o mesmo sistema de arquivos….

  4. Ah, além disso, o Ext3 pode ser transformado em Ext2 mesmo com o sistema executando(e vice-versa), sem dar nenhum problema… Ou seja a única coisa que difere um do outro é guardar as mudanças no journal ou não… Por isso esse programa pode acessar os dois tipos de partição

  5. Agradeço ao José Antonio pela iniciativa de colocar essas informações. Deve facilitar a vida de muita gente! Eu por enquanto não estou precisando, até porque não uso nem o Ubuntu nem o Windows 7…

  6. Não Sabia! Obrigado por ensinar a quem ainda não sabia! ehhe

    Obrigado!

  7. com o windows seven este programa nem se quer é instalado, dá errors.

  8. Eu instalei e uso no meu Windows 7 Professional 64 bits. Tem que fazer o que eu disse lá em cima e dizer para o Windows que o programa roda como XP.

Os comentários estão fechados.