SlideIT beta para Symbian

Recentemente, li um post no blog do Rodrigo Toledo sobre o SlideIT, um programa para Windows Mobile, que agora recebeu uma versão para Symbian, para substituir o teclado padrão por um onde você somente precisa deslizar o dedo, ou a caneta, pelas letras e ele reconhece o que você escreveu, de acordo com um dicionário.

Para entender o que eu estou falando, veja o vídeo abaixo:

Não sei se o SlideIT é uma cópia de um outro programa quase idêntico chamado Swipe ou se é ao contrário, mas enquanto a Nokia não coloca esse outro programa nos aparelhos, resolvi testar o primeiro. De qualquer maneira, pode aguardar que “logo” todos os aparelhos com touchcreen terão algo parecido.

Para baixar o SlideIT, é preciso pedir no site do desenvolvedor Dasur por uma cópia de testes, enviando seu nome, email e IMEI do aparelho, para eles te mandarem o arquivo que só vai funcionar no seu celular.

O programa é enviado em cerca de 24hs e é uma demonstração. Só percebi uma restrição, que você não tem permissão de criar atalhos, só pode usar os predefinidos. Também aparece escrito no email que é apenas uma versão beta que não parece ter muitos bugs em relação ao programa, mas bagunça algumas coisas no resto do sistema.

Por exemplo, se você clica numa caixa de texto de entrada numérica, nenhum teclado vai aparecer pois ele não vem com um teclado só numérico. Outra coisa estranha é que o * (asterisco) do teclado de discagem não funciona enquanto o programa está ativo.

Para ligar e desligar o teclado SlideIT, abra o programa e escolha “Dasur Keyboard” ou “Nokia Keyboard”. Além disso, tem a opção de marcar um dos dois teclados como padrão, fazendo com que não seja necessário deixar o programa aberto para usar o tecladinho.

Dasur Keyboard

Para poder escrever em português, tem que baixar o pacote da nossa língua, que não é nada completo. Palavras simples como “vocês” não existem e, para poder usá-las, tem que soletrar e apertar aquele botão com um símbolo de “+” para adicionar ao dicionário. A vantagem do programa é justamente essa de não se preocupar em soletrar, colocar acentos nem colocar espaços já que ele faz tudo isso pra você, mas só quando conhece as palavras que você está digitando!

Olá pessoal, tudo bem?Teclado Numérico & Símbolos

Sobre a digitação, funciona muito bem para palavras grandes, onde você rabisca todo o teclado, mas para palavras pequenas e que fiquem na mesma fileira de teclas, ele se engana, às vezes. De qualquer maneira, aparece uma lista de palavras possíveis, onde muitas vezes está a que você quer. Você vai deslizando o dedo pelas teclas e, com isso, dá pra escrever mais rápido que apertando cada tecla de uma vez. Inclusive ele acerta várias palavras que você queria escrever, mesmo se sua pontaria não for muito boa :D. Só faltou um suporte decente ao nosso idioma!

Traduções

Ao girar o telefone, surge um teclado esticado que ocupa a tela inteira, onde é fácil digitar com o dedo (você sempre só usa um dedo pra escrever). O teclado para a tela em pé é mais fácil de ser usado com a canetinha.

Uma curiosidade é que, em inglês, os atalhos para palavras e frases existem aos montes (devem ser centenas), mas, em português, só existem 8, sendo um deles, digamos assim, estúpido:

Qu'absurdo!

Por fim, digo que a idéia é muito boa, mas o produto não está nada pronto para nós. Vamos esperar algo mais integrado, feito pela Nokia.

Comments on this entry are closed.

  • Resumindo, por em quanto é uma merda , melhor usar o teclado original mesmo.

  • Quando evoluir, com certeza iremos utilizá-lo.

  • Sheron Avelino

    Gente, falando em teclado… textos digitados, etc, um comentário, na verdade mais uma dúvida, que eu queria compartilhar não só com o Bernardo ou o José, mas sim com com todos…
    Alguém, me perguntou se eu queria ganhar um teclado (Teclado Bluetooth Nokia SU-8W – isso mesmo, aquele que nosso amigo Tiranorex divulgou em oferta num site de Eletrônicos, Livros, CD`s e afins, lá no blog dele), pois bem, minha mulher quer me dar essa maravilha da Nokia para eu usar com o meu N900, na boa achei o teclado irado, mas até onde isso é útil de verdae?
    Acho que para digitar longos e-mail`s e relatórios do trabalho até que seria legal, nossa imagina eu poder deixar meu Asus (laptop) em casa e sair na minha mochilinha apenas com meu N900 e mais o teclado dobrável…? Fantástico! Mais isso em prática funciona, é bem simples assim, ou será que estou viajando….?
    Penso em coisas como o pacote de sotwares de edição de textos, planilhas e slides se comportaria nessa dinâmica do dia-a-dia! Penso ainda até onde posso levar ao extremo essa usabilidade do meu N900 em “substituição” ao meu laptop. Sei que para internet, dados, compartilhamento de informações não terei problemas, mas nas ações mais simples, será que estou sonhando (viajando)….?
    Mas que o teclado é show, ahhh isso é!!!
    Abraço a todos.

  • Paulo Stahnke

    Me pareceu muito cópia do Swipe, que aliás, recebeu recentemente investimentos da Nokia para aprimoramento. Então já sabemos o que virá por aí nos touchscreen!

  • @Sheron Avelino: Para celulares só com teclado numérico, vale muito a pena. O José Antonio tinha (até ser roubado) e era prático. Como o N900 tem teclado próprio não sei se vale tanto a pena…. Só se você vai ficar escrevendo muito e quer teclas grandes. Pode ser que isso faça com que ele substitua um NETBook

    @Paulo Stahnke, @Eagle: sim, eu até coloquei um link falando sobre a Nokia investindo no Swipe.

    @Martinez: Se você precisar escrever em inglês, ele funciona bem

  • Alexandre - Amcrocci

    Testei no meu 5800XM muito bom ele, ele tem interface intuitiva, digita uma palavra ele já vai tentando adivinhar o restante o que faltava muito nos S60 V5 acho a qual os HTC e outros já tem isso faz tempo.

    Um detalhe que estou vendo que após a instalação do mesmo diminuiu a memória RAM consideravelmente, de uns 45 para 37megas e parece ter deixado o celular um pouco mais lento, vamos ver como vai ficar usando mais tempo terei uma idea melhor.