Review do 5530 Xpress Music – Parte 2

Amanhã fará um mês que comprei o Nokia 5530 Xpress Music e, durante esse tempo, deu para formar uma opinião mais madura sobre o aparelho.

Como vocês devem lembrar da Parte 1 do Review, o 5530 é o Symbian com tela de toque mais barato encontrado no mercado brasileiro. Mais barato até que o E63, que é o Symbian entry-level da série executiva. Por esse motivo, acredito que é um aparelho que vale a pena pelo que oferece.

Vou falar dos pontos fortes e dos defeitos que encontrei nesse mês de uso. Só lembrando que o aparelho foi atualizado da versão 10 para a versão 20 do firmware, o qual tem poucas mudanças notáveis, como a melhora do scroll em locais de texto e melhora na estabilidade do sistema.

Vamos começar falando da parte boa do aparelho:

  • O brilho e o contraste da tela são bons. Inclusive só preciso colocar no máximo se estiver no meio do rua, com sol forte.
  • A tela responde muito bem aos toques! Ela é pequena, com 2,9″, mas só tive problema com um programa, que colocou um botão de menu minúsculo.

Quem faz um menu tão pequeno?

  • Acima da tela, existe um botão para acesso rápido ao Media Player, Galeria, Browser, Real Player e Email. Eles aparecem como uma barra de opções. Muito útil!

  • Pequeno, fino e leve. Por causa disso, ele é bem confortável de segurar na mão e colocar no bolso. Nem parece que está lá e também é bem elegante.
    

Comparação de tamanho do 5530 com o N97.

  • Alto-falantes são bons. Tem também entrada para fone de ouvido comum (excelente, já que os fones que vêm com o aparelho não me agradaram). O Player de música me agradou. Ainda bem, pois o aparelho é feito para música! 😀
  • Acelerômetro. Sei que todo aparelho novo tem isso, mas é demais. Instalei uma centena de programas que usam o acelerômetro para os mais diversos usos e gostei muito. O aparelho percebe que você tirou a foto em pé e já gira para você, por exemplo.
  • A bateria é de 1000mAh, mas dura bastante. Um dia acordei atrasado, e percebi que o marcador mostrava apenas 2/7 da bateria. Não dava tempo de carregar e já eram 8hs da manhã, então saí assim mesmo. Nesse dia precisei fazer várias ligações, ouvi umas músicas, mostrei um vídeo a um amigo, transferi coisas por bluetooth e fiquei brincando com o acelerômetro :)… Quando eu estava voltando pra casa, umas 15hs, a bateria finalmente acabou.
    Eu acredito que a bateria dure bastante porque o aparelho não tem 3G e uso o botão de travar quando vou colocar no bolso, fazendo com que a tela sempre fique apagada.
  • Botão para travar e destravar. Isso é demais! Muito prático e que faz uma diferença enorme quando você se acostuma… Nunca mais terei que apertar “Menu” e “asterisco” para isso!

Agora a parte ruim, ou menos boa, como queiram:

  • A câmera de 3.2MPx é a grande decepção. Quando o lugar está mal iluminado, ela aumenta a sensibilidade (ISO) e deixa tudo granulado. Ao testar lado-a-lado com a câmera de 2MPx do E63 meu irmão e dono desse blog, vi que ele perde feio. Os dois aparelhos têm flash de apenas um LED. Acho que eles poderiam ter melhorado o software de captura com o update de firmware.

Imagens em lugar com pouca iluminação. Clique para ver no tamanho original:
Pelos meta-dados das imagens, ISO 200, ISO 600, ISO 400 e ISO 100, respectivamente.

Pena que o Flash só funciona bem para bem perto. Aqui já vemos bastante granulação na imagem:

Com uma iluminação boa, as fotos ficam um pouco melhores:

   

Mas, somente em lugares muito iluminados, as fotos ficam boas:

         

       

       

  • Quando comprei, achei estranho a bateria balançar um pouco. Isso não é um grande problema, pois os contatos metálicos ficam para dentro da bateria, fazendo com que não solte. Mas, por causa disso, recortei um minúsculo pedaço de papel e coloquei na parte de baixo da bateria e resolvi o problema dela ficar frouxa. A construção do aparelho, em geral, é razoável.
  • A parte da frente do aparelho é um imã de impressões digitais!! O jeito é ter um paninho para limpar, mas toda hora ele fica com aquelas marcas de dedos típicas de um aparelho touchscreen.
  • Falta de rolagem cinética no menu principal! Todo o resto do aparelho conta com isso, que, por um lado é muito bom, mas logo no menu eles deixaram de colocar.
  • Falta de 3G e GPS pode ser um ponto contra para muita gente. Pelo preço dele, seria impossível incluir um GPS, mas um 3G mono-banda não seria nada mal se um dia eu quisesse ter plano de dados.

Fora isso, o 5530 Xpress Music é um grande pequeno aparelho que faz quase tudo que promete, sendo bem barato. Inclusive, vi que na loja da operadora onde comprei o meu, o aparelho já custa 80 reais a menos do preço que paguei.

Não esperem ver uma caixa cheia de acessórios, que, por esse preço, eles economizam até no cabo USB.

Então é isso, pessoal. Aproveito para desejar um Feliz Natal e ótimo Ano Novo à todos os leitores do Blog!

Comments on this entry are closed.

  • Bucabala

    Joao Bernardo, parabens pelo review, a uns 2 meses to tentando fazer minha esposa devolver meu n82, que ela confiscou só porque resolvi comprar um e71 pra testar (“Pra que um celular bom destes ficar parado?” ela disse, kkk)

    Mas hoje, mostrando esse review pra ela, até que ficou animada, e se diz disposta a trocar de brinquedinho e devolver o meu n82.

    Eu até achei o e71 bom, mas eu não tenho pacotes de dados, só uso wi-fi no serviço (e lá nao tenho tempo de usar celular), e nem tenho tanta coisa na net pra fazer com ele, portanto, suas infinitas utilidades, pra mim, se resumem a usar o irRemote e o GPS, o que é uma pena. Acho que comprei mais por impulso do que por necessidade, entao vou ver se consigo trocar com alguem no ML por um deste 5530.

    Aos leitores daki, se algum se interessar pela troca, meu e-mail é bucabala@hotmail.com, podemos conversar, o e71 tem nota de 15 de outubro de 2009, está impecável e com todos acessórios originais, e vai com uma capa de courino comprada nos camelódromos da vida.

  • José Antonio Oliveira

    Favor não usar os comentários para venda ou troca de produtos. Fico agradecido.

  • @Bucabala: Acredito que a maior vantagem do 5530 seja a tela de toque. Fora isso, ele não vai ter o GPS do E71 nem a incrível câmera do N82.

    Se quiser, entra no Fórum do site e abra um tópico para fazer troca/venda de aparelhos:
    http://forum.nokiabr.com.br

  • Marcelo

    Comprei o 5530 e concordo plenamente com cada linha do review. Adorei ele, achei hiper bonito, prático, o o touch dele é muito bom (diferente do 5800), mas bem que poderia ter GPS (3G eu não faço a mínima questão). Em relação à tela, se tivesse 3″ seria perfeito (o Cookie e o Star tem, né…).

    Particularmente estou gostando muito dele. Não me arrependo em nada de ter comprado. Vale cada centavo. Gostei, inclusive, dos fones de ouvido… Vc acaba se acostumando depois de algum tempo.

  • Enquanto estou na espera do E72 (já mandei e-mails horrores pro pessoal da Nokia e VIVO) fui tentado pela operadora com duas superpromoções: um 5530XM ou um E71. Entretanto, se é pra mudar eu mudaria pro N97 ou N900. Mas já testei esse modelo o 5530XM e posso dizer que é excelente. Belíssimo post.

  • Bucabala

    @javsmo: desculpe, foi no impulso, e acabei me excedendo, hehe…

  • Diego

    Bom, eu comprei o 5530XM mais por impulso, queria um touch e não me agradaram os outros celulares concorrentes na mesma faixa de preço.
    O 5530XM é um ótimo aparelho, porém faltam muitas funções que estão presentes no 5800XM.
    Coisas que fazem falta pra mim nele são o GPS e TV OUT…

    Ele tem uma tela legal, pra assistir vídeos e filmes é ótimo, mas poderia ter uma saída pra TV, daí seria só passar os filmes pro celular e assistir na TV…
    Sobre a câmera dele, ao comprar, achei muito inferior à do meu N73, acredito que seja pelo fato de o N73 possuir lentes Carl Zeiss, mas ao atualizar o firmware para a versão v20, a câmera do 5530XM está se saindo melhor que o N73 em algumas situações, como em modos macro, mas acho que isso se deve ao fato de que o flash do N73 seja mais forte e daí a imagem dele fica mais branca que o 5530XM.

    Outro ponto negativo do 5530XM é que o acabamento dele não é dos melhores, como foi citado no review, a bateria fica meio folgada e eu também tive que colocar um pedaço de papel pra não ficar solta, além da tampa da bateria ser muito fina e muito fácil de tirar, nisso eles podiam ter caprichado um pouco mais…

    Mas seria bom a Nokia fazer um recall pra arrumar esse problema da folga da bateria, isso incomoda bastante quando se balança o celular…

    Não me arrependo de ter comprado ele, mas custava pra Nokia colocar uma saída pra TV?

  • No meu a bateria fica levemente frouxa, mas nada e reclamar. O que realmente faz barulho e sacode é a capa traseira. Essa sim, ao menos no meu é que frouxa.

  • leon

    venho aqui pra tira uma duvida, meu nokia 5530 quando esta tocando musica a bateria dele esquenta . Gostaria de saber se isso jah ocorreu com mais alguem tipo esse jah eh o segundo nokia 5530 q da esse problema e se possível me mandarem alguma solução

  • @leon: Tocar música faz com que o processador trabalhe no máximo e, como não existe dissipador de calor no celular, a parte de trás pode esquentar um pouco. Com certeza o aparelho não esquenta mais que um certo limite, para que seja seguro.
    Isso é mais comum em celulares finos.

  • jfsilva

    Boa noite, também gostei muito do celular, tenho um e a unica coisa que gostaria que tivesse era o tv-out. Acho que todos tiveram que colocar um pedaço de papel na parte da bateria, rsrs!!!

  • Marcelo

    O que mais me faz falta é a tela… Se fosse de pelo menos 3″, seria perfeita. Fora isso, o GPS… Seria bem bacana ter. Mas po, ele já tem Wi-Fi e isso é tudo!

  • Parabens pelo review. Apenas uma observaçao em relaçao ao teu comentario sobre o 3G e GPS. O 5530XM e a versao de entrada da linha Xpress Music touch, que tem com aparelho level top no mercado nacional o 5800XM. Logo nao se pode exigir que este aparelho possua todos os recursos dos aparelhos de topo de linha, mesmo porque neste caso os aparelhos se igualariam em recursos e deveriam ter o mesmo preço.

  • @Nelson meu celular anterior, o 3555, é um S40 que sai por menos de 200 reais nas lojas e tinha 3G. GPS, como falei, é que não daria para colocar.

  • leon

    valeu

  • Dario

    O 5800XM também tem um cabo USB de 5 cm, igual ao do 5530XM.

  • Como assim?

    “O aparelho percebe que você tirou a foto em pé e já gira para você, por exemplo.”

    Onde isso?

  • @Adriano: No programa da câmera. Se você colocar o aparelho em pé, a foto vai ficar em pé na galeria

  • gilmar

    Boa noite! Quero te prabenizar pelo seu comentário sobre o 5530xm! estava aguardando com muita ansiedade, principalmente pelo chagelog. Concordo contigo em relação a camera fotográfica, o que também me decepcionou um pouco pois esperava mais.
    Gostaria de te fazer uma pergunta: É possível usar o app mapas do 5530 mesmo sem gps? Usando como um simples mapa digital sem usar coordenadas, estou tentando usar o meu mas não consigo ele fica dando a mensagem “no results found” quando mando buscar uma rua ou cidade.
    Aguardo respostas!

  • @Gilmar Eu uso o programa de Mapas sem GPS ou conexão com a internet.
    instala o Nokia Map Loader no computador e baixa os mapas pro celular com o programa.

  • gilmar

    Valeu pela resposta! Vou tentar de novo, já fiz isso de baixar o mapa mas fiz do computador para o celular usando o bluetooth, vou tentar usando o cabo usb pra ver se funciona. Apenas uma OBS.: Eu fiz uma instalção de uma versão do programa de mapas do 5800 para o meu 5530 talvez isso esteja atrapalhando o funcionamento.

  • gilmar

    Fiz tudo de novo, instalei o Map Loader, mesmo no site da nokia não exibindo o modelo 5530 como tendo versão do Map Loader disponível para ele, baixei o Map Loader instalei no Micro,baixei o mapa do brasil, o que demorou um bocado (1 hora mais ou menos) mas quando abro o aplicativo mapas e faço uma busca por rua ou cidade ele continua dando a mensagem “no results found”, o que posso fazer para que ele funcione? Tem algum macete que posso estar esquecendo? se tiver me ajude!!

  • @Gilmar Eu só testei isso depois que atualizei o firmware do aparelho…. O novo firmware trouxe o Nokia Mapas instalado, aí eu só tive que baixar os mapas pelo Nokia Map Loader….

    Se não aparecer atualização pro seu aparelho, usando o “Nokia Software Updater” ou o “Ovi Suite”, o Product Code que usei foi 0577481. O meu celular está na versão 20 do firmware.

  • gilmar

    O meu product code é o 0589263 da Vivo e a minha versão de firmware é a v10.0.050, estou na dúvida se vale a pena trocar o product code para poder atualizar porque o aparelho é novo e então eu vou perder a garantia, mas é bem provavel que seja esse o motivo que esteja impedindo o telefone de visualizar os mapas

  • @gilmar Não sei dizer se trocar o product code faz perder a garantia ou não…. de qualquer maneira, você pode voltar pro product code anterior

  • gilmar

    vc pode me dizer a versão do seu nokia maps a minha é 3.03(54)

  • @gilmar aqui aparece como versão 3.01

  • Valeria

    Boa noite rapazes. Gostaria de pedir a ajuda de vocês porque os momentos felizes com meu 5530 estão começando a rarear. Não sei se aconteceu com algum de vocês, mas desde que o comprei, em outubro, ele reiniciava do nada quando usava a internet ou fazia outras operações, não conseguia abrir algumas mensagems SMS sem motivo aparente, fora outras esquisitices. Um amigo que tbm tem um e sofria com os mesmos problemas me deu a dica de atualizar o software, mas embora tenha comprado o aparelho desbloqueado, recebia constantemente a info de que não havia atualização disponível. Cansada dos bugs fui à Nokia Store pedir a ajuda deles, que prontamente me ajudaram. Fiz a atualização para a versão 20, mas agora tenho novos problemas… O aparelho não reconhe as redes wi-fi que usava direto, quando reconhece a conexão dura 3 segundos e cai, não me deixou configurar a caixa de correio sem o uso de um maldito setup wizard que tive que instalar, reinicia quando apago um contato… Estou começando a acreditar que talvez seja o caso de trocar o aparelho. O que lhes parece?
    Super obrigada antecipadamente!

  • Valeria:
    Bem, o update pra versão 20 resolveu os problemas que eu tinha de reiniciar, mas o Wi-fi funciona perfeitamente para mim.
    Se ainda está na garantia, faça um backup dos seus dados (no próprio aparelho tem essa função) e peça para a assistência restaurar as configurações de fábrica. Isso vai fazer com que alguma configuração errada suma e seu aparelho volte ao normal….

    Se você quiser fazer isso sozinha, tem também essa opção no menu do aparelho. Você vai continuar com a versão 20 do firmware, mas com o aparelho limpo.

    Depois disso só precisa mandar o aparelho restaurar o backup dos seus dados.

    Aposto que resolve seus problemas

  • gilmar

    Bom dia João, desculpe a demora, mas ontem não tive tempo de acessar a net. Eu vou desinstalar o nokia maps do aparelho e ver se consigo baixar a versão que você usa e instalá-la no lugar se der certo te dou retorno. Desejo sorte para a Valéria que ela consiga fazer o celular funcionar normalmente!

  • leon

    olá pessoal quero sabe como faço pra mudar o firmware do meu nokia 5530
    para a versão 20 do firmware ñ aparece atualização no ovi suite se possível me ajudar. Obrigado pela atenção

  • @leon: O José Antonio já postou sobre isso. É só pegar um product code (o que eu usei é brasileiro: 0577481) e seguir os passos desse link:
    http://blog.nokiabr.com.br/2008/09/mude-o-idioma-atualize-seu-celular-e.html

    Siga os passos direitinho pra depois não reclamar que deu problema. Outra forma de fazer isso é ir na assistência técnica e pedir pra atualizar.

  • Raimundo Neto

    Muito bom o blog!!!!
    Acabei de me dar de presente um nokia 5530, gostaria de saber, dos colegas que tem mais tempo com o cel, qual é o melhor navegador e outras questões??
    Gostaria de frisar tbm que ainda não tive tempo de instalar o OVI (motivos de trabalho) e se ele é realmente necessário pra algumas funções basicas, sim, pois apesar de gostar muito de novas tecnol. em celulares, não tenho muito tempo para “brincar” com o software que acompanha o tel!!!
    Gostaria de deixar informado tbm, que dentre os celulares de meus amigos (várias marcas), ainda continuo preferindo os nokia (meu 1º foi um 6120i)!!
    Bom, com isso espero ter deixado claro que não tenho muita experiencia com meu novo aparelho, mas pretendo mudar isso em breve, com a ajuda de quem se dispor!!
    Grato

  • Instala o Opera Mobile 10. A versão Beta já está excelente e é o melhor browser para celular.

    O programa que vem no CD serve para sincronizar dados do celular com o computador (contatos, imagens, passar músicas) além de atualizar o software do aparelho quando encontra.
    Não é nenhum pre-requisito, mas é útil.

    Qualquer dúvida, pode perguntar. Se quiser, cria uma conta no fórum aqui do site e faz um tópico: http://forum.nokiabr.com.br/

  • Raimundo Neto

    ja to fazendo o down!!!
    vlw

  • Raimundo Neto

    Muito boa recomendação (OM10), duca…!!!

  • Valeria

    Muito obrigada pelas dicas, João Bernardo! Farei o que sugere e depois lhe conto o resultado. Feliz 2010!

  • Flávio jucá

    Concordo com todas as linhas do review. Faço apenas uma ressalva quanto a qualidade da câmera. Dependendo da luz ambiente e dos ajustes pode-se tirar ótimas fotos com ela. Vejam essas duas fotos que eu tirei recentemente, segue links das fotos: http://www.flickr.com/photos/35778337@N03/4359034027/ ; http://www.flickr.com/photos/35778337@N03/4359033143/in/photostream/
    Grande abraço e Boa Sorte no seu novo Blog!!

  • @Flávio jucá, tirando a câmera do modo automático e fazendo alguns ajustes, dá para tirar boas fotos. Fotos em macro e com boa iluminação ficam boas, como essas suas. Acredito que o segredo seja usar o “modo noturno” na maioria das ocasiões. 😀

    Dentro de casa e outros lugares com pouca luz, é comum aparecer muito ruído na imagem. Ainda aguardo um update de firmware que melhore isso.

    Abraço

  • Fellipe

    Desculpe a minha ingnorancia, mas eu não estou conseguindo achar as músicas q passei para o meu 5530 =l
    Já coloquei no celular pelo ctrl c + ctrl v, na mesma pasta das musicas que vieram junto como celular, mas como disse nao consigo ouvi-lás…

  • No player de música, abre “opções” e depois “Atualizar biblioteca”.
    Ele vai procurar por todas as músicas no aparelho

  • Fellipe

    Vlw parcero 😀