Recuperando o Grub 2 no Ubuntu 9.10

Uma coisa que já tive que fazer algumas vezes e que sempre me esqueço de anotar como faz é a recuperação do bootloader grub 2 do Ubuntu, depois de instalar outro sistema operacional em outra partição do HD.

Ontem criei coragem e troquei meu terrível Windows Vista Professional 32 bits pelo sensacional Windows 7 Professional 64 bits. Depois de instalado, o Windows sobrescreve a MBR do HD como se só ele estivesse instalado lá e o grub acaba indo para o céu dos bootloaders.

Para recuperar o grub, existem várias maneiras, mas algumas delas não funcionaram comigo. Deixo abaixo a maneira mais simples que funcionou comigo.

Antes de mais nada você vai precisar do disco de instalação do seu Ubuntu. Se, assim como eu, você instalou o Ubuntu lá no passado e veio atualizando para as versões mais recentes, provavelmente você não terá esse disco. Isso vale para quem perdeu o disco também.

Neste caso, comece o tutorial no passo 1 logo abaixo. Caso você seja um sortudo e tenha o disco que usou para instalar seu Ubuntu, continue no passo 2.

Passo 1) Obtendo a instalação do Ubuntu 9.10 (32bits ou 64 bits)

Se você tem à mão uma mídia virgem de CD-R ou CD-RW, pode baixar o ISO do Ubuntu no site deles e gravar na mídia. O endereço para isso é o http://www.ubuntu.com/getubuntu/download. Lembre-se de baixar a mesma versão que está instalada no seu computador, isto é, se você instalou a de 64 bits baixe o ISO de 64 bits, ou vice-versa para 32 bits.

Caso não tenha uma mídia de CD ou DVD à mão ou não tenha um gravador de CD, a solução é arranjar um Pendrive de 1GB ou mais e baixar o programa UNetbootin, que baixa automagicamente a imagem e monta um pendrive “bootável” com três cliques.

Para baixar o UNetbootin, clique aqui. Ele é totalmente gratuito e simples de usar. Depois de baixá-lo, execute o programa siga os passos abaixo:

unetbootin

Escolha a versão que você tem instalada e sempre o Live. No meu caso era 9.10 64 bits

Escolha a versão que você tem instalada. No meu caso era 9.10 64 bits

Depois disso, escolha o seu drive USB do pendrive (meu caso F:) e clique em OK. O programa faz tudo sozinho. (Lembre-se que o pendrive será formatado e você perderá tudo que está nele. Se não quiser perder o conteúdo do pendrive, faça uma cópia antes).

Dependendo da sua conexão, o processo desse passo deve demorar de uma a duas horas. Vá fazer alguma coisa de útil, como lavar a louça para sua esposa ou mãe ou levar o lixo para a lixeira ou ler um capítulo de um livro, etc.

Passo 2) Executando o LiveCD do Ubuntu:

Reinicie o seu computador com o CD ou o Pendrive instalados e selecione na sua BIOS um dos dois para dar boot (inicializar).

Depois que a instalação do Ubuntu iniciar, escolha um idioma dentre as dezenas de idiomas disponíveis (de preferência um idioma que você saiba) e depois escolha a primeira opção que diz alguma coisa como “Executar o Ubuntu sem modificar o computador”.

Isso executará o Ubuntu em modo LiveCD, isto é, sem alterar nenhuma partição. Com isso podemos passar para o passo 3.

Passo 3) Recuperar o Grub

Abra um terminal (Aplicativos->Acessórios->Terminal) e digite os comandos a seguir. Se for copiar e colar em algum lugar, só copie o que não estiver em negrito. O que está em negrito é o prompt do terminal.

[ubuntu]$ sudo fdisk -l

Esse comando exibirá a lista de partições disponíveis, com o device respectivo. No meu caso, minha partição Linux estava em /dev/sda5. No seu caso pode estar com outro nome. Você vai ter que procurar esse dado e substituir /dev/sda5 pela partição do seu caso.

Depois de identificada a partição, monte-a na pasta /mnt com o seguinte comando:

[ubuntu]$ sudo mount /dev/sda5 /mnt
(lembre-se de trocar sda5 pela sua partição)

Se você tem o /boot em outra partição (exemplo: /dev/sda6), monte-a também usando o comando abaixo:

[ubuntu]$ sudo mount /dev/sda6 /mnt/boot
(Caso você não tenha o /boot em outra partição, pule esse passo)

Agora monte o resto dos devices com o comando abaixo:

[ubuntu]$ sudo mount --bind /dev /mnt/dev

Agora precisamos mudar a raiz para usar o grub-install. Execute o código abaixo:

[ubuntu]$ sudo chroot /mnt

Depois disso, o prompt vai mudar e você já vai estar executando comandos como root e não vai mais precisar usar o sudo, como abaixo:

[root]#

Depois disso, execute o seguinte comando para restaurar o seu grub original:

[root]# grub-install /dev/sda

Pronto! Agora é só desmontar tudo e reiniciar o computador:

[root]# exit
[ubuntu]$ umount /mnt/dev
[ubuntu]$ umount /mnt
[ubuntu]$ sudo shutdown -r now

Não se esqueça de retirar o CD ou o pendrive para não entrar novamente no LiveCD. Depois disso, quando o computador reiniciar, você verá seu bom e velho grub.

O passo 3 foi adaptado do tutorial em inglês do Linuxers.

Comments on this entry are closed.

  • Caro @javsmo, lamento o fato de não estar passando aqui todos os dias, porém seu post sobre como resgatar o grub foi providencial. Se estivesse aqui ha alguns meses eu não teria formatado a minha partição e reinstalado o Ubuntu.

  • Deu certo!
    Foi o MELHOR tutorial sobre o tema, e o único que me auxiliou de fato a voltar com o meu sistema.
    Obrigado fera!
    Sucesso C.NOM

  • Carlos

    Caraca… deu preguiça só de olhar.

  • João

    Valeu pela dica, depois de ter a versão 9.10 do ubuntu (ext4), pra usar a webcam go tec instelei também a versão 8.04 (ext3), porém permiti que o grub fosse reinstalado, dai não conseguia mais acessar a 9.10 e depois de muito procurar e bater cabeça, encontrei sua dica e deu tudo certo.. muito obrigado.

  • André

    Parabéns pela iniciativa. Sou novo no Ubuntu. Tenho o Vista no meu note, e instalei o Ubuntu 9.10 dentro do Vista.
    Agora não consigo acessar o Ubuntu. Aparecem os 2 sistemas no boot, mas entra diretamente no Vista. Se selecionar o Ubuntu, ele dá uma mensagem GRUB>. Os passos para quem tem ele instalado dentro do windows, seriam exatamente os mesmos? Desde já agradeço.

  • José Antonio

    Como você instalou dentro do Windows? Você deve ter criado outra partição e instalado o Ubuntu nessa outra partição, correto?

  • André

    José Antônio, obrigado pela atenção! Olha só, não criei partição. Instalei através do Wubi. O cd da versão 9.10 vem com essa opção de instalação dentro do próprio Windows. A desistalação é feita pelo Vista igualmente. Ele aparece como um programa comum dentro do Vista. Inclusive eu já desinstalei ele uma vez quando tive este problema, e 2 dias após nova instalção, ocorreu o mesmo problema. Gostaria de continuar usando o Vista ao mesmo tempo, pois quero me adaptar mais ao Ubuntu antes da troca definitiva.

  • Paulo

    Obrigado por fazer meu fim de noite mais feliz.
    Foi o tutorial mais fácil e o unico que deu certo pra mim!
    Thanks man!

  • José Antonio

    Muito legal ler esses comentários! Que bom que deu certo para todo mundo.

  • Ricardo Henrique de Couto Valença

    Rapaz.. vc salvou a minha vida… és um gênio.. parabéns pelo TUTO.. =D

  • Ander

    Meu muito bom esse tutorial porque procurei bastante sobre configurar o grub 2 e esse foi o único que deu certo pra mem valeu mesmo……….

  • Paulo Celso

    Grande José Antônio…

    Acabei de recuperar o grub2 após instalar o win7 graças às suas dicas.

    Valeu !

  • muito obrigado pela dica, tentando configurar o Kerberos alterei os scripts de autenticação PAM, a partir daí na conseguia mais logar, usei a sua dica para restaurar os scripts, salvei mais de 2 meses de trabalho duro…obrigado

  • deia

    Cara fiz o que estaescrito ai na tua pagina ai quando eu treiniciei apareceu a GNU GRUB eeu nãosei o que é isso nem como usar

  • Desculpe perguntar, mas se não sabe o que é o GRUB, para que instalou?

  • Antonio Carlos

    Obrigado pela dica, me ajudou bastante! Forte abraço! =D