Primeiras impressões do Firmware 400.21.013 no E63

Depois que escrevi o post anterior a atualização terminou normalmente (Como era de se esperar):

nsu-e63-2

nsu-e63-3

Reiniciei o celular e, aparentemente, não mudou muita coisa.

Reparei que ele já veio com o Ovi Store e o Ovi Files instalado, veio também com o Nokia Maps 2.0 e perdeu todas as frescuras e personalizações da TIM (ainda bem) porque eu coloquei um Product Code genérico (0562093) para RM-450.

Caso você ainda não saiba como mudar o product code do seu celular, deixo o link do post que explica direitinho como se faz isso:

http://www.zeletron.com.br/2008/09/mude-o-idioma-atualize-seu-celular-e.html

Depois de conectá-lo novamente no PC o Ovi Suite informou que já havia a versão 3.01 do Ovi Maps disponível para o E63. Não pensei duas vezes, mandei instalar e agora o celular está com o Ovi Maps novinho instalado nele.

ovi-maps

Acredito que a mesma versão do Ovi Maps esteja disponível para o E71 e para os demais celulares.

Por último, ao restaurar o backup do celular ele não voltou mais à vida. Todas as vezes que eu ligava mandava reiniciar e contactar o Varejista (provavelmente eles queriam dizer a loja que vendeu o celular).

Como não sou apavorado, formatei o celular ligando o aparelho segurando a tecla verde, o 3 e o *, e o celular voltou a ligar. Depois restaurei o backup sem restaurar as configurações do aparelho antigo (temas, e outras configurações). Com isso consegui fazer o celular voltar a funcionar com a minha agenda, contatos e tudo mais.

O que eu posso deduzir disso é que as configurações do celular com o product code da Tim tinham alguma coisa que esse product code não tem, ou vice-versa.

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  • Eduardo

    Vc sabe informar se a versão mais recente do Ovi Maps é totalmente grátis?

  • José Antonio Oliveira

    O programa e os mapas são gratuitos. A navegação por voz não é. Precisa de licença.

  • Caio 2k

    José,
    Atualizei o meu e63-3 e percebi que o download via 3g e wlan está muito mais rápido. E que o browser trava muito mais…
    []s

  • Paulo Stahnke

    Será que se voltasse o product code original antes do backup passaria sem problemas?

  • José Antonio Oliveira

    Paulo, taí uma pergunta danada de boa… Não cheguei a testar isso, mas não vou mais formatar o celular porque já instalei um monte de coisas.

  • Eduardo

    José Antonio Oliveira obrigado. Uma pena não vir totalmente grátis.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Estou no aguardo senhores, assim que vcs postarem algum benefício que faça valer a pena o custo, eu também farei a actualização.

  • Adalberto Cesari

    Caro José,

    Fiz a atualização e deu meio certo…
    Os procedimentos foram realizados com sucesso até a atualização. O problema é que agora não posso usar o celular. Assim que ele religou, apareceu uma mensagem: “código de travamento”. Tentei o CT de fábrica (12345) e deu erro. Não estou falando do PIN. Esse está OK. Tentei ligá-lo com a Tcl verde + 3 + * e não deu certo. A mensagem continua lá.
    Não me lembro de ter mudado o código nas Opções de Segurança e o celular foi comprado direto da Claro. Alguma idéia?
    Nem foi possível fazer o Backup, pois mesmo tentando colocar o cabo USB logo após entrar PIN, já aparece a mensagem de “código de travamento” e não posso entrar no NSU.
    Enfim, se tiver alguma idéia, agradeço.

  • José Antonio Oliveira

    Você ainda tem o manual? Às vezes lá tem o código padrão dele que pode ser diferente do 12345 tradicional. Já tentou 00000?

    Experimenta ligar sem o cartão de memória para ver o que acontece.

  • Adalberto Césari

    Oi José,

    Obrigado pela resposta rápida.

    Já li o manual e é 12345. Tentei o 00000 e sem o cartão de memória.

    Vou tentar mais algumas coisas. Depois dou notícias. Grande abraço.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Rapá José (eu ia chamar de Zé, mas isso é coisa de cumpadres hahahaha) eu mudei o product code e atuazlizei sem problemas, vieram umas coisas legais, vou testar e se der posto, se não postar, vc posta hahahahaha. Brincadeiras meu amigo, deu tudo certo graças ao seu tutorial e como se muda o product code. Valew como dizem os teens.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Realmente o download por wi-fi ficou bem mais rápido José Antonio.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    E aqui até agora está funcionando tudo 100%. Ah! um detalhe, alguém postou num fórum NOKIA ai da vida (realmente não me lembro onde foi isso) que quando actualizamos o firmware de um Nokia, nunca devemos ao restaurar o backup, marcar a caixa “confugurações” pois é melhor refazermos isso no braço, fiz da primeira vez que actualizei e quase que o meu bichinho ia pro brejo, agora já sei.

  • Jorge Alexandre

    Caros, não sei se isso tem acontecido com voces, mas me cel (E63 da TIM) vive travando na tela inicial. Não sei que sequência que eu faço produz isso, mas eu não consigo acessar o menu até q eu desligue e ligue. Será que se eu atualizar a minha versão (100.21.110) para esta versão esse bug será corrigido? Procurei na net alguma resposta mais não achei nada a respeito.

  • José Antonio Oliveira

    Jorge, nunca vi isso, mas atualizar é uma boa nesse caso do E63. Meu celular ficou outro.

  • Adalberto Cesari

    Oi José,

    Eu tive problemas com a atualização do E63, lembra?
    Estou escrevendo para dar notícias sobre o que aconteceu.
    Procurei vários DUY para tentar arrumar meu celular, mas nada funcionou. O problema (senha de segurança na tela inicial) não foi solucionado.
    Deixei o celular na Assistência Nokia daqui de SP no dia 4 deste mês. Obviamente, tive que deixá-lo por lá. Me disseram que em 30 dias estaria tudo resolvido, sendo que o diagnóstico seria dado 2 dias depois. No 3o dia me disseram qu eo E63 havia sido enviado ao centro avançado Nokia (na minha cabeça: fud** mesmo!). No dia 15 recebi um e-mail dizendo que o celular estava pronto para buscar.
    Até esse ponto não sabia se teria que pagar pelo serviço, já que eu sabia que essa modificação poderia invalidar a garantia.
    Pois bem, dia seguinte fui buscar a criança. A Loja estava lotada e demorou cerca de 80 minutos (1h e 20m) para retirá-lo.
    Aí vem as boas notícias:
    1 – Estava funcionando perfeitamente e não tive que pagar nada.
    2 – Me disseram que trocaram a placa mãe, mudando o SN.
    3 – Na verdade, me deram um outro celular. O meu (original) já tinha alguns riscos no visor, enquanto que, o que me deram, estava 100%. Até o teclado está melhor.
    4 – Chegando em casa, fiz um back up de como ele estava. Quando o Nokia Updater leu o celular, acusou um versão 200.alguma coisa do firmware (deveria estar na 100.21.xxx). Resolvi atualizar. Foi tudo bem e o celular foi atualizado para a versão 400.21.013.
    5 – Veio a parte tensa. Antes de qualquer coisa, eu chequei o código de segurança. Estava de acordo com o de fábrica. Mudei para um outro (devidamente anotado) e coloquei o back up que havia feito antes do problema. Por via das dúvidas, não pedi a opção de configurações.
    6 – Só para dar um arrepio na espinha, quando religuei o aparelho, pediu o código de segurança! Digitei o que eu havia inserido e … tudo certo.
    Após algumas horas re-instalando alguns programas que estavam no memory-card (e que agora instalei na própria memória do celular, funcionando muito mais rápido) o celular ficou excelente.
    A surpresa maior é que o celular veio desbloqueado. Tenho Claro e testei o chip da minha cunhada, que é TIM. Funcionou perfeitamente.
    Todas as informações de contatos, imagens e tudo mais, funcionou perfeitamente.
    Enfim, a única coisa que posso reclamar, além dos 12 dias que fiquei sem o celular foi a demora para pegar o aparelho na loja, que aliás, tem um péssimo atendimento.
    Lições? Duas:
    Checar a senha de segurança antes de fazer as atualizações e;
    Utilizar o serviço Nokia de entrega pelo Correio. Pode demorar alguns dias a mais e envolve gasto com o envio, mas poupa todo o tempo perdido na loja.

    Enfim, é isso. Desculpe o comentário longo, mas achei que fosse te interessar.

    Um grande abraço e continuo acompanhando o blog diariamente.

    Grande abraço.

  • José Antonio Oliveira

    Ótimo relato Adalberto! Pelo visto a assistência de São Paulo é muito mais eficiente do que a do Rio de Janeiro.

    Um abraço e um Feliz Natal!

  • Jorge Alexandre

    Ok, vou tentar fazer isso. Duas perguntas: depois de atualizar, como vc fez pra configurar teu celular para acessar a rede 3G da TIM? Vc recebeu um SMS similar ao que a Oi faz de configuração? E teu cabo de dados veio no teu celular? O meu não veio. Sabe como obter um aqui no Rio? Eu só consegui ver no mercado livre ou então no Dealextreme.
    Abs e um ótimo ano novo para todos!

  • José Antonio Oliveira

    Eu usei o Assistente de configurações (aquele ícone de varinha mágica). Ele cria os pontos de acesso sozinho para você.

  • Jorge Alexandre

    Bom, fiz a minha atualização. Meu Cel E63, comprado na TIM ficou redondo. Tive um baita trabalho pra re-instalar tudo, mas segui as orientações e só efetuei backup dos contatos, pois não tinha intenção de guardar SMS e nem tinha nada no Calendário ou Notas.
    Vou confessar que fiquei bolado qdo vi a tela ficar branca e fiz tudo diretamente no meu note, porém o NSU reclamou que a bateria estava baixa, apesar de estar conectado ao carregador. Tirei o carregador e ficou na boa, pois tinha carga suficiente.
    Agora algumas considerações:
    1. O que é isso? Um firmware de 110MB!!!! Isso definitivamente não é pra cardíacos!!! Eu era feliz em uma época que eramos obrigados a fazermos programas eficientes que rodassem em 640KB (isso mesmo KB).
    2. Baita susto na minha da atualização, deu um mini-pic de luz e perder uma conexão no meu da atualização? Pelo que percebi ele faz o download pra maquina e depois efetivamente atualiza, logo, acho que não teria problemas…
    3. Espero que os travamentos (acho que algum aplicativo estava ficando preso) tenham acabados.
    4. Nada como uma liberdade total, adeus customizações da operadora!!!

    E por último, uma ótima entrada de ano para todos. Pra quem é do Rio, depois de tantas alegrias, S. Pedro poderia ter encerrado o ano melhor. Muita chuva por aqui
    abs

  • Diego

    Olá José, Boa noite,

    Atualizei hoje o meu E63, da versão 100.21.110 para a versão 400.21.013 … de primeira pareceu estar tudo ok, restaurei o backup, tudo show, programas e tudo mais … porém, quando fui fazer uma ligação, fui em contatos e ele simplesmente não abre a minha agenda de telefones, faz como se fosse abrir e volta para a tela inicial. Quando checo no PC Suite, todos os meus contatos estão lá…. tem idéia do que possa ser?

    Abraços

  • Carlos Caldas

    Prezado José Antônio,

    Atualizei o firmware e deu tudo certo. Minha dúvida é em relação à possibilidade de conexão 3G via USB ou Bluetooth. Já testei as conexões e funcionam porém, em testes realizados no site Numion, com velocidades bem abaixo das conexões 3G tradicionais (em torno de 64 kbps). Há alguma limitação de largura de banda utilizando o celular como modem?
    Grato pela atenção.