Preview do N900

Antes de mais nada, gostaria de agradecer aos que acompanharam a saga da chegada do N900 por dividirem minha ansiedade. O aparelho chegou na hora do almoço e tive pouco tempo para brincar com ele. De imediato, a primeira impressão é boa. O aparelho parece bem acabado e é bonito. Pesado, sem dúvida, e um pouco gordinho. Umas fotos comparativas entre N800, N900 e XM5800 podem ser bem mais interessantes do que a minha opinião (fotos amadoras tiradas poucos minutos atrás):

cmp1

cmp2

cmp3

O meu maior medo era a tela e sua resposta aos dedos. Felizmente, o aparelho responde bem aos dedos, você realmente não precisa de usar nada mais pontiagudo a menos que o elemento da interface gráfica seja muito pequeno (nem tudo está tão ajustado aos dedos). Só recomendo uma pressão um pouco maior para uma boa resposta da tela.

A interface é cheia de “wow’s”, ou seja, várias surpresas agradáveis. As notificações de SMS e emails são bem bonitas também. E você se acostuma muito rápido com a lógica “tocar fora do foco” para sair e voltar de diálogos. Também passa a interagir facilmente com o menu no canto superior esquerdo, que chaveia tarefas e acessa o menu principal de aplicativos. Achei incrível como é bem mais intuitivo para um novato, muito mais fácil de usar do que um S60 quinta edição, como um N97.

Falando de N97, preciso dizer que o mecanismo de abertura do N97 é algo insuperável e o N900 toma uma surra neste ponto. Não gostei muito da abertura e menos ainda do fechamento. Você precisa pressionar no meio para fechar ou apoiar nas duas bordas superiores. Se pressionar somente em uma das bordas ele não fecha ou força. Acredito que o caso de uso seja sempre com duas mãos, o que justifica o design mas não deixa o consumidor feliz. Mas, por outro lado, o teclado é muito melhor do que o do N97. As teclas ficam juntas, sem aqueles espaços do N97 que atrapalham. Para quem vem do E71, como eu, é mais fácil se acostumar. Mais fotos:

tela1

tela2

tela3

A embalagem foi pensada para se ter um suspense a mais ao abrir. Você abre a tampa da caixa e tem outra, interna. Achei isto sensacional, adoro ver este tipo de cuidado. Na caixa, cabos para saída para TV, carregador, adaptador para carregadores tradicionais (a ponta para o N900 é sempre USB), fones do tipo plug (finalmente!) que não testei ainda, cabo USB e um pano para limpeza. Faltou uma capinha e também uma cordinha dessas de pulso.

cx1

cx2

cx3

Não testei nada com rigor, o entusiasmo estava muito elevado para qualquer análise mais aprofundada. No entanto, gostei das fotos que tirei. Algumas amostras, com esforço zero e tudo no automático:

foto1

foto2

foto3

foto4

foto5

No entanto, o mais importante era o envelope azul que pode ser visto nas fotos acima. Eu tenho os meus motivos para ser “Nokia de carteirinha”, como gosta de falar o Javsmo. Tenho me envolvido na área de programação para celulares desde outubro ou novembro de 2008, sempre contribuindo, fazendo e divulgado meus programas, participando do Forum Nokia, dos grupos de discussão, blogs e da wiki. Ou seja, passei de “zé ninguém”, para Forum Nokia Champion e um dos administradores da wiki, além de conhecer gente do mundo todo e fazer muitos amigos. O próprio Javsmo foi um deles. Acho isto incrível pois pesou apenas o meu esforço e dedicação, devidamente reconhecidos pela comunidade e administração. Não teve panelinhas, barbadas ou conchavos. O N900 é um incentivo para continuar e recomendo que vocês também participem. Ah, aguardem o Milkshake, está ficando muito gostoso !

diploma

Comments on this entry are closed.

  • Marcelo. vc é uma inspiração pra nós. É com muita emoção que escrevo esse comentário, como alguém que acompanha suas trajetórias a sua e a do José Antonio. Continue a ser esse grande entusiasta que vc é. Sinceramente é isso que desejo do fundo do coração.

  • André Peixoto

    Olá Marcelo,

    Recebí o meu ontem e estou achando o aparelho fantástico. todas as funções são muito legais ( lembra muito o iphone na parte estética de se fazer coisas simples ) e eu estou viciado em usar a internet com ele. As vezes me pego com o computador desligado só pelo prazer de navegar com o N900. O GPS funcionou perfeitamente. FM transmissor também. O player de vídeos é muito bom, a tela é grande suficiente para usá-lo como um player para o carro e todo mundo assistir tranquilo. Por incrível que pareça essa afirmação… gostei do design e da construção do aparelho… nunca ví celular que passasse tanta sensação de resistencia como o N900.

    Achei um defeito que existe também no N97 e que foi muito comentado em vários blogs e foruns. A mancha que vaza do flash para a lente quando se faz uma foto em ambientes muito escuros apareceu em algumas fotos… outras não. Outra coisa negativa é a demora em sair aplicativos básicos como o rádio FM, messenger, etc… poxa, o aparelho tá na espectativa há uns 6 meses e nada dos caras criarem um player nativo de rádio até agora? isso me deixa tenso…

    grande abraço e conta comigo para trocarmos idéias sobre o aparelho!

  • Parabéns pelos objetivos alcançados.

    Depois que o tsunami diminuir na sua casa, vou lá ver seus dois brinquedos novos.

    🙂

    [ ]’s

  • Marcelo Barros de Almeida

    @Eagle obrigado, de coração também !
    @André tem recursos demais pra avaliar num dia. Vou tentar focar um pouco em cada coisa pra ter uma impressão melhor. A minha primeira tarefa é ver se ele atende como celular, que acredito ser o receio de muita gente. De cara ele conseguiu se ligar bem com bluetooth no carro e fez streaming sem problemas, algo que eu faço muito. Atendi apenas uma chamada e mandei alguns sms, tudo normalmente. O MMS ainda não existe, uma pena realmente. Estou mudando as telas iniciais para colocar atalhos para os meus contatos, permitindo ligar facilmente. Como aparelho para hiper-conectados, não precisa nem tecer comentário, é fantástico. Vou colocar um plano de dados nos próximos dias.

  • Marcelo esse review é show, aguardei ontem e só fui dormir quando vc postou, realmente show, meus parabéns novamente e divirta-se com o brinquedinho.

  • Marcelo Barros de Almeida

    @Franz depois passa aqui e pega pra você ver … ainda tenho esperanças de voltar pra casa antes do natal. Vamos ver !

  • Sheron Avelino

    Faz um tempo que frequento o NokiaBR, e confesso, sem maiores elogios infundados ou bajulação, afirmo seguramente que é um dos melhores blogs (se não o melhor) no que se refere a Nokia e agregados. Sou fã, assumo. E olha que conheço muuuiitttoosssss… acreditem!
    Foi aqui que descobri coisa, EXTREMAMENTE ÚTEIS, como dicas, resoluções de problemas, vi reviws e tópicos que de fato pesaram em muito em escolhas, decisões e posições a ser tomadas com programas, aparehlos e etc.
    Que bom que o blog existe e que é feito por quem assim como eu adora Nokia e tudo que ela faz! Já fazia um tempo que queria dizer isso aqui, mas tempo, inibição, descuido, entre outras razões que nem me lembro, me impediram de tal ação. Não sou detentor de profundos e sólidos conhecimentos técnicos em programação de celulares, ou um Geek fanático que sabe tudo e mais um pouco, ou mesmo sequer um moderador de blogs e similares, apenas um amante de tecnologia (de ponta e de qualidade), que apenas “aprende” um pouco mais com pessoas como o Marcelo Barros, o José e outros tantos inegavelmente conhecedores de causa do que discutem e publicam em seus blogs, sites, forums e etc.
    Bom feitos os justos e necessários comentários, gostaria da opinião a respeito sobre algo que muito me perturba.
    Sou usuário de um E-71 e um N95 8Gb, sendo que acabei de “doar” meu novíssimo XM 5800 para minha esposa uma vez que o meu tão sonhado, incrível e essencial N900 está mais próximo do que nunca de chegar em minhas ansiosas mãos. Bom até aí morreu “Neves”… a questão é, a tela resistiva do N900, à primeira vista, é eficiente ao toque normal, ou é necessária, digamos maior “força” para uma resposta otimizada (lembrando que em momento algum estou tendo a pretenção de comparar uma tela resistiva com uma capacitiva, tenho plena consciência e conhecimento de suas distinções e aplicabilidades – não que o N900 não merecesse uma tela capacitiva, que fique bem claro isso), digo isso porque no meu “antigo” XM 5800, a resposta era (é) bem eficiente. A questão é sobre uma película (Invisible Shield Full Body, da Zagg – aquela famosa, com material militar, bem carinha por sinal, quase indestrutível, bem popular eBay, e cheias de vantagem, bla bla bla…) que quero por no meu N900 (entres outros motivos como frescura e cuidados excessívos, uma maior preservação, deste que julgo a aquisição mais querida e empenhada, de real desejo e obstinação que tive nos últimos anos), isso tudo para evitar aquelas indesejadas marcas de dedo e gordura (natural da pele) fique no aparelho (nos iPhones – que possuem tela capacitiva – fica inegavelmente feio e por vezes nojentas), meu medo é que por a tela ser resistiva a película venha diminuir a “sensibilidade” ao toque exigindo maior aplicação de força para uma resposta eficaz do aparelho. A relação “custo/benefício” será que é favorável?
    Atenção, não quero uma solução para a pergunta, nem tenho como pedir isso, mas opiniões, principalmente a sua Marcelo, sobre o que seria ou não interessante fazer sobre isso.

    Grande abraço a todos e vamos, sempre, nós leitores prestigiar o blog com comentários e visitações e vocês moderadores continuarem com o impecável trabalho de manter a qualidade e o nível de informações, dicas e experiências nesse, repito, excelente blog de informação de produtos, serviços acessórios e dicas Nokia.

    Sheron A. D. Avelino

  • Cada vez que eu pesquiso e olho sobre o N900 eu falo pra mim: “Fernando, essa é uma máquina que vc não pode deixar de ter” .

  • José Antonio Oliveira

    Sheron, muito obrigado pelos elogios! Acredite, isso ajuda muito a continuarmos o trabalho!

    Quanto à película, não sei te informar no caso do N900, mas já usei o invisible shield em outros aparelhos e não gostei. Com o calor ele fica meio “melequento” e, aqui no Rio de Janeiro, ou tem calor ou é verão, :). Você já usou o Invisible Shield alguma vez?

    No meu caso, usei o invisible shield no Macbook da minha esposa e no meu 6555. Em ambos os casos ele ficou extremamente “gosmento”, sem falar que acumulava muita sujeira.

    Ainda sou mais adepto das capinhas do que das películas.

  • Marcelo Barros de Almeida

    @sheron Olha, tenho um XM5800 e já usei o N97. Posso dizer que o N900 responde bem melhor ao dedo, mesmo sendo resistivo, e não fiquei usando a unha, como no 5800. Depois que vi os vídeos publicados aqui “destruindo” o N900, não me preocupo mais com a proteção da tela, definitivamente ela é bem resistente e não arranha (a do 5800 também não arranha facilmente). Talvez possamos fazer um teste, com um plástico mais grosso, película ou mesmo tentando arranjar a que você citou (Invisible Shield Full Body). Ah, a pressão é levemente maior, mas não é um exagero não, viu ? É que a pressão feita no concorrente é muito pequena e aí o usuário pode achar estranho.

  • Marcelo Barros de Almeida

    @javsmo melequento ? Sério ? Noss … Eu gosto do “nokia naked”, geralmente não uso nada, no máximo a cordinha de pulso. As marcas do tempo ficam em nós e no equipamento 🙂

  • Concordo com o marcelo, não uso capinhas (até porque com ela parece que eles ficam menos Nokia e mais Xing-lings) os meus celulares sempre os revendo num site de leilão eletrônico(não citarei qual pois é merchandising e eles não pagaram, não é mesmo @javsmo? 🙁 ) após trocar por mais novos, esse ano foi um ano de uso intenso Nokia, començando por um N95, passando por um E63, qua ainda está comigo, um XM5130, já revendido, um 2630 (que já vai pra leilão assim que eu adquirir um E72 ou N900. E todos eles eu uso intensamente, viajo muito aqui pelo nordeste (te mandei umas fotos @javsmo e tu nem publicastes ainda) às vezes vou ao centro-oeste, mas os smarts e os cels sempre sem capinha ou película, marcas do tempo ficam neles também.

  • rhesus

    parabens pela aquisiçao jose!
    fiquei curioso como foi essa fase programando pra mobile, faz um post contando essa trajetoria. como estou no n97 vou deixar pra ver as fotos no comp em casa e economizar o 3G 🙂

  • Ai porque quase todo mundo põe uma imagem ou o rosto aqui no fórum e eu não consegui ainda? 🙁 Magoei.

  • E Rhesus, foi o Marcelo Barros meu caro e não o José Antonio. Tá Ligado?

  • José Antonio Oliveira

    @RHesus o celular é do Marcelo Barros. Ele que ganhou por ter sido eleito um Forum Nokia Champion.

    O Forum Nokia, que é o fórum de desenvolvimento da Nokia, escolhe de tempos em tempos o melhor programador daquele período. Dessa vez o Marcelo foi o escolhido pelas muitas contribuições que fez, principalmente no desenvolvimento em Python para S60.

    Agora que ele tem um N900 vai poder contribuir também no desenvolvimento para Maemo! 🙂

  • Sheron Avelino

    Hummm José… deveras útil seu informe sobre a película no cel e no laptop… na verdade você está pondo em brancas nuvens algo que viajava no meu imaginário. Excelente informação, penso que na verdade eu esteja “piorando” algo, o que supostamente eu queria melhorar. Valeu a dica!

    Marcelo, outros informes preciosos dados por você também, na verdade a espessura da película não é tão agressiva assim, ou seja, tão acentuada ao ponto de ser perceptível, então acredito que o que você disse, seja bem real mesmo, quanto a sensibilidade ao toque, uma vez que a sensibilidade ao toque é eficaz segundo você, porém já questino sobre a real necessidade haja visto o que o José disse no tocante ao acúmulo de sujeira.

    A bem da verdade, acredito que só testes dirão de fato se essa relação custo/benefício, ou melhor colocando, sujeira/proteção é viável ou não, uma coisa é certa, concordo plenamente com o que você falou sobre a tela do XM 5800, ela é de extrema alta-qualidade no que se refere a arranhões, uma beleza.

    Valeu gente, voc6es foram show de bola, como sempre!

  • José Antonio Oliveira

    Fernando, crie sua imagem no Gravatar (http://en.gravatar.com/). Daí ela vai aparecer em todos os comentários que você fizer aqui no blog e em todos os blogs baseados no Wordpress.

  • Agora creio que consegui. Vamos ver.

  • Olha a minha águia aí. O símbolo de vôo alto, imponência, na verdade adotei ela porque quando fui servir na FAB, li muito sobre aviões e me apaixonei pelo F-15 Mc.Donnel Douglas “EAGLE”, chamado até hoje de Mc.Eagle, como eu.

  • Agora tenho que ir trabalhar pessoal estou detalhandlo um projeto no CAD aqui e a coisa tá ficando difícil. Mais uma vez obrigado Marcelo e Obrigado José Antonio.

  • Olá meus amigos,
    Demorei mas apareci nesse que é um dos post mais importantes pra mim no NOKIABR.
    Antes da mais nada, Marcelo, ja fiz via twitter mas repito aqui: Meus parabéns amigo, pelo reconhecimento e pela escolha do aparelho (inveja MODE ON) mas uma inveja boa, de ver um amigo virtual sendo reconhecido como merece, assim como tb foi o José Antonio na ocasião do lançamento do satelite da NOKIA.
    Assino embaixo e endosso todos os elogios feitos pelo Sheron Avelino, depois que descobri o NokiaBR viciei e não passo um dia sequer sem ler as novidades postadas aqui, assim como tb no Zeletron.
    Marcelo, cara, valeu mesmo por tá compartilhando toda essa informação sobre o N900 com a gente, era exatamente isso que eu estava procurando, a opnião de alguem que gosta mesmo de explorar o que o aparelho faz de bom para o nosso dia a dia e não apenas ficar reproduzindo material de merchan, ou manual do proprietário…
    Grande abraço a todos, se eu estivesse ai em Sertaozinho te pagava uma rodada de bebida/lanche o que vc preferir Marcelo, afinal perdi a aposta e o seu N900 chegou primeiro kkkkkkk (mas se tudo der certo antes do natal o meu ta aqui).

  • José Antonio Oliveira

    Gostei mesmo foi do Yoda de pelúcia e da miniatura do Dexter! Não sei de qual dos dois eu gostei mais 😀

  • Parem de me fazer inveja, eu também vou ter um N900, só não sei ainda quando.

  • Marcelo Barros de Almeida

    @tiranorex guarda a grana que a gente toma uma ainda, o país não é tão grande assim !
    @javsmo mestre Yoda, sempre perto, ajudando com sua sabedoria. Ouvir é preciso !

  • Sheron Avelino

    Tiranorex, meu camarada, acredite, dentre os muitos blogs que visito o seu é um deles, e é show de bola, cara, aliás aproveitando o gancho cito aqui o que você postou no dia 7 de dezembro, à respeito de um blog exclusivo para o N900 (http://n900.aguilarj.com/), sem dúvida alguma, você foi muito feliz nessa postagem, pois cara, vou te dizer uma coisa, eu devoro a página todo santo dia. Acho, show de bola essa visão que o Marcelo descreve aqui, de usuário comum mesmo, tipo falando das suas ansiedades e expectativas à respeito do aparelho, lá o cara foca mais na visão críta, e aí você viaja nesse complexo de informações e o cúme disso é a obsseção louca e quase que insana para por logo às mãos no seu N900. Eu sou um desses, infelizmente o meu só após o natal, porém já está com data marcada, dia 29/12, impreterivelmente.

  • Sheron Avelino

    Mestre Yoda… inspiração perpétua…

  • Jobson

    Parabéns Marcelão!!!!Fico feliz pela sua sua premiação!!! Fez por merecer!!!
    Espero que o meu não demore muito a chegar….Já fiz e cancelei a compra em 3 sites diferentes, to aqui na maior espectativa….
    Um grande abraço!!!!

  • Leandro

    Marcelo

    Estou curioso para ver seu review mais completo e tem um item que vai ser determinante na hora de comprar o N900, que é o funcionamento dele como um celular.Será q é tão ruim assim como já li em alguns post?

  • Parabéns pelo prêmio! Vi que você anda levando os brinquedos do seu filho pro trabalho. Assim vai ter que deixar ele levar o N900 pra creche, hein? : D

  • Daniel Vieira Costa

    Minha dúvida é em relação a bateria. Tenho lido vários e vários comentários em relação a bateria. Muitas pessoas dizem que não chega a durar nem 16horas…Para mim, se durar menos do que 3 dias ficarei chateado :S

    QUanto tempo dura a bateria? Alguém poderia responder… por favor

  • Marcelo é o cara ! 😀

    Parabéns pelo seu equipamento novo. Espero que continue desenvolvendo muito no fórum, que faça o Wordmobi para Maemo (e não se esqueça dos donos de N8x0, ein?) e blábláblá. Você sabe o quanto sou seu fã, não vou ficar babando ovo por aqui não ;P

    Acredito que o N900 vai ser o primeiro computador de bolso: com o seu poder todo, Linux e tudo o mais, ele têm o potencial para ser o dispositivo realmente convergente, que todos procuram. Entre smartphones e netbooks, acredito que aparelhos como o N900 são o destino final da convergência, graças ao seu sistema operacional.

    Eu gostaria de amar a Nokia como você e javsmo, mas sou infiel :P. Digamos que eu tive um lindo namoro com a Nokia (7 celulares da empresa, 5 em sequência!) mas no momento, estamos em uma briga conjugal (meu E71 continua falando português de Portugal!).

    Abraços a todos.
    PS: gostei da parte que você falou das marcas! Eu sempre pensei igual a você: Gadgets não têm que durar pra sempre, a gente não dura, porque eles têm que durar! Nunca fui fã de usar película e tal. Gosto de fortes emoções 😛

  • Marcelo Barros de Almeida

    @Leandro tava pensando em fazer uma enquete do que vocês gostariam de ver testado, algo no estilo “post interativo” 😀 Até o momento usei muito pouco como celular. Pude notar que a chamada não tem ruído mas o volume é um pouco baixo. E precisa aumentar na hora de atender, já que o valor anteriormente usado não fica fixo (não ficou comigo, pelo menos). Não vi nenhum problema em este blá-blá-blá todo de modo paisagem ou não. Bobagem. Vibrou bem na hora da chamada e o nível de sinal está bom. Se você colocar o contato na homescreen, fica muito fácil ligar pra qualquer contato seu. Ou se sair digitando um número ele já chama a aplicação “telefone”. O SMS é legal, no estilo do nokia conversations. MMS … bom, quem sabe no próximo update de firmware ! 😀

    @Daniel aposto o dedo mindinho do Javsmo que não vai durar 3 dias 🙂 Não deu ainda pra ver isso, ando mexendo muito nele, vamos aguardar mais uns dias, mas não tem cara de que é tão poderosa assim não. No fundo, na minha mão, só mesmo o E71 durou este tempo todo. Nada passa de dois dias, além dele.

  • José Antonio Oliveira

    Oi? Meu dedo mindinho? Aposta o seu, ora! 🙂

  • Meu amigo Sheron Avelino, muito obrigado de coração pela sua participação como leitor do meu humilde cantinho, e ainda mais pela citação.
    Achei aquele blog através do twtter de um dos colaboradores, realmente é uma mina de ouro de informações das mais diversas sobre o N900, seja de cunho totalmente tecnico, seja com dicas triviais do dia a dia de um usuário.
    Daniel, o dedo mindinho do José que perdoe, mas bateria de smartphone NOKIA durar mais que 2 dias só por milagre (E71 é um caso separado). Já tenho na mente que noite foi feita pra smartphone dormir carregando e convivo muito bem com meus aparelhos com esse modo de pensar….
    Jobson, que calvário amigo… eu pelo menos ainda não tive que cancelar nada, já pedi a dois amigos virtuais super camaradas pra tentar encontrar o cel lá fora pra mim aproveitando suas viagens (preciso dizer quem foram esses dois caras super gente fina???) mas infelizmente não encontraram, agora estou em contato com outro amigo que mora em foz do iguaçu, pra ver se consigo via paraguai…. mas ter que cancelar uma compra deve ser uma dor terrível no coração….

  • O dedo mínimo do @javsmo?hahahahaha a mulher dele vai matar vcs se tentarem cobrar uma aposta dessas. 😉

  • RHesus

    Eita, que garfe a minha!
    Foi mal Marcelo, então duas vezes parabens pra você pela conquista! 🙂
    Mas o pedido do post sobra a tragetória ainda ta valendo! rsrs

  • Marcelo Barros

    @Marcia, o Mateus adorou o N900 ! Você precisa ver ele passando os dedos pra mudar de desktop! Se eu bobear, já era !

  • Adriano

    Marcelo Barros, gostaria de saber se você já conseguiu instalar o messenger no Nokia n900?Tambem ja conseguiu utilizar a internet via operadora de celular? O Wi-fi e bluetooth funcionam perfeitamente, apenas nao consegui fazer a transferencia de musicas atraves do bluetooth. Comprei o meu recentemente e todos com todos os acessorios. e tudo funciona muito bem nele. O problema sao os acentos na hora de digitar devido ao teclado ser em ingles, mas tudo bem.