Mudar o idioma de teclados QWERTY é uma boa?

Provavelmente esse deve ser o último post de 2009, e como Papai Noel deve ter dado muitos celulares com teclado QWERTY nesse Natal, resolvi falar sobre o problema da atualização de firmware nesses aparelhos. Particularmente sobre a mudança de idioma.

A mudança de idioma nos celulares com teclado numérico ou totalmente touch através da troca do product code é um processo indolor e que em todos os casos resolve o problema de pessoas que compraram seus aparelhos no exterior e querem usar seus celulares em Português do Brasil. (curiosamente Dubai (EAU), Japão, China e EUA são os que mais aparecem aqui com dúvidas)

No caso dos teclados QWERTY, os teclados com todas as letras, o problema é bem mais complicado, já que o idioma do celular acaba ficando atrelado ao layout do aparelho.

Os teclados QWERTY (ou seja, onde a primeira linha de teclas começa com essa sequência de letras) são o mais comuns. Existem também teclados QWERTZ, AZERTY, DVORAK, dentre outros. O que interessa é que, mesmo que o teclado seja QWERTY, existem centenas de variações de teclados e cada país tem a sua variação. Até aparelhos comprados em Portugal têm layout de teclado diferente do nosso do Brasil.

Por causa disso, mudar o product code de um celular comprado em Dubai, por exemplo, para o português do Brasil, bagunça todo o layout do teclado do aparelho, tornando a digitação um sofrimento. Com isso, uma atividade que deveria ser muito mais fácil com um teclado completo, acaba sendo muito mais complicada.

Ainda não conheço nenhuma forma de trocar o idioma do celular sem tocar o layout do teclado, por isso, a dica que eu deixo é a seguinte: Se você comprou um celular com teclado QWERTY (N97, N97 mini, E90, E75, E72, E71, E70, E63, E62, E61 e E61i) fora do Brasil, não mude o idioma dele. Se você está querendo comprar um celular QWERTY fora do Brasil, pense duas vezes. Se você não sabe o idioma do celular, não compre. É melhor usar o celular no idioma de origem, pelo menos por enquanto.

Comments on this entry are closed.

  • Daniel T

    José, minha dúvida tem relação com a matéria. É o seguinte: eu comprei o aparelho Nokia 5730 Xpressmusic em Abu Dhabi (EAU), e as únicas opções de idioma que o aparelho oferece são Árabe e Inglês (inclusive o teclado tem o nosso alfabeto e o deles junto). Eu tenho obviamente escolhi o idioma inglês, e tenho usado sem problemas, exceto por um detalhe. Não há possibilidade de uso de acentos e cedilha.

    Esse aparelho ainda não foi (nem sei se será) lançado no Brasil, mas é comercializado na Europa. Minha dúvida é a seguinte: você sabe me dizer se há alguma maneira de eu mudar o idioma do aparelho para português de Portugal? Em caso positivo, poderia me passar um link de um tutorial para semi-analfabetos em tecnologia? kkkk

    Grande Abraço!
    Feliz 2010!

  • É por essa razão e outras também, que eu não comprei o E72 importado de portugal ou EUA, fico na espera dele aqui no Brasil. Já os completamente numéricos ou toutch, não vejo problemas conforme bem o disse o nosso @javsmo.

  • Se você comprar o N900 não tem esse problema, já que é só remapear as teclas como no post do Marcelo Barros.

    A Nokia poderia lançar arquivos de layout de teclado e algum programa que os colocasse no aparelho… Seria prático.

  • Marcelo Barros de Almeida

    @Daniel eu tentaria um product code de portugal, por exemplo. Os modelos da europa geralmente tem opção de inglês, português, espanhol, pelo menos. Assim, um PC da europa pode ajudar mais do que um de Abu Dhabi. O meu XM5800 (inglês, dá pra ver pela tomada do carregador) tem as opções citadas.

  • Marcelo Barros de Almeida
  • José Antonio Oliveira

    @Daniel, o 5730 XpressMusic também é QWERTY, portanto, se você mudar para algum Product Code Europeu poderá ficar com algumas teclas trocadas. Não sei se é uma boa trocar o idioma dele.

    @JB O N900 não é S60, por isso não entrou nessa história. Realmente, se lançassem isso seria ótimo.

  • Nice to meet you. Feliz Ano Novo Galera do Nokia BR

  • @Fernando “Eagle” de Sousa: Virou Nokia Guru? Quando?

  • João Bernardo, lembra dos perrengues que eu passei pra actualizar os firmwares do neu E63 e N95-1? Pois é depois disso e com ajuda do pessoal daqui do Blogue e de muitos outros comecei a pesquisar sobre os aparelhos Nokia, e começei a responder algumas questões sobre assuntos dessa natureza, tanto no yahoo respostas, quanto em outros blogues. Aí então fui enconrajado por vários amigos a me inscrever no programa NOKIA GURU, e hoje recebe a feliz notícia de que fui aceito nessa Academia de Notáveis. Agora só falta responder às questões que se apresentarem e de repente, ser um daqueles GURUS do mês e ganhar os prêmios. Ah como postei aqui, sempre mando em média 03 (três) e-mails diários para a Nokia e pra minha operadora com críticas e sugestões.(será que eu sou chato?)

  • Eu aconselho o contrário, comprem sim seus smartphones NOS EUA e mudem o layout, pois se acostumar com a nova configuração é simples e rápido. Fiz no E75, N97 e N900, numa tranquilidade incrível.

  • Thiago

    O layout do teclado do N97 americano não é igual ao do brasileiro? Enfim, uso o meu sem problema algum para acentuar. Aliás, quando comprei, foi só por o chip brasileiro para tudo passar automaticamente para o português.

    FELIZ ANO NOVO!

  • Evaldo Bonavita

    Rodrigo,
    Como assim mudar o Layout?

    Eu tenho um N97 americano e desde que atualizei com o firmware brasileiro (para consertar o formato de discagem que vem no formato americano “000 000 00”) ele mudou a função da tecla “.,” que passou a ser um “Ç” que não existe no meu teclado… Eu tenho como corrigir isso remapeando o layout?

  • José Antonio

    Não dá, infelizmente. Só mudando o firmware.

  • Evaldo Bonavita

    Mas existe um firmware para o meu N97 RM-507 (sem o Ç) que possibilite ao mesmo tempo o formato de discagem brasileiro, idioma PT-BR e teclado padrão do meu aparelho (sem o Ç)? Ou seja corrigir o padrão de discagem, mas sem bagunçar o teclado? Qual firmware e PC seria para isso?

  • José Antonio

    Que eu saiba não dá para ter as duas coisas ao mesmo tempo, infelizmente.

    O formato de discagem só é chato de ver os números, mas não atrapalha na discagem, não é?

  • Yuriy Bagram

    Yo quiero combiar idioma , instalar russo, puedes ayudar my.

  • Alfredo

    To com a mesma duvida do Evaldo, ta foda usar teclado onde o “,.” é o”ç” !!

  • José Antonio

    Alfredo e Evaldo, não dá para torcar o firmware e usar outro idioma. Vocês precisam usar o firmware do aparelho que compraram. Se o aparelho é dos EUA, têm que usa-lo com o firmware americano. Se é Europeu, como o firmware do idioma que vocês compraram, porque senão o layout do teclado muda.

  • Washington Luis

    Boa tarde!!!
    Meu caro, no caso de um celular com teclado QWERTY Virtual, fica fácil mudar o idioma para portugues do brasil??? Celular Samsung S5230W.

  • José Antonio

    Com o teclado virtual, isto é, na tela, isso não acontece, né. Só não sei se o Samsung atualiza como os celulares da Nokia. Nisso não posso te ajudar.

  • jenny

    ooi
    gostaria de saber se eu posso colocar um idioma no meu celular,ele é daki do brasil é um nokia mas eu quero colocar um idioma asiatico e não acho como vc pode me ajudar??

  • José Antonio

    Qual é o seu celular?