Lançamento do Qt 4.6 com suporte a Symbian

qtreleased

Espoo, Finlândia – A Nokia lançou hoje o Qt 4.6, a versão mais recente do framework de desenvolvimento multi-plataforma Qt. Com novos e poderosos recursos gráficos, suporte para multi-touch e gestos, o Qt 4.6 torna o desenvolvimento de aplicações mais fácil e agradável.

“O Qt 4.6 marca um momento emocionante para os desenvolvedores, independentemente do público alvo ou plataforma”, disse Sebastian Nyström, Vice Presidente de Serviços e Frameworks da Nokia.

“Os desenvolvedores podem facilmente criar aplicativos visualmente atraentes e conectados à Web para desktops ou dispositivos móveis, incluindo as centenas de milhões de aparelhos baseados em Symbian e Maemo”

“A comunidade poderá desfrutar disso usando a IDE intuitiva poderosa para criar rapidamente, aplicações atraentes.” Nyström acrescentou.

Mais plataformas

O Qt 4.6 inclui suporte para a plataforma Symbian, pela primeira vez, e também adiciona o Windows 7, Apple Mac OSX 10.6 (Snow Leopard) e o futuro Maemo 6 à lista de plataformas suportadas. Também está disponível o apoio da comunidade para sistemas operacionais de tempo real QNX e VxWorks. O suporte para Maemo 5 também está atualmente em desenvolvimento, com a prévia da tecnologia divulgada hoje.

O suporte do Qt para Symbian e Maemo cria oportunidades para os desenvolvedores que estejam querendo atingir ambas as plataformas a partir do mesmo código. Ser capaz de compartilhar código entre plataformas significa que as aplicações que eles criarem deverá chegar ao mercado mais rapidamente e atingir um público maior de usuários.

Um colírio para os olhos

O Qt 4.6 baseia-se nas melhorias gráficas da versão 4.5 e a incrementa, com a adição de um novo Framework de animação, além de novos efeitos gráficos avançados como opacidade, sombras, brilho e filtros.

Mais dedos

Uma das características novas no Qt 4.6 é a capacidade de criar aplicações multi-touch. O Multi-touch e os gestos, bem como o movimento de rolagem cinética do Qt 4.6 criam uma estrutura poderosa para o desenvolvimeto de interfaces mais amigáveis com aparelhos que tenham telas sensíveis ao toque.

Mais potência

O Qt 4.6 muda completamente a noção de desenvolvimento convencional no qual, normalmente, quanto mais avançados são os efeitos da interface do usuário, maior é custo de desempenho. Um trabalho extenso tem sido feito para proporcionar o melhor desempenho possível, permitindo que os desenvolvedores possam entregar o “efeito uau” que é exigido pelos usuários.

As melhorias no desempenho vieram na forma de um código altamente otimizado, na re-escrita do algoritmo de renderização GraphicsView, novo motor OpenGL e WebKit, no suporte gráfico 2D usando OpenVG e no novo suporte DirectFB.

Ferramentas atualizadas

A cereja do bolo do lançamento do Qt 4.6 é a versão atualizada do Qt Creator, uma IDE multi platforma para o desenvolvimento em Qt. O Qt Creator 1.3 e o SDK Qt 4.6 contém tudo o que os desenvolvedores precisam para criar aplicações multi-plataformas.

Para saber mais sobre o Qt 4.6, o Qt Creator e para baixar os pacotes, visite http://qt.nokia.com/whatsnew.

Deixo o vídeo abaixo demonstrando o uso do Qt em celulares Symbian 3rd e 5th Edition e no N900.

Quem foi que disse que a Nokia parou no tempo nas interfaces?

Comments on this entry are closed.

  • Eu sou suspeito pra dizer qualquer coisa, admito, mas acredito muito que no ano que vem teremos muitas surpresas boas com o Qt e os smartphones e mobile computers da Nokia. A facilidade de se desenvolver em Qt e WRT, os carros chefes agora em desenvolvimento para celulares Nokia, pode ser decisiva na hora de adotar uma plataforma para criação de aplicações. A apple precisa mudar o objetive-C para algo mais fácil e menos fechado. Talvez a turma do Android seja o concorrente mais forte, já que a Palm anda meio bamba das pernas (o SDK dela é bem legal, mesmo que pouco conhecido/promovido). Ah, é verdade, tem a RIM … 🙂
    O mais engraçado é ver os número de crescimento das plataformas. Não sei se sabem mas a apple cresceu nada menos que 1000% em número de unidades vendidas de iphone no último ano, chegando a 13% de fatia de mercado. É um número expressivo. Neste mesmo período, a Nokia não cresceu, ficou estável, com cerca de 64% do mercado. Logo, é bom ficar atento e ter opções realmente boas, como o Qt e WRT.

    video: gostei bastante da tela de contatos, bem legal.