Acelere sua Internet com o DNS público do Google

Quem usa Internet da Telefônica sabe muito bem qual foi a dor de cabeça que deu por usar um servidor DNS com problemas. Nada funcionava direito.

Para os que ainda não sabem para que serve o DNS, eu explico de uma forma rápida e bastante simples, sem entrar em muitos detalhes para não confundir.

A internet (na versão IPv4) usa endereços numéricos para poder identificar os servidores na rede, do tipo A.B.C.D, onde A, B, C e D são números de 0 a 255.

No entanto, gravar palavras é muito mais fácil do que gravar números. Por isso, podemos usar palavras para identificar servidores, ao invés de números.

O servidor DNS faz justamente essa tradução de palavras para números. Desta forma, por exemplo, o nome www.google.com é traduzido pelos servidores DNS para 64.233.169.105. Isso acontece de forma transparente para o usuário, já que o provedor do acesso geralmente dá o servidor DNS para os usuários configurarem seus computadores ou fazem isso automaticamente por DHCP, o que é mais comum (isso eu explico depois).

Depois dessa explicação mais técnica, podemos voltar à notícia. O Google está oferecendo dois servidores de DNS extremamente rápidos e com disponibilidade altíssima para agilizar as consultas de nomes na internet.

google-public-dns

Para usar o DNS do Google, configure sua placa de rede com os seguintes servidores de DNS: 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Mais simples impossível!

Mais informações aqui.

5 comentários em “Acelere sua Internet com o DNS público do Google”