Acelere sua Internet com o DNS público do Google

Quem usa Internet da Telefônica sabe muito bem qual foi a dor de cabeça que deu por usar um servidor DNS com problemas. Nada funcionava direito.

Para os que ainda não sabem para que serve o DNS, eu explico de uma forma rápida e bastante simples, sem entrar em muitos detalhes para não confundir.

A internet (na versão IPv4) usa endereços numéricos para poder identificar os servidores na rede, do tipo A.B.C.D, onde A, B, C e D são números de 0 a 255.

No entanto, gravar palavras é muito mais fácil do que gravar números. Por isso, podemos usar palavras para identificar servidores, ao invés de números.

O servidor DNS faz justamente essa tradução de palavras para números. Desta forma, por exemplo, o nome www.google.com é traduzido pelos servidores DNS para 64.233.169.105. Isso acontece de forma transparente para o usuário, já que o provedor do acesso geralmente dá o servidor DNS para os usuários configurarem seus computadores ou fazem isso automaticamente por DHCP, o que é mais comum (isso eu explico depois).

Depois dessa explicação mais técnica, podemos voltar à notícia. O Google está oferecendo dois servidores de DNS extremamente rápidos e com disponibilidade altíssima para agilizar as consultas de nomes na internet.

google-public-dns

Para usar o DNS do Google, configure sua placa de rede com os seguintes servidores de DNS: 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Mais simples impossível!

Mais informações aqui.

Comments on this entry are closed.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Já configurei os meus roteadores aqui em casa, não vi muita diferença mas, vou continuar testantando

  • Dario

    A diferença é só na hora de o browser “encontrar” o IP do site, que ocorre logo depois que você clica num link ou digita o endereço do site. No meu computador, percebi que isso realmente ficou bem mais rápido com os DNS do Google. Mas a velocidade de download da página não se altera com essa configuração, e nem é o propósito.

  • Daniel

    Ainda opto por continuar usando os dns do opendns (www.opendns.com)
    tem controle de sites, estatísticas e muito mais

    Leiam o post publicado no open dns sobre o dns do google

    Original em inglês
    http://blog.opendns.com/2009/12/03/opendns-google-dns

    Português
    http://translate.google.com/translate?js=y&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=1&eotf=1&u=http://blog.opendns.com/2009/12/03/opendns-google-dns/&sl=en&tl=pt

    Abraços
    Daniel Serafim

  • Roberto

    Também estou com o OpenDNS aqui no roteador. Pelo que vi, o Google pode até ser mais rápido nos USA, mas aqui não senti diferença. É claro que é mais rápido e mais preciso do que os DNS de provedores de banda ou similares, principalmente os da telefonica. Quem tem speedy sabe, basta digitar um endereço errado que aparece a “tela de ajuda” que nunca ajuda nada…

  • Após um pequeno teste, notei que os sites e serviços relacionados ao Yahoo! não funcionam corretamente com estes DNS, portanto para que utiliza o FLICK e o YMAIL não recomendo atualizar seus DNS. Abs