A nova cara do Symbian

Conforme foi publicado no blog Gadgets da Info Abril, algumas imagens da nova interface do sistema operacional Symbian foram reveladas.

Mais uma vez repito: O Symbian não morreu e não vai morrer tão cedo. 🙂 Confiram abaixo:

500x_nokiasymbian1

500x_nokiasymbian2

500x_nokiasymbian5

500x_nokiasymbian6

Uma observação, o aparelho que aparece nas figuras acima é apenas um conceito, ele não existe.

Comments on this entry are closed.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Ainda não conheço o MAEMO, dizem que ele é baseado no LINUX o qual eu gosto mucho (Slackware e Ubuntu principalmente), porém gostaria de dizer apenas uma coisa: VIVA O SYMBIAN. Gostei demais dessa interface, claro que ainda necessita de umas correções porém do jeito que está já se apresenta de uma forma lega.

  • Eu já tenho um olhar mais critico. O Symbian como S.O. é excelente. Mas realmente carece de uma nova interface, mais adaptada ao mundo touch.
    Achei o N97 lento e sempre é necessário muitas e muitas telas pra se chegar aonde quer. O iPhone mudou esse conceito pra melhor. Acredito que a Nokia precisa seguir atrás.
    Não esquecer que não mudar, faz um gigante cair (vide Motorola)

    Essa nova interface parece muito interessante. Mas a Nokia corre contra o tempo para não cair no ostracismo ou ver o Android sugar seu mercado.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Bom Thiago Augusto, eu penso assim, aparelhos Top de Linha, deveriam continuar a pesquisa com sistemas touch, vide MAEMO & Cia., aparelhos para o povão como eu, ou seja a maioria, não tem nada de mais melhorar o symbiam. Aqui no NE por exemplo, a maioria das pessoas que compram celulares nem sabem qual o sistema embarcado do seu celular, só pra ter uma idéia um outro dia uma amiga minha para a qual eu dei um N95 me falou que nunca utilizou a parte de aplicativos, só o utilizava para tirar fotos, então celulares de baixo e médio custo não importarão se estarão com maemo, android ou symbian, porém os Highest para um público mais exigente esses sim deverão vir com um sistema que os mereça. Ah! e concordo o N97 foi um fiasco.

  • Paulo Stahnke

    Penso que a Nokia, além de melhorar a interface, independente do sistema, já que a maioria não tem idéia, como disse o Eagle, deveria priorizar o conjunto. Do que adianta ter um sistema bom, com um hardware medíocre. Vide N97/5330. Celulares com públicos diferentes e mesmo hardware. É lamentável. Concordo que o N97 é um fiasco!

  • José Antonio Oliveira

    Vocês já usaram o N97? Não dá para malhar o celular sem ter usado.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Exatemente @Stahnke, o conjunto deve ser melhorado pois um sistema otimizado com um hardware aquem produzirá nos consumidores, uma sensasão de ter sido lesado, por exemplo: “Comprei um celular de R$ 2.500,00 que demora horrores para abrir um aplicativo simples, que um de R$ 500,00 o faz com três toques?”. São afirmações como essa que permeiam os forúns na web em relação ao N97. O pessoal da Nokia tem de entender que não é só design, slide pra cá e pra lá, tem que haver uma funcionalidade, uma facilidade na utilização, eles vivem solicitando que se responda aos questionário de pesquisas de satisfação e opnião porém, parece que não os lêem. Outras marcas estão apostando nisso, na facilidade de uso e na simplicidade do aparelho. Eu pelo menos já fui fissurado em slides, hoje com o meu E63 creio que não me habituaria mais a um N95(que até já presenteei) E75 ou N97, até porque nessa versão, a maioria dos aplicativos está bem ali à mão. Vc o disse bem tem que priorizar o conjunto.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Meu caro José Antonio Seja bem vindo ao seu próprio blog. hahahaha. Ainda não o utilizei no dia-a-dia, estou falando do N97, porém tenho um amigo que o adquiriu e encontra-se meio que frustrado, segundo ele, esperava mais do aparelho.

  • José Antonio Oliveira

    Fernando, gostei desse blog, vou comentar mais vezes, hehehehe. 🙂

    Fale para o seu amigo falar comigo aqui no blog e instalar a versão 20 do firmware. Ele vai ver que o aparelho fica outro!

  • Muito legal. Só que a Nokia vai ter que contar com a sorte pra que nenhum outro SO concorrente venha com inovações na interface. Mais agilidade, Nokia!

  • Vou ficar em cima do muro, vou fazer coro aos que malham o N97, pois ele foi “endeusado” demais no final do ano passado e quando chegou de verdade, foi um fiasco total… eu mesmo era um evangelizador do n97, já tavacom o dinheiro separado pra comprar, mas quando pude pegar um nas mãos simplesmente nao teve o efeito UAU esperado… pouca coisa alem do que meu 5800..
    MAS por outro lado, a atualização do firmware já transformou o aparelho em outro, assim como em um passado nao muito distante, o n95 foi se reinventando. Vcs lembram que o acelerometro do aparelho era uma peça totalmente inutil dentro dele até o iphone aparecer fazendo uso disso??? que só com programas hackeados era possivel habilitar a rotação automatica de tela???? a cada novo firmware do n95 prata, a gente praticamente comprava um celular novo… e cada vez melhor… imagino que o N97 tb siga o mesmo caminho.

    Mas eu vou mesmo de N900, se é pra começar do zero com um top, que seja realmente algo totalmente novo, o maemo é algo que eu nunca vi, e gosto muito dessa sensação de total novidade, mas sabendo que estou com um produto da NOKIA uma empresa que aprendi admirar com o passar do tempo.

    Grande abraço amigos, e José Antonio, seja sempre muito bem vindo no seu blog chefe kkkkkkk

  • Caro, José Antonio Oliveira:

    O Hardware é ótimo. Mesmo com o firmware 20 imagino que ele tenha ficado melhor. Mas isso não é o maior problema. Muitas e muitas telas para se chegar a um local. É claramente um S.O. não touch adaptado para touch. O conceito do Symbian (interface) vem de outra época.

    A Nokia joga o N97 para brigar com celulares poderosos. Use o Android 2.0 e você vai entender do que eu estou falando. Usei esse final de semana e fiquei bobo com o que vi.

    Se a Nokia deixar a série N com o MAEMO tudo bem. Se insistir no Symbian com a interface atual, vai perder mercado.

  • Fernando “Eagle” de Sousa:

    Concordo com você. A Nokia deve colocar aparelhos TOP com o Maemo. E outros com o Symbian. Agora falando do povo leigo. É dificil explicar para uma pessoa que comprar um Cookie ou um Jét ou esses celulares touch de sistema proprietário da Samsung/LG que o Symbiam é melhor.

    Porque? Porque os citados acima são bonitos, cheios de efeitos. O povo leigo quer isso e não multi-tarefa, desempenho. O Symbian para competir em niveis mais baixos precisa sim de uma nova roupagem

  • Marcelo Barros

    O desafio é ter usabilidade sem ficar capenga, ser fácil sem se tornar complexo. Ter uma interface com alguns “wow”s, que cativem. Acredito que este é o foco agora. O N97/XM5800 ainda não é o melhor exemplo de uso de uma tela touch screen, mas isto não faz dele um celular horrível, como dizem. Vejam os exemplos recentes publicados no blog com Qt para S60. A mudança está justamente aí, o Qt vai ser capaz de responder nestas áreas onde o Symbian não conseguiu ainda dar respostas convincentes.

    PS: Se a pessoa queria um iphone e comprou um N97, errou duas vezes.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Prezados colegas, colaborades, chefe (José Antonio) e sub-chefia(Marcelo Barros). Gostaria de dizer que não anti-nokia, pelo contrário (vejam meu primeiro cometário) e pró-symbian e maemo. Mas não posso deixar de expressar minha insatisfação ao ver que a marca parece que não está acompanhando as tendências (e os preços). É claro que uma coisa é ter Nokia e outra coisa é ter os outros (e olha que eu tenho outros). mas esperemos que nosso chefe Nokia-Guru que tem acesso aos “homis” possa levar nossa mensagem para que os próximos lançamentos sejam dentro dessa premissa, “usabilidade e atratividade”.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    E viva o symbian, com nova roupagem e tudo o mais.

  • Marcelo Barros: Se a pessoa queria um iphone e comprou um N97, errou duas vezes.
    Concordo.

    Sou fan da marca, e sempre fiz propaganda.

    Mas hoje perdi o argumento depois de ter usado o Android.

    N97 e 5800 são excelentes aparelhos, mas não conseguem mais competir com o que se propõe. Achei muito lento, pouco responsivo e ainda por cima um desastre pra navegar (comparando com meu iPod Touch, mesmo com os Nokia no Opera)

    Tenho a impressão que mando um e-mail mais rápido pelo meu N95 do que pelo N97 e acho que isso não devia ocorrer.

    Esse QT precisa ocorrer e muito rápido senão a Nokia vai perder mercado.

  • Em tempo.. estou no meu …. humm.. sei lá… 13º aparelho Nokia….

    E quero ver a marca inovando sempre. Sou fã-critico. rs

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Hoje gostei desse blog, muita participação, muitos pontos de vista, até os chefes apareceram. Valeu.

  • Marcelo Barros

    @Thiago eu também sou bem crítico e entendo perfeitamente o seu ponto de vista. Passei pela experiência recente de usar um android também, que é bem legal, principalmente para quem não está acostumado com a característica multi-tarefa do symbian. Pra quem vem de iPhone, seria uma boa mudança. Mas eu não suporte não ter acesso à lista de tarefas e não ter como jogar um aplicativo de fundo enquanto faço outra coisa. No entanto, também acredito que isto me tira do grupo dos usuários comuns (a maioria), que andam tão abandonados pelos recentes smartphones da Nokia.

    Não há o que fazer a não ser esperar: até o meio do ano que vem, teremos boas novidades para o symbian. E espero que o N900 inspire todo mundo, acreditando que o Qt vai carregar a promessa de agilizar o desenvolvimento e a usabilidade.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Acho que o chefe foi viajar, não postou mais nada. good speed boss.

  • Realmente, a Nokia precisa renovar seus conceitos. Não adianta apenas interface.
    Concordo que para os non-Heavy Users multitarefa e coisas afins não são necessárias, mas para nós, críticos e heavy users o desempenho é primordial.
    Também estive prestes a comprar um N97, mas desisti depois de ler vários relatos de problemas. Acabei adiquirindo um Samsung Galaxy (Android 1.5, devidamente atualizado para 1.6) e estou bem satisfeito.
    Realmente faz falta um “alt + tab” igual ao do Symbian, mas é possível alterar entre tarefas.
    A única coisa que ainda me incomoda nos Android é o consumo de bateria, pois os aplicativos tem facilidade de alterar o aparelho para o modo “non-sleep”.
    Fora isso, me desculpem, mas a Nokia vai ter que rebolar muito para me ter de volta.

  • Ah! Esqueci de dar parabéns a todos deste post. Até agora não saímos do tema, nem criamos “flames” desnecessários.