Todos os N-Series migrarão para Maemo até 2012

Isso mesmo que vocês leram no título, todos os aparelhos N-Series passarão a usar Maemo até 2012, conforme foi dito no primeiro N900 meet up, ontem em Londres.

Como ainda há novos aparelhos N-Series em desenvolvimento baseados no sistema operacional Symbian, essa migração será gradual e só estará completa em 2012, quando todos os novos N-Series deverão ser baseados no sistema operacional Maemo.

O portal de distribuição de software Maemo Select continuará existindo e deverá migrar também aos poucos para a Ovi Store.

Entretanto, foi também confirmado que a plataforma Symbian continuará existindo e esse sistema operacional animará outros aparelhos de outras séries (será esse o fim do S40?). Mais uma vez frisaram que não deixarão de lado todo o desenvolvimento investido no Symbian.

Fonte: The Really Mobile Project

Comments on this entry are closed.

  • Marcelo Barros

    Eu só tenho uma pergunta: onde está o meu N900 ?

  • José Antonio Oliveira

    Eu ia perguntar a mesma coisa. 🙂

  • Isso quer dizer que não vai ter mais nenhum celular da série N sem touchscreen?

    Isso só deve acontecer após o lançamento do Maemo 6, com suporte a rotação da tela.

  • Isto já era esperado, não?

    Pelo menos sempre achei que iria acontecer um dia.

    [ ]’s

    campanha: Where is the Marcelobarrosalmeida’s N900?

  • Sinceramente, não acredito nisso. Para mim isso é empolgação do pessoal que está por trás do Maemo. A própria Nokia já declarou, em outra ocasião, que isso não acontecerá. Pela que já afirmaram, o Symbian é e sempre será a plataforma dos smartphones e o Maemo o mesmo mas para NITs (Nokia Internet Tablets).

    O próprio Pekka Somerto afirmou isso no Nokia Camp lembra?

  • José Antonio Oliveira

    Alessandro eu me lembro disso, mas imagino que o que vai acontecer é a série N voltar a ser a série dos Topo de linha da Nokia, e o Symbian ficar com a série E (não tem sentido essa migrar para Maemo), a Série X e matar definitivamente os S40.

  • Marcelo Barros

    @Alessandro, quando se pensa em 2012, até pode ser verdade, caso a Nokia realmente queira. É prazo suficiente para muitas mudanças.

    Mas, como não é uma informação oficial, deixa margem pra dúvida, certamente. O Nokia Addicted até fala o seguinte: thanks to Ben Smith for squeezing the info out of the Nokia / Maemo rep . Ou seja, informação de boca-a-boca, não confirmada.

  • Mas que é uma bomba isso é…. mesmo sendo tão extraordinário não duvido que possa ocorrer, pois a NOKIA tem bala na agulha pra uma mudança tão radical… se pensarem também o “fiasco” que o n97 está sendo frente todo o “hyper” do N900 até eu que sou bobo apostaria minhas fichas no Maemo ao invés do Symbian.

    Ahh, tb sou mais a abraçar a campanha:

    Where is the Marcelobarrosalmeida’s N900?

    E outra coisa, que estória é essa que ele ta a venda desde segudna?? onde??? acabei de confirmar o meu 13º amigos… quero gastar sem sentir muita dor kkkkk

  • José Antonio Oliveira

    @Tiranorex ainda está em preorder no site da Inglaterra, mas poderia jurar que já estão vendendo por lá.

    http://shop.nokia.co.uk/nokia-uk/product.aspx?sku=10208380&culture=en-GB

  • Então amigo, aproveitei que o chefe tá em reunião e dei uma busca rapida achei isso aqui:
    http://todomaemo.com/nokia-se-disculpa-por-el-retraso-del-n900-con-regalo-incluido/
    É um email da NOKIA para quem fez a pre-compra no site da Espanha, pedindo desculpas e dando uma Bateria externa de presente pra quem quer continuar esperando um pouco mais.
    No mesmo site tb tem isso aqui:
    http://todomaemo.com/23-11-09-enesima-fecha-de-salida-del-n900/
    Onde “chutam” que a nova data é dia 23/11…..

    O pior é a angustia diante do que a gente vai achando kkkkkkkkkkk

  • Uai, meu comentario não foi?? (se duplicar apague por favor)
    Aproveitei que meu chefe não está por perdo e dei uma pesquisada:
    http://todomaemo.com/nokia-se-disculpa-por-el-retraso-del-n900-con-regalo-incluido/
    Diz ai que o povo da Espanha que comprou na pre-venda ganharam uma bateria externa como pedido de desculpa da NOKIA pela demora.
    Lá também tem isso aqui:
    http://todomaemo.com/23-11-09-enesima-fecha-de-salida-del-n900/
    Onde “chutam” que a nova data é dia 23/11….

    O pior é essa angustia de ficar lendo tanta coisa kkkkkkkkk

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Creio que se confirmada essa noticia, o mundo nokia como conhecemos terah uma reviravolta. Nesse caso eu esperarei mais um ano antes de adquirir um N SERIES, com certeza irei E SERIES em 2010.

  • José Antonio Oliveira

    Comentário com link vai automaticamente para aprovação. Por isso não apareceu logo de cara.

  • Opa, desculpa ai então mestre, pode apagar um deles se achar melhor….
    Grande abraço

  • Marcelo Barros

    Olha aí a Nokia falando (e não entregando nada) (do @panaggio, via twitter)

    http://thenokiablog.com/2009/11/18/nokias-response-dropping-symbian-nseries-2012/

    “While it is our policy not to disclose details of our product roadmap, we’d like to explicitly communicate that we remain firmly committed to Symbian as our smartphone platform of choice. Any speculation on what our 2012 roadmap, including operating systems and product branding, are completely premature.

    As we have stated earlier, Nokia has multiple platforms to serve different purposes and address different markets. Symbian is more successful than ever in bringing smartphones to the masses. Maemo is our software of choice for devices based on technology that you’d typically find inside a desktop computer. It delivers a different user experience and enables us to widen the market we can address.”

  • Acabei de receber este mesmo e-mail da Nokia. Não falei que era só empolgação do pessoal do Maemo? Eu disse, eu disse…. hehehe….

  • Milton Toshiba

    Já não estava tão empolgado com o N97, que vou ganhar de natal, mas a sensação que fica, é que investir num produto ‘fora de linha’ não é empolgante. Gosto do meu N95 8gb e do E71 da minha esposa, mas agora tenho que repensar no meu presente.
    Não sei se é o caso de aguardar o E72 já que, acredito terá uma boa câmera.
    Nossa, será que os produtores do filme 2012 estavam certos?
    Abr

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Milton, é como postei acima, certamente em 2010 irei de E series e mais precisamente de E72 e E75, ou talvez faça uma combinação N86 8Mp (via portugal) e um E72. Mas com certeza, o symbiam não morrerá logo logo pois existe um gama de desenvolvedores e apliactivos para ele.