O Apagão, o Twitter e o 3G

Ainda não abri meu Google Reader hoje e imagino que muita gente já escreveu sobre isso. Mesmo assim vale meu relato do primeiro apagão da era Twitter. 🙂

Ontem, por volta das 22h eu já estava indo dormir quando a luz ficou muito fraca. Corri para desligar tudo que tinha na tomada, para evitar queimar as coisas.

Depois disso resolvi colocar no Twitter a seguinte frase: “Faltou luz aqui na rua”. Peguei o celular, conectei pelo 3G da TIM e quando abri o Twitter havia uma série de outras pessoas falando a mesma coisa, só que em cidades e estados diferentes.

Resolvi começar a postar as cidades que estavam sem luz. Depois vi que era um apagão geral e comecei a postar no twitter os estados afetados.

Nesse ponto a brincadeira começou a ficar interessante, em vez das pessoas irem dormir (ora, já era tarde e estava faltando luz), começaram a falar compulsivamente no twitter.

Pela timeline do meu twitter, comecei a ver de tudo! Vi gente contando piadas, gente jogando adedanha, gente dando notícia furada, gente dando notícia verdadeira, gente correndo de arrastão, gente dentro do táxi, gente dentro de elevador, boato correndo, boato morrendo e tudo mais que se possa imaginar. A falta de luz acabou unindo as pessoas e desligando a novela idiota da Globo.

O mais interessante foi ligar o rádio e saber que várias estações estavam recorrendo ao Twitter para saber a extensão do apagão. Foi a prova da mídia tradicional recorrendo à mídia social para se informar. Ouvi dizerem que pelo menos duas rádios aqui do Rio de Janeiro confirmaram estar acompanhando o apagão pelo twitter.

Com a demora do retorno da eletricidade, as pessoas foram ficando sem bateria e o twitter foi minguando. Lá pela 1h da madrugada eu mesmo fui dormir porque não aguentava mais de sono, apesar de ainda ter duas baterias. Outras pessoas continuaram firmes e fortes tagarelando nos seus twitters.

No meio desse caos todo, precisamos tirar o chapéu para as companhias de telefonia celular que aguentaram firme o tráfego de dados nas áreas afetadas e permitiram essa troca de informações tão espetacular. A rede não estava muito estável, mas estava firme o suficiente para que pudéssemos conversar pelo twitter com outras pessoas do Brasil todo.

Em outras épocas, ficaríamos irritados com a falta de luz. Ontem foi o contrário. Até quem estava longe de casa na hora do apagão conseguiu se comunicar e até se divertir um pouco com as besteiras que escreviam no twitter.

Poupamos eletricidade, gastamos celular, mas foi interessante.

Comments on this entry are closed.

  • Marcelo Barros

    A claro não funcionou na minha região (sertãozinho). A vivo estava lá. Faz sentido. A claro não funciona no escuro e a vivo é sempre viva ….

  • José Antonio

    A TIM estava firme e forte aqui no Rio. A Vivo eu desliguei para poupar bateria. Não sei se estava viva mesmo…

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    A VIVO é a vivo, e CLARO(trocadilho) sempre estará a um passo de TIM surpreender. hahahahahahahaha. Brincadeiras à parte, aqui no Nordeste a gente só soube pela televisão e pelos sites, o apagão não chegou em São Luis-MA., somos abastecidos pela Usina de Boa Esperança no Piauí. Ih! nem percebi Zé Antonio que estava postando no Zé Elétron e não no NokiaBR. Hahahahaha.

  • Olha o meu vivo morreu na hora em que aconteceu o apagão. E foi morte morrida mesmo, tinha bateria mas não tinha sinal. Fiquei sem telefone normal, queria ligar pra light pra saber o que acontecei e nada!! Nenhum sinal do VIVO. Morreu! Só foi aparecer sinal depoois que a luz voltou. Sem graça.

  • Daniel T.

    Tem que responder alguma coisa aqui p ganhar o convite?

  • José Antonio

    Não precisa Daniel, basta ter dado o RT para concorrer.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Cara vai ter uma festa? Alguém falou em convite, pra que? se for 0800 (boca libre) eu quero ir. hahahahaha.

  • Opa tb quero o convite kkkkkkkk
    Aqui em Brasilia apagão passou longe tb… pelo menos onde eu moro… o unico apagado era eu mesmo morrendo de sono e dormindo durante todo o apagão nacional….