Minhas impressões da versão 20.2.019 do N97

Por causa de um problema na placa mãe do meu notebook, só hoje pude fazer a atualização do firmware do N97. Não gosto de fazer atualização em PC sem nobreak, por isso esperei o Dell voltar à vida para poder fazer esse procedimento sem riscos de falta de eletricidade.

(Aliás, parabéns para a Dell, mesmo estando fora da garantia eles trocaram a placa mãe do meu vostro 1310 porque o problema era de superaquecimento da GPU. Vocês sabem cativar um cliente.)

Como ainda não havia atualização para o meu product code, resolvi apelar para a mudança de product code para conseguir atualizar o aparelho. Usei o product code 0575402: (RM-507_NAM_BRAZIL black), encontrado nesse post do Rodrigo Toledo.

Para quem ainda não sabe como fazer a mudança de product code, deixo o link abaixo com os passos necessários para o processo.

http://www.zeletron.com.br/2009/07/como-mudar-o-product-code-do-n97-e-do.html

Antes de mudar o product code, fiz um backup completo do celular, para o caso de alguma coisa dar errado, coisa que não aconteceu. Seguro morreu de velho.

Depois de todas as precauções, comecei tentando atualizar pelo Ovi Suite, mas ele não achou nenhuma atualização disponível.

A minha segunda tentativa foi o Nokia Software Updater, o que eu deveria ter usado desde o princípio, e assim que conectei o celular e rodei o programa ele encontrou uma atualização disponível:

n97-20-01

n97-20-02

Uns minutos depois tudo terminou bem…

n97-20-03

Depois de atualizado, o aparelho reiniciou, pediu minha senha de travamento, que não foi modificada, e aparentemente voltou exatamente como tinha saído. Todos os contatos no lugar, todos os programas instalados e umas coisinhas novas:

1) Apareceu na tela inicial um widget de configuração do Ovi Mail.

2) O Ovi Maps 3.1 substituiu o 3.0. Depois disso, o GPS ficou muito mais esperto e a bússola não precisa mais ser calibrada toda vez que abro o Ovi Maps.

3) A famosa rolagem cinética de menus passou a funcionar e, olha, deu outra vida ao celular. Melhorou mil vezes a navegação nos menus.

4) O celular ficou muito mais esperto do que já era. Os menus abrem mais rápido e as respostas são bem mais ágeis.

5) Agora não preciso mais apertar “Car” e a tecla para acessar os símbolos azuis. Basta segurar por dois segundos a tecla que ela já muda o caracter para o que está em azul. Isso agiliza muito a digitação de textos no N97.

6) A câmera continua a mesma coisa. Nada do outro mundo, mas não piorou como disseram. Vejam abaixo umas fotos que eu acabei de tirar depois da atualização:

05112009200

05112009208

05112009209

Não sei se eu dei sorte ou se é geral isso, mas o que eu posso garantir é que o celular ficou outro depois dessa atualização. Não precisei formatar o aparelho nem reinstalar nada. Tudo funcionou de primeira.

19 comentários em “Minhas impressões da versão 20.2.019 do N97”