Boato desmentido: Symbian Firme e forte!

Hoje de manhã quando escrevia o post anterior, confesso que estava dando uma notícia com uma ponta de tristeza. Sou um super fã do Symbian desde o 7650 (Não tive, mas cheguei a mexer nele uns dias) e só o fato de dizerem que a Nokia estaria descontinuando o Symbian na Série N me deixou triste.

Depois de muita especulação sobre o assunto a Nokia resolveu se pronunciar e desmentir toda a história, para nossa alegria e alívio. (ufa!)

Deixo abaixo o texto original tirado do site The Nokia Blog e compartilhado nos comentários pelo Marcelo Barros, que, por sua vez recebeu o texto do Pannagio do Freebird via Twitter.

“While it is our policy not to disclose details of our product roadmap, we’d like to explicitly communicate that we remain firmly committed to Symbian as our smartphone platform of choice. Any speculation on what our 2012 roadmap, including operating systems and product branding, are completely premature.

As we have stated earlier, Nokia has multiple platforms to serve different purposes and address different markets. Symbian is more successful than ever in bringing smartphones to the masses. Maemo is our software of choice for devices based on technology that you’d typically find inside a desktop computer. It delivers a different user experience and enables us to widen the market we can address.”

Que pode ser traduzido assim:

“Embora não seja nossa política divulgar detalhes do nosso roadmap de produtos, gostaríamos de comunicar explicitamente que continuamos totalmente comprometidos com a nossa escolha da plataforma Symbian para smartphones. Qualquer especulação sobre o nosso roteiro de 2012, incluindo sistemas operacionais e marcas de produtos, são completamente prematuros.

Como já dissemos anteriormente, a Nokia tem múltiplas plataformas para servir a fins diferentes e diferentes nichos de mercado. O Symbian está mais bem sucedido do que nunca na tarefa de trazer smartphones para as massas. O Maemo é a nossa escolha para dispositivos baseados na tecnologia que você costuma encontrar dentro de um computador desktop. Ele oferece ao usuário uma experiência diferente e nos permite ampliar o mercado que podemos alcançar”

Depois desse comunicado, podemos dormir tranquilos e felizes que o Symbian vai continuar firme e forte nos celulares da Nokia!

Vida longa ao Symbian!

Comments on this entry are closed.

  • Fernando F.

    Nao querendo contrariar, mas acho que o symbian está dando sinais de idade frente a concorrencia. É bom a nokia trabalhar bastante, ou nem pra mid end ele vai servir mais.

    Em alguns aspectos o symbian é ótimo (ouvir MP3, navegar no GPS, abrir o MSN e dar uma twitadas o meu N82 faz numa boa ao mesmo tempo), mas em outros aspectos, como por exemplo a usabilidade e facilidade de uso, ele fica anos luz atrás comparando com o iphone e assemelhados por ex.

    Sem contar a gambiarra que foi os primeiros 5800/N97, felizmente ela está melhorando isso nos novos firmwares, pois a confusão de toques, e menus confusos desagradaram muita gente que eu conheço. e também fãs de nokia… se o S60v5 não melhorar mais no quesito interface, não vai deslanchar não.

    Isso pq não citei algumas chatisses como por exemplo o symbian signed… o android e afins estão dando as caras.

    Acredito muito no N900 e o maebo, creio que irá suprir as deficiencias do symbian, melhorar a interface, e ajudar a nokia a colocar coisas que as pessoas querem ou pensam que querem…

  • Marcelo Barros de Almeida

    Já estou ouvindo alguém dizer “eu já sabia” 🙂
    Interessante é que a turma do Qt se orgulha de ter roadmap aberto, no site, pra qualquer um conferir. Até quando, nhein ? 🙂
    No roadmap deles fica claro que teremos uma versão pra S60, ano que vem, já bem mais adaptada que a atual.

  • Fernando "Eagle" de Sousa

    Acho que ainda não é hora do symbiam se aposentar, ele ainda tem muita estrada pela frente, e de mais a mais esses sistemas novos ainda estão em estágio de maturação.

  • Este mercado… 🙂

    Aposto em algo diferente do Symbian, hoje. O maemo seria a melhor opção pelo o que vemos.

    Como a “previsão” é para 2012… Talvez tenhamos um Symbian Phoenix.

    [ ]’s